Costumo muito fazer cuscuz aqui em casa, todos nós gostamos muito. E não tem preferência, tendo cuscuz pode ser de qualquer jeito. Cuscuz de Frango que já fiz, mas não publiquei, cuscuz Paulista que já fiz AQUI, cuscuz de Berinjela que já fiz AQUI e pasmem! Nunca fiz de Abobrinha, mas quem me deu essa Luz vinda dos Céus foi nossa querida Léia do Receitas Culinárias. Eu digo que ela me deu uma luz por que apaixonada do jeito que sou por abobrinha nunca tive essa brilhante idéia. Quando a Léia me disse que tinha uma receita de cuscuz de abobrinha quase tive uma sincope. Corri no blog dela para pedir a receita ou se ela poderia fazer e publicar. Claro que, gentil como é, logo postou a receita para minha felicidade. Gente! Posso dizer sem sombra de dúvidas que é delicioso, e de todos que fiz, foi o que mais gostei. Quem gosta de abobrinha como eu, não perca a chance de fazer. Fica divino esse cuscuz.
E se voce não conhece essa pessoinha doce e super carinhosa que é a Léia, vá dar uma olhada nas delicias que tem naquela cozinha. Quem sabe voce encontra por lá um ingrediente que gosta muito em uma receita que nunca pensou em fazer. A receita à risca esta AQUI
Obrigada Léia, todos aqui em casa aprovaram e se deliciaram
Ingredientes
800gs de abobrinhas raladas finas como se fosse fazer batata palha
1 colher (sopa) rasa de alho picadinho
1 cebola média ou grande bem picadinha
óleo
sal e pimenta à gosto
1 xícara (chá) de molho de tomate pronto
cheiro verde picado à gosto
azeitonas verdes picadas(usei pretas)
1/2 xícara (chá) cheia de farinha de mandioca crua
farinha de milho amarela o quanto baste
pimenta biquinho picadas
molho de pimenta a gosto
1 fio de azeite
Para decorar
2 ovos cozidos em rodelas
azeitonas inteiras
1 tomate em rodelas finas (não usei)
Modo de preparo
Aqueça o óleo, somente o suficiente para refogar o alho e a cebola. Refogue muito bem o alho com a cebola. Adicione o molho de tomate e deixe aquecer um pouco. Junte a abobrinha, o cheiro verde, a pimenta, sal, as azeitonas e o molho de pimenta, misture bem. Retire do fogo e junte a farinha de mandioca. Mexa muito bem. Adicione um fio de azeite e vá juntando farinha de milho e mexendo sempre muito bem antes de colocar mais farinha. A quantidade de farinha de milho dependerá da textura do seu molho e das abobrinhas, então não tem uma quantidade precisa. Coloque farinha até ficar em um ponto de massa que você perceba que não ficou mole. Para que você possa modelar. Não se preocupe se ficar muito seca você umedece com água ou azeite. Prove se está bom de sal.
Unte uma forma de pudim com óleo ou azeite e arrume os tomates, as azeitonas e as rodelas de ovo cozido.
Vá colocando a massa do cuscuz às colheradas com cuidado para não retirar a decoração do lugar. Acomode toda a massa na forma e aperte bem de todos os lados alisando com uma colher. Depois que estiver morninho, vire o cuscuz em um prato ou bandeja. Decore à gosto e sirva em seguida.
Se quiser pode modelar em forminhas individuais.
Simplesmente delicioso. Irei repetir mais vezes na minha cozinha
Bom Apetite!!
imagem: www.google.com