Bolo de Fubá da Marita


 Olá Pessoal!
Minha tia Marita, era aquela cozinheira de mão cheia, mãos de fada, era aquela pessoa que sabia crochê, trico, costura e tudo o que fazia, fazia com carinho, dedicação e paciência. Quando eu era menina, lembro que eu e meus pais íamos visitar tia Marita, eu adorava passar o dia lá com meus primos e primas. Ela tinha criação de galinhas, codornas, coelhos, e eu passava a maior parte do tempo com um coelhinho na mão prá lá e prá cá. A única coisa que me fazia largar o coelho, era quando ela nos chamava para tomar leite com chocolate e comer o bolo de fubá que de vez em quando ela fazia. Minha mãe tinha a receita, e a receita passou para mim, e folheando o caderno da minha mãe que tenho guardado, achei essa maravilha, perdida no caderno, que faço questão de compartilhar com voces. Fiz uma adaptação, mas com os mesmos ingredientes. Fica uma bolo realmente delicioso, fofo e macio. Experimentem. Mas vamos ao que interessa não é? Embora prá cozinha!

Ingredientes

2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de manteiga s/sal
3 ovos (claras separadas)
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de fubá
100 grs de coco ralado
1 1/2 xícara (chá) de leite
1 vidro de leite de coco
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

Bata as claras em neve firme. Reserve. Na batedeira, bata o açúcar com a manteiga e as gemas, até obter um creme fofo e clarinho. Adicione a farinha de trigo e o fubá, juntamente com o leite e o leite de coco, mexa bem com uma colher. Acrescente o coco e o sal.

Em seguida adicione as claras batidas, mexa delicadamente, e por último o fermento em pó.
Em uma assadeira untada, em vez da farinha, coloque o fubá, o bolo fica mais amarelinho. Despeje a massa, e leve ao forno pré aquecido, por aproximadamente 50 minutos, ou até dourar.

Retire do forno, espere esfriar, corte em quadradinhos e salpique açúcar de confeiteiro com o auxílio de uma peneira.

Obs: A massa fica bem líquida, portanto, asse nos primeiros 30 minutos em fogo médio, depois aumente para alto.

Receita de Tia Marita
(se voces conseguirem enxergar rsrsr)



Bom Apetite!!




27 comentários:

Sara Ramos postou o comentário número:

Bonito bolinho esse e a história ainda é mais bonita!
Beijinho*

Andréa Santana postou o comentário número:

Olá amiga,
que delícia de bolo e feito com boas lembranças ficou melhor ainda!
Adorei a receita, bolo de fubá é sempre bem vindo com um cafezinho, hummmmmmmmmm!!!

Tenha uma ótima semana!

bjs,Andréa.....

Bichinha postou o comentário número:

Tanto esperei que acho que achei a receita perfeita para gastar a farinha de milho que tenho cá por casa, pelo aspecto o bolo fica delicioso.

»¤Þ䵣䤫 postou o comentário número:

Bom dia Josy, que bolo lindo, super fofinho, tenho uma tia que nem sua tia Marita, a minha se chama Analice, adorava ir na casa dela, tudo que ela fazia ficava delicioso, o segredo dela era fazer com amor que deva tudo certo, e levo isso comigo até hoje! Um grande beijo e uma semana iluminada!

Unknown postou o comentário número:

Receitas de família são imperdíveis!!Ainda mais um bolo tão fofo como esse!!Já anotei! Beijão.

Beth Martins postou o comentário número:

Adorei a apresentação deste lindo bolo, os meus parabens ficou muito bonito e cresceu àgua na boca, amiga se não for lhe pedir muiot o que é que vocês chama de fuba? (adoraria fazer este bolinho)
Beijinhos e até breve

Ale Quejinho postou o comentário número:

ai ai ai, segudnda feira, dia internacional da dieta e me deparo com esta delicia? e agora? vou engordar só de olhar, rsrs
ale

ps. tem como tirar as letrinha de confirmação? sempre erro e demora muito pra postar um comentario..
valeu!

Jotta e Rosley postou o comentário número:

Receitas com histórias são muito mais saborosas Josy, abraços!

Josy postou o comentário número:

Sarinha,obrigada pela visita

Andreia, obrigada,

Esse bolo me traz mesmo muitas recordações boas da minha infância e saudades de minha tia.

Bjos queridas

Uma semana linda pra vcs

Josy postou o comentário número:

Bichinha e Paula obrigada pela visita e pelos elogios. Bichinha faça sim, fica uma delicia

Paulinha é isso mesmo minha tia usava o amor para fazer suas receitas, sempre ficavam deliciosas


Uma boa semana para vcs tbém...bjocas

Josy postou o comentário número:

Maísa, e Beth obrigada pelos elogios

Beth mandei a reposta para vc, espero que vc encontre a farinha


Uma linda semana para voces... Bjocas

Josy postou o comentário número:

Ale, obrigada pelo elogio, e engordar um pouquinho não faz mal rsrsrs, vou tentar tirar as letrinhas de confirmação

Jotta e Rosley vcs tem razão histórias desse tipo com amor resultam em delicias com mais amor
obrigada.

Uma boa semana para voces... Bjocas

Elaine postou o comentário número:

Recordar e viver !!!! Para mim bolo de fuba esta ligado a minha avó, lembro do cheiro e da textura. O da minha avó não tinha açucar, mas gostei da sua receita e vou provar qualquer dia.
bjos

Rosa Maria postou o comentário número:

Adorei o seu blog.Confesso que nunca comi bolo de fubá mas um dia vou experimentar fazer um pois tem um aspecto maravilhoso.Beijos.
Rosa Maria

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

HUmm, já estou copiando!!!Que delícia!!!Super fofo!!!

Bjs..BOa semana!!!

Silvana postou o comentário número:

Josy,

Adorei esse bolo, a foto está linda, dá pra perceber que ficou super fofo e macio. Qualquer dia vou fazer...bjos

Ana Rita Marreiros postou o comentário número:

Receitas com história e na nossa memória sabem sempre melhor ....Esse bolo tem lembranças boas e deve ser muito bom....União perfeita!
Bjoka
Rita

Josy postou o comentário número:

Oi Wind, é verdade menina!! Recordar é viver, tem coisa mais gostosa do que comer algo que nos leva à lembranças boas do passado?? Obrigada

Uma linda semana prá vc....bjcas

Josy postou o comentário número:

Oi Manu, Silvana, Rita

Obrigada pelos elogios, boas lembranças mesmo

Uma linda semana prá vcs....bjos

Andreia Braga postou o comentário número:

Josy, adoro bolo de fubá, mas quase nao como, nao faço muito aqui, mas adoro mesmo...com um cafezinho então, nada melhor.

Bjs

Andreia Braga

http://geadocesegostosuras.blogspot.com

Talita postou o comentário número:

Que delícia de bolo e de memórias! Que vontade de pegar um quadradinho desses! Hummmm...

Josy postou o comentário número:

Oi Andreia

Obrigada pela visita...

Uma boa semana prá vc...bjos

Josy postou o comentário número:

Oi Talita

Memórias lindas mesmo, obrigada querida

Bom final de semana ora vc....bjos

Daniana Bittencourt postou o comentário número:

Oi Josy!
Seu bolo ficou lindo. Bem fofinho. Uma delícia.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Papinha Doce postou o comentário número:

Josy,

é sempre bom recordar os tempos de crianças, e com todo esse seu carinho.
Os quadradinhos do bolo de fubá, tem um ar bem fofo.

Bjinho
Maria José

Unknown postou o comentário número:

Oi Josy, adoro esse tipo de bolo de fubá, é o meu fraco!!!

Tá uma delícia, meus parabéns!

Josy postou o comentário número:

Dani, Maria José e Renata

Obrigada pelos elogios, quando puderem façam esse bolo, recomendo e assino embaixo, fica delicioso.

Beijos carinhosos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...