Bacalhau com batatas

 Olá pessoas queridas!

Existe uma enorme diferença entre bacalhoada, ou bacalhau de forno e este meu prato de hoje.
Claro que a minha intenção era fazer uma linda bacalhoada, para um almoço de domingo com a família. Mas sabe aquelas bandejinhas de bacalhau que voce tem em casa e que não dá prá quase nada? Pois bem, amanhã é dia de feira, mas o bacalhau estava me chamando à 3 dias, e minha geladeira na falta de uns pimentões e ovos (jamais devemos ficar sem ovos em casa). Mas a minha vontade estava maior do que a espera por mais um dia prá ir a feira. Fiz. Um prato único. Infelizmente ninguém gosta de peixes aqui em casa. Isso explica o fato de ter uma bandejinha de meio kilo, esperando pra ser usado. Um prato único que me rendeu por 2 dias, por conta das batatas. Senti falta, dos pimentões, senti falta de uns ovinhos cozidos, mas acreditem ou não, matei a minha vontade.

Ingredientes

1/2 kilo de bacalhau
4 batatas cozidas em água
2 tomates pequenos fatiados
1 cebola em rodelas
2 dentes de alho
azeite
sal e óregano a gosto

Modo de preparo

Deixe o bacalhau de molho em água de um dia para o outro. Troque a água por pelo menos 2 vezes. No dia seguinte, troque a água do bacalhau e leve ao fogo para ferver, levantou fervura, deixe mais 5 minutos. Depois de frio, limpe o bacalhau, retirando as espinhas e algumas peles se houver. Corte em pedaços. Reserve.
Em uma travessa, coloque camadas de batatas cozidas, os tomates, a cebola e o alho. Adicione as lascas de bacalhau e tempere com pouco sal (prove antes), óregano e azeite. Mexa delicadamente para não desmanchar o bacalhau. Leve ao forno, até dourar. De vez em quando mexa com uma colher para cozinhar tudo por igual. Retire do forno. e sirva com arroz branco.



Bom Apetite!!




15 comentários:

No Conforto da Minha Cozinha... postou o comentário número:

eheheh adoro bacalhau e nao imagino que nao goste!! :D
ficou belissimo e se deu pa matar o desejo ainda melhor hehe :p
beijocas*

Luciana postou o comentário número:

Huuumm delícia! Eu aceito, rs, rs, rs...
Aqui em casa peixe também não é muito aceito, empanadinho e frito ou em bolinhos... mas eu gosto.
Bjos, Lú.

Ana Rita postou o comentário número:

Adoro bacalhau e comia este pratinho de bom gosto!!!
Bjoka
Rita

Beth postou o comentário número:

Adoro bacalhau e este teu pratinho simples ficou com um aspecto maravilhoso , so de olhar para ele abre o apetite amiga, gostei muito.

beijinhos e até breve

Beth postou o comentário número:

Este pratinho ficou fantàstico amiga adorei.
passa no meu blog tenho là um miminhos para ti, beijinhos

VOVÓ CRISTINA postou o comentário número:

Casamento perfeito!!!Batatas e bacalhau, hummm...senti o cheirinho gostoso daqui, viu?

Ale Quejinho postou o comentário número:

Pelo jeito vc tem uma bela mão pra cozinha. Os pratos ficarm lindos. Acho que da proxima vez que eu for passear de trem, vou dar uma passadinha na sua casa, rsrsr
ale

Maísa postou o comentário número:

Só que agora quem ficou com vontade fui eu!
Bacalhau é tudo de bom né Josy? E me faz lembrar dele...o bolinho, por quem eu sou fissuradaaa!!Bjkas.

welze postou o comentário número:

estou há tempos me prometendo uma bacalhoada. mas como não sou uma amante desse prato, vou deixando, mas estou com uma vontadinha sim, a sua BACALHOADA está demais. o bolo de fubá um espetáculo. já peguei a receita. está muito fofo. boa semana

Andréa postou o comentário número:

Josy querida,
ficou um prato lindo e delicioso, com um arroz branco é bom demais, amooooooooooo!!

Beijos,
Andréa...

Daniana Bittencourt postou o comentário número:

Oi Josy,
Eu amo bacalhau e sempre tenho aqui em casa.
Amei essa maneira de preparar.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Josy postou o comentário número:

Minhas queridas

Obrigada pelos elogios, bacalhau é tudo de bom, matei a minha vontade mesmo.... Bjos carinhosos a todas

Jotta e Rosley postou o comentário número:

Será que os ovos e os pimentões fizeram muita falta? Não parece Josy... Ficou com ótimo aspecto, abraços!

Josy postou o comentário número:

Jotta, Rosley

Senti um pouquinho só falta deles, mas estava muito bom, matei a vontade kkkk
Obrigada...bjos

Wind postou o comentário número:

Eu não gostava de bacalhau, ou melhor achava que não gostava, comi uma vez e o sabor não me agradou, fiquei anos sem comer bacalhau, até que um dia voltei a experimentar e amei.

Hoje sei que a mão de uma boa cozinheira é mais de meio caminho para uma receita saborosa, vc é assim pode até cozinhar pedra, que fica bom!!!!

bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...