Terrine de Berinjela com Ricota



Recebi uns amigos em casa no final de semana passado e como entrada resolvi fazer uma terrine de berinjela. Gosto muito dessa, costumo fazer muito nas festividades que acontecem aqui em casa, ou em reuniões com os amigos ou familiares. Com o calor que está fazendo esses dias, achei que uma entrada fresquinha como essa agradaria a todos. E foi bom, pois todos apreciaram

As terrines ou patês foram criadas na época da revolução francesa quando havia escassez de alimento. Durante o período, os franceses resolveram adaptar e utilizar as carnes disponíveis da caça. Para estas receitas, as iguarias foram picadas, marinadas, condimentadas, assadas e acondicionadas em peças de terracota.

Ingredientes

2 berinjelas cortadas em fatias no sentido do comprimento
2 tomates s/sementes picados
200 grs de ricota
3 colheres (sopa) de creme de leite
3 colheres (sopa) de requeijão cremoso
50 grs de azeitonas verdes ou pretas
sal e pimenta do reino a gosto
orégano, manjericão e condimentos a gosto
azeite de oliva a gosto
batata palha para decorar

Modo de preparo

Corte as berinjelas no sentido do comprimento, adicione sal e reserve durante 15 minutos. Esprema as fatias, para retirar o excesso de água, e grelhe as fatias até dourar. Reserve
Em um refratário, coloque a ricota esfarelada, os tomates picados,as azeitonas, o creme de leite, o requeijão, e tempere com sal, pimenta do reino, orégano, o manjericão e condimentos a seu gosto. Misture bem até formar uma pasta macia.

Em uma forma de bolo inglês, forre com filme plástico, ou um saco plástico, e distribua as fatias de berinjela, por cima coloque uma camada da pasta de ricota e vá fazendo camadas, finalizando com as fatias de berinjela. 


Feche a terrine com o plastico e leve a geladeira até o momento de servir. Desenforme, e sirva com batata palha e azeite



 Bom Apetite!!

36 comentários:

Denise postou o comentário número:

Bom dia, querida!
Ai, acho que vou fazer esta na sexta-feira, feriado! Para comer, tomando uma "gelada" deve ser ótima, leve e saborosa!
Beijos e ótima quarta-feira!
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Andréa postou o comentário número:

Bom dia minha amiga querida!
Mais uma receita que aprendo com vc, hehehe!
Como sou amante de todos esses ingredientes não posso deixar de fazer essa entradinha maravilhosa, adorei!
Com certeza seus convidados ficaram maravilhados com suas receitas, por isso eles voltam sempre, rsrs.

Beijos ♥

Marlene (Da Panela para o Coração) postou o comentário número:

Delícia de sugestão! :)

Beijinhos*
http://dapanelaparaocoracao.blogspot.pt/

Catarina - ReceitaseSaboresdoMundo postou o comentário número:

Josy querida,
Que delicia de entrada, esta com uma cara super apetitosa sua terrine de berinjela :)

Beijinhos

Oslaine postou o comentário número:

Bom dia Josy,
que bela receita, eu amo os pratos com berinjela e esta com ricota hummmm... só pode ficar muito saborosa, amei!
Bjs

Aline - Receitazada postou o comentário número:

Oi Josy!!!! Que bela entrada!!! Com certeza seus amigos amaram ser recepcionados com essa belezura hein?!!!! =)
Beijocas e um lindo dia!!!

Romy Almeida postou o comentário número:

Que maravilha Josy, para mim serviria de refeição principal rsrsr
Bjokas

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Bom dia Josy,
Essa terrine sem dúvida vai ser um delicioso diferencial em qualquer refeição, pois vai encantar todos.
Beijo,
Vânia

Mou postou o comentário número:

una delicia de plato y ademas contundente, como a mi me gusta.

Susana Machado postou o comentário número:

Que bela sugestão!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

temos um grande passatempo no facebook! participa:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=705821982776483&set=a.705816672777014.1073741828.702561799769168&type=1&theater

Inês Ginja postou o comentário número:

Adorei a sugestão Josy!
Nunca fiz uma terrina, acredita?
Mas de aspecto ficam sempre lindas e acredito que com o calor seja uma delícia.
Perfeita para saborear com amigos!
Adoro beringela, e adoro o efeito visual dela.
Boa semana! Um beijinho.

Rosangela Cunha postou o comentário número:

Maravilha de terrine amiga, tenho certeza que seus convidados amaram!! As fotos estao super tentadoras e se eu tivesse berinjela agora na minha geladeira, eu iria correndo para cozinha para fazê-lo, como nao tenho, snif ,snif, deixo para uma próxima ocasiao, mas a receita já estou levando comigo! Beijokas doces e que vc tenha um dia maravilhoso

São Ribeiro postou o comentário número:

Essa courgette tem um aspecto super delicioso.
Ficou uma excelente refeição
Adorei
bj

sandra neiva postou o comentário número:

Josy querida,

para além de ficar muito bonita e de dar uma apresentação fantástica a qualquer mesa, é uma delicia esta sua sugestão.
Todos os ingredientes usados são deliciosos e então com o queijo ainda gosto mais, ficou fantástica.

Beijinhos

Formiguinha postou o comentário número:

Oi Dona Josy:)

Que entrada mais linda e deliciosa, deve ser uma delícia. Aposto que seus amigos adoraram, né?

Por aí no seu fantástico Brasil está calor ao contrário daqui que já está aquele frio gostoso que pede mantas e caldos quentes:)

Beijinhos

Sileni Machado postou o comentário número:

Olá querida Josy! Qta coisa perdi nesses dois dias que fiquei fora! Tudo maravilhoso como a torta girassol linda, o crumble de morangos e essa terrine de ricota! Seus convidados devem ter amado essa entrada que ficou linda e certamente deliciosa!
Bjs e um ótima quarta pra vc! ❤️
www.viveraprendendo.com

Um toque de canela postou o comentário número:

Olá, Josy! Para mim esta é uma sugestão muito original e com um aspecto magnifico, gosto muito de beringela!
Beijinhos

Sol Pâtisserie postou o comentário número:

Josynha as terrines aqui são mesmo muito apreciadas, temos uma infinidade de receitas esta sua me agrada bastante pois amo ricota e berinjela, beijos !!!

Marisa Valadas postou o comentário número:

Aposto que mesmo quem não gosta de beringela se iria deliciar

Xana Bértolo postou o comentário número:

Uma óptima ideia e super original!!! Gostei :)
beijinhos querida

Anônimo postou o comentário número:
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Santa Gastronomia postou o comentário número:

Minha santa Josy!
Que que é isso, menina?
Fiquei aqui só imaginando esse prato aqui em casa! Que deli-delícia!
E por falar em delícia, e aquele girassol mais embaixo? Vou lá ver como se monta, pois não entendi muito bem: coloca ali, dobra daqui, recheia acolá, kkkk... Vou lá ver, pois eu achei além de um lindo girassol, a aparência dela é muito boa para se comer, hehe!

Bjus, minha linda, e tenha um ótimo feriado!

Cuca postou o comentário número:

Que terrine tão bonita e tão diferente de fazer! Uma óptima entrada para saborear com amigos ou família :)

Beijinhos*

patiabeija-flor postou o comentário número:

Olá Josy querida...
A entradinha ficou perfeita e com berinjela e ricota, com certeza, SUCESSO total!
Beijos!

Nice e Ana, temperado com carinho... postou o comentário número:

Que espetáculo Josy, não deve ter sobrado nadinha, esse creme feito com a ricota ficou de babar, bjs, Ana ;).

Paulo Herculano postou o comentário número:

Gostei a história das terrines/patés ;D Essa terrine está bem do meu agrado :) pena estar longe que ir a uma reunião ai na tua casa hummm só com a entrada já ficava satisfeito :)

Beijos

Claudia Caprecci postou o comentário número:

Humm que delícia Josy!
Adoro beringela, adoro ricota!
Esse prato é maravilhoso minha amiga!
Bom estar aqui Josyta!
Ultimamente não tenho visitado ninguém, mas sempre que possível estarei por aqui minha amiga.
Gosto das suas receitas e mais ainda de você!
Beijo, fique com Deus!

SarinhaT - No Conforto da Minha Cozinha postou o comentário número:

Não conhecia Josy.
Estou sempre a aprender consigo.
Obrigado pelos seus comentários sempre simpáticos.
Dá-me muita alegria.
Vou experimentar, adoro patés e coisas derivadas.
Beijinhos.
Seus amigos devem se ter regalado. hehe

Cristina postou o comentário número:

Josy, gostei muito dessa sugestão, nunca fiz terrine, mas uma amiga que viu no meu face, já me intimou para experimentarmos sua receita!rsrsr
Bjs e um lindo feriado p vc!!

teretetenacozinha.com.br postou o comentário número:

Que prato delicioso esse, a apresentação ficou lindaaa

Fabiola postou o comentário número:

Josynha, que divino que ficou isso!!!! Fresquinho, nossa.... um belo antepasto para as festas, amei de paixão!!!! bora pra cozinha!!!! beijitchos!!!!
Fabiola

Cozinha de Mulher postou o comentário número:

Estou aqui lendo, olhando as fotos e babando... srs
Nunca comi terrine, mas confesso que pela carinha eu iria amar.. ainda mais porque tem tudo o que eu gosto..
Nossa.. além de linda, o sabor deve ser maravilhoso..
Adorei..

Beijinhos no coração viu?

Milia postou o comentário número:

Por aquí ya empieza hacer frío, pero me guardo esta receta, porque me gustan mucho las berenjenas, y esta receta para el buen tiempo, es genial.
Un besito Josy querida

CamomilaRosaeAlecrim postou o comentário número:

Josy, esta receita é novidade para mim, mas adoro a berinjela e a ricota, então vou tentar fazer!
Muito bom para as segundas sem carne!
Beijos!
CamomilaRosa

Blog do Chocolate postou o comentário número:

Querida Mãezinha,

Aqui apetecem coisinhas quentinhas, mas esta sua receita de entrada com beringelas deixou-me presa pelo beicinho, ficou com um aspecto tão delicioso, os seus amigos devem ter tecido os mais merecidos elogios, sem dúvida ! :)

Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...