Árvore dá Vida


Vocês sabem o que as árvores representam para nós? 

O efeito estufa é um fenômeno natural e imprescindível para a vida na Terra? Os Gases do Efeito Estufa (GEE) são responsáveis pela formação de uma película que esquenta o planeta, em média, 33 graus. É isso que permite a presença de água no estado líquido, tão indispensável para o desenvolvimento da vida. Sem esses gases, a temperatura da Terra cairia para 18 graus negativos e, obviamente, muitas espécies deixariam de existir. O problema que estamos enfrentando hoje é o agravamento do efeito estufa. As altas quantidades de dióxido de carbono CO2) emitidas pelo homem, especialmente por causa do uso de combustíveis fósseis, vêm contribuindo para o aquecimento global.


Esse monte de carbono acumulado na atmosfera vem preocupando estudiosos e ambientalistas. Há riscos de escassez de água e alimentos, propagação de doenças, desaparecimento de várias espécies de animais e plantas e aumento de tempestades, enchentes e erosões - ou seca completa em outras regiões. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que uma área de 30% a 60% da Floresta Amazônica, se ficar mais quente e seca, pode se transformar em uma savana.


Terras agrícolas em toda a América Latina também podem desaparecer, contribuindo para a falta de alimentos. E o excesso de calor ainda pode derreter as geleiras, aumentar os níveis dos oceanos e, conseqüentemente, deixar cidades inteiras submersas. Enquanto não se populariza o uso de biocombustíveis e energias alternativas, a solução é encontrar maneiras de "capturar" o carbono presente no ar e tirá-lo de circulação. E uma delas é o chamado sequestro de carbono.
O sequestro de carbono é um processo de remoção do gás carbônico da atmosfera. A própria natureza já é, por si só, uma grande agente. Oceanos, florestas e outros organismos que fazem uso da fotossíntese capturam o carbono do ar e lançam oxigênio na atmosfera. As árvores são consideradas boas "sequestradoras", pois precisam de alta quantidade de carbono para se desenvolverem, então se encarregam naturalmente de tirar esse elemento do ar. Não é à toa que o plantio delas e a recuperação de áreas plantadas vêm sendo considerados uma prioridade.



Por mais que as árvores façam sua parte, o trabalho delas ainda não é suficiente. "Elas exercem funções de extrema importância, como a manutenção da umidade e a preservação dos habitats. Porém, para  reter o gás carbônico em uma escala que possa estabilizar e diminuir as concentrações atmosféricas, seria necessário cobrir o mundo de verde continuamente", afirma Eduardo Maia, Gerente de Projetos do Centro de Excelência em Pesquisa sobre Armazenamento de Carbono (CEPAC), da PUC-RS. Segundo o pesquisador, as árvores têm um período de vida relativamente curto. Uma vez que completam seu ciclo de crescimento, a retenção de gás carbônico fica equilibrada com sua respiração, emitindo, assim, todo o CO2 que ela armazena durante a fotossíntese.


Aqui no Brasil, a Petrobras tem partido para a injeção de carbono em larga escala na Bacia de Santos, sob o mar, e na Bahia, em terra. A estimativa é de atingir um patamar de até 10 milhões de toneladas anuais de gás carbônico capturados até 2014. Se essa meta for alcançada, este será um dos maiores projetos de sequestro geológico de carbono do mundo.

Se enterrar o gás carbônico pode ser uma solução, reaproveitá-lo também. Segundo Eduardo, o carvão presente em alguns reservatórios subterrâneos retém o CO2 libera gás metano, que pode ser comercializado ou aproveitado como fonte de energia. Já as petrolíferas podem injetar o CO2 em campos maduros e, por meio da pressão, aumentar o potencial de extração - com o gás, o petróleo fica mais fino e mais fácil de ser retirado. "Com isso, é possível retirar cerca de 40% de óleo que está retido no reservatório e que não seria possível retirar por outros meios", afirma o pesquisador.
O custo da implantação dessas formas artificiais de sequestro de carbono ainda é bastante alto. Somente a captura e a compressão do gás carbônico respondem por 80% dos custos. Os outros 20% ficam por conta do transporte e da injeção. Para baratear esse processo, vêm sendo desenvolvidos estudos em todo o mundo, para que a descarbonização geológica passe a ser uma alternativa viável. Ainda há outros problemas: a localização de reservatórios seguros para a estocagem e a falta de estudos de impacto ambiental que concluam se estas são realmente boas alternativas para ajudar a salvar o planeta.

Enquanto isso podemos fazer nossa parte, plante uma árvore na calçada da sua casa por exemplo, ou no seu jardim, no quintal veja algumas dicas

Por se tratar de uma área que fica junto à rua, deve-se observar se há ou não fios elétricos próximos e se as raízes da planta não são agressivas a ponto de estourar o piso da calçada enquanto crescem. Se houver fios, são indicadas árvores de baixo a médio porte, como:
 Resedá

Pata de Vaca


 Ipê Amarelo
 (somente o amarelo) pois os ipês de outras cores tendem a ser mais altos.
 Se não houver fios elétricos, a melhor opção são as árvores de maior porte, como o:

 Jacandara-Mimoso

Magnólia

 Palmeira

 Todas essas árvores possuem raízes delicadas e estão de acordo com as normas das prefeituras. É bom ficar atento às árvores muito utilizadas, mas que, em razão das raízes grossas, não deveriam ser plantadas na rua porque danificam a calçada. Por exemplo


Fícus-elástica (conhecida como falsa-seringueira)

 Fícus-benjamim 

Flamboyant

 Chorão

Essa foi minha participação para a Blogagem Coletiva Teia Ambiental
Quer participar dessa Teia e conhecer mais detalhes clique
Publicar para Partilhar



Há quem passe por um bosque e só veja lenha para a fogueira.

Leon Tolstói


Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma.
Quem não planta jardim por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles.


 ÓTIMO FERIADO A TODOS

25 comentários:

Catarina postou o comentário número:

Bom feriado. Gostei muito de ler e de ver estas fotos com as lindas arvores.

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Olá Josy,
Ótimo post, realista com muitas informações interessantes e úteis, sempre podemos fazer um pouco mais, também necessitamos urgentemente de fazer muito mais.
Beijo,
Vânia

Carminha Lyra Andrade postou o comentário número:

Realmente precisamos dar valor a essa vasta natureza que nós temos!
Bom feriado querida.

luci postou o comentário número:

Que lindo post Josy adorei as fotos lindas,bom feriado beijos

Danni e Lype postou o comentário número:

Querida Josy,
O pior que sabemos da importância das árvores em nossas vidas... Mas, muitos esquecem ou ignoram Infelizmente...
ADOREI o seu post para conscientização... Parabéns!!!
Grande beijo, Irene

Elaine Figueira postou o comentário número:

Que linda mensagem, um excelente feriado para você também. Estas fotos de árvores ficaram 10!

Abraços

Isabel Salvador postou o comentário número:

Amiga Josy, és mesmo uma pessoa que adorava conhecer pessoalmente...para te dar um abraço bem forte....bjokitas

Anônimo postou o comentário número:

Esse é o cuidado que sempre tivemos com a vida ao nosso redor, não? Nenhum. Quem sabe um dia a gente aprende... adorei o post, Josy. =)

RUTE postou o comentário número:

Ai menina,
agora você me lembrou de quando adotei umas palmeiras que plantaram na rua do prédio onde moravamos.

Veja que era uma urbanização nova e era suposto os construtores dos prédios montarem o jardim planejado no inicio do projeto. E assim fizeram, mas depois não asseguraram a rega e as palmeiras que lá colocaram estávam todas morrendo de sede.

Então todo o dia, eu regava as palmeiras com baldes de água que carregava no braço do 1ºandar. Durante um tempo foi assim até que finalmente colocaram rega automática.

Hoje, ao fim de 12 anos, dá gosto ver as palmeiras que ajudei a salvar. E elas me retribuem purificando o ambiente.
Beijinhos.
Rute

São Ribeiro postou o comentário número:

ACHO QUE AS PESSOAS SÓ LHE DARÃO VALOR QUANDO NÃO HOUVER NENHUMA.
GOSTEI DO POST E DAS LINDAS FOTOS .
BJS

Unknown postou o comentário número:

Que o feriado dessa quinta traga a vc
toda inspiração para postar o que vc
faz com tanto carinho, deixando tudo
mais bonito.
Agradeço sua presença sempre na minha vida
Abraços e bjusss
Rita!!!!!
Arrasou na postagem né amiga, as lindas imagens são um luxo!

Sileni Machado postou o comentário número:

Querida Josy,
As árvores são lindas, particularmente adoro os ipês, deixam o local florido e mt alegre. Fico encantada qdo vejo várias árvores de ipês juntas.
Ótimo feriado!
Bjsss
Sileni
www.viveraprendendo.com

gina postou o comentário número:

Josy,
Belíssimo post. Que lindas árvores. Como pode não se dar atenção a essas plantas que tanto nos dão e a quem a maioria das pessoas não respeita.Que bom que tem seres humanos tão especiais como você para nos lembrar sempre da nossa mãe natureza.Beijos da Gina

Andréa Santana postou o comentário número:

Querida Josy,
infelizmente nem todo mundo tem esse cuidado, o pior que só valorizam quando perdem.
A natureza chora e pede socorro, Junho não é época de chuva e no momento aqui está chovendo, hoje foi com trovões e relâmpagos, eu penso que é a mudança da natureza ela chorando pelo desmatamento e pedindo socorro.
Lindo post, parabéns!

Tenha um feliz feriado!
bjs ♥

Entre tachos e a bimby postou o comentário número:

Josy, que lindo seu post para a teia... eu era para participar,mas pensei que nao ia ter tempo e acabei por ter tempo para postar... vai no proximo mes!!!

Se as pessoas pensassem assim, teriamos lindos bosques, lindas florestas cheias de arvores verdes... pena que tem muita gente que entra numa floresta e so pensa em dinheiro, olha para as arvores como uma fonte de dinheiro fazendo grandes incendios e destruindo este planeta unico, que nao é nosso, so tomamos de aluguer deixando uma pesada herança para as geraçoes vindouras!!!

Beijocas amiga!!!

Adri postou o comentário número:

Josy, acho lindos os ipês, de todas as cores. é mesmo uma delícia poder viver em um local arborizado, infelizmente isso está ficando raro em alguns lugares.
Achou! Rs. Tomara que você goste do seu decorador de bolos! Fiz tanta propaganda, rs. Eu acho que você vai usá-lo muito, pela praticidade. Depois me conta :)
Beijinho!
PS: adorei o Bauru no forno, queria um pedaço agora!

Brechique da Dodoca postou o comentário número:

Oi, querida amiga!
Que bela postagem! Tão importante e necessária!
Amei as ilustrações e as explicações sobre o porte de cada árvore: muito importante saber do que vc eexplicou! Òtimo mesmo!
Bjssssssssssssss, quérida!

Anônimo postou o comentário número:

Oie, te encontrei na blogosfera..
Ameii seu cantinho..
Estou te seguindo.
Passarei sempre por aqui.!

Beijocas :*
Ótimo Feriadão ")

Unknown postou o comentário número:

Lindo post amiga, imagens e conscientização. Parabéns
Tem novidade no meu blog, passa lá!
bjs e ótimo feriado

Blog do Chocolate postou o comentário número:

Belíssima publicação, amiga, nunca é demais lembrar e fazer lembrar do perigo que corre o nosso planeta e a nossa floresta devido à inércia e ao egoísmo do ser humano.
Obrigada por me ter feito repensar em algumas situações...
Grande beijinho para si !


www.blogdochocolate.com

Luma Rosa postou o comentário número:

Josy, aqui na minha cidade não podemos plantar sem a autorização da prefeitura e para conseguir uma autorização é um Deus nos acuda. Nada impede que tenhamos plantas em casa, pois mesmo que pequenas cumprem a sua função. No meu terraço tenho laranjeira, limoeiro, jaboticaba, romã, entre outras não frutíferas.
Você tem um outro blogue chamado "Pensamentos Soltos"? É que eu vi esse texto lá, publicado após ser publicado aqui e não sei se é seu ou foi uma cópia indevida, veja http://appensamentosaovento.blogspot.com.br/2012/06/arvore-da-vida.html
Bom domingo!!
Beijus,

Luma Rosa postou o comentário número:

Esqueci de te dizer que também estou participando da teia ambiental com o texto "Vou te contar uma aventura".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...