Desafio - 1º Aniversário Tachos versus Panelas

Amanhã é um dia muito especial para nossa amiga Margarida do blog  
Será aniversário de 1 ano do blog e para comemorar em grande estilo, ela propôs um desafio para que até dia 08 trouxéssemos para sua festa uma Entrada, uma Sopa, o Prato principal e a Sobremesa, dando-nos a escolha para fazer todos ou apenas um se assim quiséssemos. Claro que eu não iria deixar de participar dessa festa. E por ser a grande amiga que é, carinhosa, prestativa, sempre de bom astral, aquela amiga que todos nós conhecemos, resolvi trazer a listinha completa.
Margarida querida amiga, parabéns pelo 1 ano de blog, que se façam muitos e muitos anos e que possamos estar juntas comemorando novamente
Que venham muitos outros anos de muita inspiração e deliciosas receitas. Espero que goste das minhas sugestões

Entrada - Berinjela Napolitana ao Forno



Ingredientes

2 berinjelas médias
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picados
2 tomates picados
100 grs de bacon picados
sal e azeite a gosto
manjericão e orégano a gosto


Modo de preparo

Lave as berinjelas e corte-as no sentido do comprimento, depois ao meio, obtendo 8 pedaços. Vá colocando em água e sal e reserve por 15 minutos. Enquanto isso, pique os tomates, a cebola, o alho e o bacon em pedacinhos pequenos, tempere com sal. Esprema as berinjelas e com a faca, faça pequenos cortes, para poder recheá-las. Recheie as berinjelas com essa mistura, salpique sobre elas o manjericão e o orégano e regue com azeite.



 Leve ao forno coberto com papel alumínio. Quando estiverem macias, retire o papel alumínio e deixe até dourar.




Sopa - Creme de Palmitos


Ingredientes

1 vidro de palmito grande
1/2 litro de leite
1 caixinha de creme de leite
2 colheres (sopa) de margarina
1 cebola ralada
1 sache de caldo de legumes 
2 colheres (sopa) de amido de milho
sal a gosto

Modo de preparo

Separe uns dois palmitos e corte em rodelas para decoração. Reserve.
Em uma panela, aqueça a margarina juntamente com a cebola e refogue. Bata no liquidificador o restante dos palmitos, o leite, o caldo de legumes e o amido de milho. Bata bem, e despeje na panela, mexa até engrossar, adicione o creme de leite. Cozinhe em fogo baixo, até engrossar. Decore com as rodelas de palmito reservadas. Sirva com torradinhas


Prato Principal - Strogonoff de Carne



Ingredientes

1 kilo de filé mignon
1 cebola ralada
1 dente de alho picadinho
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de catchup
1 colher (chá) de mostarda
1 colher (chá) de molho inglês
200 grs de champignon
1 lata de creme de leite
3 colheres (sopa) de conhaque ou vinho branco seco


Modo de preparo


Corte o filé mignon em tirinhas, e tempere com sal. Em uma panela, doure a cebola com a manteiga. Junte a carne, e deixe refogar, adicione, o catchup, a mostarda e o molho inglês, deixe refogando até formar um caldo. Deixe a carne cozinhar até ficar bem macia, e o caldo reduzir. Adicione o champignon.
Flambe o conhaque ( para  flambar coloque o conhaque em uma concha e coloque-a sobre a chama do fogão, quando pegar fogo, espere evaporar, e a chama se apagar). Acrescente por último o creme de leite. Desligue o fogo.
Sirva com arroz branco e batata palha. A minha sugestão foi com batatas fritas.


Sobremesa - Creme Maria Mole de Framboesa



Ingredientes

1 caixinha de maria mole
1 caixinha de gelatina de framboesa
1 xícara (chá) de água fervente
1 xícara (chá) de água fria
1 caixinha de creme de leite (200 ml)
coco ralado a gosto para decorar

Modo de preparo


Dissolva a gelatina na água fervente e misture a água fria. Leve à geladeira até adquirir consistência, sem deixar ficar muito firme. Enquanto isso prepare a maria mole de acordo com instruções da embalagem e coloque num pirex untado com margarina. Leve à geladeira.
Na batedeira, bata a gelatina já pronta e o creme de leite, durante 1 minuto em velocidade baixa. Em seguida espalhe essa mistura sobre a maria mole e leve à geladeira por aproximadamente 2 horas
Decore com coco ralado e se quiser, decore com amoras.

 Bom Apetite!!

 ÓTIMO FINAL DE SEMANA A TODOS VOCES MEUS AMIGOS!

28 comentários:

Felismina postou o comentário número:

Que delicioso menu, podia sair um igualzinho para o meu almoço!

Bjs.

Ginja postou o comentário número:

Que alegria de menu Josy!
Amiga, quando gostamos e criamos amizade com alguém, gostamos de retribuir com tudo de nós e nesse caso foi uma ementa super completa e deliciosa.
Adorei especialmente a entrada, você sabe que eu sou fã e adorei a sobremesa, essa cor linda e fantástica. Tudo feito com carinho, que se torna tão importante.
Um beijinho.

Ginja postou o comentário número:

Que alegria de menu Josy!
Amiga, quando gostamos e criamos amizade com alguém, gostamos de retribuir com tudo de nós e nesse caso foi uma ementa super completa e deliciosa.
Adorei especialmente a entrada, você sabe que eu sou fã e adorei a sobremesa, essa cor linda e fantástica. Tudo feito com carinho, que se torna tão importante.
Um beijinho.

Andréa postou o comentário número:

Quantas delícias amiga, cada prato melhor que o outro, a Margarida merece esse carinho!
Parabéns à vc por este capricho e a Margarida por 1 ano de blog e por ser uma pessoa alegre e carinhosa com todas nós.

Bom final de semana!
bjs ♥

Mónica Silva postou o comentário número:

Josy isto é um menu de luxo :) Gostei de tudo, claro que a sobremesa esta linda demais e como amo framboesas, vou levar uma taçinha :)

Beijinho grande e bom final de semana

Elaine Figueira postou o comentário número:

Isto que é menu de festa! Que cor linda é essa de sobremesa, amiga? Recebi seu email e adorei!

Bom final de semana

Lylia postou o comentário número:

Eu também quero ir pra essa feta , Josy, com tanta delícia!
HOje falei em vc no Simples Assim. Dê uma olhadinha!
Bj,
Lylia

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Josy,
Parabéns aos Tachos versus Panelas e a deliciosa seleção que a Josy fez, difícil vai ser conseguir repetir todos os pratos..., rsrs.
Bom final de semana, beijo,
Vânia

são33 postou o comentário número:

UMA DELICIA DE MENU GOSTEI DE TUDO.
BOM FIM DE SEMANA
BJ

Margarida postou o comentário número:

Josy... acabei agora de almoçar... o que poderia ser uma segunda feira sem carne, massa, feijao, ovo e nata de soja tudo no forno gratinado.. e depois ainda comi um pedaço do bolinho que fiz para os meus filhos... mas... vendo essas delicias todas... Nossa, fiquei a morrer de fome... nao escapava a entrada, nem o creme de palmito (verdade encontrei palmito aqui em portugal,,, amei), passando por o strognoff de carne e terminava com a bela maria mole,,,,,,, Josy eu amoooooooooo maria mole... Amiga muito obrigado pelo seu carinho, voce é uma amiga muito especial e que eu espero um dia passar de virtual a pessoal... Adoro vc minha amiga querida!!!!

Beijocas

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

Que cardápio maravilhoso!!!

Bjs..Um lindo final de semana!!!

Brechique da Dodoca postou o comentário número:

Minha amiga!
Leva eu pra essa festa, vai!!! rssssssssssssssssss
Hummmmmmmmm, nem sei o que me chamou mais a atenção apetitosa! rssssssssssss Penso que tudoooo!
Bjsssssssssssssss, quérida!

Érica postou o comentário número:

Josy, ficou tudo perfeito, eu como ando muito gulosa, comeria tudo o que você postou, até porque é uma coisa mais gostosa que a outra. Parabéns!
bjs

Sabor no Prato postou o comentário número:

Oi Josy. Ficou tudo muito bom!! Adorei a berinjela ao forno, ainda quero fazer.
Bom final de semana.

Um abraço, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com

arte da sadhia postou o comentário número:

esse menu esta divino amiga ..parabens viu ..ameiiiii muito bom mesmo
tenho pudim de tapioca ok bjãoooo

CRIKA postou o comentário número:

Eu acho tão legal esses desafios, blogagens coletivas, mas eu ando sempre na correria, quando sobra um tempinho venho correndo dar uma olhadinha, comentar um pouquinho pelo menos ... e agora o meu tempo está mais escasso ainda porque vou prestar concurso para professora então todo tempo que sobra estou dedicando aos estudos, mas quando dá eu venho correndo visitar as amigas!!! Amei a beringela (sou suspeita pq. adoro!)a sopa não conhecia, e o strogonoff (vou fazer no dia dos namorados!) gostei da sobremesa, deve ficar deliciosa!!! Um Beijo Enorme!!!

Marly postou o comentário número:

Olá, Josyta,

Você fez a festa inteira! rsrs. Sou fã de todos os pratos postados, tudo delicioso! rsrs.

Beijo e bom fim de semana!

O meu pensamento viaja postou o comentário número:

Lindo!
Adorei seu blog.
Vamos ser seguidoras?
Beijo da Nina

Fê Dayrell postou o comentário número:

Ai Josy que festa nota mil!!!! Adorei, cada comida que me deixou com água na boca. E esta sobremesa, maria mole é meu ponto fraco, vou fazer com toda certeza.
bjo

Regina Fernandes postou o comentário número:

Minha pitanguinha doce, estou aqui recém chegada e nocauteada!!!
Perfeito da entrada a sobremesa. Como sou formiguinha,estou levando a receita de creme de maria mole, me encantou.
Parabéns à amiga Margarida!!!
Assim que eu puder vou conhecer essa cozinha,indicada por vc só pode ser maravilhosa!!!
Bjinhos minha querida

O meu pensamento viaja postou o comentário número:

Minha linda, obrigada por ter aceite o meu convite. Também já sou sua seguidora.
Beijo

P.s Adorei a entrada com beringela

CamomilaRosaeAlecrim postou o comentário número:

Eu adorei o creme de palmito!
Tenho muita vontade de comer esse creme...vou fazer!
Adorei Josy, e parabéns para sua inspiração Margarida!
Desejo um ótimo final de semana e boas energias!
Beijos...
CamomilaRosa

Sandra Portugal postou o comentário número:

Nossa, que delicia!
Um excelente final de semana para voce!
Bj Sandra
http://projetandopessoas.blogspot.com//

Santa Gastronomia postou o comentário número:

Josy:
quando fizer essa festa me convida??? rsrs..
Ah, tá tudo tão apetitoso! Seu carinho não tem igual, Jo, queria ser sua vizinha!

Bjinhus..

Cris Miyke postou o comentário número:

Ai Josy! Quanta coisa boa!!
Bjos

Cris Miyke
http://delicinhasecoisinhas.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...