Bacalhau ao Conde da Guarda (da Ivani)


Olá minhas pessoas queridas, eu tinha um pedaço de bacalhau guardado, e pensei em fazer algo com ele. Lembrei que a mais de 1 mês atrás tinha visto um prato com bacalhau, que fiquei aguada para fazer. Claro que fui na minha pastinha de receitas "amor à primeira vista" e lá estava ela. Fiz em menos de 1 hora, é um prato rápido, fácil e principalmente delicioso. Amei, e farei mais vezes, fica realmente um escândalo de gostosa, o pessoal aqui em casa não é muito fã de peixes, comem, mas não apreciam muito, quando experimentaram, gostaram muito. Lógicamente que não vou deixar de mencionar que a dona dessa receita é a Ivani do blog Doces Momentos, uma pessoa tão doce quanto o nome do seu blog, simpática, que cativa logo quem passa pela cozinha dela, passe por lá e veja quantas delicias saem daquela cozinha. A receita à risca está AQUI

Ingredientes

500 grs de batata sem casca
500 grs de bacalhau dessalgado
3 dentes de alho picadinho
2 colheres (sopa) de salsinha picada (não coloquei porque estava sem)
1 caixinha de creme de leite Mococa
100ml de azeite
queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo

Em uma panela com água, dê uma aferventada bem rápida no bacalhau. Levantou fervura marque uns 5 minutos e retire o bacalhau. Deixe esfriar e desfie em lascas. Reserve. Na mesma água que aferventou o bacalhau, cozinhe as batatas. Depois dessas duas etapas, prepare o bacalhau.
Em uma panela coloque o azeite, as batatas picadas com as mãos mesmo, ou amassadas com um garfo (foi o que fiz) sempre mexendo, acrescente as lascas de bacalhau, misture bem para que as batatas e o bacalhau fiquem bem incorporados.
Acrescente o alho, a salsinha (não coloquei), continue mexendo e misture o creme de leite, mexa mais um pouco e desligue.


Coloque em um refratário, polvilhe com queijo ralado a gosto. Leve ao forno médio para gratinar e dourar por aproximadamente 25 minutos

Servi com um arroz branco e uma saladinha de tomates

Bom Apetite!!

Obrigada Ivani pela receita..bjos



Pessoal! As inscrições estão terminando
Não esqueçam termina dia 29/05/2011
O resultado é dia 30/05/2011
Aproveitem!












43 comentários:

Sonia postou o comentário número:

Josy, que delícia deve ter ficado.
A minha mãe sempre gosta de deixar uma porção das coisas que faz para uma próxima ocasião.
Parabéns a apresentação ficou linda.
Beijos

Maria postou o comentário número:

Querida Josy
Esta é uma das receitas que pode fazer um requintado prato de bacalhau.
Estupendo!
Um grande beijinho.

Beth postou o comentário número:

Josy , este pratinho de bacalhu eu não conhecie , não mas adorei a receitinha amiga, seu aspecto é fantàstico até cresceu àgua na boca!

Parabens amiga excelente refeição!

Beijinhos grandes

Maísa postou o comentário número:

Eu adoro bacalhau de qualquer jeito, mas esse está com um jeitinho bem especial...Gostei!beijkas

paula MARIANA postou o comentário número:

Que delicia Josy, tem um aspecto maravilhoso esse bacalhau masi uma versão bem apetitosa,

beijão em voçê e tenha um bom fim de semana!!

Lourdes Sabioni postou o comentário número:

Ai que delícia comer um bacalhau fora da páscoa,e você tá muito chique hein, amiga? Como conseguiu fazer um link tão bonitinho? Tá ficando expert no PC e qualquer hora vai precisar dar umas aulinhas pra gente...KKKKK!!!
Beijos e brigaduuuu...

Marly postou o comentário número:

Josy,

Agora quem ficou aguada fui eu! rsrs. Vou levar também esta receita e já estou pensando que deste jeito terei de abrir uma pasta só com as suas receitas, rsrs. Vou lá cconhecer o blog da Ivani!

Um beijo e votos de um excelente fim de semana!

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

Ficou um espetáculo!!!

Bjs..Bom final de semana!!!

Josy postou o comentário número:

SONIA, obrigada pelo carinho amiga...um ótimo final de semana pra vc

MARIA, e fica bem requintado amiga, delicioso...um ótimo final de semana prá vc

BETH, tbém não conhecia esse nome de receita,mas amiga, que delicia fica!!! tenha um ótimo final de semana querida

Josy postou o comentário número:

MAÍSA, querida edoro bacalhau tbém, é um dos meus peixes preferidos. Ótimo final de semana miga...bjos

MARIANA, tbém gostei muito dessa versão, embora giste de bacalhau de qualquer jeito rsrs. Vc tbém querida um ótimo final de semana...bjos

LU, foi só copiuar seu link, não tem mistério, ainda sou completamente crua na Internet, falta muita coisa prá aprender...não precisa agradecer não amiga, é um prazer...bjocas ótimo final de semana pra vc

Josy postou o comentário número:

MARLY, esta inha pasta com receitas das amigas me salvam a pátria, sem inspiração acho receitas excelentes como essa.. Vai lá no blog dela, tem receitas deliciosas.Bjocas querida ótimo final de semana prá vc

MANU, obrigada querida, ótimo final de semana...bjocas

Andréa postou o comentário número:

Querida Josy,
eu senti o gotinho desse prato, não tem quem resiste a um bacalhau, adorei!

Tenha um ótimo fim de semana!
bjs,
Andréa...

YES we Cooking postou o comentário número:

Parece ótimo hein? Bom final de semana! Beijos, Cecilia

Perfeita Ordem postou o comentário número:

Ontem mesmo lembrei do bacalhau que havia sobrado da Sexta-feira Santa.
Agora já sei o que fazer com ele.
Muito difernte das receitas que costumo fazer e parece ser mesmo uma delícia.
Uma sexta-feira abençoada prá você querida.
Beijinhos.
Claudia.

Fabiana postou o comentário número:

JOsy,
Vim prosear um pouquinho com você, e olha o que eu encontro....um prato especial.
Com carinha de final de semana.
Adorei, assim, como gosto muito das receitas da Ivani.
não estou voltando a blogar..kkkkk, hoje entrei só para fazer um post especial, e com um tempinho extra para visitar algumas cozinhas.
beijos e um ótimo final de semana

Ivani postou o comentário número:

Oi Josy querida, bom dia!
Obrigada amiga pelas palavras carinhosas.
Fiquei muito feliz de você ter feito uma receitinha do meu blog.
Ficou linda a sua apresentação!
Que bom que a sua familia gostou! Esse bacalhau é bom demais mesmo!Aqui em casa é o prato preferido! rs.
Obrigada mais uma vez, tenha um lindo final de semana.Que Deus abençõe você e sua familia.
Bjs
Ivani

Érica R. Baldon Pinto postou o comentário número:

Josy, esse prato está lindo, e o melhor de tudo é bem simples de fazer, mas com certeza é delicioso.
Um ótimo final de semana!
bjs

Margarida postou o comentário número:

Josy, nao sabia que vc era fã da comida portuguesa, vc sabe que esse bacalhau faz parte do livro 1001 maneiras de fazer bacalhau e tem cada receita mais gostosa e Segundo consta, foi alguém que pretendeu dar prestigio à criação desta receita e decidiu apelidá-lo de Conde da Guarda, pois criava uma certa curiosidade em relação a este nome (bacalhau; manteiga ou margarina; batatas; cebolas; dentes de alho; natas; queijo ralado; sal e pimenta). Faz-se muito na zona da Covilhã e da serra da Estrela.

É sem duvida um bacalhau delicioso de comer e chorar por mais

Beijos grandes da Portuleira, vêm até cá e quando regressar no Brasil nao quer ver mais bacalhau á sua frente kkkkkkkk

Josy postou o comentário número:

ANDRÉA querida fica delicioso, hehe bjos um lindo final de semana

FABI, que saudades menina!! Vc está fazendo muita falta, a tarde vou visitar as cozinhas amigas e vou ver seu post...bjocas venha sempre viu? Lindo final de semana pra vc

IVANI, querida eu que agradeço, todos adoraram aqui em casa e olha que eles não são muito fãs de peixe, mas eu amei...bjos amiga bom final de semana

Josy postou o comentário número:

ÉRICA, super fácil de fazer e dá um resultado surpreendente...bjocas amiga bom final de semana

MARGARIDA querida obrigada pela explicaçao, muito bom saber de onde vem os nomes das delicias que fazemos...um lindo final de semana amiga...bjos

Josy postou o comentário número:

CECILIA, é ótimo mesmo amiga, delicioso....bjos um ótimo final de semana...

♥♥ belinhagulosa ♥♥ postou o comentário número:

Josy minha doce amiga...esse bacalhau ficou 5 * por acaso portuguesa como sou ainda não experimentei...também quem nos manda ter muita receita de bacalhau heheheehee...bjokinhas e um xiiicoração apertadinho

Carla postou o comentário número:

Nossa! Esse bacalhau promete ser um escândalo de bom! A Ivani tem cada receita maravilhosa, sou fãzoca dela. Mas você também tem um jeitinho todo seu de executar as receitinhas, hein. A aparência do prato ficou divina. Acho que o bacalhau ao conde da guarda vai, agora, para a minha pastinha de receitas urgentes. heheehhe! Como sou descendente de portugueses (tanto do lado materno quanto paterno), bacalhau é o que há aqui em casa. hehehe!

Obrigada pela indicação da receitada Ivani e pela visão do prato recriado.

Sandra Reis postou o comentário número:

Josy querida

Mandou bem amiga, na receita do bacalhau e na homenagem à nossa tão querida Ivani. Muito sensível da sua parte, realmente ela é um doce de pessoa. Você também, viu miga!!

beijoquitas e um fim de semana cheio de paz e luz

Adelaide Araçai postou o comentário número:

Josy eu AMO bacalhau....já anotei a receita....em breve será o meu prato do dia....simples, fácil delicioso....
Tenha um ótimo final de semana
Abraços

Josy postou o comentário número:

BELINHA querida, então faça e exprimente, e realmente deliciosa,obrigada pelo carinho amiga....tenha um lindo final de semana...bjinhos

CARLA querida leve para sua pastinha sim, eu guardo todas as receitas que vejo e me apaixono hehe, é divino esse bacalhau...bjicas amiga um ótimo final de semana prá vc

SANDRINHA, a Ivani além de ser um doce de pessoa, é uma grande mulher, e a admiro muito, as receitas que ela tem todas são ótimas como vc e muitas de nós sabemos...mas vc náo fica atrás não viu? tem cada delicia que pelo amor!!! hehe além de ser uma simpatia...bjocas um lindo final de semana pra vc tbém

Anônimo postou o comentário número:

Mais uma receita gulosa!!!Seja Conde da Guarda ou da Covilhã!
Bacalhau é sempre bacalhau e nunca nos decepciona seja em que receita for!
Viva o Bacalhuço!!!
Bjoca
Irene

Monisilva postou o comentário número:

Josy o bacalhau tem um optimo aspecto, gostei imenso da receita não conhecia :)

Beijinho e um optimo fim de semana

Nice e Ana, temperado com carinho... postou o comentário número:

Josy querida que lindo!!!, ele fica todo envolvido nos ingredientes, adorei, parabéns é um luxo, te desejo um ótimo fim de semana, bj♥kas, Ana, ;)...

Josy postou o comentário número:

ADELAIDE querida qdo vc tiver oportunidade faça mesmo, se vc gosta de bacalhau vc vai amar...bjocas amiga....tenha um lindo final de semana

MONI, obrigada querida pelo carinho de sempre...um ótimo final de semana amiga...bjocas

NICE obrigada, tbém tenha um lindo final de semana...bjocas querida

Marta Benicá postou o comentário número:

Ficou bom mesmo Josy, queria estar por aí para experimentar um pouquinho. Amiga tenha um ótimo fim de semana, descanse bastante. Um abraço, marta.

Nilda Silva postou o comentário número:

Olá Josi, adoro bacalhau e a apresentação do prato ficou muito chique, viu?

Tem indicação de meme para você no meu blog, passa lá depois tá?

Bom fim de semana!
Bjos!

Josy postou o comentário número:

MARTA, voce também querida, um ótimo final de semana...bom descanso...bjos

NILDA querida, vou sim, obrigada pelo carinho...bjocas um lindo final de semana pra vc

Ana postou o comentário número:

Olá querida amiga Josy, boa noite!
Tenho que experimentar.
Bom fim de semana.

Dri Dauzacker postou o comentário número:

Josy, que espetáculo ficou esse prato! Bjim
Bom fim de semana!

são33 postou o comentário número:

AQUI ESTA UM PRATO DE BACALHAU QUE NUNCA FIZ, MAS VAI JÁ PARA A MINHA LISTA.
FICOU COM UM ASPECTO SUPER DELICIOSO..
BOM FIM DE SEMANA
BJS

arte da sadhia postou o comentário número:

amiga que delicia de receita amo bacalhau....adorei ...miga bom findi
bjão

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " postou o comentário número:

Josy querida,

FANTÁSTICA!!!!
Olha que não sou expert em cozinha, (me pergunte já fiz alguma vez na vida bacalhau?)...NUNCA.
Mas AMEEEEEI a receita....FÁCIL E MUITO PRÁTICA.
Obrigada querida!

Um grandíssimo beijo em seu coração!!!

Catarina - ReceitaseSaboresdoMundo postou o comentário número:

Josy,
Que beleza de refeição amiga... Que saudades de bacalhau, aqui nos USA no estado onde moro não se encontra. Esta com um aspecto tão delicioso, que só apetece servir-me de um pratinho : D

Beijinhos e um bom fim de semana!

Regina Fernandes postou o comentário número:

Minha amiga muito queridinha, gosto muito de vc ,viu!!!
Seus recadinhos são um afago ao coração da gente. Obrigada mesmo.
O passo passo que vou postar é de como fazer a embalagem,q por sinal é facílima!
Custa muito caro um bem casado,eu acho!
É uma oportunidade para quem vai casar, aprender,né?
Um fim de semana cheio luz e amor.
SUPER BJU

Regina Fernandes postou o comentário número:

Amiga, estou ficando velha!
Só com vaga lembrança, voltei pois esqueci de falar desse perfeição(sua + Ivani) oh, dupla boa!
Sou apaixonada por receitas com bacalhau, é bom de mais!!!
Bjka

Andreia Braga postou o comentário número:

Delicia Josy, amo bacalhau!

Bjs

Andreia Braga

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...