Beringela ao forno c/Atum


Olá pessoas queridas

Nada melhor que começar a semana com uma refeição um pouco mais ligth. Embora estejamos na semana de carnaval, hoje é para mim uma segunda-feira como outra qualquer. Já curti muito carnaval, já brinquei muito, até participava dos blocos carnavalescos, mas isso tudo, nos meus tempos de juventude, depois disso, cada ano que passava eu ia me desencantando cada vez mais. Agora, prefiro assistir as escolas pela tv.  Queria começar a semana com uma receita mais leve e muito saborosa. Se voces gostam de beringela, e de atum, façam que não iram se arrepender.

Ingredientes

2 beringelas médias
1 lata de atum sólido
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 tomates s/pele picados
sal e óregano a gosto
azeite
150 grs de mussarela fatiada (opcional)

Modo de preparo

Lave bem as beringelas e corte-as no sentido do comprimento. Retire a polpa das beringelas com o auxílio de uma colher, e vá colocando em uma bacia com água e sal para que não escureçam
Deixe tipo um canoinha, prá poder depois colocar o recheio.



Em uma panela também com água e sal, vá adicionando as cascas e dê uma aferventada de aproximadamente 5 minutos a partir do momento que começar a ferver.  Após isso, escorra as cascas, e reserve.
Em outra panela, frite a cebola e o alho com o azeite, acrescente a polpa reservada e escorrida,  (aperte as polpas para sair todo a água) refogue em fogo baixo, acrescente os tomates, o sal e o orégano, vá refogando até diminuir o caldo que solta da beringela. Acrescente o atum, refogue mais um pouco e desligue o fogo. Reserve.
Pegue as cascas, e dê uma leve espremida para tirar o acúmulo de água.
Unte uma assadeira pequena com um pouco de óleo, recheie as cascas das beringelas, e leve ao forno para assar. Quando elas estiveres assadas, retire do forno, e coloque por cima as fatias de mussarela, volte ao forno para dar uma gratinada. Sirva com arroz, e envolva as beringelas com um fio de azeite. Fica uma delícia.

Bom Apetite!!

17 comentários:

Papinha Doce postou o comentário número:

Tenho de pedir à minha mãe e marido que semeiem este ano beringelas... gosto mais das caseiras. Esta sugestão sua é otima.

Bjinho
Maria José

Josy postou o comentário número:

Obrigada Maria pela visita

Um gde beijo... boa semana

Andréa postou o comentário número:

Josy querida,
pra começar bem a semana com essa receita , realmente a semana vai ser ótima pois eu amo berinjelas e esse recheio que você fez, êta coisa boa.Ficaram deliciosas, hummmmmmmm!!

Tenha uma ótima semana, fica com Deus!

bjs,
Andréa...

Fátima Osaka postou o comentário número:

Boa tarde amiga...nossa que receita deliciosa de beringela...aqui meu marido ama beringela e assim co atum então deve ser td de bom...bjinhus...

patiabeija-flor postou o comentário número:

Josy, eu AMO berinjelas e as recheadas são um "tham" a mais...
...eu acho que teremos berinjelas recheadas ao forno aqui em casa esta semana... rsrs
Valeu pela deliciosa receita!!
Beijoss amiga!!!

a responsável pela casa postou o comentário número:

Afff...nem me fale em comida levinha...to comendo muiiiiiitoooo desde 6ª feira...aiaiaiaiai
Adorei seu blog tem umas receitas muito boas...
obrigada pela visita.
bjinhus!!!
Rose

Josy postou o comentário número:

Oi Andréa, Fatima Patty, Rose

Muito obrigada pela visita

Adoro beringela, Fiquem com Deus....bjos carinhosos

arte da sadhia postou o comentário número:

oi amiga querida tudo bem??? feliz carnaval para vc amiga
e que delicia de receita adorei viu saudades eu breve posto novidade da pascoa ok
bjocas
www.artesdasadhia.blogspot.com

ameixa seca postou o comentário número:

Adoro esta refeição e faço com recheios variados, fica óptimo :)

Fabiana postou o comentário número:

Josy,
Estava morrendo de saudades dos meus amigos da blogosfera....
Voltei e já estou colocando a casa em ordem, imagina o quanto de roupa tenho para lavar, e não dá para contar com a ajuda do tempo..kkkk
Mas nem reclamo, porque assim, posso ver todas essas receitinhas que perdi.
Adoro beringelas ao forno, e a sua está bem caprichada.
ah, também pulei muito carnaval...fui a muita matinê, mas hoje tenho medo, nem levo os meus filhos para pularem carnaval.
beijos

Lina postou o comentário número:

Adoro beringela. Esta receita está óptima. Estou mesmo precisando de umas receitas mais leves, se não no Verão, ainda pensam que encalhou mais uma baleia na praia...Josy, o creme de leite é parecido com as natas, mas talvez o creme de leite de caixinha seja o mais parecido com as natas daqui, eu substituo sempre o creme de leite por uma caixinha de natas(tem 200ml), nas receitas e tem dado certo...
Qualquer "tradução" que precises é só dizer!
Beijinhos

Josy postou o comentário número:

Sadhia, Ameixa, Fabi, Lina...obrigada pela visita

Bom restinho de carnaval pra vcs

Bjos

Duxa postou o comentário número:

Que receitinha camarada amiga, acho que passando o Carnaval, vou entrar em dieta de liquidos...rrsrsrsrss....
Beijocas.

Juliana postou o comentário número:

Josy, ADOREI a receita!
Tenho uma dúvida: No recipiente em que colocamos o recheio da beringela para não escurecer, precisa de muita água e mto sal? Qto mais ou menos?? Beijos, parabéns pelo blog!

Josy postou o comentário número:

Juliana, não precisa colocar muita água não, mesmo por que ela fica embaixo da água, por ser leve e não afundar. Isso é mais para que a beringela não escureça. Eu usei 2 beringelas médias, e usei 2 copos de água mais ou menos com um pouco de sal.Qualquer dúvida pode perguntar e encaminhar ao meu email
mariajosyg@gmail.com

Obrigada pela visita e pelos elogios...será sempre vem vinda

Expedito G Dias (BLOG DE POESIAS DO PROFEX) postou o comentário número:

Quarta-feira é o meu dia de 'chef' aqui em casa. Vou fazer esta!
Gostei das receitas. Todas!
Abraços!

Expedito G Dias (BLOG DE POESIAS DO PROFEX) postou o comentário número:

Quarta-feira é o meu dia de 'chef' aqui em casa. Vou fazer esta!
Gostei das receitas. Todas!
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...