31 outubro 2013

Bolo Mármore


Um bolinho que gostamos muito para um lanchinho da tarde, acompanhado de uma gostosa xícara de chá ou um cafezinho fresquinho, é esse. Simples, fácil de fazer, aromático e muito fofo. O bolo mármore é um clássico, porem aqui em casa eles preferem mais porções de chocolate do que o branco, por isso que o meu não ficou muito mesclado. Ficou muito bom! Gosto de usar o chocolate em pó que deixa o bolo mais escuro e com um sabor mais intenso, mas como estava sem, fiz com achocolatado e diminuí a quantidade de açúcar.

Ingredientes

4 ovos
1 copo de iogurte natural (170g)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar (usei 1/2 xícara)
3/4 xícara (chá) de óleo

3 colheres (sopa) de chocolate em pó (usei 4 conheres de achocolatado)
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

Modo de preparo


Bata as claras em neve e reserve. Em uma batedeira bata as gemas com o açúcar, até obter um creme fofo e clarinho. Adicione o óleo, o iogurte, alternadamente com a farinha de trigo. Bata bem. Desligue a batedeira e acrescente o fermento e as claras em neve e misture delicadamente. Divida a massa em duas partes uma maior, e uma menor
Na maior acrescente o chocolate em pó. Em uma assadeira ou forma de bolo inglês untada e enfarinhada, acrescente metade da massa de chocolate, em seguida a massa branca e por cima o restante da massa com chocolate. Com o auxilio de um garfo, forme desenhos para dar o efeito marmorizado. 





Leve ao forno pré aquecido a 180°C por aproximadamente 40 minutos, ou faça o teste do palito
Sirva com um chá ou café



Bom Apetite!!




30 outubro 2013

Quiche de Cebola Caramelada c/Tomate, Queijo e Bacon



Nós que estamos acostumadas a elaborar receitas, estamos sempre criando de acordo com o que temos na geladeira.
Aqui em casa todo mundo é super fã de quiches. Tem pessoas que gostam de pizza, e pizza é uma receita que possui inúmeros recheios para todos os gostos. Também apreciamos muito uma pizza, ainda mais se for caseira, mas se eu perguntar para o meu pessoal, qual das duas que eles preferem, a votação é unânime: Quiche. Pensando na enorme variedade de pizzas que podemos inventar, por que não fazer o mesmo com a quiche? Foi o que fiz. Como tudo que posto aqui, é testado e aprovado, sugiro que vocês experimentem . Não tem segredo nenhum, e nem é muito diferente do que nós conhecemos, mas a mistura de sabores dos ingredientes, modéstia a parte, ficou maravilhosa.

Ingredientes


2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de amido de milho
70 grs de manteiga
1/2 caixinha de creme de leite
1 ovo
sal a gosto

Recheio

1 xícara (chá) de leite
1/2 caixinha de creme de leite
1 ovo
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de sal
bacon picado a gosto
100 grs de queijo mussarela picado
10  a 12 tomatinhos cereja temperados

Cebola caramelada


2 cebolas médias em rodelas
1 colher (chá) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de molho shoio
orégano a gosto



Modo de preparo

Prepare primeiramente a cebola. Em uma frigideira aqueça a manteiga com o azeite e despeja a cebola. Tampe a frigideira e refogue em fogo baixo. Quando começar a formar água, adicione o açúcar mascavo e o orégano. Misture bem. Quando começar a dourar, acrescente o molho shoio e deixe refogando até quase secar. Reserve.
Corte os tomatinhos ao meio e tempere-os com uma pitada de sal, orégano e um fio de azeite. Reserve.
Prepare a massa. Em uma tigela, acrescente a farinha de trigo peneirada, o amido de milho, a manteiga, o ovo e o sal. Misture bem. Acrescente o creme de leite e com as mãos misture a massa, até formar uma bola. Coloque-a em um plástico e leve a geladeira por 15 minutos. 

Fatie o bacon e leve ao microondas sob papel toalha por 45 segundos. Ele vai ficar como a primeira foto
Transfira o bacon para outro papel toalha e leve ao microondas por mais 45 segundos. Depois de frio e sequinho, com o auxilio do rolo do macarrão, esfarele o bacon até ficar como mostra na foto. Reserve.


Montagem

Abra a massa e estenda-a em uma forma para quiche. Não é preciso untar. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos.
Retire do forno e reserve. Em uma tigela, coloque o leite, o creme de leite, o ovo e o sal. Misture muito bem. Adicione a farinha de trigo e mexa até dissolver bem e a massa ficar lisa.
Despeje o recheio sobre a massa
Por cima distribua as cebolas carameladas


Acrescente os tomatinhos em toda a volta da quiche. Em seguida, distribua os pedacinhos de mussarela. Salpique o bacon moído e leve ao forno até o recheio ficar firme e levemente dourado





 Sirva quente ou fria


Bom Apetite!!


29 outubro 2013

Muffins de Baunilha c/Recheio de Doce de Banana



Queria muito um cupcake com recheio de banana, mas queria com doce de banana. Tem aqueles que colocamos a banana em rodelas, ou a banana na massa, mas eu queria um diferente, um com sabor de doce de banana. Tentei, a aparência interior não fica lá aquelas coisas, mas o sabor é indescritível. Adorei, ficou bem saboroso, ainda mais com o crocante de nozes por cima. Uma coisa da qual não gostei, foi a cor do doce, ele fica meio roxinho, aliás não entendo por que pega essa cor. Enfim, como diz o ditado: "As aparências enganam" nesse caso, feinho mas saboroso demais.

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
3/4 xícara (chá) de açúcar
100 grs de manteiga
2 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) rasa de fermento
1 pitada de sal

Doce de banana

4 bananas nanicas
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
suco de 1/2 limão
2 cravos
1 colher (café) de canela em pó


Crocante de nozes

1 xícara (chá) de farinha de trigo
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de manteiga sem sal
30 gramas de nozes trituradas

Modo de preparo

Primeiramente faça o doce da banana. Leve em uma panela, as bananas cortadas em rodelas, o açúcar, a água, o suco de limão e os cravos. Deixe ferver em fogo baixinho. Quando começar a querer secar, vá mexendo sempre, até ficar levemente dourado. Retire os cravos, e reserve.
Para o crocante de nozes, misture tudo muito bem, até formar uma farofinha. Reserve.
Para a massa, pré aqueça o forno a 180°C e deixe preparadas forminhas de alumínio para muffins untadas e enfarinhadas. Reserve.
Bata na batedeira o açúcar com a manteiga até obter um creme fofo e clarinho. Junte os ovos, a essência de baunilha, a farinha de trigo e o sal intercalados com o leite. Por último, desligue a batedeira e acrescente o fermento, misture bem. 

Encha as forminhas até a metade, coloque uma pequena porção do doce de banana já frio, e cubra com o crocante de nozes. 
Leve ao forno por aproximadamente 20 a 25 minutos ou até dourar


 Bom Apetite!!

28 outubro 2013

Risoto de Alho poró com Bacon

Mais um risoto que fiz essa semana. Depois que comecei  a dominar um pouco mais a técnica (hehehe) meu pessoal vive pedindo, então nada como agradar os nossos né? O preferido aqui de casa é o de alho poró, e eu sempre acrescento algum ingrediente para fazer diferença. Experimentando sempre. Muito saboroso, com um leve sabor de bacon, passou no teste. Aprovado

Ingredientes

1 xícara (chá) cheia de arroz arbóreo
1 talo de alho poró picado
1 cebola pequena picada
1 colher (sopa) de manteiga
caldo de legumes (cerca de 1 litro)
1/2 taça de vinho branco seco
100 grs de bacon cortado em cubinhos
sal a gosto
30 grs de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de manteiga (para finalizar)


Modo de preparo

Primeiramente aqueça o caldo de legumes e mantenha aquecido em fogo baixo. Em uma panela aqueça o azeite e frite o bacon, quando estiver dourado, retire com uma escumadeira e reserve. Despreze o azeite em que fritou o bacon e na mesma panela derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho poró. Acrescente o arroz, mexa bem e refogue por uns 2 minutos, adicione o vinho branco e continue mexendo. Quando o arroz começar a secar, acrescente umas duas conchas de caldo de legumes, e comece a mexer sempre, acrescentando mais caldo a medida que a água for secando, e sempre provando a textura do arroz que deve ser al dente. Quando chegar nesse ponto, acrescente a manteiga, o sal e mexa muito bem.  Desligue o fogo e acrescente o queijo ralado,misture bem e sirva imediatamente.
Se quiser salpique salsinha picada.


Bom Apetite!!

27 outubro 2013

Eternidade

O que eu tenho não me pertence, embora faça parte de mim.
Tudo o que sou me foi um dia emprestado pelo Criador para que eu possa dividir com aqueles que entram na minha vida.
Ninguém cruza nosso caminho por acaso e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão.
Há muito o que dar e o que receber; há muito o que aprender, com experiências boas ou negativas.
Tente ver as coisas negativas que acontecem com você como algo que aconteceu por uma razão precisa.



E não se lamente pelo ocorrido; além de não servir de nada reclamar, isso vai vendar os seus olhos, dificultando assim, continuar seu caminho.
Quando não conseguimos tirar da cabeça que alguém nos feriu, estamos somente reavivando a ferida, tornando-a muitas vezes bem maior do que era no início.
Nem sempre as pessoas nos ferem voluntariamente. Muitas vezes somos nós que nos sentimos feridos e a pessoa nem mesmo percebeu; e nos sentimos decepcionados porque aquela pessoa não correspondeu às nossas expectativas. E sabemos lá quais eram as nossas expectativas?  



Decepcionamo-nos e decepcionamos outras pessoas também. Mas, claro, é bem mais fácil pensar nas coisas que nos atingem.
Quando alguém lhe disser que lhe magoou sem intenção, acredite nela! Vai lhe fazer bem. Assim, talvez, ela poderá entender quando você, sinceramente, disser que “foi sem querer”.
Dê de você mesmo o quanto puder! Sabe, quando você se for, a única coisa que vai deixar é a lembrança do que fez aqui. Seja bom, tente dar sempre o primeiro passo para a reconciliação, nunca negue uma ajuda ao seu alcance, perdoe e dê de você mesmo.
Seja uma bênção a todos que o cercam! Deus não vem em pessoa para abençoar, Ele usa os que estão aqui dispostos a cumprir essa missão. 

Todos nós podemos ser Anjos. A eternidade está em nossas mãos. Viva de maneira honrada, para que quando envelhecer, você possa falar só coisas boas do passado e sentir assim, prazer uma segunda vez … e ter a certeza de que quando você se for, muito de você ainda fique naqueles que tiveram a boa ventura de lhe encontrar.

Autor: Chico Xavier
Imagens: Google



 ÓTIMO DOMINGO E EXCELENTE SEMANA A TODOS!!!






25 outubro 2013

Escondidinho de Mandioca com Carne Seca


Aqui em casa gostamos demais de carne seca, e frequentemente faço escondidinho com ela, pois acho um prato completo, além de muito fácil de fazer. Gostamos com batatas, abóbora ou mandioca, todas ficam com sabores únicos e especiais. Faço o escondidinho sempre à minha maneira, mas desta vez fui buscar essa receita no site do Edu Guedes. Gosto muito das receitas dele, sempre dão certo e ficam muito saborosas. A receita a risca está Aqui

Ingredientes

1 xícara (chá) de azeite de oliva
1 kg de carne seca PAINEIRA  dessalgada, cozida e desfiada
2 cebolas cortadas em fatias
1/2 xícara (chá) de salsinha picada (não coloquei)

Purê

2 colheres (sopa) de manteiga
2 kg de mandioca descascada, cozida com sal e espremida
1 xícara (chá) de leite
3 xícaras (chá) de requeijão cremoso
1 xícara (chá) de queijo tipo parmesão ralado grosso


Modo de preparo


Aqueça o azeite em uma panela e refogue a carne seca e a cebola. Acrescente a salsinha e misture. Reserve.
Em uma panela, derreta a manteiga, acrescente a mandioca, o leite, o requeijão e misture até que fique homogêneo.
Em um refratário, faça uma camada com metade do purê, uma camada com a carne seca refogada e, por fim, uma camada com o restante do purê. Cubra com o queijo e leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido por cerca de 20 minutos. 


 Sirva a seguir


Bom Apetite!!


24 outubro 2013

Torta de Morangos


Essa torta de morangos é um clássico não é minha gente! De vez em quando tenho que fazê-la de tanto que me pedem.
Fiz sábado, não sabia o que fazer de sobremesa, pois iria receber amigos em casa, pedi sugestões e o resultado foi unânime. E já que os morangos estão em alta, bem docinhos e carnudos, foi a sobremesa escolhida. Aqui em casa, eu gosto muito da massa tradicional de tortas, mas eles preferem a base de pão de ló. Ficou muito saborosa


Massa de pão de ló


 

4 ovos
10 colheres (sopa) de farinha de trigo
8 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó



Creme

2 xícaras (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 gemas

Cobertura

300 ml de água
1 caixinha de gelatina de morangos
2 caixinhas de morangos frescos

Modo de preparo

Para o pão de ló, bata os ovos com o açúcar até obter uma creme clarinho e fofo. Desligue a batedeira e acrescente a farinha de trigo aos poucos e o fermento em pó e misture bem até incorporar em toda a massa.
Despeje a mistura em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno pré aquecido até dourar levemente
Retire do forno e espere esfriar.
Para o creme, leve ao fogo 1 xícara de leite, o açúcar, e as gemas peneiradas. Misture bem e conserve em fogo baixo. Dilua a farinha de trigo com o restante do leite e junte ao creme. Mexa bem até engrossar. Adicione a essência de baunilha. Misture e reserve.
Molhe o pão de ló com um pouco de leite e açúcar. Acrescente o creme já frio, distribua os morangos.
Prepare a gelatina e espere esfriar, reserve na geladeira até atingir a consistência de uma clara de ovo. Despeje sobre os morangos e deixe a torta na geladeira por no mínimo 2 horas.


 

Bom Apetite!!

23 outubro 2013

Abobrinha Fatiada Recheada


A um tempo atrás fiz esse caracol de berinjela que fez o maior sucesso aqui em casa. Ficou realmente uma delicia, a combinação dela com a cebola, alho, tomate e queijo. Isso me fez lembrar da minha amada abobrinha que a maioria de vocês sabem sou super fã. E dessa vez fiz na versão abobrinha, com algumas alterações. Não saberia dizer qual ficou mais gostosa, ambas ficaram muito boas e ainda te dá a opção de inventar outros recheios. Experimente, quem é fã da abobrinha ou  berinjela,tenho certeza que vai amar.

Ingredientes

2 abobrinhas inteiras
1 tomate fatiado (cortar as fatias ao meio)
1 cebola fatiada (cortar as fatias ao meio)
1 alho grande picado
orégano e sal a gosto
100 grs de queijo branco picado
100 grs de mussarela fatiada

Modo de preparo


Raspe a casca da abobrinha delicadamente. Corte em fatias não muito finas, sem chegar ao final, formando um tipo de leque. Leve para cozinhar apenas no vapor, até elas ficarem levemente macias. Retire e deixe esfriar um pouco.
Enquanto isso, junte os tomates, a cebola e o alho, tempere com sal, orégano e um fio de azeite. 



 Recheie cada fatia de abobrinha com essa mistura.  

 Coloque-as em uma assadeira untada, regue com azeite, e leve ao forno a 200°C coberto com papel alumínio.
Depois de assadas, retire do forno e distribua por cima o queijo branco em pedacinhos e cubra com as fatias de mussarela. Leve de volta ao forno, e espere gratinar.



Servi com arroz branco, feijão e um mexido de ovos.


 Bom Apetite!!

22 outubro 2013

Mousse de Manga com Calda



Queria fazer uma sobremesa fresquinha, geladinha e bem gostosa para o almoço de domingo. Tinha comprado umas mangas bonitas e firmes e foi essa sobremesa a eleita. A mousse de manga é muito saborosa. Essa servi com a calda da própria fruta, mas pode-se substituir por laranja, abacaxi, ou mesmo pêssego, fica uma combinação muito saborosa também.  Se quiser pode decorar também com chantilly. Experimentem!


Ingredientes

1 manga grande tipo Palmer ou Haden
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
1 envelope de gelatina em pó sem sabor(12g)
10 colheres (sopa) de água

Calda

1 manga pequena tipo Palmer ou Haden
1 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de açúcar
3 a 4 cravos

Modo de preparo

Primeiramente faça a calda. Descasque a manga e corte em fatias não muito finas. Leve ao fogo o açúcar, a agua, a manga e os cravos. Em fogo baixo, deixe ferver até formar uma calda rala. Reserve.
Para a mousse, hidrate a gelatina nas 10 colheres (sopa) de água. Reserve.
Descasque a manga, corte em pedaços e bata no liquidificador com o creme de leite e o leite condensado. Leve a gelatina no microondas por 15 segundos até ficar liquida. Despeje a gelatina no liquidificador e bata mais um pouco.
Tenha já preparada uma forma com água e óleo. Despeje essa água, enxugue levemente com papel toalha só para tirar o excesso de água e despeje a mousse. Leve a geladeira por cerca de 4 horas.
Desenforme e despeje a calda sobre a mousse. Decore com as fatias de manga





Bom Apetite!!


21 outubro 2013

Batatas Cremosas ao Forno



Faço muito essa batata aqui em casa. É uma forma de evitar a batata frita, que é maravilhosa, mas tem muitas e muitas calorias, e além do mais, estou evitando frituras. Ainda preciso experimentar as batatas assadas no forno que dizem ficam sequinhas como as fritas.
Fiz essa receita para o almoço e sobrou só um pedacinho. É muito saborosa, o preparo muito simples e ótima para acompanhar carnes variadas. Você pode adicionar presunto, peito de peru ou o que agrade ao seu paladar e de sua família.

Ingredientes

1 kilo de batatas cortada em fatias grossas
sal, pimenta do reino, orégano e azeite a gosto
250 grs de mussarela em fatias pequenas
250 ml de leite
1 colher (sopa) de margarina
1 cebola pequena ralada
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal e noz moscada a gosto
queijo ralado a gosto

Modo de preparo

Cozinhe as batatas em água e sal até ficarem macias, porém firmes. Reserve
Para o molho branco, leve ao fogo a margarina para derreter e refogue a cebola, adicione o leite, a farinha de trigo e o sal. Mexa em fogo baixo, até engrossar. Adicione a noz moscada e reserve. Tempere as fatias de batatas com sal, pimenta do reino, e orégano.
Em um refratário untado com azeite, coloque uma camada de batatas,
por cima de cada rodela, coloque um pedaço de mussarela.

Distribua o molho, vá intercalando até finalizar com o molho branco. Salpique queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

 Sirva a seguir


Bom Apetite!!