Bolo Gelado de Abacaxi e Creme



Hoje começo a semana com minha participação no passatempo do 4º Aniversário do blog da Mary do O Meu Refúgio Culinário
Para tanto, deveria trazer um bolo para sua festa. Escolhi esse bolo, com muito carinho,  que é delicioso, bem fresquinho e leve. Espero que você goste Mary.
Parabéns pelo seu blog, que se façam muitos e muitos anos de sucesso, e que estejamos novamente o ano que vem comemorando essa alegria, e desfrutando das suas delicias.


Minha frase para a participação:  Meu bolo é para o blog O Meu Refúgio Culinário, é um bolo de aniversário.  Quer modelos de formas lindas para fazer um bolo com design, moderno, bonito, e para todas as ocasiões? Voce encontra na  A Metalúrgica


Vamos à receita:

Ingredientes

6 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água
4 colheres (sopa) de óleo
1 colher(sopa)de fermento e pó


Recheio

1 abacaxi maduro picado
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
1/2 litro de leite
1/2 lata de leite condensado
2 gemas
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (café) de essência de baunilha
1 litro de creme de leite fresco(batido como chantilly)
Reserve alguns pedaços de abacaxi p/decorar

Calda

2 xícaras (chá) de  água
2 xícaras (chá) de açúcar
4 a 5 cravos

Leve ao fogo todos os ingredientes e ferva por 15 minutos aproximadamente. Reserve

Modo de preparo

Peneire a farinha de trigo com o fermento em pó. Reserve. Misture o óleo e a água. Reserve. Aqueça o forno a 180ºC. Bata os ovos inteiros com o açúcar até que fique bem clarinho, quase branco. Isso leva cerca de 7 a 10 minutos. Abaixe a velocidade da batedeira e adicione a água. Bata mais um pouco. Desligue a batedeira e acrescente aos poucos a farinha e vá misturando com uma colher suavemente. Despeje a massa em uma forma redonda de 25 cm de diâmetro untada e enfarinhada, e leve para assar em 200ºC por cerca de 40 minutos ou faça o teste do palito
Para o recheio leve em uma panela o abacaxi picado com o açúcar e a água. Deixe cozinhando até obter um doce bem apuradinho. Reserve na geladeira.
Para o creme, leve ao fogo todos os ingredientes, até obter um creme homogêneo e consistente. Reserve na geladeira.

Depois de frio, corte o bolo em três partes.


 Regue a calda em cada parte. Coloque uma boa camada de creme e o doce de abacaxi por cima, repita o processo com a segunda camada e  finalize com a última parte



Cubra o bolo com chantilly e decore a gosto



 Bom Apetite!!



Se você quer participar do passatempo ainda dá tempo. Vai deixar de ir para essa festa? Participe.  É só clicar Aqui

48 comentários:

Cuca postou o comentário número:

Minha querida Josy, que bolo fantástico!!! Adoro bolos com ananás, ficam húmidos e frescos... O seu ficou maravilhoso, adorei :)

Beijinhos e uma semana fantástica*

Fabiola postou o comentário número:

Josynha, bolo lindo mesmo. Ótima escolha. Aliás, não é a toa que abacaxí tem coroa... é o rei dos recheios de bolo! Beijocas mil nesta semana que se inicia! Fabiola

Sonia postou o comentário número:

Josy, querida que belezade participação, o bolo ficou maravilhoso.
Sempre quetenho que escolher um bolo para festa este é o meu favorito, abacaxi, acho delicioso.
O seu ficou lindo, como sempre, a Mary vai ficar muito feliz.
Beijos e ótima semana

Maísa postou o comentário número:

Ai que delíca Josy! É do jeitinho que eu gosto, com frutas e bem fofinho...Showww!Beijão

CamomilaRosaeAlecrim postou o comentário número:

Noooossaaa Josy, meu bolo preferido! Pensou que era de chocolate? Não!! É de creme com abacaxi, adoro! Vou fazer, pois fiquei com vontade! Parabéns!
Beijos e um ótimo dia!
CamomilaRosa

Andréa postou o comentário número:

Bom dia minha amiga!
Um bolo feito com carinho só poderia ficar assim lindo e tentador!
Sou fã desse recheio e cobertura tbm, tudo perfeito!
Parabéns pela participação, a Mary vai amar!

Bjs, ótima semana ♥

sandra neiva postou o comentário número:

Josy querida amiga,
que maravilha de bolo, está muito bonito, parece daqueles bolos de pastelaria, gostei muito a decoração.
O interior com este recheio ficou bem guloso que vontade de comer uma fatia.
Também quero ver se participo neste desafio.

beijinhos

Marisa Vlasic postou o comentário número:

Minha mais que querida prima, que bolo fantástico!! Tudo perfeito, bolo, recheio e cobertura, todos deliciosos !! Estou babando aqui primaaa, que maldade…hehe

Muitas beijocas e uma linda semana!!

Mary - Strawberrycandy postou o comentário número:

Josy que óptima e deliciosa sugestão,...obrigada pela participação. Tudo certinho,....
Beijinhos,
Quer ganhar uma forma da A Metalúrgica, veja como, é só participar aqui:
http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2013/05/passatempo-do-4-aniversario-do-o-meu.html

FAZENDO ARTE postou o comentário número:

Bom dia Josy,
que bela participação... não poderia ficar melhor... bolo de abacaxi, bem recheado e molhadinho assim hummm... fica bom demais, lindo bolo!
Beijos e uma feliz semana,
Oslaine

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Bom dia Josy,
Parabéns ao Meu refúgio Culinário, à Mary e a si pelo aniversário também pelo lindo, delicioso bolo que preparou, com abacaxi ficou irresistível.
Boa semana, beijo,
Vânia

Marisa Valadas postou o comentário número:

Que bolo delicioso, com fruta e bem refrescante

Rosangela Cunha postou o comentário número:

Humm, que maravilha de bolo gelado Josy!!!! Adoro esse recheio de abacaxi com creme, acho bem levinho e super refrescante, o seu fiocu um arraso, nem preciso dizer que está uma delícia, né?
Beijinhos e um ótimo comeco de semana para você!!

marijose postou o comentário número:

Ummmmmmmmmm que rico¡¡¡, una delicia, besitos

Um toque de canela postou o comentário número:

Gosto muito deste tipo de bolo de ananás! Para além de lindo fica super delicioso!
Bjs e boa semana!

Artes da Mel postou o comentário número:

Josy esse bolo deve ter ficado divino! Adoro bolo com recheio de abacaxi!
Boa semana minha amiga!
Bjs
Mel

Blog do Chocolate postou o comentário número:

Mãezinha, minha querida,

Adoro !
Esse bolinho está, além de lindo, com uma aparência divinal... bem fresquinha, deliciosa, saciante... um bolinho perfeito, decerto que vai fazer um grande sucesso lá na festinha !

Beijinhos grandes, querida !

Isabel

Margarida Abreu postou o comentário número:

Ola minha querida amiga

Andei sumida, mas precisava de todo fazer uma pausa em meu blog e establecer algumas regras na minha vida e tb no proprio blog, aproveitando que o final do ano letivo é sempre muito cansativo fiz a pausa nessa altura.. agora ja com as regras e com as ideias em ordem estou voltando e visitando as cozinhas das amigas!!!

Olha que bela participaçao, esse bolo ficou um charme de tao lindo e gostoso... eu tb vou participar pois a Mary merece esse carinho todo que temos com ela... pensar num bolo lindo, mas tb bem saudavel para poder comer uma fatia sem culpa nenhuma!!! eheheh

Excelente semana para vc minha linda amiga!!!

Beijocas do tamanhao desse oceano que nos separa!

Margarida

Sabor no Prato postou o comentário número:

Olá Josy! Eu nem sou muito fã de abacaxi, mas este recheio do seu bolo me deixou com água na boca! Que delícia!! Ótima participação!

Abraços, Fabiana.

Eu que fiz... ou quase isso postou o comentário número:

Josy como sempre é de dar água na boca, quando eu olho pro seu blogue rsrs, olha que eu gosto mais de bolos sem recheios, mas com frutas eu amo.

bjs

Gélia

Susana Machado postou o comentário número:

huummm.... que delícia!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Formiguinha postou o comentário número:

Oi Dona Josy:)

Que delícia de bolo! Adorei:)
Também vou tentar participar na festa e espero me deliciar com o seu bolo e com outros:)

Boa Semana!
Beijinhos

Nice e Ana, temperado com carinho... postou o comentário número:

M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O, amiga, tá lindo eu particularmente amo bolo gelado, principalmente de abacaxi, ficou fofinho, o recheio e cobertura perfeito, parabéns!!!, bjs e uma boa semana, Ana ;).

Vera postou o comentário número:

Ai Josy, precisava mesmo de uma fatia deste teu bolo :) YUM

Sadhia Hage postou o comentário número:

oi minha amiga queridq amei viu amooo bolo de abacaxi o seu esta perfeito viu amada bjokas doces desulcp ea demora emn vir pequeno dodói de novo ok bjus

Edimara Iszczuk Almeida Bryk postou o comentário número:

Menina que delícia de bolo, faz lembrar o doce delícia de abacaxi que eu adoro.

Vai para o caderninho...hummmm

bjs
Edi

meuladoarteiro.blogspot.com.br

piteis da dinha postou o comentário número:

Oi Josy, adoro bolo de abacaxi ou melhor amo tudo que tenha abacaxi.
Fiquei c/ a boca cheia d'água, verdade mesmo, só de olhar p/as fotos, imagina se eu pego uma fatia, ataco né amiga? kkkk

Bjssssssss e uma semana de sucesso e abençoada p/vcs

luci postou o comentário número:

Que delícia de bolo eu adoro bolo de abacaxi e esse ficou perfeito
Boa semana Josy
beijos

Lu postou o comentário número:

adorei Josy, que super delicia.
ficou com uma cara ótima.
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Ginja postou o comentário número:

Josy minha querida,
que bolo lindo!! Festa que é festa tem de ter bolinho :)
E o seu arrasou!! Ficou lindo esse interior com o recheio super cremoso e o abacaxi.
Que tentação de fatia, fofa e cremosa, uma sedução.
Obrigado querida, por sempre ser tão carinhosa em seus comentários!!
Um beijinho.

Renata postou o comentário número:

A aniversariante deve ter adorado! Um bolinho desses, bem molhadinho e delicioso feito com tanto carinho... não tem preço!
bjsss

Santa Gastronomia postou o comentário número:

Bolo de abacaxi é tudo de bom, Josy, ainda mais nesse capricho todo, menina! Que festa bem comemorada!

Bjinhus..

São Ribeiro postou o comentário número:

A semana promete, logo na segunda um bolo maravilhoso imagino que virá por ai.
Ficou um bolo lindo e com um interior delicioso.
Essa fatia esta uma tentação.
Boa semana
bjs

Cristina postou o comentário número:

Josy, que deliciosa participação, arrasou amiga!sabe que já faz tempo que quero preparar um desses, eu amo o sabor desse bolo, mas não sei se consigo assim tão lindo e apetitoso?!
É muito bom estar de volta!!Bjs e uma linda semana!!

Iza postou o comentário número:

Quando eu vejo um bolo como o seu, simplesmente não consigo resistir!Que delicia!
Bjs

Sileni Machado postou o comentário número:

Josynha linda, eu tenho uma receita de bolo de abacaxi sua que imprimi e guardo com mt carinho com a certeza de que um dia irei fazer e agora vendo esta maravilha me veio à mente que realmente preciso fazer a sua receita! Não sei se esta é a mesma que eu tenho aqui, acho que é! Preciso fazer este bolo, deve ser delicioso demais!
Bjssss amiga e uma linda semana pra vc! =)
www.viveraprendendo.com

A Paixão da Isa postou o comentário número:

este bolo ele esta um sonho efresquinho deve ser uma loucura adorei bjs e boa sorte e tudo de bom

Vicentina postou o comentário número:

Salivando aqui de ver este bolo delicioso.
Escolheu bem sua participação.
Tenha uma boa noite!
Bjs

Nina Paim postou o comentário número:

Tá gostoso pra danar! Amiga eu amo uma tortinha de abacaxi, saio daqui babando.....beijinhos.

Alex postou o comentário número:

Nos últimos aniversários tenho sempre tido bolo com recheio de ananás. Esta versão está mesmo a deixar-me de água na boca.

Catarina postou o comentário número:

Estou neste preciso momento a comer abacaxi com morangos simples!
Espero que tudo esteja bem com você, Josy.
Bjos

Rita postou o comentário número:

Josi acabei de acordar e adoro tomar meu café com bolo,pode ser de aniversário mesmo, e esse eu chorei de vontade pq adoro bolo gelado e de abacaxi...enfim tomei meu coff com biscoitinho meeso rsrsrsrsr
Deixo um abraço com carinho
Bjuss
Rita╭•⊰✿¸.•*ღ ღ¸╭•⊰✿

Minha vida de campo postou o comentário número:

Bom dia Josy,
que delicia essa bolo, cremoso, bolo de abacaxi é o preferido de minha irmã anotei a receita para fazer no aniversário dela.
Bjos e tenha um dia precioso.

Léia postou o comentário número:

Josynha minha flor, a Mary com certeza gostou desse bolo, ficou divino e me deixou com vontade de uma fatia.Beijos no seu coração.

Cozinha de Mulher postou o comentário número:

O que dizer?
Sem palavras aqui..
Estou simplesmente babando.
Eu adoro bolos assim recheados.. e abacaxi então.. é tudo..
Oh dilícia.. srrs

Beijokas minha linda.. e uma tarde mega linda viu?

Belocas postou o comentário número:

Ficou com um aspeto tão fresquinho....
fofo....
super delicioso!!
Eu diria: também quero!!
Bjs e bom fim de semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...