Rosca Doce de Nozes e Frutas Cristalizadas


Esse pão doce é muito gostoso, lembra um pouco o bolo rei, mas com menor quantidade de frutos secos e frutas. Para quem não aprecia muito as frutas cristalizadas e uva passas, é uma ótima opção.
O resultado é um pão doce bem macio, e perfumado. Experimentem!

Ingredientes

1 tablete de fermento biológico (15g)
1 colher (sopa) de açúcar
1/4 de xícara (chá) de leite morno
3 colheres (sopa) de leite em pó
1 pitada de sal
1 ovo
100g de margarina
1/4 de xícara (chá) de creme de leite
3 xícaras (chá) de farinha de trigo

Recheio

50 grs de frutas cristalizadas
50 grs de nozes picadas
50 grs de castanhas do pará picadas
50 grs de uvas passas

Modo de preparo


Para a massa, misture o fermento e o açúcar, até dissolver totalmente o fermento. Misture o leite morno, o leite em pó, o sal, o ovo, a margarina e o creme de leite. Aos poucos acrescente a farinha de trigo. Trabalhe a massa até desgrudar das mãos. Se necessário, acrescente um pouco mais de farinha. Cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de volume.
Abra a massa e distribua as frutas, enrole como um rocambole, e corte com o auxílio de uma tesoura pedaços médios.




Pincele a rosca com gema, coloque em uma assadeira levemente untada com margarina. Cubra e deixe descansar por 10 minutos. Asse no forno preaquecido a 180º até dourar, aproximadamente 40 minutos. Decore com coco ralado (opcional)


 Bom Apetite!!

57 comentários:

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Bom dia Josy querida,
Que linda rosca, humm de nozes e frutas cristalizadas, obteve um belíssimo resultado com esta deliciosa e saudável rosca.
Ótimo final de semana, beijo,
Vânia

Rosangela Cunha postou o comentário número:

Hummm, que delíciaaaa Josy!!!Estamos em sintonia, também fiz um pao com recheio de nozes maravilhoso!!!!!!O seu tem um aspecto maravilhoso,e a massa parece ser bem fofinha!!!!!!!Parabéns!!!!!
Beijinhos

Sonia postou o comentário número:

Querida Josy, esta rosca ficou linda, gosto de pães que levam frutos secos e frutas cristalizadas.
Sua mesa de café está de dar água na boca. Tudo muito bonito.
Beijos e um ótimo final de semana.

Casa de nós dois postou o comentário número:

Meu Deus!!!! o que isso, que imagem linda logo assim de manha cedo.. josy tenho muita vontade de fazer pães mas sempre é uma briga eu e eles, nunca fica do jeito que eu quero, me enrolo toda com os fermentos, más um dia ainda faço um curso de panificação rsrsrsrsr....BJUSS QUERIDA TENHA UM FINAL DE SEMANA BAENÇÕADO...

patiabeija-flor postou o comentário número:

Olá Josy!!
Bom dia!!!
Que delícia de rosca... Esta linda e é super fácil de preparar!!!
Parabéns!!
Ótimo final de semana!!!
Beijocas!!

Nina Paim postou o comentário número:

Vou aí amiga, tomar um café com essa maravilha! Beijos;

Beth postou o comentário número:

Linda rosca amiga adoro frutos cristalizados, ficou com um aspecto maravilhoso, adorei!

Bjs

Daniana Bittencourt postou o comentário número:

Oi amiga!

Adoro esse clima de natal chegando e todas as comidinhas que exalam o cheirinho característico dessa época.
Amei essa rosquinha.

Que você tenha um ótimo final de semana.

Beijos,
Daniana
Blog Cozinha sem drama

Léia postou o comentário número:

Bom dia minha flor mais linda, você tirou uma foto sua e postou no blog no lugar da receita?
Linda, perfumada, deliciosa, atraente, que todos amam, é você.kkk
Brincadeiras à parte, minha amiga, que coisa linda que ficou essa rosca e pelas imagens deve ser deliciosa.
Fiquei aqui querendo uma pétala dessas para acompanhar meu cafezinho.
Beijos amiga do meu coração, que sua sexta seja especialmente abençoada e cheia de alegrias.

Andréa Potsch postou o comentário número:

Josy,
Nâo sou muito fã de pães doces, mas me animei toda para comer sua rosquinha! Parece deliciosa.
bjs

Catarina postou o comentário número:

Ai essas rosquinhas! E como seria bom ter uma agora mesmo para o meu cafe da manha!

Natércia postou o comentário número:

Josy minha querida!
Que maravilha de receita como sempre você sabe fazer!
Pode levar qualquer coisa da sua receita ai aos meus netinhos para melhor dizer netas pois são mais meninas do que meninos...um beijinho e um bonito fim de semana:))

Andréa postou o comentário número:

Olá minha amiga, bom dia!
Sua rosca ficou linda e pelo aspecto super deliciosa!
Eu amo frutos secos, vou fazer essa receita p/ o natal na casa da minha mãe.

Beijinhos, bom fds!

Sabor no Prato postou o comentário número:

Oi Josy! Que pãozinho fofinho!! Deve ficar bastante perfumado mesmo!!

Bom final de semana. Fabiana.
www.sabornoprato.com

Addicted postou o comentário número:

hummm...deve ser tão bom!
beijinhos,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/

Rita Castro postou o comentário número:

Olá Josy,

Que delicia de pão. Eu realmente não gosto nem de passas, nem de frutas cristalizadas. Mas hei-de experimentar esse pão só com as nozes e outros frutos secos. Porque tem um aspecto tão bom...

Bons cozinhados! *
Bom fim-de-semana.

Vivendo e Aprendendo postou o comentário número:

Querida Josy, uma rosca assim tão bem feitinha alegra demais o nosso dia! Deve ficar um cheirinho ótimo por toda a casa!
Lindo final de semana pra vc!
Bjsss
Sileni
www.viveraprendendo.com

Marbene Araujo Bueno postou o comentário número:

Olá garota, bom dia!

Interessante a textura desse pão.
Bem aerado e cheio de charme.

Muito bom, adorei.

Beijos, bom final de semana.

FAZENDO ARTE postou o comentário número:

Oi Josy, a sua rosca ficou com um visual maravilhoso, super fofinha e macia, ótima sugestão para o natal!
Beijos e um ótimo fim de semana,
Oslaine

Rachel postou o comentário número:

Bom dia amiga Josy...que delícia de rosca...adoro nozes e com certeza elas deram um gostinho muito especial a rosca, copiado!
Ótimo fim de semana para você!
Bjuss!!!

luci postou o comentário número:

Que delícia de rosca vou levar a receita
bom final de semana
beijos

MINHA VIDA DE CAMPO postou o comentário número:

Bom dia minha linda, que delicia, adoro coisas assim feitas em casa cheia de carinho. Que delicia tomar um café com esta rosca, já peguei a receita. Lá vai minha dieta hahaha. To pedindo pro marido a décadas fazer uma mesa na rua para tomar nosso café da manhã ouvindo o canto dos pássaros. Vamos vê se esse ano sai. Já me vejo sentada nesta mesa nos finais de semana apreciando essa bela rosca.
Bjos e tenha uma maravilhoso fim de semana.

Marisa Vlasic postou o comentário número:

Oi primaaaa !! Que vontade de passar aí e tomar um café com você saboreando essa rosca deliciosa !! Amanhã a noite estarei no Rio de janeiro, obaaa !!
Pena que vai ser super corrido, somente duas semaninhas, passa rápido demais, ainda mais pra curtir meu filhão, meus pais e amigos e a cidade, etc. etc..., senão ia te visitar !! Mas quem sabe da próxima vez.
Um beijo grande e um maravilhoso fim de semana.
Marisa prima.

Renata Boechat postou o comentário número:

Pãozinho já com cara de Natal hein amiga?

Gostei demais!

Lola velasco postou o comentário número:

Un pan fantástico y delicioso Yosy.
Besos y feliz viernes.

Milia postou o comentário número:

Adoro este tipo de roscas Josy y me encanta la forma que le has dado, ha quedado preciosa, no se si te copiaré la receta, pero la forma seguro.
Un beso y buen fin de semana

Xana postou o comentário número:

Que linda e apetitosa :)... Adoro este tipo de brioche!!
beijinhos

Xana postou o comentário número:

Que linda e apetitosa :)... Adoro este tipo de brioche!!
beijinhos

Gina postou o comentário número:

Querida Josy.
Esta rosca já faz lembrar Natal, e é uma boa sugestão, que só a Rainha dos Pães poderia fazer tão bem.
Bom fim de semana e beijinhos da Gina

Marly postou o comentário número:

Olá, Josyta,

Preisei dar só dois cliques para abrir os "coments", rsrs.
Minha amiga, você parece que adivinha os meus pensamentos, pois desde ontem que estou folheando livros de culinária atrás de uma boa receita de pão doce (ou rosca, claro) e olha uma ótima aí, né? rsrs. Deve ter ficado mesmo uma delícia, obrigada pela partilha.

Beijo e bom fim de semana!

RioSul postou o comentário número:

Ahhhhhhhhh Josy, isso é covardia ...

Minha mulher já briga comigo que eu não saio daqui levando receitas pra ela fazer, sem contar que estou ficando redondo ... rsrsr

Mas essa levo também ... deixa ela brigar ... mesmo brigando ela faz ...

Vim te desejar um ótimo final de semana minha linda amiga.

Abraços
RioSul

piteis da dinha postou o comentário número:

Oi amiga, passei p/ deixar bjsss e desejar um FDS maravilhoso, aí fui presenteada com essa receitinha que já vai p/ lista do natal.

Bjssssssss querida.

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto postou o comentário número:

oi Josy,iria muito bem uma fatia dessa rosca agora com uma xicara de café com leite,bjs Rosinha

Prata da casa postou o comentário número:

Hummmm que delícia de aspeto e que sabor!! Adoro frutos secos e este ficou fabuloso.
Bj
Márcia

Magda Moreira postou o comentário número:

Olá!!!!! Meu nome é Magda Moreira, sou autora do Blog de divulgação AGENDA DOS BLOGS.
Nesta semana, eu indiquei vários Blogs cadastrados à ganhar o prêmio AGENDA DE OURO – MELHORES BLOGS DE 2012. Cada um tinha o direito de indicar 2 Blogs amigos para presentear esse prêmio e o seu Blog foi escolhido. Seu amigo foi: O Blog RioSul. Passa no meu Blog e pega o seu prêmio!!!Você pode conhecer o meu outro Blog CHARMOSAS.COM, QUE FALA SOBRE ASSUNTOS FEMININOS. Bjs!!!!
http://www.agendadosblogs.blogspot.com.br
http://charmedemulheres.blogspot.com.br

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

AMOOOO...PÃO COM NOZES!!!! FICOU LINDÃO!!!!

BJS...UM EXCELENTE FINAL DE SEMANA!!!!

CamomilaRosaeAlecrim postou o comentário número:

Que maravilha Josy! E creme de leite na massa!!! Adorei e vou fazer, sou fã de pão doce!
Beijos e ótimo final de semana, com paz na sua casa!
CamomilaRosa

Rosa Santos postou o comentário número:

Olá querida josy!
Essa massa,com nozes e ainda frutas cristalizas me deixa de queixo caído.
Ficou lindo e tão fofo e a maneira de fazer é muito original.
Aqui, agora que está frio e as massas levedas são difíceis de trabalhar, mas tenho que experimentar.
Viu o mail josy?
Um beijinho amiga.

Lu postou o comentário número:

Josy, adorei.
que super delicia.
gostei como vc dispos sobre a forma, dá um UP, né?
fica diferente.
Bom Final de Semana!
Beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Brisa Maritima postou o comentário número:

Oh minha querida "mamãzinha", você anda novamente a tentar-me com estes pãezinhos, olhe que vou ficar viciada... eheheh

Que linda rosca, amiga, ficou fantástica, que vontade de dar uma dentada, adorei mesmo !

É uma receita que também vou levar comigo ! :-)

Beijinhos

A arte em ser mulher postou o comentário número:

Hum querida que delícia de rosca.
Abraços e ótimo final de semana.
Camila Marinho.

Renata postou o comentário número:

além de linda, essa rosca deve ser realmente muito saborosa. Boa sugestão para as festas de final de ano. Fico imaginando o café da manha do dia seguinte com esse pão... hmmmm
Josy, amiga, muito obrigada pelo apoio lá no TP&A, viu?
bjsss

Rita postou o comentário número:

└──●►
Nesse sábado quero deixar um abraço
e um final de semana cheio de muita
alegria, gostar dos seus post me faz
feliz pq tem tudo que gosto
Lindo como sempre,parabéns
Pão doce é minha perdição com
chá de hortelã hummmm
Agradeço sempre sua visita
Bjuss
Rita
└──●►

Cozinha de Mulher postou o comentário número:

Eita dilícia!!
Amiga que convidativa essa rosca...
Eu adoro frutinhas.. hummmm
Bom demais da conta..
Tenho que deixar esse medo de fazer pães de lado.. e botar a mão na massa amiga srrs
Um beijo carinhoso e um sábado especial viu?
Sheila

dicionariogastronomico postou o comentário número:

Josy, adorei essa rosca- como sou fã do bolo rei, com certeza iria ser fã também dessa :) beijos

Ginja postou o comentário número:

Olá Josy,
eu sei que já disse mas adoro seus pães e roscas doces e salgados.
Este ficou com um formato lindo e com sabores delicados próprios dessa época do ano, por aqui :)
Adoro este tipo de pão doce que faz lembrar bolo rei.
Ficou delicioso.
Amiga, bom final de semana.
Um beijinho.

Alice postou o comentário número:

Oi querida Josy!
Que delícia de rosca, ficou tão linda! Eu adoro frutos secos e passas, deixam as massas super deliciosas! Não aprecio muito as frutas cristalizadas, mas assim é perfeito, com pouquinhas eu não me importo!
Um grande beijinho e tenha um excelente fim de semana:)

Ana postou o comentário número:

Olá Josy! Obrigada pela visita lá no blog. Eu tbm adorei a sua receita. É que eu vivo tentando fazer uma rosca decente e ainda não consegui. Acho que o meu forte não é o pão... mas, ainda assim vou tentar fazer a sua receita. Bjusss.

Danni e Lype postou o comentário número:

Querida Josy,
Nossa!!! ADOREI!!! Que DELÍCIA!!! Eu adorei a forma como montou essa rosca e ainda nos ensinou... Muito obrigada por compartilhar esses ensinamentos e DELÍCIAS!!!
Grande beijo e um ótimo domingo, Irene

Artes da Mel postou o comentário número:

Josy q delicia! Acresça fiou linda e certamente muito saborosa!
Bjs e bom domingo!
Mel

betisses com doçura postou o comentário número:

que maravilha de rosca, parece deliciosa, beijinhos.

Alvaro Pisani postou o comentário número:

Josy, cada vez melhor. Cada receita uma cachoeira de agua na boca !!!
Alvaro

são33 postou o comentário número:

Ficou linda essa rosca,hoje também fiz mas salgada.
bjs

Gina postou o comentário número:

Josy, você nem imagina a vontade que me deu de fazer esse pão! Não posso ver um pão que aparenta ser saboroso (além de bonito), que a vontade é de correr pra cozinha...
Boa semana!!

Lenita postou o comentário número:

Olá amiga Josy,
mais uma criação sua que me deixa encantada!
Que lindo pão doce, com sabores que já cheiram a Natal, uma massa que se adivinha bem fossa e muito saborosa!
Você é perita neste tipo de receitas, sempre ficam 5 *****
Bjs e continuação de boa semana.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...