Quiche de Ricota com Tomate Cereja


O tomate cereja é reconhecido pelo excelente sabor e atrativa coloração vermelha e uniforme que lembra uma cereja, sendo muito utilizado na ornamentação de pratos. Desde 2002, o Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) estuda diversos acessos de tomate cereja produzidos em sistema orgânico. Até agora, mais de 40 acessos já foram plantados para avaliar o efeito de diferentes tratamentos na agricultura orgânica para controle de pragas e doenças.
Ele é ótimo para quem quer perder peso, porque é pouco calórico, além de ser boa fonte de vitamina C e de potássio; e ser utilizado como fonte de licopeno, substância anticancerígena.

Aproveitando uma caixinha desses frutinhos deliciosos, fiz essa quiche que ficou muito saborosa, e que foi servida a uns amigos que recebi em casa. Todos aprovaram.

Ingredientes Massa

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
125 grs de manteiga gelada, cortada em pedacinhos 
1 pitada de sal
1/4  xícara (chá) de água gelada 

Ingredientes Recheio

2 ovos inteiros
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco 
250 grs de ricota fresca
sal a gosto
tomates cereja cortados ao meio
manjericão seco a gosto
azeite a gosto

Modo de preparo

Para a massa, coloque em um recipiente a farinha de trigo, a manteiga e o sal, misturando com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Acrescente aos poucos a água gelada formando uma massa homogênea. Reserve a massa na geladeira, enquanto prepara o recheio
Para o recheio, bata ligeiramente os ovos, junte o creme de leite, sal e a ricota, misture bem.
Abra a massa e  forre com ela uma forma de fundo falso,  de 28 cm de diâmetro e com um garfo, faça furos na superfície da massa. Despeje o recheio sobre a massa e por cima, distribua cuidadosamente os tomates temperados com azeite. Salpique o manjericão.

 Leve ao forno préaquecido por cerca de 30 minutos aproximadamente.


 Sirva quente ou fria


Bom Apetite!!


31 comentários:

cristina fonseca postou o comentário número:

Hummm Josy ... eu estou aqui cheia de fome... desejosa de sair do trabalho para ir almoçar e vejo uma coisa destas!!!! Que delicia!!! Adoro tomate cereja :)
Beijinho e bom fim de semana ;)

Xana postou o comentário número:

O aspecto ficou maravilhoso!!!
Adorei a mistura de ingredientes :)
um beijo querida

Catarina postou o comentário número:

Gosto muito de quiche. Bom fim de semana, Josy. : )

são33 postou o comentário número:

FICOU LINDA OS ESSES TOMATES.
GOSTEI MUITO DO RECHEIO POIS ADORO RICOTTA.
BOM FIM DE SEMANA
BJS

Renata postou o comentário número:

São mesmo deliciosos esses tomatinhos cereja. Certa vez comi uma quiche parecida com essa feita por uma amiga e estava maravilhosa, agora posso anotar a sua receita para fazer também. Ficou linda demais!

arte da sadhia postou o comentário número:

hummmm que delicia miga ...amei parabns bjokas bom findi

Regina Fernandes postou o comentário número:

Josynha como não gostar dessa espetacular quiche,ainda mais feita por vc que enche de amor e capricho em tudo que faz.Até eu q sou bobinha,rs...ia me debruçar sobre ela e devorar tudinho sem deixar ao menos um farelinho!!!!
Também amo esses tomatinhos são muito saborosos.
Meu docinho,muito docinho de amiga, bju gde e ótima eleição. Re

Cozinha de Mulher postou o comentário número:

Amiga de Deus!! Que coisa mais linda..
Hummm anotadíssima aqui.
Olha que ficou uma perdiçãozinha viu?
Eu outro dia comprei uma bandeja pequenininha mais linda desses tomatinhos são muito saborosos né?
Hummmmm

Como sempre arrasa amiga..

Beijo
Sheila

Milia postou o comentário número:

Aparte de todas esas ventajas para la salud, es muy bonito y muy rico y en una quiche como la tuya ¡una exquisitez!
Un besiño y buen fin de semana

Blog do Chocolate postou o comentário número:

Amiga querida,

Gostei das informações acerca dos tomates pequeninos, é sempre um complemento para quem não tem idéia sobre as propriedades de alguns legumes. :-)

A quiche ficou espectacular, linda, eu cá adoro tudo o que são tartes, quiches e afins... faria uma excelente refeição para mim, sem dúvida.
ficou perfeita ! :-)

Beijinhos

Amiga, quando quiser visite o meu novo espaço onde colocarei publicações de temas variados: http://brisa-maritima.blogspot.pt/

luci postou o comentário número:

Que delícia e ficou linda,bom final de semana
beijos

Rita postou o comentário número:

✫. `⋎´ ✫❤✫..
Olá hoje vim deixar, meu abraço de
um bom final de semana.
Agradecer todas as suas mensagens
deixada no meu Cantinho
Parabenizar pelas suas belas postagens, sendo elas do seu agrado
me agrada também.Se a foto tá linda imagine o sabor
Bjusss carinhosos
Rita
✫. `⋎´ ✫❤✫..

Brechique da Dodoca postou o comentário número:

Oi, minha queida amiga Josy!

Estou há 3 dias com dificuldades de acessar os blogs dos amigos!
Espero que hoje dê certo, pelo menos, de primeira, consegui abrir o seu!
Ainda não almocei e deveria ter ido agora a blog de crochê! rsssssss Essa sua quiche me deu uma fome! rssssssssssssss
Bjsssssssssssssss, quérida!

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Querida Josy,
O quiche de ricota e tomate cereja em apresentação, benefícios nutricionais é nota 100, ficou belíssima e deliciosa.
Beijo,
Vânia

O Coração da Casa postou o comentário número:

Pois é, eu também iria adorar. Quiche é uma daquelas coisas que poderia comer várias vezes, é muito versatil e super saborosa. esta com um aspecto tentador Josy! :)

CRIKA postou o comentário número:

Amiga sua torta ficou linda, super colorida e fiquei morrendo de vontade de prová-la principalmente porque é feita com tomatinhos eu AMO comer esses tomatinhos na salada, lanchinho nunca faltam aqui em casa!!! Tenha um ótimo final de semana!!! Bjks

Cristina postou o comentário número:

Oi Josy, quiches saõ práticas e deliciosas, depois que experimentei a primeira vez, estou sempre buscando novas combinações...com tomatinhos assim ainda não fiz, deve ficar bem leve!
Bjs e um lindo final de semana!!;)

Viviane Alves postou o comentário número:

Amiga Josy, suas receitas são maravilhosas e as imagens já aguçam o apetite. Fotos maravilhosas e muito bem tiradas. preciso fazer um curso com vc kkkk
bjs e um ótimo domingo
Vivi
http://www.viviass.blogspot.com.br/

Fê Dayrell postou o comentário número:

Josy ficou de comer com os olhos, estou literalmente babando.
bjo

Mary - Strawberrycandy postou o comentário número:

Josy, esta quiche ficou linda e deliciosa certamente,...
Beijinhos,
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt

Prata da casa postou o comentário número:

Olá Josy: ficou tão linda com o contraste entre o vermelho dos tomates cereja e o branco da ricota.Para além disso,deve ser deliciosa.
Bj
Márcia

D Augusto postou o comentário número:

Muito apetitosa ess Quiche Josy. Parabéns. Acho lindo tomatinhos cerejas.

beijos

Gina postou o comentário número:

josy querida.
Mais uma delicia que vou ter que levar, é para o meu genrinho vegetariano, boa desculpa...mas na verdade é para todos que adoram, só que eu falo, já que não sou boba...que fiz para ele,,ah!ah!..e assimganho alguns pontos mais de carinho! Sem brincadeiras amiga, ficou muito bonita e gostosa. Beijinhos da Gina

Ana Paula postou o comentário número:

Josy...mas tá linda essa quiche, heim!!!Sem palavras e de "bocaberta" olhando para ela!!! Delicious, querida! Bjkas.

Sabor no Prato postou o comentário número:

Olá Josy!! Mais uma quichê linda!! Acho que eu comeria alguns muitos pedacinhos, rsrs, eu sou super fã de tomate cereja e gostei muito de saber as informações nutritivas dele.

Abraços, Fabiana.

Luma Rosa postou o comentário número:

Delícia!! Adoro a combinação de tomate com queijo branco e a sua sugestão veio a calhar! Estou com uma caixinha de tomatinho cereja na geladeira!! :) Bom Domingo! Beijus,

Executiva de Panela postou o comentário número:

Linda quiche Josy! Bonita mesmo. Além disso, deve ser deliciosa. As fotos ficaram ótimas! Beijos, Paula

Ginja postou o comentário número:

Olá Josy!
Por cá fim-de-semana prolongado, sexta foi feriado.
Tive pouco tempo para cozinhar e mimar os meus e alguns percalços, mas uma quiche assim dá gosto de fazer e comer amiga.
Adoro a textura da ricotta e os tomatinhos cherry são fabulosos.
Uma boa escolha!
Um beijinho e bom domingo!

Lenita postou o comentário número:

Querida Josy,
Eu sou apaixonada por estes tomatinhos! Resolvi experimentar plantar num pequeno canteiro alguns pés e tenho tido lindos tomates cherry totalmente biológicos.
A sua quiche está maravilhosa na apresentação e aposto que no sabor também.
Bjs

Shapalmas postou o comentário número:

Josy querida...vc e suas quiches deliciosas...e eu aqui,com agua na boca e sem conseguir acertar essa massa.Ou eh muito dificil mesmo,ou eu escolho sempre o dia errado pra fazer...um dia desses eu acerto.
Querida,estou de volta e com muitas saudades...agora vou tentar colocar as visitas em dia e sofrer com tanta gostosa que tem por aqui...vai faltar dias pra poder reproduzir tudo que vejo...hehehe mas devagarinho vou chegando la...
Grande beijo e obrigada pelo carinho...

Sharon

http://viramexeefaz.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...