Abobrinhas Gratinadas - BC Comer Bem Para Viver Melhor


Dando inicio a nossa BC Comer bem para viver melhor, o legume escolhido foi a abobrinha. Como a maioria de vocês sabem, sou fã nº 1 desse legume, e quero falar um pouco dessa delicia.
A abobrinha verde, por ser alongada, é as vezes confundida com o pepino.
Embora tanto a abobrinha quanto o pepino sejam membros da família das cucurbitaceas, a abobrinha é mais  prima da abobora do que do pepino.
A abobrinha é, sem duvida, a mais popular de sua especie. Colhida e consumida enquanto ainda esta verde, a abobrinha tem casca macia e carne tenra de cor clara. A abobrinha, como outros vegetais de sua especie, é composta de aproximadamente 94% de agua, o que a torna um dos vegetais com menores taxas calóricas. Uma xícara de abobrinha crua fatiada possui menos de 20 calorias
Existem abobrinhas muito grandes e os horticultores frequentemente as encontrarão em folhagens gigantescas, escondidas sob folhagens densas. Porem, o sabor é melhor quando a abobrinha é consumida ainda pequena.
A medida que crescem, tendem a ficar mais fibrosas e perdem o sabor. Quando for comprar abobrinha, procure as firmes e pesadas. Embora possa ser conservada na geladeira por alguns dias, a abobrinha estraga rapidamente.
Encontradas em poucos restaurantes e mercados no Brasil, as flores de abobrinha são muito presentes na gastronomia italiana. Nesse país, são consumidas fritas, recheadas e empanadas como um tempurá.
Que tal incluir esse legumes nutritivo e leve no seu cardápio diário?

Escolhi fazer esse gratinado com duas espécies de abobrinha que gosto muito, a Italiana e a Paulista. Juntei as duas e ficou muito saborosa. É um prato rápido e prático de fazer, e vai muito bem acompanhado com uma salada verde, ou mesmo uma sopinha em dias de frio. Experimentem.

Ingredientes

2 abobrinhas italianas
2 abobrinhas paulista
2 tomates
mix de temperos a gosto (orégano, manjericão, salsinha, cebolinha)

Cobertura

1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de requeijão cremoso
sal a gosto
azeite a gosto
queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo

Lave e corte as abobrinhas em rodelas não muito grossas. A abobrinha paulista, usei só a parte do pescoço, a parte mais larga guardei para outras receitas.
Fatie os tomates também, em rodelas. Tempere-os com o mix de temperos e distribua intercaladamente em uma assadeira untada com azeite. Reserve.


Em uma panela, leve a margarina para aquecer. Junte o leite com a farinha de trigo dissolvida e acrescente o requeijão e o sal. Misture muito bem. Despeje sobre as abobrinhas e salpique queijo ralado. Cubra com papel alumínio e leve ao forno em temperatura baixa 180ºC por 30minutos. Retire o papel alumínio, verifique se já estão macias, e volte ao forno para dar uma leve douradinha.


 Bom Apetite!!



Essa blogagem é uma iniciativa à quatro: Eu, Margarida, Aninha e Kati
Lembrando que  do dia 11/10 até dia 17/10 vocês podem participar com muitas delicias feitas com a abobrinha,  podem participar com receitas novas, ou já publicadas
E não esqueçam: Dia 18/10 - BANANA
Mais detalhes  clique AQUI 


CONFIRAM OUTRAS PARTICIPAÇÕES
























1. www.artesdamel.com/2012/09/pizza-de-frigideira-...Pizza de Abobrinha  
2. cozinhaterapiavovoszinha.blogspot.com.br/2012/0...escondidinho de abobrinha  
3. desdeminhajanela.blogspot.de/2012/09/lasanha-de...Lasanha de abobrinha com carne moída  
4. katmont.blogspot.fr/2012/10/rolinhos-de-abobrin...Rolinhos de abobrinha com camarão  
5. receitasdaromy.blogspot.pt/2012/09/doce-de-bana...Doce de banana e courgete  
6. www.falandocomasbatatas.blogspot.com.br/2012/10...Abobrinha verde em palitos  
7. meusdotes.blogspot.com.br/2011/12/abobrinhas-co...Repeteco "Abobrinhas com cebolas"  
8. cozinhaterapiavovoszinha.blogspot.com.br/2012/0...abobrinha recheada com aveia  
9. cozinhaterapiavovoszinha.blogspot.com.br/2012/0...rocambole frio  
10. cozinhaterapiavovoszinha.blogspot.com.br/2012/0...rolinhos de abobrinha  
11. apenasmulhernacozinha.blogspot.com.br/2012/10/1...Sheila  
12. euquefizouquaseisso.blogspot.com.br/Receitas com Abobrinha - Ratatouille au Four  
13. kalanguinho-rosa.blogspot.com.br/Mini penne com abobrinha e presunto  
14. aromamineiro.blogspot.com.br/2012/10/bolo-integ...Bolo Integral de Abobrinha e Carne  
15. katmont.blogspot.fr/2012/10/sufle-de-abobrinha-...Suflê de abobriha com queijo  
16. katmont.blogspot.fr/2012/10/mil-folhas-de-abobr...Mil folhas de abobrinha  
17. katmont.blogspot.fr/2012/10/rolinhos-de-peixe-e...Rolinho de peixe espada com abobrinha  
18. www.pitacogastronomico.com/2012/09/espaguete-al...Espaguete alho e óleo com abobrinha  
19. come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com.br/2012/10/c...Courgette Recheada com Pescada  
20. cantinacorderosa.blogspot.com.br/2012/09/torta-...Torta de abobrinha - Cantina Cor de Rosa  


38 comentários:

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Bom dia Josy,
É uma deliciosa, apetitosa e saudável receita de abobrinhas gratinadas, ótima sugestão.
Bom feriado, beijo,
Vânia

FAZENDO ARTE postou o comentário número:

Oi Josy, que sugestão leve e deliciosa para o almoço! Eu tambem sou super fã de abobrinha e a sua receita parece muito pratica e gostosa.
Um ótimo feriado, bjs Oslaine

Rosangela Cunha postou o comentário número:

Sou simplismente louca por abobrinha, ela é super versátil, dá fazer pratos incríveis com ela, já fiz até bolo de chocolate com abobrinha,que ficou uma delícia com a massa bem molhadinha!!!!!!!!Parabéns por essa inicitiva de mostrar aqui comidinha que fazem bem para o corpo e para a alma!!!Se vc pu der dá uma passadinha no meu cantinho, ficaria imensamente feliz!!!!Vou deixar aqui abaixo o link com o bolo de chocolate com abobrinha para que vc dê uma olhadinha,tá? Bjossss
http://desdeminhajanela.blogspot.de/2012/03/chocolate-zucchini-cake-bolo-de.html

Carminha Lyra Andrade postou o comentário número:

Bom dia amiga
Super apetitosas suas abobrinhas!
Adorei =)

arte da sadhia postou o comentário número:

eu adoro também pois é um legume versatil e que podemos criar muito na cozinha com ela .não é mesmo ...amei amiga esta magnifico o pratinho bjão

Sabor no Prato postou o comentário número:

Olá Josy! Estas abobrinhas gratinadas ficaram lindas e apetitosas. Você é mesmo uma fã de abobrinhas e faz pratos excelentes com elas. Eu já não sou muito fã e acho que nem sei distinguir a abobrinha italiana da paulista, rsrs, mas pelo menos do pepino eu sei diferenciar, rsrs, eu acho, né? Parabéns pela blogagem coletiva!!
Ah, hoje eu postei a salada de frutas com iogurte grego, não resisti e fiz correndo, rsrs. :)

Abraços e bom feriado. Fabiana.

Renata postou o comentário número:

Josy, mais uma vez, obrigada pelo incentivo! Quem sabe este era o "empurrãozinho" que faltava :o)
Agora, essa abobrinha (ou melhor, abobrinhaSS) ficaram um arraso! Além do visual prá lá de bacana e colorido, o sabor deve ser 10! Também sou fã de abobrinha e gratinados!
bjsss

são33 postou o comentário número:

Amiga as suas receitas com abobrinha são sempre um delicia.
Esta ficou perfeita e tão linda.
bjs

cristina fonseca postou o comentário número:

Hummmm que delicia Josy !!!
Adorei a sugestão!
Vou fazer com certeza !
Beijinho doce :)

luci postou o comentário número:

Que prato mais lindo Josy e deve ser delicioso
Bom feriado
beijos

Artes da Mel postou o comentário número:

Josy adoro legumes assados. Essas abobrinhas devem ter ficado muito saborosas!!!
Bjs
Mel

Rita Castro postou o comentário número:

Olá Josy,

Ficou um prato bastante colorido e muito saudável. Ficou lindo!

Bons cozinhados*

D Augusto postou o comentário número:

Eu também sou do time das abobrinhas Josy. To morto de vontade de fazer um macarrão com molho de abobrinhas que passou por aqui esses tempos também.
Gratinadas assim deve ficar ótimo idem.

Beijos

Fuat Gencal postou o comentário número:

Ellerinize sağlık. Çok güzel ve iştah kabartıcı görünüyor.

Saygılar.

Cozinha de Mulher postou o comentário número:

Peraí... estou limpando a baba que está escorrendo aqui rrsr
Minha amiga que perdição é essa?
Jesus poe a mão..
Eu amei.. amei.. amei..
Ficou um prato lindo... colorido e imagino eu que o sabor está de matar..
Ai que eu quero!!
Vou te confessar, lá em casa não somos acostumadas a comer abobrinha... ontem quando fiz meu prato, só a Talitha experimentou.. a Ágatha torceu aquele narizinho lindo dela srrsr Ela não come nem que amarre srrs
Mas vou contar a Talitha aprovou viu?
Eu adorei... vou postar o meu ainda.. Mas já devo confessar que agora vou ter várias receitinhas com abobrinha para experimentar né?
Olha a BC de vocês com certeza será um grande sucesso e eu vou ficar acompanhando essas gostosuras de pertinho..
Hummmmmmmmmmmmm

Um beijo carinhoso e uma tarde linda viu?
Sheila

A Paixão da Isa postou o comentário número:

humm mas que maravilha de refeiçao e ainda por cima é mt boa para a saude adorei parabens bjs

Marly postou o comentário número:

Olá, Josyta,

A mistura das duas abobrinhas resultou original e colorida, ótima idéia! Adoro abobrinha,
já disse várias vezes, né? rsrs.

Beijo, boa tarde e bom feriado!

Ginja postou o comentário número:

Que coisa boa Josy!
Eu sei que você é super fã de abobrinha, eu também adoro.
Não passo sem ela em meus estufados, sopas, massas e bolos!!
Esse gratinado está delicioso e lindo de tão colorido.
Parabéns pela sua receita.
Dá vontade de comer :)
Um beijinho.

Ana Claudia postou o comentário número:

Josy adorei essa abobrinha, vou fazer dessa forma, está linda e apetitosa!!
Beijinhos, bom final de semana.
Aninha

Michelle Carvalho postou o comentário número:

Olá,

Muito legal a iniciativa de vocês, vou tentar em algum momento participar, em meio a essa correria, vou me programar!Eu não sou muito chegada a Abobrinha, mas seu prato está lindo. Adorei a ideia da banana.
Beijos

Andréa postou o comentário número:

Minha amiga do meu coração, boa tarde!
Eu amo abobrinha, não dá pra ficar sem ela de jeito nenhum!
Parabéns à vcs pela iniciativa, BC, nota 10, super esclarecedora e ajuda muito as pessoas que não tem o habito de comer, verduras e legumes em geral!
Seu gratinado ficou bom demais!

Beijinhos, fica com Deus!

Kati Monteiro postou o comentário número:

Josy, que prato lindo! Bem colorido, do jeito que eu gosto.
E o melhor é que saudável e tem a minha (nossa) amada abobrinha. Não conhecia esta abobrinha amarela, mas adoraria provar.
Beijos

Kati Monteiro postou o comentário número:

Josy, coloquei tua receita na minha lista, tá?
Beijos

Margarida Abreu postou o comentário número:

Comer bem para viver melhor, que mote excelente.... Olha aí a tuga dorminhoca que acabou nao mudando o post de hoje pelo da abobrinha... afff adormeci quando abri os olhos eram 8:14, foi tomar duxwe rapidinho, levantar as crias, vestir e escola... e apresento... Uma mousse de lima... PODE??? PODE??? nao ... mas foi o que aconteceu... :(((( Afff... peço desculpa. Mas como tenho ate ao dia 17, vao se fartar de ver receitas de abobrinha por aqui!!!

Essa maravilha gratinada e bom d+, um aspeto delicioso e uma carinha de quero +.... Vcs estao colocando a fasquia alta d+ para a minha pessoa ehehehehh!!!!

Mega beijocas do tamanho do infinito e mais alem

Margarida Portuleira

Rosangela Cunha postou o comentário número:

Josy ,obrigada pela visita lá no meu cantinho!!!! Adoro vir aqui sempre!!!!!!Muitos beijos

Fê Dayrell postou o comentário número:

Josy comer bem é fundamental, comer bem esta abobrinha gratinada é essencial. Minha amiga estou aqui babando neste prato.

bjo
Ah meu brinde chegou terça feira, depois vou colocar as fotos, amei todos produtos.
bjo

Léia postou o comentário número:

Josy minha amiga querida, minha flor.
Imagina só se você ia escolher abobrinhas não é.Você não suporta o sabor delas, rsrs.Ficaram lindas suas abobrinhas gratinadas, e ninguém melhor que você para prepará-las.Comida feita com amor só pode ser deliciosa.Adorei e fiquei com vontade de provar.Beijos minha amiga e uma linda noite.

Gina postou o comentário número:

Josy querida
Que delicia saudável de sugestão para o feriado ou fim de semana. Ficou muito bonita e o mais importante gostosa Bom fim de semana e beijinhos da Gina

piteis da dinha postou o comentário número:

Olá minha amiga querida, preciso muito mesmo aprender a comer abobrinha, e estou iniciando o aprendizado com vc amiga kkkk
Abobrinha tem sido sempre a minha última opção , mas agora vendo as receitinhas da BC, acho que já estou me acostumando com a ideia.

Quanto a churrasquita , quebra o maior galho mesmo.

Bjssss querida e um maravilhoso feriadão.

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

QUE DELÍCIA!!!!
FICA MUITO SAUDÁVEL!!!!

BJS...UM ÓTIMO FERIADO!!!!

Romy Almeida postou o comentário número:

Que delicia Josy :)
Não conhecia a abobrinha paulista... é bem amarelinha não? interessante :)
Adorei a receita, deve ser uma delicia e bem simples como gosto :P

Beijinhos

Lina postou o comentário número:

Olá, Josy! Que delícia esta receita de abobrinha. Não me esqueci da BC, vou publicar para a semana!
Beijinho

Akemi postou o comentário número:

Boa noite, Josy! Nossa, quantas coisas gostosas andei perdendo! As queijadinhas e estas abobrinhas já estão na minha listinha! Bjss e um ótimo final de semana!

Nina Paim postou o comentário número:

Que abobrinha malvada, me deixou com vontade desse gratinado hummmmmmm...beijos

Lina postou o comentário número:

Boa noite, querida amiga Josy!Não poderia faltar de jeito nenhum à vossa ótima coletiva, publiquei hoje a minha participação. Adorei a sua receita, não fosses uma especialista em abobrinha(o legume, claro!). Quando tiver um tempinho vou ver as outras participações!
O link:
http://aromadecaf.blogspot.pt/2012/10/massa-com-courgette-e-acelga-bc-comer.html

Beijinhos

Eu que fiz... ou quase isso postou o comentário número:

que delicia estou adorando esta blogagem, pois descobrimos várias receitas.

tb estou participando não achei como inserir aqui no seu blog

http://euquefizouquaseisso.blogspot.com.br/2012/10/receitas-com-abobrinha-ratatouille-au.html#comment-form

bjs

Gélia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...