Tarte Tatim de Maçãs da Sandra


Olá meus queridos e queridas quando vi essa receita lá na Sandra do blog Receitas do caldeirão da Bruxa Solar fiquei enfeitiçada, natural,  vindo daquela bruxinha talentosa. Os efeitos que as receitas dela me causam já me renderam um pasta cheinha de receitas por fazer, por que voces que a conhecem irão concordar comigo que as receitas daquela bruxinha são surpreendentes e sempre deliciosas. Recomendo que voce vá lá conhecer o blog , tenho certeza que vai gostar, voltar e adorar. Fiz a receita sem a carambola que pede na receita, por que eu não tinha na hora, mas como vou repetir, na próxima farei com a carambola. Na falta da carambola, coloquei duas cerejinhas para fazer uma frescurinha hehe. Experimentem, fica deliciosa.
A receita à risca está AQUI

Sandrinha, obrigada,embora a minha não ter ficado linda como a sua todos aqui em casa adoraram

Ingredientes

200 grs de farinha de trigo
100 grs de manteiga gelada em cubos
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (café) de canela em pó
5 colheres (sopa) de água gelada

Recheio

10 maçãs grandes tipo Fuji ou Gala, descaroçadas, descascadas e cortada em 4 partes
suco de 1 1/2 limão galego
1 carambola madura e doce cortada em fatias s/sementes ( não usei)
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
80 grs de manteiga sem sal amolecida
2 paus de canela

Modo de preparo

Coloque a farinha, o açúcar, a canela em pó e a manteiga em um recipiente grande. Com as pontas dos dedos incorpore a manteiga aos ingredientes secos, formando uma farofa. Acrescente a água, colher por colher (para não errar o ponto) e trabalhe até obter uma massa lisa. Faça uma bola com ela, enrole-a em filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Após esse período, abra a massa sobre um pedaço  grande de filme plástico com um rolo até um pouquinho a mais da largura da base da forma.
Enquanto a massa descansa, faça o recheio.
Após descascar as maçãs, regue-as com o suco do limão para não escurecerem. Leve o açúcar ao fogo médio para começar a caramelizar e pegar cor dourada. Acrescente a manteiga, mexa e adicione as maçãs e os paus de canela (coloquei  4 cravinhos também). Deixe cozinhar até amolecerem, porém sem desmancharem. Se a calda formada estiver muito rala e as maçãs já estiverem no ponto, remova-as para um refratário e deixe a calda encorpar um pouco mais.
Preaqueça o forno a 180º C.
Distribua as maçãs na base da forma, comprimindo-as para não sobrarem espaços vazios. Use uma colher para empurrar as sobras das bordas da massa para baixo.

Leve ao forno até a massa ficar assada e começar a dourar. Aguarde esfriar quase que totalmente para desenformar, colocando um prato sobre a forma e virando de vez.


Sirva quente ou gelada. Aqui em casa uns gostaram dela quente, outros preferiram gelada, e eu  claro, gostei dos dois jeitos rsrsrs. Maravilhosa essa tarte.
Bom Apetite!!





42 comentários:

Ana Rita postou o comentário número:

Josy,
Eu acho que está linda linda!!!E aposto que deve ter durado muito pouco...

Bjoka
Rita

Ilda Pinho postou o comentário número:

Josy, nem imagina o quanto eu adoro esta tarte, acompanho sempre com uma bola de gelado de baunhilha. A sua ficou perfeita!!!
Beijinhos :))

Sandra Reis postou o comentário número:

Ahhhh, Josy minha querida, obrigada pelo sempre carinho e por palavras tão doces. Vc é que nos cativa com sua sempre atenção e simpatia. Ficou lindona, miga!!!! Eu sou como vc, gosto dos dois jeitos (a gente não é boba, né???hehe). Que bom que gostaram, fico muito feliz!
Um grande beijo querida e mais uma vez obrigada pelo carinho.

Sonia postou o comentário número:

Josy querida, que ótima versão de torta de maçãs.
Fiquei encantada com o visual, e só pode ser muito gostosa.
Estou levando a receita.
Um beijo

Érica postou o comentário número:

Josy, você tem razão, a Sandra tem receitas ótimas. E está torta está um espetáculo, imagino como é gostosa.
bjs

Carla Colombo postou o comentário número:

mas que delicia, Josy!!!
Tbm pensei nela quentinha... que deliciaaa! :)

Bjssss!!!


Carla
www.brisandonacozinha.blogspot.com

Andréa postou o comentário número:

MINHA AMIGA,
FIQUEI ENCANTADA COM A SUA TORTA A APRESENTAÇÃO ESTÁ PERFEITA, OU MELHOR ESTÁ TUDO PERFEITO!
VOCÊ E A SANDRINHA ARRASAM SEMPRE!

BEIJINHOS D ♥

Beth postou o comentário número:

Josy minha querida amiga esta tarte tatim é mt famosa cà em França ela jà faz parte das receitas tradicionais Francesas e este tua ficou muito bonita, os meus parabens!

beijinhos

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Olá Josy,
Que linda torta Tatin, como curiosidade, conta-se que em 1889 as irmãs Tatin, proprietárias do hotel do mesmo nome por acidente criaram a tarte mais famosa da França.
A sua não foi por acidente está linda e deliciosa, parabéns a todas incluindo as irmãs Tatin.
Beijos,
Vânia

Iliane postou o comentário número:

que linda ficou sua torta..maravilhosa..bjo

Akemi postou o comentário número:

Josy, a torta ficou espetacular e vindo da Sandra só poderia resultar em coisa boa! Acho que adoraria comer morninha com sorvete de creme! Bjss e um ótimo dia!

Ginja postou o comentário número:

Josy!!
Amiga, está linda por demais :)
Eu adoro tarte tatin, e nem faço muitas vezes porque já sei que vou querer comer demais e depois abuso... mas é deliciosa.
E com uma bolinha de gelado de baunilha, faria agora as minhas delícias. Ficou perfeita amiga!
Um beijinho.

Duxa postou o comentário número:

Esta tarte enche as medidas a qual quer um, fica tão vistosa que dá vontade pegar logo num garfinho e conversar com ela:)
Beijinhos.

Sabor no Prato postou o comentário número:

Oi Josy, Que tarte linda. Deve ser muito gostosa. Suas fotos ficaram ótimas.

Um abraço, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com.br

Fê Dayrell postou o comentário número:

Para mim a sua tarte esta perfeita, e com aparência deliciosa, neste momento eu comeria um pedaço sem nenhuma dúvida.
bjo

Lu postou o comentário número:

Josy aposto que ia gostar dos 2 jeitos tbm heheheh
adorei. ficou muito apetitosa.
com essa caldinha escorredo.huuuuum
q fome!
Acabo de almoçar e queria me servir de sobremesa hehe
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Lylia postou o comentário número:

Josy querida,
Ficou linda sua torta. Me deu uma vontade incrível de experimentar.
Bj e uma excelente semana,
Lylia

D Augusto postou o comentário número:

Já percebi que de maçã eu só não gosto da fruta in natura, mas de TUDO feito dela eu sou muito fã Josy. O tarde ficou lindo lindo
Um beijo

Adri postou o comentário número:

Josy, você está sendo modesta, rs, sua torta ficou linda! Eu sou suspeita, pois AMO torta de maçã, as carambolas da Sandra foram um charme, mas suas cerejas não ficaram atrás. Receita bonita, saudável e gostosa, perfeita :) Beijinho!

gina postou o comentário número:

Josy, ficou demais essa tarte, linda a côr das maçãs. Eu como voce comeria dos 2 jeitos quente e fria, o difícil é sobrar para comer fria, principalmente deliciosa, como ela está. Beijos da Gina

A Paixão da Isa postou o comentário número:

ficou 5* mt bonita pois como disse a Beth a aqui é tradiçao eu gosto mt e a sua esta hummmmm bjs tudo de bom

Brechique da Dodoca postou o comentário número:

Oi, minha querida amiga Josy,

Essas suas receitas! Hum! Nem sei mais o que dizer! Adoro torta de maçã, fiquei babando, quase chorando porque não tem um pedacinho aqui e nem maçãs em casa AGORA para eu tentar fazer!!! É a treva, né não? rsssssssssssssss
Bjssssssssssss, quérida!

Narwen Ninniach postou o comentário número:

Hum... Uma verdadeira tentação! Ficou linda a sua tarte! Perfeita!

Bjs

Margarida postou o comentário número:

Afffff Olha só a maldade...depois diz que eu é que ando de maldade com meus enchidos... vc acha que isso se faz??? Acha bem eu estar aqui com um babadouro na minha frente pq logo que vi essa delicia começei a babar??? nossa delicia!! Amei essa receita!! Miguinha encontrei palmito em Portugal...:D

Beijocas

Marta Andrade postou o comentário número:

Mi Good,
Josi vim aqui ver quem era esta criatura onde os cabelos brotam crespos desde o cerebelo(fazia horas que não ria tanto) estava dando gargalhadas com o texto da Dodoca e você me fez dobrar da tanto rir, chego aqui e encontro um cardápio de gostosuras,hummmm. Daqui não saio, daqui ninguém me tira.
Cut beijos

são33 postou o comentário número:

NUNCA FIZ A TARTE TATIM MAS CONFESSO QUE ANDO COM MUITA VONTADE.
ESSA FICOU UMA PERDIÇÃO.
BJ

Rachel postou o comentário número:

Amiga, que beleza de torta, ficou muito bonita e apetitosíssima.
Também, com todos seu capricho e esmero, juntando com a receita ímpar da Sandra, não podia ter resultado em outra coisa!
Parabéns querida, adorei!
Bjuss!!!

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

Olá, é na record!
Com o Eduardo Guedes!
Começa todos os dias as 10:00hs.da manhã!
E tem tb o Daniel Bork na band e começa às 8:00 da manhã!!!

Bjs...

Sara A. postou o comentário número:

Josy, minha querida, nossa fiquei babando, ainda mais com as fotos, e pq amo maçãs....enfim, mudando de assunto, venho aki te pedir um favorzão, se puder, claro...to participando de uma promocao do dia das maes (a promocao vai ate o final do mes de maio) no facebook, e queria mto presentear minha amada mae, to em segundo lugar, e queria de uma forcinha pra ganhar, se puder, divulgue no seu blog esse link pra q as pessoas cliquem e curtam a minha foto (eh simples assim)

Vivendo e Aprendendo postou o comentário número:

Olá Josy,
A sua tarte, ficou linda e com certeza deliciosa! Eu tbm comeria quente, fria, de qq jeito, rs.
Bjsss
Sileni
www.viveraprendendo.com

Santa Gastronomia postou o comentário número:

Josy: delícia das delícias!
Cheguei a sentir o aroma das maçãs...
Ando meio sumida, pois estou com a cabeça nas eleições de sindico de meu prédio... e quando relaxo, prefiro ficar quietinha no meu canto! Mas já andei vendo todas suas outras delícias postadas por aqui!

Bjus com carinho,
Sandra Bylaardt

Danni e Lype postou o comentário número:

Querida Josy,
Fiquei enfeitiçada por essa Tarte Tatim MARAVILHOSA!!! Não consigo parar de olhar... Humm!!! Que DELÍCIA!!!
Parabéns pela apresentação também... ADOREI!!!
Grande beijo, Irene

Andréa Mota postou o comentário número:

Adoro receitas bonitas, que criam essa espécie de cheiro virtual que nos faz perder o prumo e se derreter em elogios. Ai que fome! =)

Cidália postou o comentário número:

Essa tarte deve ser simplesmente divinal!
Beijinhos

Blog do Chocolate postou o comentário número:

Olá Josy,

A sua tarte está linda, pode orgulhar-se ! As cores estão magnificas ! :-)

Eu adoro tartes, as de maçã são óptimas e é uma sobremesa que fica bem em qualquer mesa !

Beijinhos

www.blogdochocolate.com

Alice postou o comentário número:

Josy, essa tarte fico lindíssima!!
Nunca fiz tarte tatim, mas ando cheia de vontade e olhando para esta sua, acho que não vai demorar muito!! Que delícia, amiga, ficou uma tentação!
Beijinho grande:)

Executiva de Panela postou o comentário número:

O que posso dizer Josy? Ficou um luxo! Parabéns!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...