O mundo com sede - Se voce tem sede não deixe de ler


O mundo está atualmente em uma crise de água. Uma em cada 6 pessoas no planeta não tem acesso a água potável e, a cada ano, 2 milhões de pessoas morrem por causa de doenças relacionadas à falta de saneamento. Regiões do mundo estão vivendo atualmente com falta de água, devido às secas e também ao desperdício do recurso natural. Muitos rios do planeta secam antes de atingir o seu final.
A natureza pode ser irônica quando responde às agressões causadas pelo homem. Exemplo disso é a relação da humanidade com a água, o líquido mais abundante da Terra. Tratamos tão mal nosso planeta que acabamos nos colocando numa realidade catastrófica, de dupla face: ao mesmo tempo que corremos o risco de afogar nossas cidades sob a água salgada do mar, padecemos da falta de água doce. De um lado, está o aquecimento global, com o conseqüente derretimento das geleiras e a elevação do nível dos mares, que ameaça desalojar bilhões de habitantes das zonas litorâneas. De outro, há o esgotamento das reservas de água potável do planeta.


Relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU) repetem o diagnóstico cada vez mais alarmante: mais de 1 bilhão de pessoas - o equivalente a 18% da população mundial - não têm acesso a uma quantidade mínima aceitável de água potável, ou seja, água segura para uso humano. Se nada mudar no padrão de consumo, dois terços da população do planeta em 2025 - 5,5 bilhões de pessoas - poderão não ter acesso à água limpa. E, em 2050, apenas um quarto da humanidade vai dispor de água para satisfazer suas necessidades básicas.
A escassez de água não ameaça apenas com a sede. Traz a morte na forma de doenças. Segundo a ONU, 1,7 bilhão de pessoas não têm acesso a sistemas de saneamento básico e 2,2 milhões morrem a cada ano em todo o mundo por consumir água contaminada e contrair doenças como diarréia e malária. Grandes investidores já estão comprando os direitos de água em várias regiões do mundo, assim como foi feito com o petróleo. Muitos acreditam que a próxima guerra será para disputar água
A água potável é um bem raro por natureza. Quase 97,5% da água que cobre a superfície da Terra é salgada. Dos restantes 2,5%, dois terços estão em estado sólido, nas geleiras e calotas polares - de difícil aproveitamento. A maior parte da água em estado líquido encontra-se no subterrâneo. Lagos, rios e lençóis freáticos menos profundos são apenas 0,26% de toda a água potável. É dessa pequena fração que toda a humanidade (e boa parte da flora e fauna) depende para sobreviver. É claro que, a princípio, fontes não deveriam esgotar-se, com o ciclo da água garantindo a permanente renovação do volume de rios, lagos e lençóis freáticos por meio das chuvas, originadas pela evaporação dos mares.


A água está em eterna reciclagem, há bilhões de anos. A questão é o descompasso entre o tempo necessário para essa renovação e o ritmo em que exploramos os recursos hídricos.
Investir em energia renovável é também uma maneira de conservar água. De acordo com a revista Harper’s, uma boa parte da água no mundo é utilizada para resfriar usinas geradoras de energia.



Como resultado dessa má distribuição, um canadense pode gastar até 600 litros de água por dia, enquanto um africano dispõe de menos de 30 litros para beber, cozinhar, fazer a higiene, limpar a casa, irrigar a plantação e sustentar os rebanhos.
As populações que habitam as áreas mais áridas da Terra vivem o que se chama "estresse hídrico", uma reunião de fatores ambientais, como falta de chuvas, e socioeconômicos, como crescimento demográfico alto, que resulta em gente demais para água de menos.



Fonte - planetasustentavel.abril.com.br

Eu quis falar desse tema hoje por que fala-se muito e esquece-se rápido, precisamos entender que cuidando bem da água usufruieremos de suas possibilidades, maltratando-a, vivenciaremos suas limitações. A presença da água é fundamental para a existência da vida. 
Será que nossos filhos terão água potável para beber e matar a sede de seus filhos? Creio que a resposta dessa pergunta só depende de nós, através da conscientização do uso racional e sustentável da água, pois apesar de não parecer esse bem é finito. Porém, a conscientização não deve permanecer sómente em nossas casas, acho que deve estar presente em todos os ramos da economia, pois todas as atividades econômicas dependem direta ou indiretamente da água.

 
Precisamos da água para viver, e essa não é uma frase poética. É matemática pura. Todas as partes do nosso corpo têm água.
  • Cérebro = 75%
  • Pulmões = 86%
  • Fígado = 86%
  • Músculos = 75%
  • Coração = 75%
  • Rins = 83%
  • Sangue = 81%
O homem é capaz de sobreviver até 28 dias sem comer, mas apenas 3 dias sem beber água. Entende agora o significado de “Água é Vida”?

Comece a fazer a diferença, adaptando-se a essa realidade.


30 comentários:

Sandra Mitsue postou o comentário número:

Oi Josy...
Parabéns pelo post...Conscientização ainda é a melhor solução...

Beijos!
San...

Mónica Silva postou o comentário número:

Josy um post muito interessante, vc é uma querida do meio ambiente e do Mundo.

Beijinho

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Bom dia Josy,
Foi uma grata surpresa ler o seu post, imaginei que nós (aqui em casa) eramos das poucas pessoas a preocuparmo-nos com o péssimo tratamento que damos ao planeta e a má utilização da água potável.
Beijo,
Vânia

Andréa Santana postou o comentário número:

BOM DIA MINHA QUERIDA!
POST NOTA 10, PARABÉNS!
A ÁGUA É VIDA, SEM ELA NÃO DÁ PRA VIVER, TODOS OS SERVES VIVOS DEPENDEM DELA. O PADRE A MINHA PARÓQUIA SEMPRE FALA SOBRE ISSO, ELE DISSE QUE É PECADO O DESPERDÍCIO DE ÁGUA, É VERDADE UM DIA ELA PODE FALTAR.

FICA COM DEUS!
BJS..♥

Sabor&Arte postou o comentário número:

Olá Josy
adorei o seu post, água é um bem essencial à vida, precisa de ser protegida e cuidada!
Beijinhos.

Vicentina postou o comentário número:

Josy querida, muito boa a postagem.

Acredita que amanheci falando nisto?
Hoje na mesa de café, eu e meu filho estávamos falando nisto, e eu contava pra ele:
Ontem fui à casa de uma amiga que sempre vou e ficamos sentadas lá fora em um banquinho de alvenaria conversando. Ficamos lá até escurecer + ou - 1hora. Durante este tempo que estive lá, um visinho dela, lavava seu carro, ensaboava e jogava água com a mangueira, e pensa que fechava a mangueira quando ensaboava? Que nada.
Amiga fiquei de boca aberta, de ver quanta água esta pessoa gastou, a rua ficou alagada.
Bem acho que o que falta pra estas pessoas, é educação e isto vem de berço, da família, sem isto não tem como resolver sobre as causas da água, do lixo etc, e por aí vai.
Aqui em casa não somos modelo de perfeição, mas faço o possível pra fazer economia em todos os sentidos.
Nota 10 para sua postagem.

Abraços querida e tenha um Bom Dia.

Akemi postou o comentário número:

Querida Josy, fico sempre pensando nesse assunto quando vejo minha visita lavando a garagem e a frente da casa TODOS OS DIAS!!!! É claro que queremos nossa casa sempre limpinha mas precisamos ter um pouco de bom senso. Abrir a torneira e sair água é algo tão óbvio para nós que é difícil de imaginar que isso pode não acontecer num futuro. Infelizmente muitos ainda não se conscientizaram mas com iniciativas como a sua, mais e mais pessoas comecem a utilizar a água com mais respeito! Bjss e um lindo dia!

Felismina postou o comentário número:

Josy, gostei de ler seu texto, infelizmente é uma realidade que muitos parecem desconhecer!

Bjs.

Adelaide Araçai postou o comentário número:

Amiga que delicia de post....Sou neurótica com essa coisa de água, não sei se na encarnação passada vivi em local árido ou se simplesmente as secas que enfrentamos na minha infância me fez ter essa paura por falta dagua.
Lembro de na infância quando chovia a gente saia correndo do trabalho (sim trabalho desde os 11 anos) e íamos até em casa colocar baldes e panelas para fora encher de agua, ou de ir até a casa da vizinha no período de seca com um balde pedir agua....isso tudo aqui no interior do Paraná apenas 30 anos atras....por isso já imagino o futuro,e me revolto quando vejo alguém disperdiçando esse liquido precioso.

Tenha uma ótima semana
Muita Luz e Paz
Abraços

gina postou o comentário número:

Josy,QUE MAARAAVIIIIILHAAAA!!! o seu post! Esse assunto como muitos outros deveriam ser comentados diáriamente na Midia.
As pessoas precisam se conscientizar da realidade do nosso Planeta. Obrigada pela boa ação.....bjinhos Gina

Ivani postou o comentário número:

Josy querida,ótimo post!
É preciso mesmo sempre relembrar,porque nós temos a tendência a esquecer.
Economizo de todas as formas,não lavo mais o quintal com mangueira, procuro manter limpo só varrendo, economizo na hora de lavar as roupas,as louças...mas as vezes percebo que poderia ser mais ainda!
Como por exemplo,inventar menos pratos na cozinha, pra ter que usar menos água, na hora do preparo e de lavar as louças...sem ironia,mas é isso mesmo que as vezes eu penso! rs
Muito bom e importante esse post!
Ótima tarde minha amiga
Beijão
Ivani

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS postou o comentário número:

Excelente post! Água é vida! E precisa ser usada com consciência
bjs
juliana

Romy Almeida postou o comentário número:

Concordo a 100% com este post amiga... Parabéns pela iniciativa!!

Tenha uma otima semana :)
Bjokas

sadhia postou o comentário número:

oie amiga querida ...esta melhorzinha /????? amiga amei seu posta viu aqui em casa economizamos água ao maximo ..vc sabia que em alguns paieses do oriente médio,é proibido lavar quintal,ruas,carros??? em israel mesmo meu pai como costuma ir ..ja me disse que ´tudo é recilado na água até a agua da torneira é reciclada e não podem beber ..por causa da escassez por lá...a de beber é diferente ..mas a da torneirta tem um leve sabor amargo por ser recilada ....aqui emcasa a água da maquina de lavar eu uso para lavar quintal e a casa ...e sabe ...acabo economizanado e contribuindo com o meio ambiente.temods que ter mesmo essa consciencia não é mesmo ?? amiga parabens pelo post esta muito bom ..fiz um belo pãozinho para vc amiga

bjãooooo

Dafne Augusto postou o comentário número:

Água é vida neh. Quando estamos com quela sede, NADA substitui um bom copo de água fresca. Fico indignado com pessoas que dizem preferir suco a água, um absurdo. Sobre o risoto, eu gosto do arroz mais durinho mesmo, vou procurar no mercado esse arroz sete grãos pra me arriscar tb rsrs.
Um beijo Josy

Brechique da Dodoca postou o comentário número:

Postagem importantíssima!
Moro em um prédio de seis apartamentos e, sabe como é, a conta de água é única! Embora procure não pensar muito nesta questão de estar pagando o que o outro consome, confesso que quando vejo os vizinhos extrapolando fico com muita raiva!
A questão é: se o ser humano ainda não é capaz de poupar para economizar dinheiro (que dói logo no bolso), imagina até colocar nessas cabeças a necessidade de preservar para o futuro! Ok, não podemos desistir, façamos a nossa parte, né?
Bjsssssssssss, quérida!
E a coluna? "Merorô?"

Sonia postou o comentário número:

Josy querida, que post excelente.
Precisamos de água assim como do ar que respiramos.
Sem água não podemos sobreviver. É muito triste ver o desperdício e a falta de conscientização.
Por isso quanto mais falamos melhor é.
Fico feliz que esteja melhor.
Um bom dia.
Beijos

Marly postou o comentário número:

Oi, Josyta,

Não há dia em que eu não pense na importância da água e na necessidade de a gente fazer uso responsável desse precioso líquido.
Marido acha que sou maniáca da água, pois se ele liga a torneira para fazer alguma coisa, eu fico ao lado para desligá-la, rsrs.

Beijoca e boa tarde

Sofia.Lopez postou o comentário número:

Oi querida, que bom saber que já estás melhorzinha e que a argila já vem a caminho :) Fico muito feliz!
Excelente post amiga, a água é um bem tão essencial para a nossa vida e infelizmente o Homem está a agir contra ele próprio...cada vez mais é importante ganhar consciência e respeito pela natureza, tão nossa amiga!
Não consigo desperdiçar a água, e detesto ver a poluição cada vez maior...considero uma falta de respeito para com o Criador e para com o próximo.
Beijinho grande linda :)

Tati Cavazim postou o comentário número:

Olá querida, adorei...a empresa em que trabalho tem um projeto fantastico para a natureza, ambiente e sustentabilidade.
acesse.
www.planeta10.com.br

Vc vai gostar.

bjo

Selene postou o comentário número:

Infelizmente desperdiçamos água a mais e não lhe damos o valor que ela realmente tem.
É sempre bom sensibilizar as pessoas, obrigada Josy, por ter partilhado a informação. Nunca é demais apelar à Humanidade.
Beijinhos

Unknown postou o comentário número:

Post muito interessante e didáctico...é sempre bom saber um pouco mais e ter noção destes assuntos importantes. Beijinhos

Claudia Caprecci postou o comentário número:

Parabéns minha amiga,precisamos muito dessa conscientização!
Eu sei que tenho muito a aprender,tenho tentado me policiar mas ainda tenho um longo caminho a percorrer.
Com nossos exemplos as novas gerações terão mais consciência e poderão mudar esse jogo,que ainda não está perdido, caso contrário...
E você Josy,está melhor?
Grande beijo,linda quarta-feira!

Elaine Figueira postou o comentário número:

Coisas tão simples já bastariam, é só multiplicar por pessoa e por dia e por ano, veremos o quanto deixamos de desperdiçar. Um exemplo: menos tempo no banho, xampus e condicionadores mais ecológicos, menos tempo com a torneira aberta, menos descarga no banheiro de casa (eu sei que do escritório não rola!)

Flora Maria postou o comentário número:

Excelente participação na Teia Ambiental, Josy !!!

Assunto eterno, que deve sempre ser relembrado para que o Homem desperte sua consciência ecológica. Antes que seja tarde...

Beijo

PS: aqui em casa usamos coador de pano !

Danni e Lype postou o comentário número:

Querida Josy,
Adorei o seu Post!!! Seu blog é simplesmente MARAVILHOSO!!! Receitas, Conscientizações, Dicas, Mensagens e tudo de bom!!!
Sou sua fã...
Grande beijo, Irene

Orvalho do céu postou o comentário número:

Olá, querida
Como se desperdiça água neste verão louco e infernal!!!
Tenho visto...
Post sempre bem vindo para problema tão grave pra nós...
Bjm ecológico

Ilaine postou o comentário número:

Josy, querida!

Obrigada por este importante post. É preciso poupar e conscientizar. Muitas vezes penso nas pessoas que não tem água potável. Na verdade, nem posso imaginar o que isto significa, uma vez que necessitamos dela para tudo, tudo.

Beijo grande!

RUTE postou o comentário número:

Querida Josy,
sabe o que descobri há uns 2 anos atrás? Que há projetos em funcionamento que transformam água do mar em água doce. Assim como há estudos já testados que purificam águas sanitárias em bebiveis.

Hoje em dia é a natureza que filtra tudo isso mas chegará o tempo em que não vai ser mais possivel, esperar pelo sistema natural pois a água será tão pouca que tem de ser reciclada sucessivamente por processos quimicos.

Beijinhos verdes.
Rute

Anônimo postou o comentário número:

Josy

Desculpe estar chegando agora na sua postagem, é que fui visitando todos que fazem parte da Teia....mas devagar eu chego....rsrsrsss.
E lógico que não poderia deixar de desfrutar de suas Excelentes postagens quando o assunto é Meio Ambiente, pois você faz com muita consciência.
Em relação ao tema de hoje, olha que não precisamos ir muito longe....no final do ano o "Bom Dia Brasil" passou uma série sobre a Saúde nas regiões mais precárias do Brasil, e infelizmente acho que você deve imaginar qual é não? o Nordeste!
O número de casos de pessoas com doenças devido a falta de saneamento básico e água contaminada, é incrível.
Fiquei pasma de ver crianças em meio ao esgoto aberto, e tomando água escura sem o mínino cuidado.
Mas já vi estas cenas também em algumas cidades do Rio e São Paulo.
É um grande descaso das autoridades com um bem tão precioso como a água.....que futuramente será tão escassa,e quem sofrerá realmente serão as gerações futuras.
Vamos vibrar muito, para que muitas pessoas possam "despertar" para esta séria realidade.

Um beijo enorme em seu coração querida!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...