Strogonoff de Carne



Pessoas queridas!

Com esse friozinho que tá fazendo, achei que combinava bem um strogonoff, quando tem esse prato aqui em casa, é dia de festa. As crianças grandes que somos nós, adoramos. Voces podem optar por outro tipo de carne, eu já postei AQUI  strogonoff de frango, mas o escolhido de hoje foi carne. 

Ingredientes

1 kilo de filé mignon
1 cebola ralada
1 dente de alho picadinho
2 colheres(sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de catchup
1 colher (chá) de mostarda
1 colher (chá) de molho inglês
200 grs de champignon
1 lata de creme de leite
3 colheres (sopa) de conhaque ou vinho branco seco

Modo de preparo

Corte o filé mignon em tirinhas, e tempere com sal. Em uma panela, doure a cebola com a manteiga. Junte a carne, e deixe refogar, adicione, o catchup, a mostarda e o molho inglês, deixe refogando até formar um caldo. Deixe a carne cozinhar até ficar bem macia, e o caldo reduzir. Adicione o champignon.


 Flambe o conhaque ( para  flambar coloque o conhaque em uma concha e coloque-a sobre a chama do fogão, quando pegar fogo, espere evaporar, e a chama se apagar). Acrescente por último o creme de leite. Desligue o fogo.

 Sirva com arroz branco e batata palha. Eu servi com batatas fritas por que aqui em casa quando tem strogonoff, o pessoal prefere.

Flambar é uma arte

O sabor delicioso de licor, rum, uísque ou conhaque é o resultado de um procedimento chamado flambagem. Embora esse processo seja antigo, consegue proporcionar um toque especial aos pratos, deixando encantados os amantes da gastronomia. A preparação é simples, mas precisa seguir determinados passos para se conseguir um bom resultado. Na hora da preparação de carnes bovina, suína ou ave, a bebida mais conhecida é o conhaque, porém, outras podem ser usadas. Para as carnes com sabor mais marcante, como as de caça, o uísque é a bebida recomendada, já as carnes vermelhas combinam perfeitamente com vinho tinto. Os frutos do mar se tornam deliciosos com o saquê ou ainda o vinho branco.

Bebidas que podem ser utilizadas para flambar doces: Kirsch, que é um destilado com efeito digestivo preparado de cereja, bastante usado em drinques. Já o Calvados, destilado fino, é preparado à base de maçãs. Existe também o Eau-de-vie, feito de vinho, como o conhaque, que é feito de peras. O Cointreau é um licor francês feito de laranja e erva aromática, bastante utilizado como aperitivo e digestivo, e para terminar o Grand Marnier, que é um licor de laranjas em conhaque. Podendo ser tinto, que é mais forte, ou mais adocicado.
Para estas bebidas a temperatura deve ser mais de 200º C, uma vez que elas demoram bem mais para atingir a combustão. Uma recomendação essencial é que a bebida sómente precisa ser colocada quando a carne estiver sem nenhum líquido e a panela bastante quente, para que o sabor penetre bem no alimento. Também não pode colocar nenhuma erva seca, uma vez que irá queimar com o fogo. As ervas precisam ser adicionadas depois.

Doces

Para acrescentar bebidas aos doces o correto é escolher aquelas que possuem um teor de álcool de 40%. As mais utilizadas são o licor, rum, conhaque, aguardente de frutas, gim e uísque. As sobremesas que usam a flambagem são as que possuem sorvetes e frutas. No momento de flambar, a opção da bebida precisa ser realizada imaginando o aroma que se quer conseguir.
Um cuidado fundamental é a quantidade, uma vez que a bebida não pode provocar confusão no paladar. Os doces são a lembrança final das refeições e ela precisa ser balanceada e prazerosa. Por essa razão a quantidade de álcool tem de ser suficiente para oferecer harmonia com os outros ingredientes. A medida certa é de menos de 10% de álcool para o peso do doce. Normalmente, é utilizado 10 mililitros de álcool para cada 100 gramas de sobremesa.

Fonte: marcelomorgadobr@yahoo.com.br

Bom Apetite!!

24 comentários:

patiabeija-flor postou o comentário número:

Oi Josy!
Eu adoro strogonoff de carne, é o preferido aqui de casa. Olhando o seu deu uma vontade de preparar aqui em casa esta semana... Vou aproveitar que minha irmã e meu cunhado de Portugal estão passando férias aqui no Brasil e preparar.
O seu está apetitoso!!
Beijocas amiga querida!!!

Josy postou o comentário número:

Faça sim amiga, tenho certeza que sua irmã e seu cunhado vão adorar, ainda mais partindo de uma cozinheira de mão cheia como vc....Bjos...obrigada pela visita

Beth postou o comentário número:

Ficou super apetitosos Josy! eu realisei pela 1 vez mas foi de frango a semana passada de carne nunca fiz, mas agora estou tentada, obrigado pela partilha amiga.

beijinhos

MARIA postou o comentário número:

Olá Josy!
Amei de coracão o teu Strogonoff!!!
Um beijo:))

Ana Rita postou o comentário número:

Aiiii Josy esse creme ficou uma coisa danada de boa!!!!
Já me imaginava a molhar a batata frita ou um paozinho...

Bjoka
Rita

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

Está de babar!!!E este caldinho com arroz!!!Hummmmmmmm!!!!Bjs...Agora já está atualizado,né???

Bjs....

Josy postou o comentário número:

Amigas, obrigada pelo carinho...Um bom dia prá vc. Um gde beijo à todas

Maísa postou o comentário número:

Adorei as dicas e o strogonoff mais ainda. Realmente as bebidas dão um toque todo especial a qualquer prato,especialmente o vinho. Bjkas.

Wind postou o comentário número:

Acredite se quiser, mas nunca fiz de carne, sempre uso o frango, mas esta na hora de experimentar e testar !!!
Seu blog já aparece com a receita atualizada.
bjos

Nana postou o comentário número:

Oi Josy, quero dizer que este Strogonff eu conheço muito bem, já provei na sua casa e afffffffffffffffffffff, é de comer sem ter a menor culpa, parabéns por mais este prato, beijos, Nana

Formiguinha postou o comentário número:

Oi! Sou a Formiguinha.:)

Venho agradecer sua visita e comentário na minha Casinha, adorei.

Volte sempre que é muito bem vinda...

Adorei seu cantinho, tem coisas muito gostosas, Parabéns.

Vou-te seguir e certamente vou voltar.

Beijinhos da Formiguinha

Duxa postou o comentário número:

Que maravilha amiga, esse molhinho está tudo de bom, posso levar o meu pãozinho?
Olha já fiz de frango e de perú, nunca de vaca, tenho experimentar.
Parabéns pelo post, informação nunca é d+
Beijocas:)

Josy postou o comentário número:

Maísa, Wind, Nana, Formiguinha e Duxa

Obrigada pela visita e pelo carinho
Um lindo dia para vcs, beijos

são33 postou o comentário número:

ADORO STROGONOFF E ESTE FICOU UMA VERDADEIRA DELICIA.
BJS

Renata Boechat postou o comentário número:

Minha amiga, quanta delícia por aqui!

Esse carnaval rendeu hein?

Gostei de ver, parabéns pra voce,

e obrigada por todo carinho que vc me deixou!

Lina postou o comentário número:

Que apetitoso!Como estamos no Inverno, sabia mesmo bem um pratinho desses.
Beijinhos

Fabiane postou o comentário número:
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Josy postou o comentário número:

São, Renata, Lina e Paty

Obrigada pelos elogios e visita
Um gde beijo à todas

Barida postou o comentário número:

Josy,
Para estes dias de frio nada melhor mesmo que uma comidinha bem quentinha e saborosa como essa! Adorei esse teu stronogoff, e o molho tem aspecto de ter ficado bem cremosinho! Delicia :) beijo

Casa Decorada postou o comentário número:

Querida amiga, que bom que veio, seja muito bem vinda ao CASA DECORADA,
também já sigo seu cantinho....voltarei com tempo para papear mais ....me avise o que estiver em falta em nossa CASA para que sua permanência seja perfeita.
Se vier e eu não estiver , vai se acomodando que logo chego!
Fui colher umas flôres para te receber ...
Bj

Josy postou o comentário número:

Barida, Casa Decorada

Obrigada pela visita e elogios....bjos

Sumihara postou o comentário número:

Oi vi que vc segue meu blog!!! Obrigada vou seguir o seu tbm rsrs Ahh aproveita e participa do sorteio que ta rolando lá!!! bjux

Papinha Doce postou o comentário número:

Olá Josy,

também adoro um bom strogonof, é rapido e prático de fazer e fica sempre com um resultado final excelente.

Bjinho
Maria José

Patricia postou o comentário número:

ESSA RECEITA ATÉ ARRISCO FAZER, MAS SEM O TAL FLAMBAR..É PERIGOSO POR FOGO NA COZINHA...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...