Bacalhau Gratinado - Dia Um...Na Cozinha


Depois de tantos problemas que tive com meu computador, cansei do velhinho amigo e o aposentei. Agora estou com um novo em folha e espero não ter mais problemas com ele. Na correria, consegui chegar ao dia que gosto muito de participar. O Dia Um...Na Cozinha, e o desafio de hoje é o nosso rei o Bacalhau, rei de muitas festas, muitas ocasiões e apreciado por muitas pessoas. Um peixe versátil, de onde você pode criar inúmeras receitas. Escolhi para hoje um prato imensamente apreciado aqui em casa. Espero que gostem

Ingredientes

1/2 kilo de bacalhau dessalgado e desfiado
1 kilo de batatas cortadas em rodelas
2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 tomate picado
cheiro verde a gosto

Creme


2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
sal e noz moscada ralada
1 caixinha de creme de leite
queijo parmesão fresco ralado

Modo de preparo

Em uma panela, esquente o azeite e refogue a cebola com o alho até ficar levemente dourada, adicione o tomate e refogue mais um pouco, acrescente o bacalhau e deixe cozinhar por 10 minutos, acrescente o cheiro verde e prove o sal.
Para o creme branco, esquente uma panela com a manteiga, adicione a farinha e mexa com um fouet por alguns segundos, acrescente o leite, sal e continue mexendo até engrossar e ferver. Desligue o fogo e adicione o creme de leite.  Misture o bacalhau refogado ao creme.
Em uma travessa, coloque camadas de batatas, do bacalhau com creme, até terminarem as camadas e salpique queijo parmesão fresco ralado.

 Leve para gratinar e sirva com arroz branco e salada


Bom Apetite!!




  

  



31 comentários:

Teresa Newman postou o comentário número:

Josy querida que legal que você está com um amiguinho novinho em folha, fico desesperada sem meu amiguinho.
Seu prato ficou lindo, com cara de muito saboroso.

Andréa postou o comentário número:

Querida amiga,
parabéns pelo novo amiguinho, hehehehe!
É terrível ficar sem ele, rsrs...
Deu pra sentir o aroma e o sabor do seu prato, hummmmmmm...que delícia!
Bacalhau é bem vindo sempre eu adoro!

Bjs, fica com Deus ♥

Kátia Brito postou o comentário número:

Querida,não sei se dou parabens primeiro pelo computador novo ou pela delicia de bacalhau... Amo bacalhau preparado da maneira que for e esse seu,minha querida,parece dos deuses! Que esse novo amigo trabalhe a todo o vapor e que venha com ele muitas outras dicas deliciosas,viu?! Um lindo dia para voce,muitos beijinhos, Katia.

Andrea Bitencourt postou o comentário número:

Oi Josy!!!
Acho que nem é segredo que adoro bacalhau...essa sua última foto do recheio está uma tortura só de olhar!!! Deve ter ficado uma delícia!!!!
Parabéns pelo amiguinho novo, quem diria que um dia ficaríamos tão dependentes dele! rsrsrs
Beijos e um lindo dia pra ti!!! =)

Dilmar Gomes postou o comentário número:

Querida amiga Josy, são onze horas e quarenta minutos e sorte que eu ainda não estou com fome, porque senão acho que morderia a tela do computador...porque o prato está lindo!
Um abração. Tenhas uma linda tarde.
Ah, computador novo é bom. Dá uma sensação de leveza e bem estar...

Isabel Patrício postou o comentário número:

Josy,
adoro gratinados, fazem pratos tão bons e lindos!
Adorei essa travessinha de bacalhau, até lhe sinto o aroma reconfortante.
Obrigada por mais uma vez estar connosco
Bjns
Isabel

Leonor Cerveira postou o comentário número:

Olá ;)...
Que delicioso aspecto:).... 5 ***** ;)...
Beijocas

http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

Criando Artes Carla postou o comentário número:

Josy querida,
Isso que é uma bela sugestão de prato.
Beijos

piteis da dinha postou o comentário número:

Josy querida, acho que o teu novo amiguinho já chegou trazendo inspirações divinas; como essa receita. Hummmmmm....
Ficou mesmo especial!

Amiga, a gente entra em "luto" quando fica sem computador né não? kkkkkkkkk

Bjsssss

Nice e Ana, temperado com carinho... postou o comentário número:

Impecável, perfeito seu bacalhau, menina essa foto mostrando por dentro está um pecado, como sempre arrasou Josy, bjs e uma tarde abençoada, Ana ♥...

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Olá Josy,
Parabéns pelo novo computador.
Que delicia de receita, é uma receita pouco trabalhosa e super saborosa, essa ficou perfeita.
Beijo,
Vânia

Sergio Velasco Aranguez postou o comentário número:

la verdad josy, q un gratinado asi de rico me lo comia ahora mismo. pero has visto que pinta mas rica q tiene??? menuda delicia

Denise postou o comentário número:

Oi, amiga!
Obrigada pela visita!
De computador novo agora, né, chiquérrima! As receitas vão ficar até mais bonitas kkkkkkk... Amei esta de bacalhau!
Quanto aos tempos de banco, que delícia, era só alegria!
Uma ótima quarta e quinta pra você também!
Bjs.
http://dedeartes-denise.blogspot.com

São Ribeiro postou o comentário número:

Que bom que tem um novo pc ,as vezes temos que dar mesmo descanso a velhote pc.
Gostei muito da sua receita,esta uma maravilha
bjs

Brisa Maritima postou o comentário número:

Amiga tão querida... :)

Obrigada por estar uma vez mais connosco neste projecto, adoramos a sua presença e a sua companhia, ainda que virtual ! :)

Felizmente que o seu pc novo veio a tempo de poder fazer este delicioso bacalhau que trouxe à passadeira vermelha do nosso desfile, pois ele é altamente digno de se passear por ela ! :)
E quem pode resistir a um delicioso gratinado ? :)
Eu não ! :)

Um beijinho MUITO grande e um xi-coração bem apertado ! :)

Marisa Vlasic postou o comentário número:

Legal que você está de máquina nova primaa, se com o velhinho já arrasava, agora então, ninguém segura essa mulher...hehehe. Esse bacalhau ficou espetacular Josynha, super cremosinho e a julgar pelas fotos, delícia de comer rezando!! Como sempre mandou muito bem na sua participação minha prima querida!!

Beijinhos

Marlene Ferrari postou o comentário número:

Super tentador Josyta! Parece estar una verdadeira gostosura hummmmm senti o gostinho daqui, deu água na boca! Desejo uma feliz noitinha! Fica com Deus! Bjos!

Cristina postou o comentário número:

Josy, parabéns pela aquisição, não vivemos mais sem neh?!rs
Eu gosto muiiito de bacalhau e sua receita está demais, sucesso total, adorei!!
Bj querida!

Célio Cruz | Sweet Gula postou o comentário número:

Olá Josy, minha querida!
Ainda bem que se resolveu o problema com o computador e vieste participar em mais um desfile do dia 1. E olha, essa receita não é só apreciada aí em casa, pois eu também adoro e muito. ;)
Bacalhau é sempre bom, mas estes pratinhos de forno sabem sempre melhor. ;)
Beijinho.

Marisa Valadas postou o comentário número:

Uma delícia de receita de bacalhau, perfeita para reunir a família à mesa!

Susana Machado postou o comentário número:

que belo aspecto!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Cozinha de Mulher postou o comentário número:

Hummmmmmmm
Que delícia!!
Maezinha linda que saudade... saudade dessa cozinha aconchegante, dessas receitinhas deliciosas.. bom demais estar aqui.
Sua participação como sempre de arrasar e encher os olhos.
Esse bacalhau esta simplesmente irresistível.

Beijo minha linda

Pimentinha postou o comentário número:

Computador novo... tão bom!
Este bacalhau está com um aspecto de comer e chorar por mais... muito bom!
Beijos

cristina fonseca postou o comentário número:

Querida Josy que delicia de sugestão!
Já tinha saudades de de passar no teu cantinho...
Beijinho doce e um dia feliz!

Romy Almeida postou o comentário número:

Oi Josy, eu adoro bacalhau e sempre que possível faço cá em casa, apesar de nem todos gostarem lol
A sua opção de hoje é fantástica, os gratinados, sejam peixe ou carne são sempre apreciados por mim :)

Bjs e boa semana

Joana postou o comentário número:

Josy minha querida, eu adoro gratinados! Adoro bacalhau!
Ficou uma perdição o seu Josy! Lindo, e imagino que tão saboroso!
Um grande beijinho querida

Rosa Santos postou o comentário número:

Querida josy!
Só hoje pude começar a visitar os meus amigos. Gostei muito do seu gratinado amiga e com as batatinhas nas camadas ficou mesmo guloso.
Beijinho querida amiga

Sileni Machado postou o comentário número:

Olá amiga Josy, que delícia de bacalhau! Fico só imaginando essa cremosidade... nossa! Bom demais!
Levo a receita comigo!
Parabéns pela participação!
Bjs e um ótimo final de semana! =)
www.viveraprendendo.com

Comida de conforto postou o comentário número:

Querida Josy, adorei o seu bacalhau! Deve ser cremoso e de um sabor divinal! Ficou lindo e de fazer água na boca!
Beijinhos

Paula Vieira postou o comentário número:

Josy querida ainda bem que conseguiu estar connosco em mais um Evento, com uma máquina nova, e com um esplêndido prato de bacalhau.

Beijocas

Paula

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...