Pão (e Rosca) Delicioso de Berinjela


Adoro fazer pães simples. Aqui em casa o que não falta é pão caseiro, mas de vez em quando gosto de fazer recheados. Geralmente faço com presunto e queijo, ou frango. Dessa vez fiz com berinjela. Assei a berinjela no dia, mas se você tiver um antepasto de berinjela pronto, e que sobrou, aproveite esse recheio e faça esse pão. Ficou muito bom, aromático e extremamente delicioso. A receita deu para uma rosca e um pão. Experimentem!


Ingredientes

500 grs de farinha de trigo
1 ovo
1 xícara (chá) de óleo (usei de girassol)
1 xícara (chá) de leite morno
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (sopa) rasa de sal
30 grs de fermento fresco ou 1 envelope de fermento seco biológico

Recheio

2 berinjelas
100 grs de bacon picado
2 cebolas picadas
4 dentes de alho picados
2 tomates picados
sal e orégano a gosto
azeite a gosto
queijo ralado a gosto


Modo de preparo


Prepare primeiramente o recheio. Corte a berinjela em fatias e depois em pequenas tiras. Vá colocando em um refratário e salpicando sal. Reserve por aproximadamente 15 minutos. Corte as cebolas em fatias, os tomates e reserve.
Lave e enxague bem as berinjelas para retirar totalmente o sal e o amargor. Esprema bem e coloque em uma assadeira untada com óleo. Acrescente as cebolas, os tomates, o alho, tempere com sal e orégano. Frite o bacon com um pingo de óleo



 Acrescente na berinjela com o óleo que se formou. Regue com azeite e leve ao forno para assar.


 Quando estiverem macias desligue o forno transfira para um refratário para esfriar completamente.


Para a massa, esfarele o fermento com o sal até ficar liquido. Se for utilizar o fermento seco pule essa etapa. Acrescente o ovo ligeiramente batido, o açúcar, o óleo e o leite. Vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo até adquirir uma consistência para sovar a massa. Sove muito bem a massa, até desgrudar das mãos. Faça uma bola e deixe crescer por 45 minutos.
Abra a massa e recheie com a berinjela, salpique queijo ralado e dê a forma que preferir.  Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos pré aquecido a 180°C


Essa é a rosca, fica muito bonita
E aqui o pão. Ótimos para um lanche ou mesmo jantar.


 Bom Apetite!!

26 comentários:

Lia Lemon and Vanilla postou o comentário número:

Que aspecto magnífico Josy e que combinação fabulosa de ingredientes e de recheio!
Beijinhos,
Lia.

Teresa Newman postou o comentário número:

Josy, combinação de ingredientes e carinho que foi feito Não tem como não ter ficado perfeito

Andréa Santana postou o comentário número:

Bom dia Josyta querida!
Que ideia maravilhosa, usar berinjela no recheio de pães.
Ficaram lindos e com esse recheio mais tentadores, adorei!

Beijinhos, ótima quarta-feira ♥

Gelia postou o comentário número:

Oi Josy que delicinha, hum la em casa só quem gosta berinjela aqui em casa sou eu!! mas a receita do pão esta anotada.

bjs

Gélia

Maria de Lourdes Ruiz postou o comentário número:

Josy, só pelo recheio já valeu a receita. Com um pouco de arroz eu já ficava por aqui mesmo, mas quero fazer esta rosca.
Bjs

angela postou o comentário número:

minha amiga, este pão tem a minha cara, amei, na apresentação de rosca ficou um encanto, bjs

Marlene Ferreira postou o comentário número:

Apetitosooooo eita delícia de gostosura, tem sabor de quero mais! Até senti o aroma gostoso hummmm

Desejo uma ótima tardinha pra vc minha querida Josy! Bjos!

MVlasic postou o comentário número:

Primaaaa que pão é esse?!!! Fala sério, você quer me matar de desejo...ui...que estou aqui babando nesse pão!! Amo pão e sou louca por berinjela. Essa sua receita é o máximo, o antepasto já vem dentro do pão, amei, super prático, delicioso e lindo!!
Você arrasa minha linda!!
E que massa tão fofinha...hummm...vou até parar por aqui, pois já estou com a boca cheia d'água...hehehe

Beijocasss

MVlasic postou o comentário número:

Primaaaa que pão é esse?!!! Fala sério, você quer me matar de desejo...ui...que estou aqui babando nesse pão!! Amo pão e sou louca por berinjela. Essa sua receita é o máximo, o antepasto já vem dentro do pão, amei, super prático, delicioso e lindo!!
Você arrasa minha linda!!
E que massa tão fofinha...hummm...vou até parar por aqui, pois já estou com a boca cheia d'água...hehehe

Beijocasss

Blog do Chocolate postou o comentário número:

Querida Josy,

E os seus pães são todos magníficos, eu sei que já testei ! :)
Estes ficaram também magníficos, nunca coloquei beringela num pão mas achei uma sugestão deliciosa !
Você tem excelente “Mão” para pães, amiga ! :)

Beijinhos

Inês Ginja postou o comentário número:

Olá Josy!
Gosto sempre muito dos teus pães e roscas salgados.
Acho uma sugestão perfeita e deliciosa.
Eu como adoro fazer pão e petiscra esta é uma receita que me enche o olho e a gula :)
Adoro o recheio com a beringela no forno, delicioso.
Um beijinho.

Prata da casa postou o comentário número:

Querida Josy: que pão maravilhoso e com um aspeto de babar!!!! Gosto imenso de pão ( embora conte com a ajuda da máquina) e com beringela nunca experimentei. No entanto, fiquei bem curiosa, pois as fotos estão fantásticas!!
Bjn
Márcia

CamomilaRosaeAlecrim postou o comentário número:

Querida Josy, eu adoro berinjela e faço sempre ela refogada, agora vou fazer esta sua receita maravilhosa!
Fiquei aqui cheia de vontades, parabéns!
Beijos
CamomilaRosa

Nice e Ana, temperado com carinho... postou o comentário número:

Josy queridona fenomenal esse seu pão com berinjela, eu e Mamis estamos aqui de boca aberta, ficou incrível, um arraso, já salvei para provar, bjs e uma boa tarde, Ana ♥...

Unknown postou o comentário número:

Belissimo aspeto e berinjela no pãp foi algo que nunca experimentei!

Clau postou o comentário número:

Me deu uma fome...com certeza deve ter ficado maravilhoso!

Mary - Strawberrycandy postou o comentário número:

Amiga, aposto que essa cozinha ficou com um cheirinho,....que rosca saborosa :)
Beijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

Zilani Célia postou o comentário número:

OI JOSY!
ÉS UMA ARTISTA, TUAS RECEITAS SÃO DE DAR ÁGUA NA BOCA SÓ DE OLHAR.
ABRÇS AMIGA, CONTENTE EM TE VER LÁ NO "SÓ PRA DIZER".

http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Cristina postou o comentário número:

Josy, fiquei encantada com esse pão, ainda mais com esse recheio de berinjela, que por si só é muito saborosa...gostei muito da textura da massa, parabéns amiga, ficou show!
Bjs

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Bom dia Josy,
Aqui em casa preparo muitas vezes a pasta de berinjela e comemos também em sanduíches.
Neste pão o sanduíche já está pronto para ser saboreado, ficou lindo super apetitoso, adorei a ideia.
Beijo,
Vânia

Beth Martins postou o comentário número:

Josy, minha querida amiga este seu pão recheado ficou maravilhoso, gostei mt!
bjs

That Cake Sweet postou o comentário número:

Josy,

que pão delicioso este.
Nunca imaginei um recheio assim, e eu adoro beringela, que interior tão bom.
É uma sugestão perfeita para levar para os piqueniques, que delicia e que bom aspecto.

beijinhos

Xana Bértolo postou o comentário número:

Espectáculo!!! Adorava provar uma fatia dessa rosca :)
beijinhos

Marta Bernardes postou o comentário número:

Boa tarde Josy, essa massa ficou super fofinha e os ingredientes que você usou combinam perfeitamente! Bjss é ótima tarde.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...