Onde Estão Os Valores Humanos?

Estava eu pensando cá com os meus botões... Quando me dei conta dos anos que vivi, das pessoas que conheci, daqueles rostos pelos quais me encantei, daqueles para os quais olhei e nem notei...
Percebi que a vida vai passando e não só o tempo foi levando com ele o frescor da juventude em alguns daqueles rostos, como também, levou algo que considero como de um valor inestimável: "O amor ao próximo".



Muito culpa-se a nova geração por não possuir certos valores éticos e morais de outrora, mas vejamos: "Quem os passaria pra esta juventude senão aqueles mesmos velhos rostos aos quais me referi?" Aqueles que ontem vivenciaram estes valores hoje tão cobrados!...
Lembro-me que quando criança minha mãe dizia: -Isto não é conversa pra criança! - e eu achava um saco não poder participar da conversa sem me dar conta de que talvez este fosse o ponto em que era imposto o limite que falta hoje.



Também me recordo de que a mim foram ensinados valores como por exemplo: "Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem a você"- este talvez seja um dos mais brilhantes ensinamentos que deveria ser passado, sempre, de pais para os filhos.
O cumprimento diário. Será que os mais jovens sabem o que seja isso? Tempos atrás dizíamos: - Bom Dia! Boa Tarde! Boa Noite! Olá! Tudo bom? Como vai?
Entrava-se num elevador e fazia-se esta prática e todos respondiam.



Hoje ao contrário, eu me deparo com situações constrangedoras ao ver pessoas que ainda carregam esses tais valores de criação se chocarem com a frieza pela falta da resposta.
Usamos a internet pra tantas coisas interessantes mas acabamos por esquecermos de coisas tão simples mas que soam aos nossos ouvidos como uma linda melodia. Eu iria mais longe...Um gesto de amor de ser humano pra ser humano!
Vivenciei há bem pouco tempo uma situação do gênero. Ao fazer aniversário e perceber que mesmo as datas estando estampadas em forma de lembretes em nossos perfis do Facebook, alguns amigos pessoais que costumam acessar diariamente o site, nem se tocaram em dizer-me um simples: PARABÉNS!


Disso tudo eu retirei uma grande lição: Valorizar muito os meus amigos não separando-os por categorias:virtuais ou pessoais. Acharia esta prática injusta pois considero amigo verdadeiro aquele que busca através de um simples gesto demonstrar o quanto somos importantes pra ele. O quanto mais um ano de nossa vida lhe é precioso!
Hoje, finalmente, posso dizer que sinto-me sensibilizada e grata com tantas manifestações diárias de calor humano por parte dessas pessoas verdadeiras as quais prefiro qualificar como: AMIGOS REAIS.


Autora: Malu Harrison
Imagens: Google

Ofereço essas flores a todos meus amigos virtuais, reais, aos meus leitores e todos que passam por aqui e sempre deixam uma palavra de carinho.


UM LINDO DOMINGO E UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS!!!

7 comentários:

cucchiaiopieno.com.br postou o comentário número:

Querida amiga
Também acho que o "Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem a você" Seja um brilhante ensinamento e que deveria ser passado de pais para os filhos. Ele vem de encontro aos ensinos de Jesus, no "amar o próximo como a si mesmo"!
Gostei muito da classificação do autor "amigos reais", pois mesmo a nossa amizade sendo virtual ela também é real, pois nutro um belo sentimento por você Josy!
Te desejo uma linda semana.
Bjim
Léia

Unknown postou o comentário número:

Que bonito seu texto, e bem valioso
acho que quando uma pessoa nos da um bom dia e um sorriso já vale o dia inteiro gostei Josi vc é uma pessoa especial e ter vc aqui como amiga é um privilégio adoro sua coampnhia

Tenha um super dia lindo

************Rita!!
http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com.br/

bycantini postou o comentário número:

Texto muito inteligente
Adorei
As vezes sou bem critica
Beijos Nath (Cantinho da Cantini)

Andréa Santana postou o comentário número:

Olá, Josyta querida!
Obrigada pelas flores são lindas!
Os valores estão se acabando, até nos prédios os vizinhos dão de cara um com o outro não dão bom dia, não se cumprimentam de jeito nenhum, aqui mesmo onde eu moro é assim.
Até o Pe. Marcelo Rossi que é super conhecido falou sobre isso, os vizinhos dele tbm não se cumprimentam. Os seres humanos estão a cada dia mais frios e isolados.

Bjs, bom final de domingo!

Paula Vieira postou o comentário número:

Venho desejar um bom domingo, já pouco falta para dar inicio a uma nova semana. Que ela seja otima para você querida Josy.

Gostei do teu texto.
Nós ainda somos do tempo, que se dava Bom Dia, se dizia Obrigado, se agradecia com um sorriso nos lábios, e todos éramos mais felizes.

Beijoca
Paula

Ju postou o comentário número:

Olá Josy,
Um texto repleto de verdades.
Sabe, quando cheguei em Holambra a primeira coisa que me chamou a atenção foi o fato das pessoas se cumprimentarem na rua mesmo sem se conhecerem. Isso é cordialidade, educação, civilidade. Tão bom, né?
Quando mudei para a casa onde moro atualmente, uma das vizinhas nos enviou um buquê de flores acompanhado de um bilhetinho de boas-vindas, sem nunca sequer termos nos visto antes!
Eu parei e pensei: nem tudo está perdido!
Quem dera estes hábitos se proliferassem, se tornassem a ordem do dia... Quem dera...
Querida, um beijo e votos de um ótimo final de domingo!
Ju

Unknown postou o comentário número:

Oi mãezinha... tudo bem?
Olha o que disse é mesmo muito real..
As pessoas estão deixando de expressar seus sentimentos pelas outras.. coisas as vezes tão simples mas que fazem uma grande diferença..

Outro dia fiquei abismada com a falta de nem sei o que quando cheguei pra trabalhar..
Trabalho em um complexo muito grande, e antes de chegar ao meu bloco, temos que passar por uma recepção central..
Quando cheguei bem cedo a recepcionista e mais umas duas pessoas estavam conversando passei e dei bom dia... todos continuaram conversando sem nem se quer olhar.. não responderam.
Eu fiquei muito sem graça, isso aconteceu por umas três vezes, depois quando era o dia dessa mesma recepcionista (ela trabalha dia sim dia não) eu parei de dar bom dia, já que pra ela não parecia fazer diferença nenhuma, e ela foi falar que eu era sem educação por não falar com ela.

Aí fiquei surpresa do quanto as pessoas são egoístas e ocultam algumas verdades em benefício próprio..

Eu adoro demonstrar carinho pelas pessoas, adoro sorrir, brincar, tratar bem, isso torna meu dia mais alegre..

Amei as flores.. e estou levando pra deixar o meu dia mais colorido rsrs

Beijokas e uma tarde lindona viu?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...