Minha mãe sempre fazia nhoque aos domingos era nosso prato preferido quando éramos crianças. Naquele tempo que eu saiba só conhecíamos o nhoque de batata. Com o tempo mamãe aprendeu a fazer o Nhocão que até dá menos trabalho. Não sei se vocês já ouviram falar ou se já usaram essa técnica, mas ela enrolava o nhocão em um pano limpo e cozinhava dentro do pano. Aprendi com ela e assim faço até hoje. Desta vez com abóbora que sobrou. Fiz domingo de almoço e foi aprovado por todos
Ingredientes
500 grs de abóbora cozida e amassada
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 ovo
1 pitada de sal
queijo ralado a gosto (opcional)
salsinha picada (opcional)
Recheio
300 grs de carne seca Paineira dessalgada e desfiada
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
cheiro verde picado
azeite
Modo de preparo
Primeiramente prepare o recheio. Leve o azeite para aquecer em uma panela, frite a cebola e o alho. Acrescente a carne seca e misture bem. Refogue por uns 3 minutos em fogo baixo. Adicione o cheiro verde picado e sal se necessário. Desligue o fogo e reserve.
Em uma tigela coloque a abóbora, o ovo, o sal, o queijo ralado e misture bem. Vá acrescentando a farinha aos poucos até que a massa não grude mais nas mãos. Se necessário, acrescente mais porém, não exagere para que a massa fique bem leve. Enfarinhe a bancada e abra a massa com cuidado, espalhe o recheio e enrole como um rocambole.
Enfarinhe um pano de prato limpo e coloque o rocambole, enrole o pano e feche-o como um formato de bala. Reserve na geladeira.
Em uma panela coloque água suficiente para ferver. Quando levantar fervura coloque cuidadosamente o pacotinho do nhocão e deixe cozinhando em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos.
Retire da água e disponha sobre um escorredor de macarrão. Espere alguns minutos e abra com cuidado. Com o auxilio do próprio pano disponha o nhocão em um refratário. Distribua o molho por cima queijo ralado e leve ao forno para gratinar por cerca de 20 minutos.
Bom Apetite!!
29 comentários:
Bom dia minha amiga!
É bom relembrar as receitas da infância, e receitas de mãe pra filha só poderia ficar assim uma verdadeira loucura...hummmmmm!
Deu água na boca, criatividade e bom gosto total, arrasou amiga!
Ontem fiz purê de abóbora com carne-seca ficou tudo de bom tbm.
Beijos ♥
Bom dia Josy,
nossa... que delicia de receita, eu não conhecia este nhocão e sendo de abóbora hummmm... deve ficar muito bom!
Josy, as suas postagens do Face não tem aparecido na minha página, eu curti aqui pelo seu blog, porque será que acontece isso?
Bjs
Josy querida bom dia,
não conhecia esta sua sugestão, já tinha visto em alguns blogues mas não desta forma, confesso que me parece uma receita bem elaborada e a forma e cozer é bem interessante, ficou com tão bom aspecto, e o recheio certamente é delicioso.
Beijinhos
Que aspeto delicioso!
Bjs
Oi Josy!! Este nhocão é bem mais prático mesmo, e com gostinho de infância fica melhor ainda!
Abraços. Fabiana.
q rica pinta q tiene!!!! se ve delicioso y es q ese relleno es estupendo. un beso!!!
Minha querida,
As receitas de antigamente são preciosas e trazem-nos truques perfeitos como esse aí do paninho !
Adorei ver o "passo-a-passo" e adorei a técnica que utilizou ! Esse rolo está um apetite e só pode ser delicioso !
Beijinhos
Querida josy,
estive tanto tempo sem te vir visitar (me desculpe) e hoje sou recebida com este maravilhoso prato! garanto-te que vou experimentar, não poderá ser com carne seca, por cá não há, mas irei substituir o recheio e experimentar esta sua técnica que me agradou imenso. Obrigada por partilhar este tesouro.
BJs
Que aspecto delicioso, adorei o recheio ;)... Espectáculo!!
beijinhos
Não conhecia, mas além de dar menos trabalho parece ainda mais delicioso, fantástico
Bom dia Josy,
Esse nhocão foi uma agradável surpresa pois não conhecia, tem convidativa aparência e é certamente delicioso, gostei muito da receita, anotei.
Beijo,
Vânia
NUNCA na minha vida vi esta técnica Josy kkk. vivendo e aprendendo (Sileni feelings kk).
Adorei. Deve ficar muuuito bom. Minha barriga até roncou com esta foto. Bem na hora do almoço ainda kkkk
Delicia
Um beijo
Antigamente havia truques bem interessantes para cozinhar,como esse da sua mãe usar o pano para cozinhar.
Nunca comi mas o aspecto diz tudo...uma delicia.
Bj
Que bom aspeto.
Beijinhos
http://www.pratocaseiro.blogspot.pt
Olá Dona Josy:)
Que delícia de Nhocão! Nunca comi mas pelo aspecto deve ser uma delícia. Nossas faziam comida muito gostosa, né?
Boa semana!
Beijinhos
Menina Josy,
Isso é bom né?
Já fiz assim com batata, mas de abóbora gostei bem, combinou muito com a carne seca né?
Boa ideia essa sua,
Aprovadérrima!
Lindo d+ Josy, super prático, linda receita, bjs, Ana ;).
deve ser mesmo mt bom e sendo de abobora deve ser uma delicia adoro este legume bjs bs
Olá Josy, que delícia de Nhocão...nossa fiquei com vontade de verdade...rsrsrsr Perfeito...
Tenha uma ótima tarde!!!
1000 Beijokinhas
Querida Josy, minha tia fazia esse nhocão exatamente assim feito uma bala no pano, só que ela fazia de batata. Lembro-me que teve um ano que eu não pude comer pq estávamos na quaresma e eu tinha feito penitência de não comer batata e dps disso ela nunca mais fez assim dessa forma, preciso dizer a ela que a minha penitência acabou faz tempo, rsrs.
Ficou um nhocão maravilhoso, amiga, essas receitas de família fazem mt sucesso, né?! E sendo de abóbora com carne seca deve ter ficado delicioso!
Bjs miga, fique com Deus! ♥
www.viveraprendendo.com
Josy, fiquei com água na boca, que lindo ficou.
Lembro de minha mãe fazer Nhocão tbm cozido embrulhado no pano de prato, e era de batata. Eu nunca fiz acho que vou experimentar deu uma vontade louca e uma grande saudade daquele tempo.
Bjs querida e uma Boa Tarde
Querida Josy: as receitas feitas pelas nossas mães deixam mesmo uma marca profunda,não é?Que bom que aprendeu a fazer este nhocão com ela. Parece delicioso. parecia um pão pelas fotos,mas depois,ao ler a receita já vi que é de abóbora. Uma delícia, de certeza.
Bjn
Márcia
Que nhoque gigante, Josy! E gostei imenso da forma de cozinhar, é diferente do habitual! As receitas de família são sempre as melhores!
Tem um aspecto delicioso, querida! Vou ficar a imaginar o sabor :)
Beijinhos*
Amiga,
A técnica eu conhecia, mas o carinho de mãe é algo único!
De abóbora e carne seca foi uma escolha perfeita, né?!
Um bejim grande, Josita!
Querida Josy,
Como sempre arrasado nessa cozinha MARAVILHOSA!!! Esse nhocão com a carne seca Paineira deve ter ficado IMPERDÌVEL!!! AMEI!!!
Beijos, Irene
Oi, Josy!
Eu nunca consegui fazer nhoque direito, porque não acerto o ponto. Já ficou cru, cozido demais e até massudo! :D Quem sabe esse eu acerto?
Boa semana!!
Beijus,
Olha Josy, esse nhocão... não sei não! Tá com cara de muito bom, muito bom, muito bom! Você me disse que vinha passar o natal aqui em casa, então pode estender mais alguns dias pra poder agradar a anfitriã com esse pedaço de mau caminho das dietas, hahaha..
Jô, ando meio sumida pois tava com minha mãe internada. Só conseguia ver as novidades dos blogs pelo celular, mas nem me atrevia a fazer comentários pois já estava com a vista cansada de tanto responder mensagens. E depois ainda fiquei sem o celular, pois ele estragou e foi pra conserto! E ainda, fiquei com muita coisa acumulada para fazer, pois dezembro é só correria. Estava com saudade de vir aqui no seu cantinho! São 8 horas da manhã e foi o tempo que arrumei!
Bjus..
Opa, essa técnica é do meu tempo...rs! Fiz poucas vezes, mas é bom resgatar essa preciosidade.
Ah, a florzinha do post fiquei te "devendo", né? Acho que só você notou.
Beijos, Josy!
Receita de vó, Josynha! Deve ter dado um pequeno trabalho para fazer esta peripécia na hora de cozinhar. Xiiii, acho que não tenho esta manha, não! Beijocas
Postar um comentário