Enformado de Feijão c/purê de mandioquinha "Com seu tempero fica muito mais gostoso"‏




Olá pessoal, primeiramente queria avisar que esta é uma postagem especial, voltarei à ativa mesmo no blog, segunda feira que vem e cheia de saudades.
Queria mesmo agradecer o carinho de todos, pelas felicitações para o casamento da minha filha, foi tudo muito lindo e perfeito. Segunda feira trarei algumas fotos do casamento. Muito obrigada de coração por cada palavra de carinho, por cada mensagem enviada ao casal. Foram todas recebidas por mim e pela Dany com muita alegria e emoção. Obrigada à todos!


Hoje trago uma receita que a Camil, parceira do evento
2º Encontro Gourmet que irá se realizar em novembro, nos enviou. Um lançamento muito útil e muito saboroso. Trata-se do "Feijão Pronto para Temperar". Ele vem praticamente pronto,  já cozido e é só usarmos nosso temperinho para ficar muito mais gostoso!!. A embalagem é super prática, dispensa a tesoura, pois é muito fácil de abrir.  O desafio é executar uma receita e concorrer a 3 categorias. A concorrência é grande, pois os talentos são muitos.
Assim que recebi o produto em minha casa, voltei a minha infância que me trouxe  belas recordações, já que o feijão sempre foi uma grande base de alimentação saudável em minha família. Pensei em várias receitas, mas a que mais me marcou foi essa. Esse post me trouxe lindas memórias de infância e me prova mais uma vez que tradição e recordações não são sinonimo de velhice, mas sim, de cultura e sentimentos. Os antigos armazéns foram lugares realmente especiais, pena que são valores inexistentes nos dias de hoje. Quando eu era menina, minha mãe dizia que naquela época, nas décadas de 1.950 e 1.960, o arroz e feijão eram dois alimentos escassos em nossa mesa, eram épocas de vacas magras, e vida difícil. Havia dias, em que o feijão aparecia com mais frequência em minha casa, e o arroz  se tornava mais escasso. Lembro que mamãe comprava feijão a granel, naqueles armazéns de secos e molhados que existiam em todos os bairros, onde se penduravam linguiças defumadas no teto. Havia um grande balcão com aquelas caixas registradoras, grandes cortadores de frios, vários baleiros de vidro giratórios, onde eu me encantava com a infinidade de balas e doces. Existiam aqueles latões de azeite, bacalhau em caixas de madeira, sardinhas, azeitonas, manteiga, tudo a granel, e as famosas bengalas, pães fresquinhos, que deixavam um gostoso aroma no ar, e sempre era ali que minha mãe buscava o arroz e o feijão que eram escolhidos naquelas grandes sacas de 60 kilos. Ela os colocava em sacos de papel pardos. Em seguida pesava naquelas balanças antigas de ferro vermelhas. Quando muito, mamãe pegava meio saco de arroz e um saco de feijão, quando o arroz era mais caro que o feijão. E por diversas vezes ouvia ela pedindo ao dono do armazém para anotar na caderneta, pois vendia-se fiado, e a confiança era muito grande entre clientes e proprietários dos armazéns ou mercearias. Em épocas que o arroz era mais caro, lembro que quando mamãe levava linguiça defumada e ovos frescos, já sabia que iríamos comer "o feijão com arroz". Ela dizia que arroz com feijão era quando os preços estavam baixos, e "feijão com arroz" era quando o feijão era mais barato que o arroz. E ao chegar no horário do almoço ou jantar, entendia por que ela falava que era feijão com arroz, pois na minha  primeira garfada entendia o motivo. Ela fazia uma mistura de feijão, com linguiça defumada e ovos fritos e misturava uma grande porção à uma pequena porção de arroz. Adorávamos quando ela fazia esse prato. Servia com um gostoso caldo grosso do feijão cozido e tão bem temperado por ela, juntamente com um purê de batatas, ou mandioca, para substituir a falta que o arroz fazia. Com o passar dos anos, e mesmo depois que casei, continuei adotando essa receita em minha família, com algumas adaptações e substituindo o purê de batatas ou mandioca, por mandioquinha e até batata doce. Com todos fica muito gostoso. Ainda hoje faço muito essa receita, presença constante em minha mesa.

Ingredientes

1 embalagem de Feijão Pronto para Temperar Camil
1 sachê de caldo de costela
200 grs de bacon picado
200 grs de linguiça defumada cortada em cubos
1 cebola ralada
2 dentes de alho picados
1 colher de (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
2 ovos
1/2 xícara de farinha de mandioca
sal e pimenta do reino a gosto
1 xícara (chá) de arroz pronto

salsinha picada p/decorar

Para o purê


250 grs de mandioquinha ou batata baroa
50 grs de manteiga
sal a gosto
creme de leite fresco a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, frite 100 grs de bacon picado juntamente com o azeite. Despeje a embalagem do "Feijão Pronto Para Temperar" e adicione o caldo de costela e a folhinha de louro. Deixe cozinhar em fogo baixo, até obter um feijão com o caldo bem cremoso.  Retire a folha de louro, e reserve.
Em uma frigideira, doure o  restante do bacon com a manteiga de garrafa e junte a linguiça defumada, a cebola e o alho. Refogue bem. Em seguida, quebre os ovos e misture muito bem. Acrescente sal e pimenta do reino a gosto. Coe o feijão, separando o caldo e reserve. Acrescente o feijão ao refogado de linguiça, misture bem e adicione a farinha de mandioca, mexendo muito bem. Desligue o fogo e acrescente o arroz pronto. Misture bem e reserve.
Prepare o purê. Leve ao fogo com água a mandioquinha, depois de cozida, passe-a pelo espremedor, junte a manteiga, o sal e o creme de leite fresco até ficar com uma consistência bem cremosa.
Montagem do prato:


Monte o prato em ramequins ou se preferir em um recipiente único. Despeje no fundo do prato uma a duas conchas do caldo do feijão. Coloque o refogado de feijão em ramequins e desenforme-o sobre o caldo, ao lado coloque o purê de mandioquinha. Salpique salsinha e sirva a seguir


Bom Apetite!!



34 comentários:

Unknown postou o comentário número:

Josynha estive off nos ultimos dias e estou voltando aos poucos com as visitas, espero que o casamento da filhota tenha corrido as mil maravilhas e que Deus abençoe este novo casal e que a união deles seja cheia de alegrias e grandes realizaçoes, que bela receita Josynha, gostei muito da sua criatividade, ficou com aspecto bem gostoso, bjs !!!

luci postou o comentário número:

Querida Josy!!!
estamos com muitas saudades de você e essas receitas maravilhosas. Adorei a receita de hoje feijão é tudo de bom adorei amiga beijos.
Volta Logo Querida!!!
Beijos Luci

Andréa Santana postou o comentário número:

Bom dia minha querida!
Vc está fazendo falta, ainda bem que segunda vc estará de volta!
O seu prato ficou lindo e criativo!

Vc recebeu o meu e-mail?
Bjs, fica com Deus ♥

Sabor no Prato postou o comentário número:

Oi Josy! Que bom te ver por aqui com notícias do casamento. Segunda volto para ver as fotos.
Receitinhas com lembrança de infância são sempre especiais. Ótima participação ;)

Abraços. Fabiana.

Unknown postou o comentário número:

Amiga, que saudades de você! Que maravilha saber que sua filha casou, imagino o tamanho da sua emoção no dia do casamento, ahhh quero ver fotinhas, ficarei aguardando! Que a sua filha seja muitíssimo feliz nessa nova etapa da vida dela! Mais umareceitinha maraaaaa, ne! Ameiiiiiii!
Beijinhos doces

Marisa Valadas postou o comentário número:

Que receita apetitosa!
Ainda bem que tudo correu bem :)

Denise postou o comentário número:

Nossa, Josy, que arraso!
Além de uma viagem ao passado, a receita deve ser maravilhosa. Tem tudo que eu gosto! Parabéns!
Estou feliz com sua volta. Já chegou "chegando"!
Grande beijo e ótimo final de semana!

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Olá Josy,
Que bom que tudo no casamento correu segundo o desejado.
Estas receitas temperadas de muita emoção e boas recordações são inesquecíveis, por mais que tentemos não acertamos no tempero, ficamos sempre aquém.
Adorei a receita, fez-me recordar também algumas.
Beijos,
Vânia

Xana Bértolo postou o comentário número:

Fico contente que tenha corrido tudo pelo melhor minha querida :)
Saudades de si!!!
Ficou delicioso esse pratinho, como habitualmente :)
um beijinho

Lu Westphal postou o comentário número:

Oi Josy!
Q bom que foi tudo certinho noo casamento.
vou esperar as fotinhaaaas, hehe!
Felicidade 1.000 para o casal.
Adorei o cardápio,super delicia.
Beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Nice e Ana, temperado com carinho... postou o comentário número:

Que aspecto maravilhoso Josy, arrasou !!!, bjs e boa tarde, Ana ;).

Nice e Ana, temperado com carinho... postou o comentário número:

Que aspecto maravilhoso Josy, arrasou !!!, bjs e boa tarde, Ana ;).

Simone Felic postou o comentário número:

Adoro feijão , como praticamente
todos os dias vou testar.

bjs

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Santa Gastronomia postou o comentário número:

Querida Josy!

Fiquei feliz em saber que tudo correu maravilhosamente no casamento de sua filha!
Fiquei aqui também viajando em sua narrativa do armazém, pois gosto muito dessas coisas de antigamente. Afinal sou uma velha canceriana, hahaha..! Estou até escrevendo um livro sobre a minha família e com muitas recordações de minha infância - a-do-ro tudo isso!
Mas bom mesmo foi conhecer essa delícia que sua mãe preparava, e que vc dá continuidade! Eu entendo que seja isso: jamais devemos perder nossas raízes!

Um bju bem grande e saudades..

piteis da dinha postou o comentário número:

Oi amiga, saudosa, mas feliz por te ver num descanso merecido.
E que receitinha heim?

Bjssss querida

São Ribeiro postou o comentário número:

Que bom que tudo correu bem ,já tinha saudade de passar por aqui.
Adorei a sugestão,como sempre uma delicia
bj

Catarina postou o comentário número:

Minha querida Josy,

fico feliz por saber que o dia de sonho da sua menina foi tudo o que ela desejou! Muitas felicidades para eles nesta nova etapa!
Esse prato ficou muito bem apresentado :) e de aspecto bem saboroso!
Fico aguardando as fotos desse dia mágico :))

beijos!

Carolina Macedo postou o comentário número:

Acho que estamos todas com saudades do seu carinho, boa disposição e óptimas receitas, claro! Ainda bem que o casamento da sua filhota correu maravilhosamente :)
Que refeição tão boa!!

Beijinhos*

Dafne Augusto postou o comentário número:

Oi Josy.
Estou matutando ainda no que fazer com o feijão da Camil. Tenho algumas opções mas estou em dúvida.
Eu AMO purê de mandioquinha. E o enformado de feijão acompanhando deve ter ficado delicioso. Beijos

Luma Rosa postou o comentário número:

Oi, Josy!
Parabéns pelo casamento da filhota!!
Nossa, você me fez voltar no tempo das mercearias :) da balança Filizola e da venda por caderneta!! A minha mãe comprava tudo pela caderneta e quando recebia o salário, saia para pagar as contas! :D Que tempo bom em que partilhávamos muito mais que as dificuldades financeiras e que tudo era superado com muito afeto e união.
Antevejo que o encontro gourmet vai ser um sucesso!!
Beijus,

Adelaide Araçai postou o comentário número:

Amiga que saudades...minha internet não tem permitido visitar as amigas como gosto.
Adorei saber do casamento de sua filha. Desejo que ela seja muito feliz em sua jornada.Que esta união seja de enriquecimento e muito companheirismo.

Adorei a receita.

Muita Luz e Paz
Abraços

Rosa Santos postou o comentário número:

Minha doce amiga!
Como gostei de ver as fotos do casamento da sua filha. Rosto doce e lindo de bondade é seu minha amiga. A Daniella também é bonita, parecida com a mãe e o pai. Agora é recordar. Gostei muito quando diz, que tradição e recordações não são sinónimo de velhice,mas sim, de cultura e sentimentoe eu acrescento, conhecimento e esses ninguém nos pode tirar. Agora ficou mais rica; ganhou mais um filho e assim a familia vai crescendo. Eu tinha dois e agora são cinco.
Fico
feliz que tudo tenha corrido bem, não abusou da sua coluna e pernas?
Adorei esta história de vida, linda.
E o feijão com a mandioquinha deve estar p'ra lá de bom.
Bom fim de semana e beijinhos amiga <3

Gelia postou o comentário número:

Minha nossa senhora Josy uma receitinha desta neste dia frio ai que delicia queria muito.

bjs

Gélia

Yolanda postou o comentário número:

Josy, vou aguardar as novidades do casamento, que bom que todos estão felizes, bjs.

Adri postou o comentário número:

Josy, deve ficar muito gostoso esse enformado, feijão, arroz, ovo e linguiça, tudo coisa que gosto muito, e a combinação deve ficar deliciosa. Gostei muito da sua história e dessa criatividade que passou de mãe para filha :) Também preciso comentar que a foto ficou parecendo prato de restaurante, linda apresentação! Beijoca.

Nani postou o comentário número:

Que prato maravilhoso, meu pai plantava feijão e vendia esses sacos para as mercearias, época difícil que graças a Deus passou!
Fico no aguardo das fotos do casório da filhota!
Beijos

Danni e Lype postou o comentário número:

Oi Amiga,
ADOREI!!! Sua receita é super criativa e com certeza DELICIOSA!!! Não vejo a hora de te encontrar novamente...
Grande beijo, IRene

Isabel postou o comentário número:

Minha querida,

Mais uma receitinha deliciosa, com sabor de Mãe, como todas as que sempre nos traz ! :)

Espero que tenha corrido tudo muito bem no casamento da filhota e claro que queremos ver as novidades ! :)

Um grande beijinho para Si e até à volta !

Vanderleia postou o comentário número:

Josynha minha flor, seja bem vinda de volta.Parabéns pela participação ficou maravilhosa e boa sorte no concurso.Também estarei voltando com as visitas agora, fiquei com aquela gripe que ataca até os dentes de tão forte, ainda estou à base de remédios, mas quase 100%. Felicidades ao casal que Deus abençoe e fortaleça a fé e a união. Parabéns à mãe que deve ter feito de tudo para a perfeição da cerimonia.Beijos e uma excelente semana.

Fabiola postou o comentário número:

Josynha querida. Adorei a sua estória, também ouço muitas parecidas na casa dos meus pais. Apesar de épocas difíceis, eram sempre épocas de muita união, não é verdade? e que a palavra família era uma das mais fortes.
A receitinha ficou linda, apetitosa, com carinho de mãe! Muito boa sorte, amiga!!!! E a gente vai se rever!
Vi as fotos do casamento, desejo a eles muita paz! Vocês duas estavam muito lindinhas! beijos e beijos mil
Fabiola

Sabor em Si postou o comentário número:

Josynha minha doce amiga, que estória linda e prazerosa de se ler. Que saudades deve te dar ,em?
Amiga amei receita, copiadinha pois deve ser saborosíssima!
Boa sorte p/ vc no concurso ,está Demais a receita!
Bjkinhas gde.

Anônimo postou o comentário número:

Josy com esse mix de ingredientes tenho certeza que o sabor ficou mil.

Unknown postou o comentário número:

Ai que saudade!!
Minha mãezinha linda, não imagina a falta que você fez viu?
Muita.. muita.. muita mesmo..
Que bom que está de volta.. Essa recetinha está um arraso né?
Sei bem que a Talitha iria amar..
Ela adora feijão e purê.. e os dois no mesmo prato..
Eita.. eita..
Ela faria a festa rsrs

Beijinhos no coração e uma noite linda.. linda..

Gina postou o comentário número:

Josy,
Está vendo como são as coisas? Acho que você só precisava de um incentivo como esse do concurso para resgatar esse prato simples, saboroso, recheado de memória afetiva. Viajei aqui na sua história!!
Parabéns pelo conjunto da obra!
Bjs.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...