Bolinhos de Batata e Abóbora com Carne Seca

Esses bolinhos assados fiz em um dia que sobrou um purê de batatas. Deu certo, meu pessoal aprovou e dessa vez fiz também na versão com abóbora. Os dois ficaram com sabores diferentes e deliciosos. Uma ótima opção para um lanche no final da tarde ou mesmo um jantar, acompanhado com uma salada de folhas. Faça, experimentem, tenho certeza que vão adorar!

Ingredientes

Para o Bolinho de Batata

1/2 kilo de batatas
sal e pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Para o Bolinho de Abóbora

1/2 kilo de abóbora cabotiá
sal e pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Recheio

1/2 kilo de carne seca Paineira dessalgada, cozida e desfiada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola ralada
1 dente de alho picado
1 tomate pequeno s/pele picado
1 lata de milho verde
sal se necessário
150 grs de mussarela em cubinhos

Modo de preparo

Prepare primeiramente o recheio. Leve em uma panela, o azeite e doure a cebola e o alho. Acrescente o tomate e refogue até desmancharem. Adicione a carne seca, sal se necessário, e por último o milho. Refogue por mais uns 3 minutos. Desligue o fogo e reserve.
Cozinhe as batatas, passe-as pelo espremedor, e junte o restante dos ingredientes. Misture bem. Se necessário acrescente mais farinha de trigo. Reserve. Para o purê de abóbora, adote o mesmo procedimento que o purê de batata, porém, como a abóbora solta mais água, espreme-a bem para retirar o excesso de água e se necessário, acrescente mais de 6 colheres de farinha de trigo.
Divida o recheio em duas partes e junte nas massas reservadas.
Unte forminhas de alumínio ou silicone com margarina e farinha de trigo, e coloque pequenas porções. Em cada um, coloque de 3 a 4 cubinhos de mussarela.




Leve ao forno pré aquecido a 180°C por aproximadamente 50 minutos, ou até dourarem.


Este é o de batata


Este de abóbora

Bom Apetite!!



29 comentários:

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Bom dia Josy,
Também não saberia escolher um, acredito que os sejam igualmente deliciosos, ótima receita para um lanche ou jantar leve.
Beijo,
Vânia

Sadhia Hage postou o comentário número:

que delicia minha amiga ameiii saudades de vc também amada desculpe ausencia

Andréa postou o comentário número:

Bom dia minha amiga!
As duas versões estão perfeitas, eu quero provar as duas...hummmmmmm!
As fotos estão super tentadoras!

Um grande beijo, fique com Deus ♥

Sileni Machado postou o comentário número:

Bom dia minha querida amiga! Uia até salivei com esses bolinhos maravilhosos! Hj estamos em sintonia com bolinhos, só que o meu é de arroz, rsrs.
Bjão queridona e um dia lindo pra vc! ♥
www.viveraprendendo.com

Cozinha Caseira postou o comentário número:

Olá Josy

Que aspeto delicioso :-) Bela sugestão!

Vem ver o passatempo que está a decorrer no meu blog (a receita já pode ter sido publicada)

http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/2013/09/parceria-ramiro-leao-e-um-passatempo.html

Beijinhos
http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

Cozinha Caseira postou o comentário número:

Olá Josy

Que aspeto delicioso :-) Bela sugestão!

Vem ver o passatempo que está a decorrer no meu blog (a receita já pode ter sido publicada)

http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/2013/09/parceria-ramiro-leao-e-um-passatempo.html

Beijinhos
http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

Marisa Valadas postou o comentário número:

Perfeitos para um almoço leve e descontraido

Marlene postou o comentário número:

Hummm mais isso ta bom demais da conta, amiga Josy! O aspecto esta lindo e o sabor deve ser daqueles de comer e repetir até mandar parar! Com uma cervejinha aiaiai me segura! Desejo um lindo dia amiguinha! Bjo

Jesus puro amor postou o comentário número:

Parabéns pelo blog. Jesus Te Ama
Ele é o caminho.
"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.

Isaías 53:4-6"

Perfume de Pitanga postou o comentário número:

HUmmmmm...já posso imaginar este sabor deve estar um espetáculo.

Bjs..;

blogperfumedepitanga.blogspot.com/

Santa Gastronomia postou o comentário número:

Querida Josy!

Fiquei muito feliz pela sua felicidade estampada nas fotos do casamento (só as vi hoje)! Que alegria para toda a família!

Quanto a esses bolinhos, a primeira vez que olhei jurava que eram casquinhas de siri (não sei porque menina?)! Mas que surpresa essa receita! Adorei! Já estou levando para fazer! Só não sei qual vai ser primeiro (ou será logo as 2 de cara? hahaa). Fiquei imaginado também em mudar o recheio, tipo camarão, siri (haha) e outros. Tenho certeza que tudo que colocar ali (exceto pedra!) vai ficar ótimo, pois eles estão perigosamente atrativos, hehe!
Os muffins também não ficam atrás! Mais uma receita para levar!

Bjus e bjus para a mais nova sogra do pedaço!

Lu postou o comentário número:

Josy, adorei!
Q diferente a receita desses bolinhos.
quero fazer, deve ficar uma delicia!
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

piteis da dinha postou o comentário número:

Oi Josy, que delícia!
Vou levar os dois pq não pude escolher um só, os dois parecem maravilhsos...
Hummm!!!
Bjssssssssss amiga.
Ah!
Fiquei um pouco fora do ar por conta da internet, mais uma vez...
+ Bjsssss

Nice e Ana, temperado com carinho... postou o comentário número:

Josy amiga que bolinhos maravilhosos, menina esses cubinhos de queijo são um charme à parte, minha boca tá cheia de água, bjs e boa tarde, Ana ;).

marijose postou o comentário número:

Me encanta tu receta Josy, aqui no hay carne seca, pero supongo que tambien se pueden hacer con un resto de carne cocida o asada, verdad?, besos

Marisa Vlasic postou o comentário número:

Minha querida prima, você sempre me deixando com água na boca e cheia de vontade!! Os dois ficaram demais, realmente divinos, cremosos por dentro e crocantes por fora, perfeitos, duas delícias de receitas, amei !!

Beijocass

Simone Felic postou o comentário número:

Que maravilha deve estar uma delícia.

bjs

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com/

sandra neiva postou o comentário número:

Josy querida,
que bela sugestão para aproveitamentos, são sempre tão práticas, estão com muito bom aspecto e tão fáceis de se fazer que maravilha e sugestão.

Beijinhos

Maah Ivan postou o comentário número:

Amei seu blog e levando teu selinho!!
Virei fã abraços....

Cuca postou o comentário número:

Estes bolinhos de carne seca têm um aspecto delicioso! Gostei muito dos bolinhos de batata :)

Beijinhos*

São Ribeiro postou o comentário número:

Ficaram lindos ,adorava ter aqui dessa carne seca
Bj

Um toque de canela postou o comentário número:

Que bolinhos gostosos! Achei uma sugestão bem prática e com aspecto delicioso!
Beijinhos

Susana Machado postou o comentário número:

Fiquei encantada! Devem ser deliciosos!
beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

luci postou o comentário número:

Josy minha linda.
Que bolinhos mais encantadores e perfeitos, adorei, como sempre você nos apresentando essa cozinha maravilhosa, que só você consegue fazer com perfeição. Aqui a cada dia aprendo muito. Obrigada amiga pela paciência e pelo carinho que tens por nós.
Amiga parabéns.
beijos Luci

Brisa Maritima postou o comentário número:

Querida,

Ambas as versões me parecem deliciosas, por isso eu não escolheria e comeria das duas ! :)

Estão perfeitos e lindíssimos os bolinhos e quanto à carne seca, é algo que adoraria provar de facto ! :)

Beijinhos **

Nani postou o comentário número:

Aqui em casa vive sobrando purê, adorei a ideia!
Beijos

Cozinha de Mulher postou o comentário número:

Nossa senhora, ainda não tinha vindo babar nessa delícia.
Hummmmm
Juro que abriria um sorriso do tamanho do mundo se tivesse um desses aqui.. aliás um não né?
Dois.. um de cada rss
Estou ali esquentando um leite com café pra almoçar.. com biscoitos kkk
Aff.. só olhando essa maravilha mesmo e imaginar que meus biscoitos são esses picadinhos..
Eita mãezinha.. que judiação essa postagem..
Quero testar lá em casa..

Beijinhos e um dia mais que especial viu?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...