Risotto de Alho Poró e Tomate

Raramente faço risotto pois os esquisitinhos aqui de casa, como diz nossa amiga Margarida, não apreciam muito. Já eu, adoro risotto, e como raramente faço, quando faço, não uso o arroz apropriado, uso o parboilizado, pois ele fica "al dente" como gosto e como deve ser. Saiu um risotto meio falso, mas muito saboroso e que fez as minhas vontades.

Ingredientes

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo (usei o parboilizado)
1 cebola pequena picada
1 talo de alho poró em fatias finas
1 colher (sopa) de azeite
4 a 5 xícaras (chá) de caldo de legumes
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 xícara (chá) de queijo meia cura ralado
1 xícara (chá) de tomate sweet grape fatiados
2 colheres (sopa) de manteiga
orégano e sal a gosto

Modo de preparo


Leve em uma panela a água com o caldo de legumes e deixe ferver. Quando levantar fervura, deixe em fogo baixo, para mantê-lo quente.

Em outra panela, aqueça o azeite e acrescente a cebola e o alho poró. Tempere com o sal e o orégano. Em seguida, acrescente o arroz e refogue. Adicione o vinho, misture bem e vá acrescentando o caldo de legumes, sempre mexendo, conforme o arroz for secando. Por último acrescente o queijo meia cura aos poucos e a manteiga, misturando muito bem. Finalize com os tomates fatiados e desligue o fogo. Sirva à seguir

Bom Apetite!!


38 comentários:

Viví Taboada. postou o comentário número:

que rico y cremoso se ve este arroz! tiene que estar buenisimo, bicos

Andréa postou o comentário número:

Bom dia minha amiga, como foi de feriado?
Um risoto é sempre bem vindo e feito assim melhor melhor ainda.
Tenho esse arroz vou fazer assim amei!

Beijinhos, feliz quinta!

Michelle Bonfhim postou o comentário número:

sou apx por risoto mas este nunca comi!

adorei deve ser mto bom ;)

Bj!

Rosangela Cunha postou o comentário número:

Gosto, gosto muitoooooooo!!!!!!!Delícia de risoto, assim como você, eu aprecio demais esse prato que é super versátil!!!!Ás vezes, eu também improviso um risoto quando eu estou sem o arroz apropriado, e fica maravilhoso do mesmo jeito!!!!Beijocas

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Bom dia Josy,
O risoto de alho poró e tomate não só muito leve, como nutritivo e saboroso, muito boa receita.
Beijo,
Vânia

Maísa postou o comentário número:

Adoro o sabor do alho poró...Delícia viu Josita?!beijkas

Sabor no Prato postou o comentário número:

Oi Josy. Eu ainda não preparei um risoto, mas este seu está até me motivando. Delícia, pena que o seu pessoal não aprecia muito, né?

Abraços. Fabiana.

Teresa Newman Medeiros postou o comentário número:

Josy também adoro risotto, não faço com frequência aqui porque risotto é bom fazer e servir, acabo quase não fazendo mais adoro. Agora como voce fez com arroz parbolizado percebi que posso fazer com um pouco mais tempo de antecedência.

Adelaide Araçai postou o comentário número:

Ontem falavamos de risoto e minha filha disse:
- Mas risoto é de arroz com frango, para mim não existe outro tipo.
Então eu expliquei que risoto é a forma de fazer o arroz e que existem vários e de sabor inigualável, e ela fez a seguinte emenda:
- Mãe eu sei já comi lembra? mas eu acho que os outros são arroz metido a besta e risoto é de frango...rsrs
Eu sempre faço de funghi ou de gosrgonzola, mas só agora descobri que para ela é apenas arroz...kk

Já anotei tua receita e em breve ela será a estrela do almoço daqui de casa.

Muita Luz e Paz
Abraços

FAZENDO ARTE postou o comentário número:

Bom dia Josy!
Eu faço muito risotto aqui em casa, principalmente agora no frio é muito bom... belo prato com alho poró fica maravilhoso!
Beijos, Oslaine

São Ribeiro postou o comentário número:

Aqui em casa também faço só para mim.
Esse ficou mesmo perfeito.
bjs

Joana postou o comentário número:

Aqui em casa sofro do mesmo problema, os homens não gostam! Que esquisitinhos!
É tão bom, como é possível não gostar?
Apesar de "falso" ficou com um aspecto fantástico.
Um beijinho querida

Lola velasco postou o comentário número:

El arroz cada vez me gusta más hecho de cualquier manera, tu receta es además de rica muy saludable y eso es todavía mejor, la foto se ve muy bien y de postre me llevaré las ricas Madeleines que has hecho, son fabulosas.
Besos Josy y feliz tarde.

Brisa Maritima postou o comentário número:

Querida Josy,

Éu nunca fiz risotto e também tenho uma "esquisitinha da silva" cá por casa !
Penso que em todas as casas há sempre um, é a regra ! eh eh eh

Mas esse seu está uma tentação, lindo e bem definido, fiquei cheia de vontade de experimentar ! :)

Beijinhos

Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt

Cuca postou o comentário número:

Adoro risotto, mas os homens acham sempre que não é refeição, só acompanhamento :P
Ficou com um aspecto delicioso!

Beijinhos*

luci postou o comentário número:

Que prato lindo de risotto deve ter ficado muito saboroso
beijos

Edimara Iszczuk Almeida Bryk postou o comentário número:

Adoro risoto...já vários, mas esse ainda não...kkk...vai pra listinha.

bjs
Edi

meulado arteiro.blogspot.com.br

Ginja postou o comentário número:

Querida Josy,
como sabem bem um risotto!
Eu adoro e felizmente cá me casa também adoram, assim dá para fazer imensas vezes e variações!
Adoro um bom risotto, assim sem carne, gosto da sua combinação leve de sabores, mas com gostinho bom!
Por mim aprovado e sim, se eles não gostam mais sobra para nós nos juntarmos à mesa e partilhar um prato dele.
Um beijinho querida.

Maria de Lourdes Ruiz postou o comentário número:

Josy também gosto muito de risoto e aqui também tem um esquisitão e me dá raiva porque tenho que fazer as coisas que gosto só pra mim. O seu ficou com uma cara bem gostosa e já imaginei um ovo frito em cima dele hum....rsrs

Sileni Machado postou o comentário número:

Olá miga linda, deve ser mt bom morar com vc e poder provar essas delícias que vc faz sem falar da sua doce presença!
Obrigada minha amiga pelo carinho lá no meu cantinho, fico mt feliz com a sua visita! :))
Bjssss, fique com Deus!
viveraprendendo.com

Santa Gastronomia postou o comentário número:

Querida Josy:
é bom a gente agradar nós mesmos, não é mesmo?
Nem sempre o fazemos, e sim pensamos nos outros - mas de vez em quando nós também merecemos!
E o seu arroz ficou cara de muito saboroso!

Bjinhus..

Receitas de Sedução postou o comentário número:

Aqui em casa adoramos risoto. O alho poró acho que é o nosso alho francês. Não é? Gosto muito.

Beijinhos;

Aurea Sá

Simplesmente Martha postou o comentário número:

Josy minha linda!! ameii sua receita aii babei de vontade aqui! bejinhos tenha um ótimo finalzinho de tarde

A Paixão da Isa postou o comentário número:

gosto mt desse legume o seu arrozinho ele esta com um aspceto tao bom humm bjs e tudo de bom

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

Tb gosto muito!!!Ficou de dar água na boca!!!!
Mas não sou de fazer!!!!
Mas qualquer hora vou tentar!!!

Bjs....

Nice e Ana postou o comentário número:

Josy queridona que máximo voltar para blogsfera e encontrar esse mega risoto adoro allho poró, bjs e uma linda noite p/ vc...

Milia postou o comentário número:

En mi casa el arroz es siempre bienvenido Josy...y como a ti también nos gusta al dente.
Un beso amiga

piteis da dinha postou o comentário número:

Josy querida, um risoto bem quentinho, é tudo de bom né amiga?
Adorei.....

Bjsssssssssss amiga

Marly postou o comentário número:

Olá, Josyta,

Aqui estou eu, correndo de novo, rsrs.
Este risoto faria a minha delicia, pois adoro alho poró e uma arroz com vegetais.

Beijo e boa noite!



Thiago RioSul postou o comentário número:

Olá Josy amiga
Passando para desejar um fim de semana próxima com muita paz e já anotei mais essa receitinha deliciosa

Abraços,
Trocyn Bão - Thigo

Thiago RioSul postou o comentário número:

Olá Josy amiga
Passando para desejar um fim de semana próxima com muita paz e já anotei mais essa receitinha deliciosa

Abraços,
Trocyn Bão - Thigo

Susana Machado postou o comentário número:

óptima sugestão!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Cozinha de Mulher postou o comentário número:

Hummmmm delícia..
Meu post de hoje vai falar justamente na minha vontade imensa de comer risoto..
Ai Deus como que queria um tiquinho dessa delícia aí agora mesmo..

Um beijo minha linda.. e uma noite mais que linda viu?

Acredita que ontem eu entrei achando que era domingo e que tinha um texto lindo? kkkkkkkk

To ficando doidinha kkk

Beijo.. beijo...

Luma Rosa postou o comentário número:

Os esquisitinhos daqui de casa também não gostam muito, mas faço sempre que o meu enteado vem comer em casa, pois adoramos. Anotada a dica do alho poró com tomates, que é novidade pra mim!! Beijus,

Ingrid Pimenta postou o comentário número:

Risoto é tudo nessa vida!
Muito bom!

Bjo, sucesso!

Romy Almeida postou o comentário número:

Josy... para mim ficou perfeito :)
Ao contrário da sua família, aqui em casa todos adoram e de vez em quando lá sai uma receita de risotto :)
Gostei muito do seu :D

Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...