Pão Doce de Mandioquinha


 Hoje trago essa receita  para participar da nova rubrica: "Na minha cozinha com" que a querida Margarida do blog Tachos vs Panelas está promovendo. A convite dessa amiga querida participo com prazer e muito honrada. A receita você encontra lá no blog da Margarida, juntamente com a entrevista que ela me fez. Passem por lá.

Margarida obrigada pelo convite e oportunidade.


Há dias que meu pessoal aqui de casa está me pedindo para fazer um pão doce, mas sem creme, simples, para comer com uma manteiguinha ou mesmo uma geléia. Como eu tinha um pacotinho de mandioquinha (ou batata baroa) na geladeira, fui a caça no Google para achar uma receita que me agradasse. Assim que vi essa Aqui, já gostei, e foi ela que fiz. Não me arrependi, ficou uma delicia. O pãozinho fica extremamente macio e o sabor incrivelmente gostoso. Experimentem!
A receita abaixo é a original, eu fiz meia receita, e mesmo assim me renderam 15 pãezinhos doces


Ingredientes


 

500 grs de mandioquinha cozida e passada pelo espremedor
700 grs de farinha de trigo
2 ovos
1 lata de leite condensado
1/2 xícara (chá)  de água morna
2 tabletes de fermento biológico fresco (30 grs)
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 pitada de sal
1 gema para pincelar

Modo de preparo




Dilua 1/4 da lata de leite condensado, numa travessa, com 1/2 xícara de chá de água. Nesta mistura, desmanche o fermento. Junte 4 colheres de sopa de  farinha de trigo e deixe o mingau descansando até dobrar de volume, coberto por um pano de prato. Depois do fermento crescido, junte o restante da farinha de trigo aos poucos, sempre mexendo, o restante do leite condensado e os demais ingredientes. Amasse tudo muito bem. A massa deve ficar macia. Divida a mesma em 2, formate-as conforme sua preferência (trança, rolo, baguete).
Pincele-as com a gema e deixe-as crescer em uma forma untada, até dobrarem de volume. Asse em forno pré aquecido, por aproximadamente 30 minutos.

Retire os pães do forno e polvilhe-os com açúcar de confeiteiro.

Saindo do forno com uma manteiguinha é tudo de bom gente!

Bom Apetite!!


41 comentários:

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Bom dia Josy,
Ótima escolha o pão de mandioquinha ficou com linda cor e muito macio a foto barrado com a manteiga, humm, deu fome.
Beijo,
Vânia

Cuca postou o comentário número:

Que pãezinhos com tão bom aspecto, Josy!! Super fofinhos! E essa foto do pão com manteiga é mesmo para fazer inveja :)

Beijinhos*

cristina fonseca postou o comentário número:

Olá Josy!
Já tinha ido à cozinha da Margarida espreitar esta receita!!! que maravilha!!! Vou trazer esta fatia já com manteiga :)) ADORO!!!!

Foi muito bom poder conhece-la um pouco melhor e ver o quão é transparente a sua escrita! Imagino-a assim mesmo como li :)

Beijinho bem doce e um dia feliz!

Isabel Salvador postou o comentário número:

Deve ser mesmo bom amiga, e bela entrevista amei, bjokitas

A Paixão da Isa postou o comentário número:

bem que comia um com o meu café da manha eles estao um sonho bjs

Ilda Pinho postou o comentário número:

Gostei muito desses pãezinhos, posso tirar um? ;.
Bjs.

Um toque de canela postou o comentário número:

Oi, josy!
Já li a entrevista e gostei muito de a conhecer melhor!
Este pão ficou com um aspecto maravilhoso!
Beijinhos

D Augusto postou o comentário número:

PÃEZINHOS MARAVILHOSOS JOSY. ADORO MANDIOQUINHA, NA VERDADE ACHO ELA MEIO DOCINHA MESMO, O QUE CASA PERFEITAMENTE COM DOCES.

BEIJOS

Fabiola postou o comentário número:

Josynha que delícia! Pãezinhos com legumas são sempre maravilhosos, ficam sempre tão fofinhos!
Beijos
Fabiola

Nina Paim postou o comentário número:

Ficou tão apetitoso que estou tomando café só com essa imagem! beijinhos.

Andréa postou o comentário número:

Bom dia querida!
Nunca fiz pão de mandioquinha, agora tenho a receita certa, hehehe. Ficaram lindos e super fofinhos, hummmmm! Arrasou!

Beijinhos

Tuquinha postou o comentário número:

JosY
só tenho pena de ter engordado uns kilitos e agora ando ás aranhas para os perder....mas ao olhar para estas bolinhas doces perdi complemtamente a vontade das dietas...fabulosas
Beijinhos e BFS

Aline - Receitazada postou o comentário número:

Hmmm que pãozinho gostoso :)
Eu ainda não cheguei no nível de pães, mas de tantas receitas que vejo sobre eles, estou bem tentada a fazer! rs
Beijãooo

Aline - Receitazada postou o comentário número:

Ei, esqueci de falar...rs
Adorei sua entrevista :)
Beijooos

Teresa Newman Medeiros postou o comentário número:

Bom dia querida!
pãozinho caseiro não tem como dizer não. adoro!

Trainee de Cozinheira postou o comentário número:

Ah eu já fiz pão de mandioquinha são bem gostosos!!!tem um sabor bem característico, sem contar que ficaram lindos!!bjs
Maura

São Ribeiro postou o comentário número:

Já tinha visto no blog da Margarida e achei-os tão lindos.
Dá vontade de levar alguns comigo.
bjs

Beth postou o comentário número:

Minha querida amiga estet seu pãozinho doce ficou com um aspecto maravilhoso levo comigo 3 para o lanche, adorei!!
Bjs grandes e cuida de si amiga

Sol Pâtisserie postou o comentário número:

Bom dia Josy, um pão simples quentinho com manteiga é tudo de bom mesmo, gostei muito da receita e adorei o seu bate-papo lá com a Margarida, quanto mais a gente te conhece mais a gente te admira.
Bjs

Edimara Iszczuk Almeida Bryk postou o comentário número:

Menina que tentação hein......não sei ao certo o pq, mas aqui em Recife é muito difícil encontrar mandioquinha e quando encontro é a preço de ouro, quando morava no sudeste consumíamos com bem mai frequência.

bjs

Edi
http://meuladoarteiro.blogspot.com.br

FAZENDO ARTE postou o comentário número:

Olá querida!
Que delicia este pão quentinho com manteiga derretendo humm... fica bom demais e a massa sendo de mandioquinha deve ficar muito macia!
Beijos, Oslaine

Xana Bértolo postou o comentário número:

Este pão está mesmo uma delícia :)
Eu posso roubar uma fatia?!!!
beijinhos

Ginja postou o comentário número:

Olá querida Josy,
antes de mais me desculpe pela ausência. O trabalho tem sido muito e ando sem folgas, tem sido complicado gerir tudo, com imensos animais doentes e urgências durante a noite. Imagina.
Depois quero dizer, mas acho que já disse, que adoro os seus pães, tantos os doces como os salgados!
Estes pãezinhos doces de mandioquinha (nunca provei...tenho de provar!) estão lindos. Super fofinhos e agradáveis para um belo lanchinho. Muito bons!
Um beijinho minha querida.

Mariana Morais postou o comentário número:

Adorei os pãesinhos Josy, como devem ser gostosos!
bjs

Mariana

Milia postou o comentário número:

Maraviloso aspecto Josy, esas dos ultimas fotos son una autentica tentación. Tengo que visitar a Margarida y de paso ya veo tu entrevista, me apetece mucho!
Un beso grande

Lylia postou o comentário número:

Josy querida,
Sua postagem ficou linda lá na Margarida. Você merece! Gostei muito de conhece-la melhor.
Conhecer pessoas como vc faz valer a pena estar nessa blogosfera.
Bj,
Lylia

Sileni Machado postou o comentário número:

Amiga, este pão é maravilhoso, vc é maravilhosa, o blog é maravilhoso e amei a sua entrevista lá no Tachos com a Margarida. Super divertida, descontraída... amei! :D
Bjsss
viveraprendendo.com

Léia postou o comentário número:

Josynha minha flor, estou te devendo visitas, mas a correria anda grande.
Que delicia os legumes e esse pãozinho ficou super fofinho e certamente muito saboroso.Adorei.
Beijos amada, tenha uma ótima sexta.

Regina Fernandes postou o comentário número:

Josynha ,primeiro que saudades de ti minha bonequinha doce como mel.
Agora, chegar aqui e dar de cara com esses pão de mandioquinha, é no mínimo tortura total, Amei de paixão . Tô um pouco sumida amiga,mas é por motivos nobres. Mas hoje pude ter um tempinho p/ te ver só um pouquinho e encontro esse espetáculo de receita. Que cozinha mais aconchegante e cheirosa. Te gosto,viu? Bjkinhas gdes

Leonor Cerveira postou o comentário número:

Olá, Josy!
Que belo aspecto ;).... Adorei :)... Estou a precisar de um babete ;)... Estou a babar-me :) :)... Bjokas..

http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

Bel postou o comentário número:

Que apetitosos ficaram! Nunca fiz pão com mandioquinha, mas agora estou tentada a experimentar! Bjos.

Gina postou o comentário número:

Querida Amiga Josy.
Muito obrigada pelo seu carinho. Me senti muito acarinhada com o seu comentário. É muito importante nestas horas sentirmos as palavras dos amigos sempre tão reconfortantes. Graças a Deus, o Marcelo está bem dentro do possível e do que poderia ter acontecido.
Agora só mesmo o nosso mundo culinário para nos dar a alegria de poder degustar esta delicia de pão de mandioquinha, que só vc. poderia fazer com tanta maestria.
É muito bom......
Beijinhos

Renata postou o comentário número:

Querida Josy, que bom voltar, estava com saudades! Esses pãezinhos estão me chamando, devem ser bons demais! Já amei fazer pão de batata, agora tenho que experimentar com mandioquinha (batata baroa pra nós aqui no RJ rsrs).
Bjssss e obrigada pelo seu carinho de sempre!

patiabeija-flor postou o comentário número:

Olá Josy!!
Que lindos pãezinhos!!! Estou aqui com água na boca... Lindos e apetitosos!!! Parabéns!!
Beijocas minhas e de meus pequenos!!!

Marly postou o comentário número:

Olá, Josyta,

Estou vindo lá da Margarida, fui ver você lá, viu? rsrs. Este pão ficou com um aspecto perfeito, fofo e muito saboroso!

Um beijo e bom fim de semana!

Cozinha de Mulher postou o comentário número:

Já babei nessa receitinha lá no Blog da nossa amiga Margarida e agora estou babando aqui.. e vou repetir o que te falei..
Essa foto da manteiga derretendo é um atentado menina.. rsr
Hummmm eu queria viu?
Agora mesmo enquanto estou visitando os bloguitos e respondendo os comentários rsr
Cairia muito.. muito bem..

Um beijo minha linda e uma noite especial viu?

Blog do Chocolate postou o comentário número:

Ai Mamis, quer matar-me só pode... que grande maldade essa foto do pãozinho com a manteiga a derreter...
Hummmm.... que coisa tão boa, querida, esse pãozinho é uma delicia irresistível ! :)

Adorei a sua entrevista, amiga, você é uma pessoa fantástica e a nossa Margarida teve uma idéia brilhante em dar a conhecer as amigas desta forma tão genial ! :)

Beijinhos, minha linda, bom fim de semana !

Isabel
www.blogdochocolate.com
http://brisa-maritima.blogspot.pt

Executiva de Panela postou o comentário número:

Querida Josy, você sabe que eu sou fã dos seus pãezinhos, né? Esse pedacinho com manteiga derretendo é meu! rs Um beijo, Paula

Mena Lopes postou o comentário número:

Minha querida Josy que receita mais fantastica!! E fiquei com vontade de a fazer, mas por aqui nao vou encontrar mandioca!! Achas que podemos substituir por batata?? Adorei essa sua participaçao!! Acabo de a ver no blog a Margarida e simplesmente adoreiiii! Voces são lindasssss!
Um beijinho,
Mena.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...