Pão de Mandioquinha e Linguiça


Essa receita de pão de mandioquinha tenho a muito tempo. Minha mãe já fazia em nossas reuniões familiares, na versão doce ou salgada, onde podemos diminuir na quantidade de sal se for fazer um pão doce, e aumentar a quantidade de açúcar, ou vice versa
Nesse caso, fiz um pão salgado que fica muito gostoso também, pois o interessante nessa receita é a maciez e a textura do pão. Já fiz de vários recheios tanto doces como salgados, recheados ou não, mas se você quiser um sem recheio para passar uma manteiguinha sómente e acompanhar com um cafézinho também digo que é perfeito. Experimentem


Opções:

Pão Salgado - 1 colher (sopa) rasa de sal + 1 colher (café) de açúcar
Pão Doce - 1 xícara (chá) rasa de açúcar + 1 colher (café) rasa de sal


Ingredientes

2  xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ovo
1 xícara (chá) de purê de mandioquinha
1 colher (sopa) rasa de sal
1 colher (café) de açúcar
2 colheres (sopa) cheias de margarina
1 xícara (chá) de leite morno
30 grs de fermento biológico fresco


Recheio

2 linguiças calabresa defumadas finas
1 colher (chá) de margarina
1 cebola picada
orégano a gosto
200 grs de queijo branco fatiado


Modo de preparo

Em uma tigela coloque 1 colher de farinha de trigo, o fermento e 2 colheres (sopa) de água  para fazer a esponja. Deixe descansar.
Em seguida, junte o ovo, o purê de mandioquinha, o sal, o açúcar e misture bem. Acrescente a margarina e o leite, e a farinha de trigo aos poucos até obter uma massa homogênea e lisa. Deixe descansar e dobrar de volume (aproximadamente 1 hora)
Enquanto isso prepare o recheio, leve ao fogo a cebola com a margarina e refogue. Acrescente a linguiça fatiada e sem a pele e frite até dar uma leve douradinha, acrescente o orégano, desligue o fogo e reserve.
Abra a massa na bancada, e recheie o pão com as fatias de queijo e o refogado de linguiça já frio
.

Enrole como um rocambole, salpique orégano, ou queijo ralado, e coloque em uma forma de bolo inglês. Deixe descansar até dobrar de volume.
Leve ao forno pré aquecido a 180ºC  até dourar.


 

Sirva morno, ou mesmo frio, fica uma delicia

Bom Apetite!!






45 comentários:

Cris Miyke postou o comentário número:

Que delícia Josy! Ficou lindo!
Bjo

Cris Miyke
delicinhasecoisinhas.blogspot.com

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Bom dia Josy,
Este pão seria uma companhia perfeita para o meu café da manhã, bastam 2 fatias, ficou lindo e delicioso, muito boa receita.
Beijo,
Vânia

Cuca postou o comentário número:

Josy, esse pão ficou uma tentação!! Com queijo e linguiça?? Huuuuum! Também quero um pouco, mas duvido que tenha sobrado!!!

Beijinhos*

Sabor no Prato postou o comentário número:

Oi Josy. Que delícia este pão de mandioquinha, eu nunca experimentei mas sei que iria gostar muito. O recheio está caprichado, hein? Com certeza, era sucesso nas reuniões familiares :)

Abraços. Fabiana.

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

JOSY, ESTE PÃO FICOU DE DAR ÁGUA NA BOCA!!!!!

BJS....

Gigi postou o comentário número:

Que delícia...anotei para o final de semana
bjos

Margarida Abreu postou o comentário número:

Bom dia minha querida amiga

Nossa que delicia esse paozinho é mais um que eu vou experimentar pois ja anotei a receita, me fala uma coisa posso usar mandioca mesmo? É que aqui onde vivo so tem mandioca nao tem mandioquinha!

Que delicia e ver esse pao na hora quse do almoço bateu uma fome que eu vou lhe contar

Beijocas

Margarida Portuleira

Simplesmente Martha postou o comentário número:

Que lindoo esse pão deve ter ficado divino amei bejinhos Josy tenha uma ótima semana

Andréa postou o comentário número:

Bom dia minha amiga!
Nunca fiz pão de mandioquinha o seu ficou lindo e com esse recheio só pode ter ficado delicioso!
Receita anotada, amei!
Adorei a cor!

Beijos, fica com Deus!

Léia postou o comentário número:

Bom dia Josinha minha flor, que perdição matinal.Adoro mandioquinha em tudo, seu pão ficou divino ainda tenho que testar, quando fizer te conto como ficou.O recheio ficou dimais.Ontem fiz pão de batata com requeijão e meu filho falou, mãe faltou a linguiça, o seu está perfeito para o paladar daqui de casa, rsrs.Arrasou amiga.Beijos, que seu dia seja repleto de bençãos e paz.

FAZENDO ARTE postou o comentário número:

Bom dia Josy!
O seu pão ficou lindo, a cor é maravilhosa! Eu nunca experimentei pão com mandioquinha, mas com certeza deve ficar uma delicia com este recheio humm... muito bom!
Beijos, oslaine

Alice postou o comentário número:

Oi querida Josy:)
Esse pão ficou bom demais, que textura maravilhosa tão amarelinha e apetitosa!! Por mim podia ser com ou sem recheio, acho que ía gostar de todas as maneiras!!
Um beijinho grande para vc:)

Lola velasco postou o comentário número:

Este pan entra por los ojos ¡Qué rico y apetitoso Josy! Me gusta mucho tu receta.
Besitos guapa.

Marbene Araujo Bueno postou o comentário número:

Olá Josy, bom dia!

Tendo em vista que adoro pão recheado, foi ótimo abrir o blogger e encontrar esse post sensacional.

Tudo de bom, até outro dia.
Beijos

Brisa Maritima postou o comentário número:

Querida,

Mais uma maravilhoso e alegre pãozinho que sai dessa cozinha deliciosa ! :)

Ficou lindo e convidativo, Mamis, está-se a vingar do pica-pau, ehehehe, já sei, já sei...
Mas eu não levo a mal, adoro os seus cozinhados !! :))

Beijinhos bem docinhos !

Bel

Susana Machado postou o comentário número:

Obrigada por esta sugestão maravilhosa!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Marisa Valadas postou o comentário número:

Que pão delicioso, esse recheio deve ser espectacular!

Marisa Vlasic postou o comentário número:

Oi primaaaa, assim você me mata !! Uma delícia salgada e certamente outra delícia na versão doce, esse pão está demais!! Receita nota 1000!! Olha já tomei café e já almocei, mas agora poderia bem fazer um gostoso lanchinho com essa gostosura de pão. Amei!!

Beijinhos
Marisa

Ana Claudia postou o comentário número:

Josyta, fiz pão de mandioquinha a semana passada... rsrs... em breve estará no blog...
O seu está muito mais macio... Rsrs
beijusssss

São Ribeiro postou o comentário número:

Os seus pãea ficam sempre maravilhosos.
Ja´levava uma fatia bem grande.
bjs

Eu que fiz... ou quase isso postou o comentário número:

Josy deve ficar uma delícia mesmo, pq a mandioquinha em si é muito bom, marido que vai gostar desta receita, eu gosto de pão é com manteiga mesmo como vc falou e um cafezinho.

bjs

Gélia

Beth postou o comentário número:

Josy, minha querida amiga este seu pão recheado me abre o apetite, ficou lindo e mt apetitoso!

Bjs

Rosa Santos postou o comentário número:

Querida Josy!
Que pão enrolado delicioso que me deixou babadinha é que adoro pão, agora gosto de tudo e até estou quase redondinha. Até breve boa amiga.
Um beijinho muito grande

Gabi postou o comentário número:

Aii que delicia!

E a vontade de comer?

Beijos

marijose postou o comentário número:

Que delicia Josy, me encanta todo lo que haces, es que te sale todo tan bien... besos amiga

Susana Louro postou o comentário número:

Que maravilha. Amei seu blog, tem coisas tao boas, parabens. Ja me fiz sua seguidora!
Beijinho
Sonhosnacozinha.blogspot.com

MINHA VIDA DE CAMPO postou o comentário número:

OI Josy,
nunca comi um pão assim, vou fazer, deve ficar uma delicia. Na versão doce podemos colocar geleia. O pão de minha infância, a mãe abria a massa e colocava chimia de abobora e enrolava e assava. Para nós era um manjar do deuses.
Bjos minha linda e tenha um ótimo carnaval.

luci postou o comentário número:

Deve ser delicioso esse pào eu adoro mandioquinha
beijos

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto postou o comentário número:

oi Josy,esse pão com mandioquinha ficou nota 1000,adoro tudo que leva mandioquinha bjs Rosinha

Fê Dayrell postou o comentário número:

JOsy estou de dieta e meu lanche da tarde foi 2 ameixas secas, venho aqui e me deparo com este escândalo de pão, é muita judiação para uma pessoa só.
bjo

Marly postou o comentário número:

Olá, Josyta,

Que pãozinho amarelinho, rico e saboroso! Eu ainda não fiz pão de mandioquinha e não sei porque não fiz pois amo mandioquinha, rsrs.

Beijo e boa noite, minha amiga!

Selene postou o comentário número:

Olá Josy
Adoro estes pãezinhos... são a minha perdição

Beijinho

Tânia postou o comentário número:

Adoro estas receitas de caderninho de mãe!Só pão deve ser divino com uma manteiguinha. Incrementado com os recheios, ficou lindo.Bem fofinho!
Estes dias fiz de abóbora e adorei o resultado.

Milia postou o comentário número:

Pero Josy! este pan es perfecto, da igual con que lo acompañes, tiene un color que apetece meter la mano en la pantalla.
Un beso

Leonor Cerveira postou o comentário número:

Josy,
Divinalllllllllllllllll :)... Bjokas
http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

A Paixão da Isa postou o comentário número:

hum super este pao que esta um sonho gostei mt bjs e tudo de bom

Artes da Mel postou o comentário número:

Oi Josy! Esse pao deve ficar delicioso! E está muito lindo!
Bjs
Mel

D Augusto postou o comentário número:

A batata e a mandioquinha deixam o pão bem mais fofinho né? Eu adoro mandioquinha, sempre quem tem acrescento um pouco no purê de batata normal. Deixa ele bem especial.

Beijos Josy

Cozinha de Mulher postou o comentário número:

Hummmmmm
Não tem outra expressão capaz de descrever essa visão..
Minha linda que pecadinho mais gostoso..
Eita.. eita..
Ficou lindo e super recheado..
Adorei a dica..

Um beijo mais que carinhoso e uma noite linda.. linda.
Te adoro viu?

Sileni Machado postou o comentário número:

Oi miga, será que sobrou uma fatia pra mim? rs
Que lindo esse pão! Com uma massa versátil dessa é receita pra guardar por td a vida!
Uma linda noite pra vc! :))
Bjsss
www.viveraprendendo.com

Kati Monteiro postou o comentário número:

Josy,
deve ficar muito bom mesmo!
Como não suo fã de mandioquinha, vou fazer qualquer dia desses com batata.
E por falar em batata, esta receita bem que poderia participar da BC que começa segunda, né?
Beijo

Lenita postou o comentário número:

Adoro olhar seus pães!
Sempre tão lindos e com um aspeto delicioso!
Este tem um interior riquíssimo e uma massa amarelinha e fofa! Dá logo vontade de trincar.
Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...