Cuca de Coco da Oslaine


Eu sou super fã de coco e receitas que levam esse fruto. E sempre quando vejo uma receita que leva o coco, vou logo salvando e guardando para o futuro. Mas tem dias que não dá para esperar muito, a ansiedade em provar é maior. Foi assim quando vi essa Cuca de coco no blog da querida Oslaine o Fazendo Arte. Aliás, dificilmente você sai de lá sem levar uma receita. Tem delicias salgadas e doces que me deixam cheia de vontades. A Oslaine é muito caprichosa e talentosa, se não conhece ainda o blog dela, recomendo, voce vai amar.
A única diferença da receita dela, é que não usei o coco fresco, claro que sem dúvida, deve ficar bem mais gostosa, mas como eu tinha coco em pacotinho resolvi fazer com ele. É maravilhosa a massa, fica muito macia, e o doce de coco delicioso.

A receita à risca está AQUI


Oslaine querida, obrigada pela partilha, é uma receita a se repetir muitas vezes

Ingredientes

Esponja

 
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite



Massa 

2 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
1/2 xícara (chá) de iogurte ou leite
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1/2 colher (chá) de sal
3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo




Doce de Coco

3 xícaras (chá) de coco fresco ralado (usei 150 grs de coco seco)
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água (só se usar coco seco)




Farofa

1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo




Modo de preparo

Para a massa, em um recipiente misture os ingredientes da esponja e deixe descansar por 10 minutos. Na batedeira, bata os ovos com o açúcar, até dobrar de volume, acrescente a mistura do fermento e vá adicionando os ingredientes na sequência e batendo até agregar tudo, por aproximadamente 3 minutos. Cubra a massa e deixe descansar por 30 minutos a 1 hora.
Forre uma assadeira com papel manteiga, unte com óleo e espalhe a massa, voce pode espalhar com uma colher ou espátula, pois ela fica com a consistência mole. Deixe a massa crescer novamente. Enquanto isso prepare o doce de coco, levando ao fogo todos os ingredientes, e deixe cozinhar em fogo baixo até secar a água. Desligue e reserve.
Depois da massa já crescida, distribua o doce de coco sobre a massa. Para a farofa misture todos os ingredientes com as pontas dos dedos e distribua por cima do doce de coco.






Leve ao forno pré aquecido a 180ºC por 30 a 40 minutos.


Servi com um chazinho mate. Uma delicia. Bom Apetite!!

22 comentários:

Mary - Strawberrycandy postou o comentário número:

Josy que delícia,...óptima sugestão para o fim-de-semana!
Beijinhos e bom fim-de-semana!
Aparece,...
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

D Augusto postou o comentário número:

Olá Josy

Que cuca maravilhosa hein. Pela foto praticamente dá pra sentir o gostinho de côco. E com uma massa fofinha dessas, uma perdição.

Beijos

FAZENDO ARTE postou o comentário número:

Bom dia querida Josy!
Fico feliz que voce gostou da cuca, aqui esta receita faz o maior sucesso, a sua cuca ficou linda, muito obrigada pelo carinho... voce é demais!
Eu fiz a sua receita do bolinho ontem mesmo e ficou divino...que delicia, comemos só bolinho puro de tão bom que ficou rsrsrs, vou postar a receita na próxima semana.
Beijos e um lindo dia,
Oslaine

Mena Lopes postou o comentário número:

Minha querida Josy, isto tem que estar de comer e chorar por mais!! Também sou como tu, adoro coco!!
Levo uma fatia para a minha sobremesa de hoje!!
Um beijinho grande!
Mena

Licia Dutra postou o comentário número:

Também adoro côco e essa receita está com uma cara ótima! Vou fazer! Bjsss.

São Ribeiro postou o comentário número:

Essa cuca ficou linda e com coco eu ia adorar.
Levava já uma fatia daquelas bem grandes.
Bom fim de semana
bjs

Ginja postou o comentário número:

Josy querida,
que coisa maravilhosa!!
Eu também adoro côco e tudo que leva côco, seja salgado ou doce :)
Adoro o nome desse bolo, cuca, é tão fofo.
E o aspecto maravilhoso.
Adorei com o doce de côco e a farofa, adoro esse tipo de cobertura, tem gosto de quero mais, como vocês costumam dizer :)
Bom final de semana querida.
Um beijinho.

Sol Pâtisserie postou o comentário número:

oi Josy também sou super fã de coco, adorei essa receita também vou levar pra mim, experimentarei em breve.
Bom final de semana.
Bjs

Simplesmente Martha postou o comentário número:

Josy que delicia babeii de vontade aqui beijinhoss

Cuca postou o comentário número:

Eu ADORO o nome deste bolo, como deve imaginar!! Acho a maior graça um bolo com o nome do meu diminutivo :) é caso para dizer que cuca maravilhosa que aqui nos apresenta!! Adoro côco e vou levar a receita :)

Beijinhos e bom fim-de-semana*

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Oi Oslaine,
Concordo com coco tudo é saboroso, humm e esta cuca está maravilhosa, também uma receita com o aval a Oslaine e feita por si tinha de ser deliciosa, parabéns para as duas.
Beijos,
Vânia

Edimara Iszczuk Almeida Bryk postou o comentário número:

Josy quanta novidade vc me traz...kkk....em primeiro lugar tb amo coco, adoro cuca e faço de vários sabores (tenho a receita no blog), mas é totalmente diferente da sua, nunca usei fermento biológico e nunca fiz ela com coco...fiquei hiper curiosa....a massa fica igual de pão ou fica como bolo mesmo?

bjs

http://meuladoarteiro.blogspot.com.br/

Marly postou o comentário número:

Olá, Josyta,

Que delícia, esta cuca! Aqui temos uma feira gaúcha, anualmente, e uma vez eu provei uma cuca de coco feita lá, achei muito saborosa, lembrava um pão doce de coco. Vou salvar esta receita, rsrs.

Beijoca e bom finzinho de semana

Shapalmas postou o comentário número:

Que delicia de cuca,me faz lembrar muito minha infancia,minha terrinha,la no sul...adorei,ainda mais com coco,que eu adoro!!!

Beijinhos

Sharon

Andréa postou o comentário número:

Amiga,
a Oslaine tem receitas maravilhosas, vc e ela arrasaram bela cuca!

Beijão ♥

Léia Silva postou o comentário número:

Josy querida
Eu também sou super fã de coco e adorei essa cuca!
Te desejo uma linda e abençoada semana.
Bjo grande
Léia

Michelle Bonfhim postou o comentário número:

oiii josi
que mãozinha abençoada essa sua...

amei essa receitinha, ainda vou tentar fazer.

bjãoooooooooo

Blog do Chocolate postou o comentário número:

Querida Mamis,

As receitas da amiga Oslaine são de facto uma perdição, também tenho algumas dela marcadas para fazer, vamos lá a ver quando será... :)

Adorei o seu bolinho, que textura tão fofinha e maravilhosa, querida, com um cházinho desses eu não precisaria de mais nada para ficar bem feliz ! :)

Adorei Mamis, é uma receita de facto a reter ! :)

Beijinho muito grande

bel

Tania Costa postou o comentário número:

Que maravilha que deve ter ficado! Coco realmente é um fruto muito guloso :) Beijinho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...