Fogos de Artíficio - Um espetáculo poluente e assustador

Todo último dia do ano costuma ser um verdadeiro espetáculo pirotécnico. É uma tradição quase que mundial. No Brasil consta até em orçamento público de muitas cidades os gastos com a queima de fogos na virada. Mas ao mesmo tempo em que encanta os expectadores que assistem a explosão de cores nos céus, o encanto passa longe dos animais, que sofrem com o barulho das explosões que superam, em alguns casos, mais de 120 dB; sem falar que a queima dos produtos químicos que dão o brilho gera gases poluentes.
As brilhantes cores dos fogos de artifício são resultado da queima, em alta temperatura, de sais de metais como o bário, o magnésio, o cálcio e do nitrato de estrôncio que, além do gás carbônico, produzem poluição na atmosfera provocando prejuízos à saúde. Em 2005, por exemplo, a capital mexicana amanheceu com altos níveis de poluição devido à queima de fogos de artifício durante as comemorações do Ano Novo e a população teve a recomendação de não praticar atividades ao ar livre até os níveis de poluição não voltarem aos patamares aceitáveis.  Fazendo uma comparação, o presidente da gestora de resíduos Lipor, Macedo Vieira, afirmou que uma noite de fogos de artifício em Londres polui mais do que uma incineradora durante um ano.



Fogos de artifício são tóxicos para os seres humanos.
Dependendo do efeito pretendido, os fogos de artifício produzem fumaça e poeira que contém vários metais pesados, compostos de enxofre, carvão e outros produtos químicos nocivos. Bário, por exemplo, é usado para produzir cores verdes brilhantes, apesar de serem venenosos e radioativos. Compostos de cobre são usados para produzir as cores azuis, mesmo contendo dioxina, que tem sido associada ao câncer. Cádmio, lítio antimônio, rubídio, estrôncio, chumbo e nitrato de potássio também são comumente usados para produzir efeitos diferentes, mesmo que eles possam causar uma série de doenças respiratórias e outros problemas de saúde.
 
Fogos de artifício contribuem para a poluição ambiental
 
 
Os produtos químicos e metais pesados usados em fogos de artifício também têm o seu preço sobre o ambiente, por vezes, contribuindo para a contaminação da água para o abastecimento e até mesmo chuva ácida. Seu uso também provoca um grande depósito de lixo físico no solo e na água, mesmo a quilômetros de distância. Como tal, alguns estados dos EUA e os governos locais restringem o uso de fogos de artifício, de acordo com diretrizes estabelecidas pela Lei do Ar Limpo.
 
O uso de fogos de artifício está aumentando em popularidade em todo o mundo, incluindo em países sem padrões de poluição do ar estrita. De acordo com The Ecologist, celebrações do ano novo, em 2000, causaram a poluição ambiental em todo o mundo, enchendo o céu em cima de áreas povoadas por “cancerígenos compostos de enxofre e arsênico no ar.”

Não somente gera impacto sobre a poluição atmosférica. A poluição sonora gerada assusta as aves e outros animais que mudam os seus comportamentos, alterando a rotina e, muitas vezes, provocando a migração. Para os cães, um verdadeiro pesadelo. De audição extremamente aguçada e sem entender o porquê de todo o barulho, eles se assustam, e muitos entram em pânico, correndo em desespero. Isso pode causar tristes infortúnios, como fugas, acidentes (como atropelamentos) e até convulsões ou arritmias seguidas de morte dependendo do estresse do animal.



 Com relação a estes, estatísticas de organizações não governamentais mostram que é durante as explosões de fogos nas tradicionais festas que acontece o maior número de fugas e atropelamentos de animais.
Outro ponto crítico é que o material utilizado para fazer os fogos é dificilmente reciclável, as substâncias tóxicas dificultam o processo, pois seu manuseio pode ser danoso a saúde. E ainda existe o risco de partes não acionadas do explosivo, virem a explodir durante a reciclagem. Por isso varias empresas recicladoras não recebem fogos de artifício.²
Além de tudo isso. Sem contar das pessoas que compram e soltam por conta os fogos. Você sabe quanto a prefeitura da sua cidade gasta com esse tipo de investimento? Será que vale a pena tantos prejuízos?



Imagens: www.google.com
Fontes: www.sosmeioambiente   - www.noticiaanimal.com.br

Essa foi minha participação para a Blogagem Coletiva Teia Ambiental 


Ótimo Final de Semana a Todos


 

21 comentários:

São Ribeiro postou o comentário número:

PARA MIM SIGNIFICA DINHEIRO A QUEIMAR, NÃO APRECIO NADA MESMO.
TENHA UM BOM EXCELENTE FIM DE SEMANA
BJS

Prata da casa postou o comentário número:

Querida Josy: o teu comentário deu-me que pensar.Embora seja bonito de se ver, não me tinha apercebido dos seus efeitos nefastos para o meio ambiente.Também tenho uma gatinha mais nervosa, que sofre muito com o barulho.
Um gd bjn e um excelente fim de semana.
Márcia

Romy Almeida postou o comentário número:

Interessante o seu post.
Realmente é bonito mas nem sempre nos preocupamos com o que está por detrás e as consequências que dai advêm.
é otimo para refletir :)

Bjokas e bom fim de semana

Anônimo postou o comentário número:

Infelizmente, muito se é criado para alimentar determinados prazeres (criados ou intensificados) e ninguém se toca do quando o planeta sofre com isso. Lógico, não deixam de ser bonitos. Mas são feios quando danificam a vida na terra. Ótimas informações. =)

Lu Westphal postou o comentário número:

Josy, eu não gosto de fogos.
Moro na praia entao as pessoas q vem para passar o veraneio se acham donos da praia e extravasam tudo que tem direito.
De meado de Novembro até fevereiro todos os dias tem fogos,seja manha,tarde ou noite.
Os meus cachorros sofrem muito.tadinhos.morro de dó.
No fim do ano tive que comprar calmente pra eles.
Ngm se concientiza,né? q pena.
Adorei o post de hj.
Beijos
Boracozinhar-lu.blogspot.com

Akemi postou o comentário número:

Josy, não vejo propósito nesses rojões que só fazem barulho mas confesso que admiro os fogos que colorem os céus com cores e formatos diferentes. Desconhecia esse lado poluente e venenoso deles. Muito bom e esclarecedor o post! Bjss e um bom final de semana!

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Oi Josy,
Entendo que é um espetáculo bonito quanto a cores, mas não esquecer que os fogos são destrutivos, fazem anualmente inúmeros deficientes com amputações, queimaduras diversas, perdas da visão e mesmo perda da vida, também como enumerou os animais sofrem imenso, devido á intensidade do ruido.
Será que esse dinheiro todo canalizado em favor da população, em sectores carentes como saúde, educação e segurança não seria melhor investido?
Ótimo tema e texto.
Beijo,
Vânia

Andréa Santana postou o comentário número:

Amiga,
odeio fogos de artifícios, é muito bonito mais de longe de mim.
Fico assustada igual aos animais.
E nesta época tem tantos acidentes, tantas pessoas queimada e as vezes sem uma parte do corpo, tenho uma amiga que perdeu os dedos.

Beijinhos, minha querida!

gina postou o comentário número:

Querida Josy.
Super bem apropriado o tema. Concordo que é bonito o visual de cores no céu, mas se pensar o antes não creio que vale a pena...Tenho um tio que ficou sem uma vista devido a um morteiro que estourou na mão, e a minha saudosa e amada cachorinha que tremia toda de medo com o barulho dos fogos..era um sofrimento todo o fim de ano..
Acredito que esse dinheiro seria bem melhor aplicado na saúde e na educação. Um bom final de semana e beijinhos da Gina

Anônimo postou o comentário número:

Valeu! Apesar de ser tradição,os "fogueteiros" deveriam pensar 2 vezes antes de fazer tanto barulho

Entre tachos e a bimby postou o comentário número:

Josy, aqui em Coja, so tem fogo de artificio uma vez por ano, é no carnaval, pois foi a terra escolhida para celebrar o carnaval do concelho, costumo ver de minha casa, do andar de cima, pois temos vista preveligiada para o local onde se desenrola a açao, mas perto, eu fico que nem meus gatos e minha cadela, assustada e morro de medo, mas tanto faz ser de foguete brilhante como foguete normal, morro de medo mesmo... nessa noite (de carnaval) morrem imensos peixes no rio devido ao barulho e aos poluentes que caem na agua... pode ser bonito... mas... nao vale pelos estragos que faz!!!

Beijocas

Danni e Lype postou o comentário número:

Querida Josy,
Parabéns pelo post!!!
Eu tenho muito medo de fogos de artifícios... Fico hiper assustada...
Grande beijo e um domingo MARAVILHOSO para você e para sua família, Irene

Flora Maria postou o comentário número:

ADOREI SUA PARTICIPAÇÃO, JOSY !

Ninguém ainda tinha tocado nesse assunto na Teia Ambiental e é extremamente importante que todos percebam o mal que o belo espetáculo pode provocar.

Eu detesto os fogos barulhentos, e já fui reclamar quando vi as garças, que ao cair da tarde se recolhem nas árvores do Parque da Águas para dormir, começaram a voar agitadas durante uma "festa política" aqui na minha cidade !

Mas não sabia dos problemas causados pelas belas cores dos fogos coloridos.

Muito bom saber disso !
Beijo

Maria de Lourdes Ruiz postou o comentário número:

Eu dou graças a Deus por morar na zona rural e não ter essas queimas de fogos por aqui. Mas já morei na capital de SP e já sofri muito por causa da minha cachorrinha que entrava em choque e se enrijecia toda e precisávamos correr para a clinica veterinária para socorrê-la. A beleza se tornava em transtorno. Hoje tenho dois cães que vivem felizes.

Gostei do tema.
Bjs

Denise Carreiro postou o comentário número:

Detesto o barulho dos fogos de artifício, pelo pavor q causam aos animais, fora q é dinheiro queimado, sem levar a nenhum bem. Muita paz!

Ameixinha postou o comentário número:

Não gosto disso desde que me lembro. Não tenho medo dele mas só de pensar no dinheiro gasto, na poluição e no meu cão que tanto sofre disso e que, esta noite, teve que dormir na cozinha por causa do arraial da freguesia ao lado, que anda há três dias a atirar foguetes pró ar de manhã à noite, eu fico de nervos em franja! Dinheiro mais mal gasto!

RUTE postou o comentário número:

Querida Josy,
super informativa sua participação. Aprendi imenso aqui hoje.

Minha filha quando era bébé de 2 anos tinha pânico de fogo de artificio. Assim como tem pavor de rebentamento de balão. Por isso, nós nem chegamos perto de espetáculo de fogo de artificio. Agora sabendo desse problema todo ambiental, ainda menos.

Se houver manifestação para terminar com isso, pode contar comigo!
Beijinhos.
Rute

Elaine Figueira postou o comentário número:

Josy querida, confesse você está se tornando uma ambientalista. Confesse. Adorei o tema, a pesquisa, as fotos, o desenrolar. Tudo.

Ninguém nunca comentou mas porque nunca ligamos aquilo que aprendemos com a nossa vida pessoal. Eu pensava muito nos ninhos e pássaros, mas nos produtos químicos lançados, aprendi com você. Adorei. Parabéns.

Só pensamos em beleza e estrondo, pois ai não conseguimos conversar, só observar. É um show individual, barulhento, desnecessário.

Luma Rosa postou o comentário número:

Moro em uma cidade que o prefeito por qualquer coisa solta fogos e no final do ano, um absurdo o que é gasto com esse "tren" que congestiona o trânsito, atrapalha a ceia, chove e demora no máximo 18 minutos. Por causa desses fogos, pessoas viajam quilômetros... o povo tem que se educar e saber o que vai além dos seus olhos. Obrigada pelo post esclarecedor! Não sabia que causava poluição :( Beijus,

Luma Rosa postou o comentário número:

Moro em uma cidade que o prefeito por qualquer coisa solta fogos e no final do ano, um absurdo o que é gasto com esse "tren" que congestiona o trânsito, atrapalha a ceia, chove e demora no máximo 18 minutos. Por causa desses fogos, pessoas viajam quilômetros... o povo tem que se educar e saber o que vai além dos seus olhos. Obrigada pelo post esclarecedor! Não sabia que causava poluição :( Beijus,

Ewerton Costa da Silva postou o comentário número:

Eu também detesto fogos de artifício pois no bairro onde moro em São Paulo os fogueteiros de plantão soltam fogos e bombas a noite inteira tanto no Natal quanto na virada do ano ficando praticamente impossível de descansar e dormir bem a noite devido a falta de educação de alguns moradores que adoram queimar dinheiro para perturbar o sossego e a tranquilidade das outras pessoas e dos animais de estimação!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...