Bolo de Fubá com Iogurte e Goiabada da Akemi


Estava procurando uma receita de bolo de fubá com goiabada, mas queria um diferente, que ficasse bem fofo. Dei uma pesquisada no Google, e achei um que fui logo com a cara, e quando vi que era da talentosa e querida amiga Akemi do blog Pecado da Gula não tive dúvidas, sabia que não iria me arrepender, já que foi aprovado e testado por ela. Ficou delicioso e como a Akemi mesmo disse, o iogurte deu uma textura super macia e úmida ao bolo. A Akemi fez em bolinhos nas forminhas de muffins, eu me decidi pela assadeira
A receita à risca está AQUI

Ingredientes

2 ovos grandes
1/2 xícara (chá) de óleo de canola
1 potinho de iogurte natural 170ml
1 1/2 xícara (chá) de fubá
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 colher (sobremesa) de sementes de erva doce ( não usei)
pedacinhos de goiabada, cerca de 1/2 xícara de chá

Modo de preparo

Separe 2 colheres (sopa) da farinha já medida e envolva os pedacinhos de goiabada.
Peneire o fubá com a farinha de trigo. Bata os ovos levemente.
Coloque todos os ingredientes numa tigela, exceto a goiabada. Bata bem, pode ser com uma colher de pau ou use a batedeira por poucos minutos, até ficar bem misturado. Acrescente o fermento e dê mais uma mexida, sem bater, mas para dissolver bem o fermento. Acrescente a goiabada e misture levemente.

Despeje a massa numa forma, de 24 cm de diâmetro redonda, untada com margarina ou manteiga e polvilhada com farinha ou com açúcar e canela.
Leve ao forno quente (200ºC), pré-aquecido, e asse por 30 a 40 minutos.  Faça o teste do palito. Deixe amornar um pouco antes de desenformar.


Bom Apetite!!

Obrigada Akemi, ficou delicioso e foi aprovado por todos aqui de casa

48 comentários:

são33 postou o comentário número:

QUASE BABO SÓ DE OLHAR EU ADORO GOIABADA.
FICOU UM BOLO LINDO.
BJS

Beth postou o comentário número:

Josy, este bolinho ficou uma verdadeira tentação so o aspecto dele faz salivar qualquer um, amei!

Bjs

Andréa postou o comentário número:

Amiga,
começar o dia com uma bela receita de bolo bom demais!
O seu bolo ficou um espetáculo, difícil de resistir, goiabada e fubá, hummmmm!

Fique com Deus!
bjs ♥

Narwen Ninniach postou o comentário número:

Que lindo... ficou mesmo lindissimo.
E aposto que estava delicioso.
Beijinhos

paty postou o comentário número:

Ficou um bolo lindo amiga josy e bem delicioso com certeza :))Beijinhos querida e uma óptima semana!

Akemi postou o comentário número:

Bom dia, Josy! Nem imagina como fiquei feliz e honrada em ver este bolo no seu cantinho e mais ainda em saber que gostou do resultado! Adoraria ter uma fatia deste bolo agora no café da manhã, ainda mais cheinho de goiabada como o seu! Delícia!!!! Bjss e obrigada por fazer meu dia! :)

Kati Monteiro postou o comentário número:

Bolo de fubá com goiabada... do que mais a gente precisa? Um café, talvez!
Perfeito!
beijos

De Cordeiro postou o comentário número:

Muito legal o seu blog, parabéns! Convido você e teus seguidores a conhecer o Mirepoix, estamos com um ótimo sorteio (todo mês temos novidades e parcerias legais!) de uma tábua em parceria com a Artmill e estão todos convidados! https://www.facebook.com/BlogMirepoix

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Olá Josy,
Gosto muito de bolo de fubá e este é certamente delicioso, com cafezinho comia 2 fatias.
Beijo,
Vânia

Nelinha postou o comentário número:

Ouvia falar muito de bolo de fubá e uma vez fiz. Como não gostei não repeti a experiência, mas este teu bolinho Josy, está de comer e chorar por mais.
Inspiraste-me!! Vou levar a receitinha.

Beijocas

Natércia postou o comentário número:

Josy minha querida, seu bolo ficou uma delicia e com certeza uma de comer e chorar por mais...um beijinho.

luci postou o comentário número:

Que delícia Josy ,com o frio que está fazendo esse bolo com chocolate quente é tudo de bom beijos

Andréa Mota postou o comentário número:

Sem dúvida, ficou muito lindo. Me lembrei da cuca que a mamãe fazia.. era macia e tinha umas partes estratégicas com goiabada.. ai lembrei do fubá que era tudo de bom.. juntando os dois... rsrsrs .. lindo!

Mónica Silva postou o comentário número:

Josy mamã querida que saudades de passar na sua cozinha rsrsrsrs seu bolinho ficou uma delícia, aqui a filhota quer provar viu? :)

Beijinho grande

Érica postou o comentário número:

Josy, amo bolo de fubá, não posso ver um que já vou anotando a receita, quero ver se consigo fazer esse ainda hoje, o tempo aqui está propício para isso.
bjs

Rita postou o comentário número:

Minha querida se existir um concurso
de quem gosta mais de bolo ,tenho certeza que ganho, adoro todos e esse ai é um dos meus favoritos
Adorei a receita e o bolo tbém é claro rsrsrs
Bjussss
Rita!!!!

arte da sadhia postou o comentário número:

oi josy querida bolo de fubá lembra bolinho da mamãe e o seu esta divino amiga paranems pela receita eu tenho sobremesa para esse dia de chuvinha né bjão

Marta Andrade postou o comentário número:

Que é isso meu Deus, se o monitor não estivesse empoeirado ia lamber.hehehe
Você tem o dom da culinária, família de sorte a sua.
Cut beijos e só quero a metade(do bolo).

Carla Colombo postou o comentário número:

Meu Deus! Esse bolo tá pedindo pra ser feito, que delícia! Nesse tempinho que tá fazendo, não há coisa melhor!!! Beijos, Josy!!!

www.brisandonacozinha.blogspot.com

gina postou o comentário número:

Josy que delicia.
Já começou o tempo de bolo de fubá.Esse com goiabada está só pedindo o café!!! Adorei, mais uma receita a copiar. Parabéns para vc e para a Akemi. Beijinhos da Gina

D Augusto postou o comentário número:

Ficou de dar água na boca Josy, adoro bolo de fubá com goiabada. Só o iogurte que achei diferente, deve ter dados uma textura toda especial mesmo a massa. A Akemi sempre arrasa né? rsrsrs
Um beijo

Dani Garlet postou o comentário número:

oi josy,
adorei teu blog e as receitas, ja quero aprender cozinhar só de ler :)

um beijo, e passa conhecer meu blog, que não é de comidinhas, é de moda.
beijos
Dani
www.danigarlet.com

Brechique da Dodoca postou o comentário número:

Oi, querida!
Toda vez que vejo um bolo de fubá, aliás qualquer coisa feita com milho, lembro de minha mãe! Ela era louca por bolo de fubá, mas tinha que colocar as sementes de erva-doce (que eu não gosto!)!
Bjssssssssssssss, quérida!

Ginja postou o comentário número:

Amiga, que bolo mais lindo!
Adoro bolo de fubá, adoro a textura e o sabor. E adoro goiabada :)
Tenho a certeza que ficou uma óptima combinação e que cada fatia foi saboreada com muito prazer.
Delicioso e lindo!
Um beijinho querida.

Xana postou o comentário número:

Aposto que ficou bom demais... Imagino só a trincar e sentir a goiabada... hummm
beijinhos querida

Margarida postou o comentário número:

Toc... toc.. toc... tem alguem em casa??? bom como niguem responde, me perdoe,mas eu nessa cozinha ja nao faço cerimonia, vou mesmo sentando e servindo de uma chicara de café e um pedaço desse bolinho que esta aqui chamando por mim... delicia viu???

Nao puxa minha orelha,ja estou e volta!!!

Beijocas

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

Sou fã de bolo de fubá!!!
Este sabor é o único que meu filho come!!!
Amei!!!

Bjs.,...

Alice postou o comentário número:

Josy, querida, que bolinho lindão!! Ficou mesmo bonito e perfeito e está uma autêntica perdição com a goiabada, que delícia!!
Eu até me babo só de ver essas fatias a torturarem-me, apetece mesmo roubá-las!!!:))
Um grande beijinho, amiga:))

Fê Dayrell postou o comentário número:

Josy mas este bolo é um pecado, que delícia, que maravilha, que... tudo.
Estou literalmente babando
bjo

Ana Claudia postou o comentário número:

Josy querida, que perdição de bolo, adoro bolo de fubá com goiabada, com iogurte nunca comi!!
Queria também agradecer os recadnhos carinhosos que deixa no meu blog, são muito fofos.
Beijos
Ana Claudia

Santa Gastronomia postou o comentário número:

Que bolo torturante é esse, menina!?
Nossa, é tudo de bom e mais alguma coisa! Ai, barriguinha, fica quieta aí, para de pedir.. hahaha...
Josy: babei mesmo!
Nossa, tá demais!

Bjitus..

Mãos de prata postou o comentário número:

Olá Josy: adorei este bolo que ficou com um ar super guloso. Também já tinha apreciado a receita da Akemi. Vocês estão as duas de parabéns.
Bjs
Márcia

A Paixão da Isa postou o comentário número:

bem para mim pode ser uma dessas fatias que eu nao digo que nao rsrs ficou super mt bonito gostei mt bjs tudo de bom para vc e seus

Renata postou o comentário número:

Olá Josy,
Só a Akemi ( e agora vc!) pra fazer este PECADO!! Que coisa deliciosa deve ser esse bolo!
Obrigada pela mensagem de carinho, está tudo bem sim, tive que me afastar do blog temporariamente e devo uma satisfação para meus leitores, mas desde que cheguei da Coréia, varias coisas aconteceram por aqui (felizmente, coisas boas) que estão tomando todo meu tempo... aí, nessas horas o hobby (lazer) fica para segundo plano. Mas volto em breve, estou com muita saudade de me deliciar pelos blogs maravilhosos como o seu.
Um beijo grande e mais uma vez, obrigada pela preocupação :)
Renata

Danni e Lype postou o comentário número:

Querida Josy,
Esse bolo está com um aspecto MARAVILHOSO!!! A combinação de fubá e goiabada é tudo de BOMMM!!!! E os bolos com iogurte realmente ficam bem molhadinhos... ADORO!!!
Grande beijo, Irene

Pri postou o comentário número:

Josy boa noite!
Que maravilha é está,bolo de fubá já é uma delicia e com goiabada então ai a gente se acaba,ssrsrrs.
Por falar em goiabada essa semana vou fazer aquelas Goiabinhas que nos ensinou.
Beijosss

Carminha Lyra Andrade postou o comentário número:

Vou fazer um aqui em casa ONTEM!
Que delícia
rsrsrsrs

Simplesmente Martha postou o comentário número:

Josy que delícia de bolo! aii ficou lindo deve ter ficado saboroso!ja anotei a receita! beijinhos

Jotta e Rosley postou o comentário número:

Nós também fizemos um bolo de fubá Josy, mas, esse aí está excelente. Goiabada, com certeza, combina muito bem com fubá. Abraços!

Formiguinha postou o comentário número:

Oi Dona Josy:)

Mas que lindo bolo!
Bolo de iogurte já é bom e com os pedacinhos de goiabada, que penso ser parecido com a marmelada, deve ser uma verdadeira delícia.
Queria provar um bocadinho:)

Beijinhos da Formiguinha

Sonia postou o comentário número:

Ficou lindo Josy, e parece mesmo delicioso.
Esta combinação é perfeita bolo de fubá e goiabada.
Uma receita deliciosa e com linda apresentação.
Beijos

Vivendo e Aprendendo postou o comentário número:

Olá Josy,
Esse bolo deve ter ficado mt bom! Além da massa ficar macia e a goiabada deixar um sabor a mais, ele ainda fica lindo! Huummm...
Bjsss
Sileni
www.viveraprendendo.com

Lenita postou o comentário número:

Olá Josy,
obrigada querida pelas suas palavras sempre amáveis e incentivadoras.
Mas que bolo é este?
Ele parece ter caído do céu, que maravilha!
Nunca fiz ou comi nada semelhante,que delicia deve ser!
BJs

Catherinne postou o comentário número:

Olá,

Fiz este bolo hoje e ficou uma delícia! Super macio! O único porém é que a goiabada desceu e ficou toda no fundo. Então não ficou tão bonito como o seu... vc tem alguma dica pra que isso não aconteça? Obrigada!

Josy postou o comentário número:

Catherinne, obrigada porsua visita, sim tenho uma dica para que os pedacinhos não afundem, mencionei no começo da receita, envolva os pedacinhos em farinha de trigo que eles não afundam. Fiquei feliz que vc gostou do bolo, receita tirada de umblog que gosto muito da Akemi. Bjos. Espero que na próxima dê certo. Excelente final de semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...