Rosca de Ricota e Goiabada


Olá pessoal, eu tinha uma ricota na geladeira, e pensei em fazer um pudim ou bolo, mas pensei melhor e resolvi fazer essa rosca, que já não fazia a muito tempo, e como meu pessoal adora tomar café da manhã com um pão doce, me decidi por fazer essa receita. Fica muito gostosa, tanto a massa como o recheio. Esse recheio fica muito bom, pois não é muito doce, devido a parceria ricota/goiabada. Experimentem, com certeza não vão se arrepender.



Ingredientes

1 ovo
4 xicaras (chá) com farinha de trigo
30 grs de fermento biológico
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
1 colher (café) de sal 
3 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de óleo

Recheio

500 grs de ricota
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 gema (retire a película)
1 colher (café) de essência de baunilha
200 grs de goiabada cortada em pedacinhos
1/4 xícara (chá) de amêndoas laminadas (opcional)

Misture todos os ingredientes e reserve.

Modo de preparo

Para a massa, coloque em uma tigela os ingredientes secos, e adicione o ovo, a margarina e o óleo. Misture bem. Vá adicionando água até obter uma massa lisa e que não grude nas mãos. Sove bem a massa em uma superfície enfarinhada, e deixe dobrar de volume. Em seguida, sove novamente. Abra a massa e distribua o recheio


Enrole como um rocambole, e coloque em uma assadeira redonda untada e enfarinhada. Deixe crescer, pincele com gema, leve ao forno preaquecido a 180ºC . Asse por aproximadamente 35 minutos ou até dourar.

Depois de assado salpique açúcar de confeiteiro e decore com amêndoas



Bom Apetite!!

27 comentários:

Daniel Deywes postou o comentário número:

Josy, Essa rosca está linda e com certeza saborosa ...

abraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com

RUTE postou o comentário número:

Essa rosca deixa qualquer um com água na boca.
Vai acabar num ápice, se é que não acabou já aí em casa :)

Josy, você faz cada tentação!!!
Come-se com os olhos e com a boca (e com o nariz por causa do cheirinho a pão doce acabado de fazer).

Outro assunto, estou curiosissima de saber sobre os iogurtes caseiros.
Fiquei hiper feliz quando vc deu a noticias nos meus comentários.
Beijinhos de bom final de semana.
Paz e bem.
Rute

Renata Boechat postou o comentário número:

Minha amiga, pensou, e fez muito bem!

Rosca mais linda do mundo!

Acho que eu tbm vou tomar café aí hoje viu?

Doces abobrinhas postou o comentário número:

Parece bem bom , delicious!
Um bj doce, bom fim de semana e apareça nas abobrinhas
Roberta
www.docesabobrinhas.com

Tixa postou o comentário número:

Ficou bem bonitinho e perfeitinho.
Beijinhos

Dri Dauzacker postou o comentário número:

Josy querida, essa rosca ficou um luxo, linda linda... e a combinação me agrada muito...
Amiga, vamos combinar um café lá em casa, vou adorar conhece-la pessoalmente! Assim te apresento minha mamis tb... fica com ciumes não...rs
Bom fim de semana!
Bjim

Sonia postou o comentário número:

Josy que maravilha, saborosa tenho certeza que ficou, e está linda, parabéns!
Suas receitas são sempre uma tentação, já anotei e pretendo fazer em breve.
Um beijo e ótimo final de semana.

lilian vieira postou o comentário número:

oi querida passei para te desejar um lindo final de semana e agradecer pela sua visita, fiz a receita da batata com sardinha ficou ótima,obrigado, bjos.

Luciana postou o comentário número:

Oi Josy! Que maravilha de rosca e ainda com esse recheio que amo. Como eu queria ter a mão boa para fazer pão...
Um lindo e abençoado sábado pra ti.
Bjos, Lú.

Claudia (Perfeita Ordem) postou o comentário número:

Josy minha amiga,se eu te contar que meu marido acabou de sair para ir à padaria e o que eu pedi a ele?
Um pãozinho doce,acredita?
Desde cedo estou com vontade de comer pão doce,deviam ser as vibrações desse seu pão maravilhoso que estavam chegando aqui em casa!rsrs
Que coisa maravilhosa menina,vou anotar é já essa receita,assim na próxima vez não tenho que ficar esperando um dia inteiro!rsrs
Beijo minha linda,tenho um lindo final de sábado e um domingo muito abençoado!

Andréa postou o comentário número:

AMIGA,
QUE ROSCA MAIS LINDA,COMBINAÇÃO PERFEITA QUEIJO E GOIABADA,ONTEM EU FIZ UMA TORTA ROMEU E JULIETA, QUEIJO COM GOIABADA, FICOU TUDINHO DE BOM!
SUA ROSCA TÁ MARAVILHOSA!

BEIJÃO E ÓTIMA NOITE!

Lina postou o comentário número:

Oi, Josy!Também gosto de tomar café da manhã com pão doce, não sobrou nenhuma fatia pra mim?A esta hora nem as migalhas devem ter sobrado, pelo aspecto delicioso que esta rosca tem...
Que delícia!
Beijinhos e bom domingo, amiga!

Flora Maria postou o comentário número:

Que cara boa tem essa rosca, Josy !
E o bolo de chocolate molhadinho também está me tentando...

Preciso perder uns quilinhos mas está difícil. Gosto de cozinhar e de comer, e vendo tantas delícias fica quase impossível fechar a boca.

Obrigada pela visita ao meu blog e pelas palavras gentis sobre o aniversário do mesmo.

Beijo

Silmara Freitas postou o comentário número:

Josy, ela ficou linda! E saborosa!
Abraços pra você.

Silmara
www.casaefogao.blogspot.com

Marly postou o comentário número:

Josy, amiga,

Que delícia, esta rosca é uma tremenda tentação, a foto que mostra o interior me deu água na boca, rsrs.

Beijoca, boa noite e bom domingo!

Yolanda postou o comentário número:

Josy, essa rosca além de deliciosa é bem fácil. Bjs e bom final de semana.

Fabiola postou o comentário número:

Oi Josy
É uma alegria imensa tê-la em meu blog.Eu ainda não tinha passeado pela sua cozinha e estou adorando, mil coisas deliciosas e esta rosca está linda por demais.
Eu olhei nos seguidores e de fato não te vi lá. Fazer o quê... estas coisas de internet às vezes dão uns probleminhas, mas a gente tenta contornar.
Seja sempre bem vinda à minha cozinha!
Beijo grande
Fabiola

Maricleide postou o comentário número:

Josy, pão, ricota e goiabada, imagino o saber, gostei.
Menina, a casquinha com uma gelosa é tudo de bom,rsrsrrs.

Bom finzinho de domingo amiga.


Bjs cristalinos

Paula Pacheco postou o comentário número:

Olá querida, obrigada por estar sempre no meu cafofo, sua comida me deixa com água na boca, essa carne com molho madeira hummm, a rosca deliciosa com ricota e que bela poesia de primavera, linda!!!
bjs para vc minha amiga
paula

VOVÓ CRISTINA postou o comentário número:

Josy querida, que show de receita, hein? Ficou super bacana as fotos!
Hummm, quero ir tomar café da manhã aí amiga...rsrsrs. Beijos.

Érica R. Baldon Pinto postou o comentário número:

Josy, não posso ver um pão que já fico com vontade, ficou lindo o seu, macio, delicioso.
bjs

Adelaide Araçai postou o comentário número:

Josy que delicia, com uma xicara de chá para acompanhar e um bom dedo de prosa....hummmm

Tenha uma ótima semana
Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...