Iogurte Caseiro


Olá pessoal
Uma receita que eu sempre quis tentar fazer em casa, é iogurte. Aqui em casa todos nós gostamos, sempre pensei em comprar uma iogurteira, mas nunca deu certo. E o tempo foi passando, a idéia ficou esquecida, mas os iogurtes não.  Até que um dia, eu tive a feliz idéia de criar um blog, e com isso percebi o quanto já tinha perdido, porém, vi o quanto comecei a ganhar. Conheci muitos amigos, muitas pessoas maravilhosas. E nessa roda de amizades,  aprendi e estou aprendendo muitas coisas, com muitas e muitos de voces. Comecei a mudar meus hábitos alimentares com a colaboração da querida amiga Lina do blog Aroma de Café .
 Foi com indicações dela que comecei  a participar do movimento Teia  Ambiental e apoiar o movimento Segunda Sem Carne. E foi através dela que conheci  a também querida Rute do blog Publicar para Partilhar  e com tudo isso comecei a me alimentar melhor, e melhor que isso, usufruir o que a Natureza nos dá de graça. A Rute  me ensinou que não era preciso necessariamente ter uma iogurteira em casa, basta fazer o iogurte e armazená-los em uma sacola térmica devidamente cobertos com um cobertor.
 No blog dela, Rute explica que podemos fazer iogurte usando a energia solar. Se eu fosse voce daria uma lida em todos os posts sobre o tema, tem idéias fantásticas. Dê um olhada AQUI ela explica direitinho para quem tem um forno solar em casa, como voce pode aproveitar o calor dele e usá-lo como estufa a noite. Pensando nisso, peguei uma caixa de isopor antiguinha que tenho em casa, fiz a receita, embrulhei meu iogurte em panos de prato

E deixei ao sol.


O correto era colocar os iogurtes em frascos esterelizados, mas quando meu leite estava esfriando para atingir a temperatura ideal, 40º fui procurar meus frascos e cadê os frascos? Esqueci que  os usara para armazenar polpas de fruta que congelo para fazer suco, tive que colocar em 3 frasquinhos que haviam sobrado, e o restante em 2 tupewares. Erros cometidos por uma ansiosa iniciante na confecção de iogurtes caseiros (hehe)
Depois de passado 12 horas, eles ficaram assim


Coloquei na geladeira e no dia seguinte fui provar


 Ficou maravilhoso. Amei, e agora vou fazer sempre. Se voce procura receitas naturais, saudáveis, idéias fantásticas e textos inteligentes que nos levam a refletir, sobre a  saúde, a Natureza, o meio ambiente, e o quanto isso é importante para nós seres humanos não deixe de passar nas cozinhas da Lina e da Rute.
Bem, a receitinha é simples, e não requer trabalho nenhum, fiquei com medo de errar mas mesmo assim, arrisquei e fiz duas receitas, os ingredientes  abaixo  são para uma receita. Em uma próxima vez vou experimentar fazer com agar agar, como a Rute sugere

1 litro de leite
1 copinho de iogurte natural
3 colheres (sopa) de leite em pó

Aquecer o leite, esperar esfriar até atingir a temperatura de 40º, e depois juntar o restante dos ingredientes, e em seguida usar o procedimento que falei àcima.

Aproveitando minha participação no movimento Segunda sem Carne, eu fiz uma massinha com berinjela ao molho de Iogurte com Nozes. Adoraram!!. Fiz assim:
Cortei 2 berinjelas no sentido do comprimento em fatias, depois em tirinhas finas. Deixei um pouco com sal, espremi para tirar a água que se formou para tirar o gosto do amargo. Levei em uma panela com azeite, e em fogo baixo, adicionei

2 cebolas e 2 tomates em fatias finas,acrescentei 2 dentes de alho picados, óregano e sal a gosto. Refoguei até a berinjela e os tomates ficarem levemente macios. Por fim, acrescentei 1/2 xícara de azeitonas pretas picadas. Coloquei em um refratario e adicionei o molho de iogurte com nozes


Cozinhei o macarrão e cobri com a berinjela e o molho de iogurte. O restante do molho coloquei em uma molheira

Para fazer o molho, misturei 2 xícaras de iogurte natural, 1/4 xícara de nozes trituradas, sal e cebolinha picada
Servi essa massinha com uma salada de alface, pepino, cenoura e beterraba cortada bem fininho e tomate cerejas
Pessoal, adorei essa massa,o iogurte com saborzinho de nozes, ficou uma delicia junto ao refogado de berinjelas, e combinou bem com o espaguete. Experimente!!
Queridas Lina e Rute obrigada!

 
Bom Apetite!!
Ótima Semana à todos!!
Mais tarde visitarei vossas cozinhas




27 comentários:

Receitas para a Felicidade postou o comentário número:

Parabéns ficaram com uma textura perfeita amiga Josy, uma optima tecnica essa para quem não tem iogurteira e que bom deu certo agora já pode fazer mais vezes e até variar nos sabores,


beijos!!

Unknown postou o comentário número:

Ficaram fantásticos os seus iogurtes (adorei os potes de iogurte, são lindos!).
E o molhinho de iogurte e nozes...hum...deve ser uma maravilha.


Beijinhos

Natércia Ramalho postou o comentário número:

Querida Josy amei mesmo os seus iogurtes ficaram maravilhosos isso mesmo você é das minhas que digo sempre quem não tem cão caça com gato e sempre chega no mesmo lugar que as outras pessoas que têm grandes máquinas...um beijinho. Com uma semana linda para você e familia.

Felismina postou o comentário número:

Iogurte caseiro é uma delicia...é uma boa sugestão, já minguem tem desculpa para não fazer...

Bjs.

Mónica Silva postou o comentário número:

Josy ainda bem que voce nos explica tudinho, porque na verdade não é preciso iogurteira para fazer iogurtes :) gostei mesmo desses copinhos, são lindos :)

Beijinho e boa semana pra vc mamã do Brasil eheheheh

Nelinha postou o comentário número:

Olá Josy

Pois eu também fazia mais ou menos assim mas agora comprei uma iogurteira. Vou hoje fazer a primeira experiência... Depois conto!!!

Beijinhos

www.sosimplesassim.com.br postou o comentário número:

Oi Josy,
Deliciosas sugestões para essa segunda.
Ainda não fiz iogurte caseiro,mas vou experimentar sua receita.
Bj,
Lylia

Ilaine postou o comentário número:

Querida Josy!

A receita do iogurte natural é muito interessante. Vou levar a receita. Nós aqui em casa consumimos uma porção bem grande de iogurte. Os guris adoram.

Linda semana, minha amiga!
Abraço forte!

Graciela postou o comentário número:

Oi Josy, vim retribuir a visita e dizer que seu blog é espetacular!
Essa técnica para fazer iogurte é muito interessante e a receita está de dar água na boca!
Bjos.
Gra
www.entrecoposepratos.blogspot.com

Bolsas e Temperos postou o comentário número:

Josy

Que delicia esse iogurte caseiro, aqui em casa nunca falta minha mama adooora fazer e nós adoramos tomar rs!!!

Quanto a sua segunda sem carne adorei o cardápio.

beijoks
Nanda

Andréa Santana postou o comentário número:

OLÁ QUERIDA AMIGA!
SIMPLESMENTE FANTÁSTICO,SOU APAIXONADA POR IOGURTES CASEIROS, HUMMMMMMM, DELÍCIA!
OBRIGADA PELA DICA MINHA QUERIDA!

BEIJOS E ÓTIMA SEMANA!

Adri postou o comentário número:

Josy, eu fiquei pensando igual você quando fiz iogurte caseiro pela primeira vez: que fácil, por que não fiz isso antes? E fica uma delícia, né? Gostei da massa com beringela também (adoro beringela), e esse molhinho de iogurte deixou tudo muito light :-) Beijos!

RUTE postou o comentário número:

Minha doce Josy,
suas palavras são sempre um grande aconchego. Senti-me várias vezes abraçada à medida que ia lendo o texto. Que bom ter sua verdadeira amizade. Vc encheu meu coração hoje, se é que não enche todos os dias mesmo!! Obrigada amiga.

Concerteza deve imaginar o quanto me fez feliz a noticia do sucesso dos iogurtes caseiros. Que ótima solidez. Nem precisa experimentar o agar-agar nos iogurtes. Experimenta antes o agar-agar numa gelatina de fruta e vai ver o quanto se surpreenderá também.

É muito gratificante presenciar o quanto meu compartilhar dá frutos. Só me dá força para continuar publicando no PPP.
Beijinhos além-mar.
Rute

Fê Dayrell postou o comentário número:

Joay adorei a receita do iogurte. Mas esta massa vou te contar. Este molho de iogurte com nozes deve ser uma perdição.
vou fazer com toda certeza.
Bjo

Dulce Caldeira postou o comentário número:

Olá querida Josy, fiquei feliz ao ler o teu texto, parecia que estava sentindo a tua alegria, no fundo era como se me tivesse acontecido a mim. Também comecei a fazer sem iogurteira fazia o preparado, colocava o forno a 50ºC, desligava o forno e abafava bem os frasquinhos com uma mantinha e colocava dentro do saco térmico toda a noite no interior do forno, de manhã quando os via sentia essa alegria que contas;)
A tua massa ficou bem apetitosa, refeições assim valem muito para o nosso bem estar.
Obrigada pela tua presença lá no meu cantinho, um bejinho e uma boa semana.

Gina acasadagigis postou o comentário número:

Olá,

Gostei bastante do iogurte e da sugestão da receita sem carne, bjs

lívia e lúcia postou o comentário número:

Jozy a Rute realmente é uma pessoa muito fofa, o seu iogurte ficou maravilhoso que textura linda e essa berinjela com esse molhinho hummm...ótima semana querida bjs!

Marly postou o comentário número:

Josy, querida,

Este post me transportou para uma época em que eu me aventurava a fazer coisas como iogurte, ricota e outros produtos caseiros, como requeijão cremoso etc, rsrs. Depois vou dar uma olhada nos posts da Rute, pois o método dela está me parecendo mais, digamos, profissional, rsrs. O seu iogurte ficou excelente, hem?
E massinha com a salada fazem uma combinação do tipo que aprecio, que delícia!

Beijoca e boa noite!

ELIANA-Coisas Boas da Vida postou o comentário número:

PRONTO QUE BELEZA DUAS RECEITAS MARAVILHOSAS ,ESSE IOGURTE VOU FAZER POIS GOSTO MUITO ASSIM NATURAL!

Lola postou o comentário número:

Amei seu blog. Como faço para rece-lo por e-mail?
Não tenho conta no google.
bjs
Lola
Ah! Vou voltar sempre.

Lina postou o comentário número:

Josy!Minha querida amiga tu salvaste o meu dia!Fiquei com lágrima no canto do olho ao ler a tua publicação, as palavras que disseste são lindas e doces, é bom sentir que o carinho e amizade podem existir apesar das distâncias. Fiquei te imaginando a fazer os iogurtes, curiosa para ver o resultado e agora me deu uma vontade de os fazer também pois a textura dos teus está surpreendente! E a tua massa? Tem um aspecto, aqui já passa da meia noite, mas eu bem que ceava um pratinho destes...Esse molho também casava bem com os meus croquetes, que sei que vais vê-los. Obrigada por seres minha amiga, por me visitares sempre e pelas palavras tão amáveis, vou guarda-las para sempre no meu coração.
Milhares de beijos vegans!

Claudia Caprecci postou o comentário número:

Nossa que delícia Josy,ainda me lembro do iogurte caseiro que minha mãe fazia,a consistência ficava muito parecida com a do seu.
É impressionante,mas quando vi seu iogurte pude sentir o sabor daquele que minha mãe fazia.
Se seu post terminasse por aqui eu já me daria por satisfeita,mas não,estou no blog da Josyta, então tudo tem que ser perfeito,o cliente deve sair sempre satisfeito,e ela faz seu prato predileto!
Preciso falar alguma coisa sobre essa maravilha feita com beringelas e nozes?
Claro que não!
Agora me dê licença minha amiga que irei correndo anotar essas receitas.
Beijo e uma linda e abençoada semana!

Josy postou o comentário número:

Olá Lola, obrigada pelos elogios e sua visita, fico muito feliz. Para voce receber sempre as atualizaçãoes, digite seu email ao lado esquerdo do blog do lado superior. Abrirá um quadro que pede para voce dar ok. Em seguida, voce recebera no email que digitou um link de confirmação, é so vc clicar no link, que assim vc comecará a receber minhas atualizações. Qualquer dúvida pode me retornar. Obrigada. Bjos

Gina postou o comentário número:

Josy,
Tenho uma iogurteira antiga e deixei encostada muito tempo, mas quando resolvi colocá-la em funcionamento novamente, não parei mais.
As opções caseiras, que surtem o mesmo efeito, ainda têm a vantagem de não consumir energia elétrica.
Ah, gostei demais de ver minhas amigas Rute e Lina citadas aqui. A Rute já conhecia faz tempo e é uma fonte de conhecimentos vegetarianos e criativos. A Lina tive o prazer de conhecer recentemente e já me tornei assídua frequentadora de seu blog.
Não é uma maravilha o que o blog nos proporciona?
Sua companhia também tem sido uma gracinha, viu?
Bjs.

DONA DE CASA TRABALHA SIM postou o comentário número:

Josy, ontem vi seu post, mas começou dar um probleminha no meu pc, e saí sem comentar.
Adorei seu iogurte.
A foto dele, na colher, embrei daquele famoso iogurte que passa na TV.
Mas como disse, aquele é caro.
O seu ficou ótimo!
Te respondi, ontem, você viu?
Abraços pra você, querida.

Silmara
www.casaeogao.blogspot.com

Rachel postou o comentário número:

Amiga, que rico post esse, uma receita espetacular e dicas especiais para guardar para sempre...sempre faço coalhada aqui, mas usando isca de uma outra. Uma vez tentei fazer com iogurte mas não deu certo, tentarei novamente.
A Rute e a Lina são duas queridas que temos de levar como exemplo, né?!
Um grande abraço!

Tati Cavazim postou o comentário número:

Querida, tomara que veja esse post...quero saber se posso te dar um presente...
Presente meio de grego, mas é um presente...
Vovó tinha uma iogurteira, que passou para uma tia, esposa de um irmão muito querido da mamãe, que funciona que é uma beleza.
Fez muitas vezes nossas alegrias de infância.
Como é um item de familia, depois que eles faleceram, mamãe ficou com ela e continuou a fazer nossa alegria.
Agora que mamãe se foi, ela ficou comigo.
Quero saber se vc gostaria de tê-la?
Minha vida é tão corrida, que sempre compro os industrializados e queria muito que alguém que gostasse muito da mamãe ficasse com ela.
Se vc não se importar com a idade dela, e quiser, quer te dar...
me manda um email. tatebelissa@hotmail.com
Bjo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...