Bolo de Chocolate Trufado com Nozes


Fiz esse bolo, para o aniversário de uma amiga muito querida que mora no Rio de Janeiro. Seu aniversário foi a semana retrasada, e como ela está de férias, semana passada ela e os filhos vieram passar 3 dias aqui com a gente. Eles ficaram pouco tempo, pois a familia dela mora aqui perto, em Valinhos.  Assim que ela chegou, foi recebida com esse bolo que fiz questão de fazer para comemorar seu aniversário, mesmo atrasado. Ela e os filhos adoraram, meu pessoal também aprovou!!!

Ingredientes

4 ovos
100 grs de manteiga
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de água morna
3 xícaras(chá) de açúcar
3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
50 grs de nozes moídas
1 e 1/2 colher de (sopa) de fermento em pó

Calda

 Usei uma mistura de açúcar, água, canela e cravo,  coloquei para ferver e reservei.

Recheio e Cobertura

1 lata de creme de leite Mococa
200 grs de chocolate ao leite derretido
100 grs de chocolate amargo derretido
1 colher (sopa) de manteiga Mococa
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de licor de chocolate (opcional)
50 grs grs de nozes moídas


Modo de preparo

Na batedeira bata as gemas com o açúcar, até obter um creme clarinho e fofo. Acrescente a manteiga e continue batendo,  desligue a batedeira e adicone a farinha, o chocolate e vá alternando com a água. Misture bem com uma colher de pau. Bata as claras em neve firme e adicione cuidadosamente à massa do bolo, em seguida o fermento em pó e as nozes. Despeje em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno pré aquecido à 200ºC por aproximadamente 40 minutos.


Prepare o recheio:  Misture os dois chocolates, o creme de leite e leve ao microondas até derreter, misture bem e acrescente o mel, a manteiga e o licor. Divida em duas partes e em uma delas, coloque as nozes. Leve à geladeira por mais ou menos 2 horas ou até ficar com uma consistência firme.

Divida o bolo e molhe com a calda. Recheie, e cubra com o restante da ganache


Decore com nozes. Se fizer o bolo um dia antes, fica mais saboroso.


Bom Apetite!!




Faltam dois dias para as inscrições do sorteio da Mococa, não esqueçam. Dia 15/08/  anunciarei o resultado
As inscrições terminam domingo. Se vc não participou ainda participe e  CLIQUE AQUI

28 comentários:

♥♥ belinhagulosa ♥♥ postou o comentário número:

amiga mas que bela maneira de eu começar a manhã...que bolo delicioso e parabéns à amiga por ter também uma amiga como tu...bjokinhass

Felismina postou o comentário número:

Até eu aprovo esse bolo mesmo sem ter provado, pois com esses ingredientes só pode ser uma delicia...

Bjs.

Duxa postou o comentário número:

Bom minha querida!
Que bolo magnifico, está de deixar água na boca...quem tem uma amiga como você tem tudo!!!
Quando eu for aí procurar a minha casinha, também quero um assim combinado???(risos)
Desejo-te um óptimo fim de semana, mil beijocas.

Sandra Reis postou o comentário número:

Josy querida, fiquei triste de não ter conseguido passar aqui ontem...mas hj já fiquei feliz com esse bolo maravilhoso. Que amiga querida vc é, presentear sus amiga com tanta gostosura e carinho. Vai pra minha pastinha, miga!
Querida, vir aqui faz parte das minhas alegrias do dia, qdo não consigo fico com vc no coração, de qualquer jeito saiba que estamos em contato, viu?
beijos e bom fim de semana

Moni postou o comentário número:

Querida Josy, eu quero uma fatia desse bolo viu :)
Você é uma grande amiga, faz bolinho e dá miminho pra tudo Mundo.

Beijinho grande e um excelente fim de semana pra vc

Catarina postou o comentário número:

Era uma fatia desse bolinho que me estava a apetecer agora e nem são ainda 8 horas!
Bom fim de semana.

Andréa postou o comentário número:

JOSY MINHA QUERIDA,
COM CERTEZA SUA AMIGA FICOU MARAVILHADA COM ESSE CARINHO, BOLO LINDO E DELICIOSO, VOCÊ É NOTA 1000! PARABÉNS QUERIDA POR SER TÃO MARAVILHOSA GOSTO MUITO DE VC!

UM GRANDE BEIJO E TENHA UM ÓTIMO FIM DE SEMANA!
ANDRÉA....

Bruna do Gourmandisme postou o comentário número:

Josy, que delícia de bolo, fiquei babando e morrendo de vontade!! Sou obrigada a correr fazer bolo de chocolate hoje mesmo!!! beijos e bom fim de semana!

Sonia postou o comentário número:

Josy, mesmo sem ter experimentado eu também o aprovo.
Ficou lindo, que bela recepção a amiga deve ter ficado feliz.
E nós também de vermos esta delícia.
Um beijo e ótimo final de semana

Iliane postou o comentário número:

Jzy..a cor ficou maravilhosa..imagino o sabor..otima receita..bjus..bom findi

Perfeita Ordem postou o comentário número:

Josy minha amiga,quando vi a "chamada" do seu bolo na barra lateral do meu blog já fui logo pensando:Será que tenho chocolate em pó?rsrs
Aí lembrei que tinha acabado quando fiz o Choco Bom da nossa querida Ivani.
Aquele bolo virou sucesso aqui em casa.
E esse seu,não há a menor chance de não ser sucesso total aqui no pedaço!
Já estou providenciando todos os ingredientes.
Será meu presente de dia dos pais ao meu marido e meu sogro.
Tenha uma doce sexta-feira minha amiga!
Beijos.

Dri Dauzacker postou o comentário número:

Amiga, que maravilha esse seu bolo, arrasou... fiquei aqui babando nas fotos!
Bom fim de semana!!!
Bjim

Érica R. Baldon Pinto postou o comentário número:

Josy, que bolo lindo! Tem muita sorte sua amiga ganhar um bolos desses.
bjs

OfertaFood postou o comentário número:

Ficou lindo o bolo, Josy! parabéns!
Meu blog foi excluido, estou tão chateada =(
Já mandei códigos de verificação e tudo, mas parece q eles ainda vão analisar...
espero mesmo que volte...
beijos
Valentina

Yolanda postou o comentário número:

Querida Josy, este bolo está demais para o final de semana. Vc sempre com receitas ótimas, parabéns e um abraço.

Renata Boechat postou o comentário número:

Bolinho mais ruim hein amiga? kkkk!!!

Menina, hoje estou com a boca pra doces...manda um pedacinho aqui pra essa pobrezita que só trabalha? rsss

Delicia de bolo!!!!

Ellen - Cupcakes Fun postou o comentário número:

Josy minha querida, muuuito obrigada pelo enorme carinho de sempre lá no blog! Sempre fico feliz com sua visita, que sempre me leva conforto e felicidade! Muito obrigada mesmo!
E que bolo é este?
Menina que tentação!!
Aposto que foi indescritível a felicidade da sua amiga! É muito bom ser lembrada assim! :D
E me desculpe novamente por não poder passar e comentar aqui como eu queria, mas vc sabe que eu estou com a vida mega corrida né?

Beijinhos

são33 postou o comentário número:

PARA MIM TAMBÉM ESTA APROVADO, SÓ TENHO PENA DE NÃO PODER PROVAR....ACHO QUE NÃO ME CONTENTAVA SÓ COM UMA FATIA.
FICOU LINDO.
BOM FIM DE SEMANA
BJS

Marly postou o comentário número:

Oi, Josy,

As nozes na massa devem ter dado um diferencial muito bom neste bolo, a sua amiga tinha mesmo de amar a surpresa, rsrs.

Beijoca e boa noite!

Silvinha Cakes postou o comentário número:

Josy quero te visitar também...hehe =) que delícia de bolo, adorei essa receita, mais uma para minha coleção.
bjus, bom final de semana*--*

lívia e lucia postou o comentário número:

Arrasou no bolo Josy está maravilhosooo.
Ótimo final de semana bjs!

Ivani postou o comentário número:

Oi Josy minha amiga querida!
Adorei receber o seu recadinho tão carinhoso...obrigada amiga!
É... continuo na luta rs
Josy, adorei esse bolo de chocolate,vou levar a receita tá?rs
Querida,tenha um lindo final de semana!!!
Beijinhos...saudades!!!

Regina Fernandes postou o comentário número:

Amiga é só chegar aqui, que de tacada vou cometendo o pecado da GULA!!!
Que loucura é essa, chocolate+nozes=
união perfeita!!!
Ah, obrigada pela indicação do blog da Maria Inês, ela é um amor de pessoa!
Tenha um fim de semana feliz demais!!!
Mil bjinhos

Romy postou o comentário número:

Oi querida Josy... o bolo ficou lindo!! A sua amiga tem sorte rsrsr

É muito bom quando nos recebem assim com tanto carinho :-)

Bjoaks doces

Paula...(Cotidiano de uma Amig@) postou o comentário número:

Josy, minha querida!

Vc esta muito chique! Acho que as nozes dão um toque tão sofisticado a qualquer prato! E no bolo de chocolate...nossa!! E de comer com os olhos...rsrs.

Tenha um fim de semana cheinho de coisas boas!!

Beijooo

Xana postou o comentário número:

Fenomenal mesmo :)... adorei o interior, parece que se derrete na boca...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...