O lado "sujo" do Mundo Digital

Olá pessoal estou aqui novamente participando da Teia Ambiental promovido por nossa querida Rute do blog Publicar para Partilhar. Desculpem, mas esse mês foi muito corrido e não deu para falar algo melhor sobre o tema. Queria falar hoje sobre o Lixo Eletrônico, um problema grave  que cresce em ritmo acelerado.
Vivemos na cultura do consumo. A cada ano a indústria tecnológica lança novos computadores, celulares, notebooks e o "vício" pela aquisição de uma vida moderna faz com que descartemos equipamentos em bom estado que muitas vezes desempenham exatamente a mesma função de um novo, mas sempre queremos o modelo mais recente e de ultima geração. Estamos condicionados a consumirmos "objetos de desejo" tão bem trabalhados pelo marketing das indústrias atualmente.



Dizem que um carro zero-quilômetro perde valor assim que deixa a concessionária. Do computador, pode-se afirmar que, quando ele deixa a linha de montagem, provavelmente já está desatualizado. A diferença é que um carro tem valor de revenda, ainda que mais baixo. Já um PC antigo vale muito pouco. Tão pouco que muita gente nem tenta vendê-lo: joga direto no lixo. Esse fenômeno é comum nos países desenvolvidos, mas se engana quem acha que brasileiro não joga computador na lixeira. Em fevereiro, a Organização das Nações Unidas apontou o Brasil como o país emergente que mais gera lixo eletrônico per capita a partir de PCs. Os dados foram estimados, mas é fácil entender a equação. Em 2010, foram vendidos 13,5 milhões de computadores.
Numa conta otimista, considerando-se um uso médio de cinco a oito anos para essas máquinas, pode-se esperar uma enorme quantidade de lixo eletrônico em 2015. Mas nem é preciso olhar para o futuro para entender o problema. Quatro anos atrás, 19% dos domicílios urbanos tinham um computador de mesa. Em 2008, já eram 27%. O número de computadores vendidos a cada ano subiu de 8,2 milhões para 11,7 milhões nesse período, de acordo com a consultoria ITData. O Brasil é um dos maiores mercados de computadores do mundo. Logo vai ser também um dos líderes na produção de lixo eletrônico, um problema ambiental que já é grave atualmente e tende a piorar com a digitalização dos países emergentes.
Um computador mediano é feito de elementos básicos, conhecidos de todos, como plásticos e metais, mas também de componentes extremamente danosos à saúde, como chumbo, cádmio, belírio, mercúrio, etc.



O mercúrio, muito utilizado em computadores, monitores e TVs de tela plana, pode causar danos cerebrais e ao fígado. Já o chumbo, o componente mais usado em computadores, além de televisores e celulares pode causar náuseas, perda de coordenação e memória. Em casos mais graves, pode levar ao coma e, consequentemente, à morte.


A partir do momento em que estes elementos tóxicos são enviados para lixões e contaminam tanto o solo como a água, todos aqueles que se utilizam dessas fontes será contaminado pelos detritos.
Não existe um computador sem produtos nocivos à saúde e somente o processo de retirada dos produtos da natureza já atinge o meio ambiente, seja por causa do transporte, do uso de água para a fabricação de componentes, etc.
Portanto, se a reciclagem prevenir qualquer uma das etapas da fabricação ou a contaminação do solo e da água, já é um ganho para a natureza.


Mas tudo isso é para dizer que é preciso reciclar os aparelhos eletrônicos que não serão mais utilizados. Existem várias empresas que lidam com a reciclagem destes materiais, ou é possível fazer doações para organizações que trabalham com a inclusão digital.
Para celulares, procure sempre as revendedoras de sua operadora, para que as baterias possam ser devolvidas às empresas fabricantes, sendo despejadas em locais seguros. Para pilhas, procure os locais de coleta seletiva da sua cidade, e não as jogue no lixo comum.
Os eletrodomésticos podem ser doados para pessoas carentes ou locais em que as peças possam ser reutilizadas para arrumar outros aparelhos com defeito. É preciso ter em mente que muitas pessoas podem precisar daquilo que para nós é considerado obsoleto.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) lista as principais empresas de informática e celulares, e onde os aparelhos de marcas determinadas podem ser descartados.
A ONG Lixo Eletrônico também dá aos usuários uma lista de locais onde pode ser feita a doação de artigos para a reciclagem dos resíduos eletrônicos
Para doar seu computador para que ele faça parte de programas de inclusão digital, você pode procurar a
CDI. Para isso é necessário que o seu PC tenha alguns requisitos básicos, para que possa ser reutilizado por crianças e comunidades carentes.
Uma dica para reciclar seu computador da melhor forma possível, caso não haja condições do mesmo ser reutilizado é dividir e desmontar o PC. Através disso você poderá separar os componentes de metal e plástico, fazendo com que ambos tenham um destino correto.
O que acontece é que as empresas de reciclagem normalmente são especializadas, ou seja, só reciclam plásticos ou metais, não os dois juntos. Sendo assim, separar se torna uma boa alternativa para aproveitar o máximo do seu computador velho de guerra.

              http://grupoguidon.blogspot.com/

Imagens: http://www.google.com/




Hoje escolhi uma receita que vez ou outra gosto de tomar enquanto estou em frente à tela do computador, principalmente quando bate aquela fominha. Nessas noites frias, é uma ótima companhia.

Ingredientes

4 xícaras de leite
1 barra de chocolate meio amargo (200grs)
1/2 caixinha de creme de leite
canela em pó - açúcar a gosto

Modo de preparo

Rale o chocolate no ralo grosso e reserve

Derreta o chocolate em uma panela em banho maria. Reserve

Ferva o leite, acrescente o creme de leite aos poucos, e misture ao chocolate derretido. Distribua em xícaras, salpique canela em pó (se gostar) e adoce a seu gosto.
Sirva bem quente.




                                                        Bom Apetite!!




24 comentários:

Ilaine postou o comentário número:

Josy, amiga! Realmente, o lixo eletrônico é um grande problema. E a tendência é que aumente. Aqui há um lugar, onde podemos levar os aparelhos velhos e estragados e, a partir de então, fica por responsabilidade da prefeitura. É claro, que isto não resolve o problema por inteiro, mas ajuda. É importante que nos preocupemos com tudo isto, por isto achei ótimo que abordas este tema aqui. Abraço daqui!

Sara Ramos postou o comentário número:

O lixo electrónico é um grande problema.
Mas esta tua receita é um problema mas só para as minhas ancas... ai que delicia irresistível. bjs

Claudia Caprecci postou o comentário número:

Bom dia Josy querida!
Muito bom falar sobre esse assunto.
Esse problema é realmente sério e precisa ser mesmo divulgado para que tenhamos consciência e saibamos o que fazer quando formos descartar esse monte de eletrônicos que temos consumido.
Quanto ao chocolate quente em frente ao computador hummmm...
Dá até mais inspiração na hora de blogar.
Uma delícia!
Tenha um dia abençoado minha linda!
Beijos.
Claudia.

Margarida postou o comentário número:

JOsy querida
a da teia mais logo vou postar
mas concordo que todo o mundo
devia reciclar
meu celular vc nao imagina
mas em agosto 5 anos vai fazer
nao me interessa a modernidade
desde que chamadas possa receber
o computador é outro que coisa e tal
nas minhas maos muito tem escrito
vai fazer 6 anos
mas ainda nao o reciclo
tenho dois filhos
no futuro deles quero pensar
quero que eles ainda tenham
ar puro para respirar
e quanto á receitinha
pelo convite vou esperar
é que esse chocolate quente
era otimo pra nós prosear
passavamos fantastica
colocando a conversa em dia
e a Portuleira que nao se cala
isso é que era folia!!
e por isso mesmo
agora te vou deixar
com uma beijoca bem grande
enquanto me podes aturar!!!!

Marly postou o comentário número:

Oi, Josy,

A questão do lixo eletrônico sempre me preocupou e até me indignou, pois sabemos que ele é muitas vezes resultante da ganância das fábricas. É que há muito tempo elas descobriram o modo perfeito de levar o consumidor a comprar, que é fazendo os produtos para terem vida curta. Fogões, ferros de passar, geladeiras, tudo é feito para ser trocado rapidinho. No que se refere aos computadores e objetos relacionados com a ciência deles (como Ipad e etc), aí é que a coisa é fugaz mesmo. Eu me recuso a entrar nessa cultura besta do 'você é bom, se tem o objeto em voga'! rsrs.

Um beijo e bom dia!

Sandra Reis postou o comentário número:

Josy minha querida

Lúcido, oportuno e importante seu texto. As pessoas realmente tem que se conscientizar que estão sendo viciadas em comsumir mais e mais, e com essa tecnologia obsoleta, como vc mesmo diz, no momento em que acaba de ser fabricada, não é diferente. Ou a gente acorda ou o impacto ficará maior cada vez mais. Costumo dizer que em termos de Universo, não há lugar para se jogar "fora", onde é o "fora" do nosso planeta?

Amiga, ufa, é muita coisa pra desabafar, gostaria de compartilhar esse delicioso chocolate com vc, conversando sobre isso e assuntos mais amenos...rsrs

beijos

Maria postou o comentário número:

Querida Josy
De facto vivemos no chamado mundo descartável...
Coisas e até as pessoas são muitas vezes assim consideradas, é o mundo que temos...

Esse chávena é simplesmente deliciosa, espero que se sinta muito mais reconfortada.

Um grande obrigada pelas suas simpáticas visitas, é sempre um prazer ler as suas mensagens, querida amiga.

Um beijinho com muita amizade.
Maria

Unknown postou o comentário número:

Josy, o lixo tanto o eletrônico quanto o q produzimos diariamente em nossas casas que chamamos de "lixo", mas q na verdade daria pra reaproveitarmos, sempre me preocupou.E essa é uma questão mundial e ambiental gravíssima que já está afetando nosso planeta...

A receitinha desse chocolate já está anotada...delícia Beijkas

Rachel postou o comentário número:

Muito bem Josy seu texto mais que completo, aborda todos os aspectos desse problema (mais um) que o nosso meio ambiente está herdando, no futuro não sabemos ainda o que vai ser, resta-nos torcer para se achar uma solução o mais rápido possível.
O chocolatinho é mais do que essencial para amainar o friozinho dessas noites de Junho.
Bjuss amiga!

Polly postou o comentário número:

Lixo eletrônico, eis a questão... é um grande problema mesmo, hoje em dia tudo se tornou "descartável"

Adoro chocolate quente, nesse friozinho é tudo de bom né?

minha receita é igual a sua, só que as vezes coloco umas gotinhas de essência de baunilha.

tenha uma otima semana
beijos

Adelaide postou o comentário número:

Josy a isso se chama tortura....eu preparada para contar sobre o meu lixo quando me deparo com essa receita megahipersuper tudibom...perdi a linha do pensamento....kkk
Mais vamos lá...eu sempre faço assim:
Quando troquei a tv dei a minha para uma conhecida que não tinha, com o computador também eu tinha uma amiga com filhos então dei meu pc antigo para que eles aprendessem a usar, agora eu estou com uma impressora HP que antes tenho que ver o defeito dela para depois doar. Ah! eu faço algo horrivel quando doo, a pessoa tem que doar algo que esteja sobrando e todo mundo sempre tem, para "Abrir" espaço. Sabe que o legal é que a corrente vai se alastrando, meu marido fica louco....diz: - Se você quer dar pra que pedir a pessoa que dê quando quizer.
Mas eu não resisto.....falo com jeito, com carinho e sempre conveço a pessoa a levar algo nem que seja uma roupa velha para algum centro religioso, ou orgão que esteja em campanha....

Ah! e ainda tem que me prometer que não vai descartar no lixo e sim destinar par alguem que possa fazer algo de forma correta....sou muito chata...rs
Adorei as dicas e a receita...também..
Muita Luz e paz
Abraços

Papinha Doce postou o comentário número:

Esse chocolatinho quente, deve ser o máximo.

Beijo
Maria José

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

E aqui onde moro não fazem a coleta deste tipo de lixo!!!
Que maravilha este chocolate quente!!!!

Bjs...Boa semana!!!

Denise Carreiro postou o comentário número:

O lixo eletrônico é realmente preocupante. Fazemos projeções da quantidade desse tipo de lixo, q não são nada animadoras, mas será q até lá não teremos um destino melhor para esses eletrônicos. Espero q sim, q toda movimentação das pessoas preocupadas com o meio ambiente possa gerar ações de preservação. Enquanto isso, vamos fazer a nossa parte. Muita paz!

Andréa Santana postou o comentário número:

JOSY QUERIDA,
O MEU FELIPE CHEGOU DEU UMA FAXINA GERAL NO MEU BLOG,AGORA O MEU BLOG ESTÁ LIMPINHO , LIMPINHO, RSRS.
LIVRE!
UM GRANDE BEIJO.......

® postou o comentário número:

Amore,
Infelizmente é uma realidade..cá em casa temos o hábito de dar para alguém o micro ou peças...
Agora, ficar na frente do micro com uma canequinha assim...me animou! =)
Um bejim grande!

Lina postou o comentário número:

Olá, Josy, muito bom o teu texto, fez-me lembrar de uma reportagem chocante que vi, sobre o negócio ilegal do lixo electrónico oriundo de Inglaterra que era despejado em África. Foi descoberto, pela Greenpeace e Canais de Televisão, pela colocação de um chip com GPS numa velha televisão, que depois foi localizado em Lagos, na Nigéria... Descobriu-se que as empresas que deveriam reciclar este tipo lixo, simplesmente o mandavam em contentores para África, onde os componentes tóxicos que mencionaste, poluem e prejudicam a saúde destes povos. Ou seja, o que muitos fazem em escala pequena, atirando lixo para o quintal do vizinho, está a acontecer em mega-escala pelos que se dizem civilizados...É muito triste e revoltante, acho que o ideal é consumirmos mesmo menos e este aspecto para mim é importante, estimo os aparelhos que duram até que avariem mesmo, nunca troco por modismos, às vezes sou "gozada" porque tenho um celular "antigo"(tem 6 anos!)mas eu nem ligo, temos que ter convicções, mais fortes que estes ruídos fúteis! Adorei a tua participação e vamos tecer esta Teia!
Beijinhos verdes

Chef Daniel Deywes postou o comentário número:

ai ai nesse frio que esta aqui tomaria bem quentinho ...

abraço

Dani
http://feitonahora.blogspot.com

Sonia postou o comentário número:

Josy, todos nós precisamos nos preocupar com este assunto pois é muito sério. O consumismo tem tomado conta da sociedade. E a poluição resultante pode trazer sérias conseqüências num futuro bem próximo. Muito apropriada esta postagem. Precisamos nos conscientizar e procurar formas de ajudar o meio ambiente.
Menina este chocolate quente está com uma cor ótima. Parece delicioso. Mais uma receita que tenho de fazer.
Beijos

Flora Maria postou o comentário número:

Oi, Josy:
Enquanto lia sua oportuna postagem fiquei pensando nos 3 ERRES: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Reciclar é o processo mais difícil de se fazer. Os outros dois são os mais fáceis. Porém, o Homem tem uma enorme dificuldade de reduzir seu consumo e reutilizar seus objetos.

Enquanto não existir uma consciência ambiental forte o mundo vai ficando mergulhado em lixo, lixo e mais lixo.

Vamos fazendo a nossa parte, trabalhando a nossa Teia Ambiental, enquanto aguardamos uma solução para esse caso.

BEijo

CRISTAL postou o comentário número:

Josy, você e suas idéias gostosas, deu até vontade de tomar um chocolate quente, sim. Com o friozinho daqui, só tomando.

Boa semana

Bjs cristalinos

CRISTAL postou o comentário número:

Amiga, que vergonha o lixo eletrônico, muito bem abordado, parabéns.

Boa semana

Bjs cristalinos

Anônimo postou o comentário número:

Josy querida,

Ficou MARAVILHOSA sua postagem!
E você ainda disse que não deu para falar algo melhor sobre o tema?
Você abordou de maneira exemplar, ficou perfeito!!!

Fico muito preocupada com todo o lixo eletrônico que se acumula ano após ano.
Sinceramente, não sei aonde irão parar um dia....
E dos carros então?
Nas ruas já não estão tendo espaço para andar, o trânsito é cada vez pior, devido ao número absurdo que existe.
Imagine quando não tiver mais aonde colocar tanto carros, já pensou?

Pois é, precisamos de medidas urgentes e de governantes dispostos a investir pra valer na reciclagem, antes que seja tarde demais.
Parabéns querida, ficou excelente sua participação na Teia, adorei!

O que é este este leite com chocolate heim!!!
Agora quem ficou louca de vontade para tomar sentada no computador, sou eu....rsrsrs
Deve ser uma delícia mesmo, ficar visitando nossas amigas virtuais, acompanhada de uma delícia desta.
Deu água na boca viu!!!

Um beijo enoooorme em seu coração!!!

RUTE postou o comentário número:

Olá querida Josy,

demorei, mas não falhei.
Aqui estou eu, já depois de ler atentamente seu completissimo texto sobre o lixo eletronico.

Felizmente que em Portugal já temos reciclagem de lixo eletronico e legislação que obriga os vendedores de produtos novos a recolherem os produtos estragados ou desatualizados.

De qq forma, a minha consciência ecologica limita meu consumismo. Prefiro sempre mandar consertar do que comprar novo, mesmo quando consertar fica mais caro, do que produto novo.

Agora outro assunto:
vc já reparou nos links abaixo!
Deve haver algum problema com essa funcionalidade pois tanto aqui como no Essência Estrelar Maia, estão links meus que não fui eu que inclui nas vossas postagens!

Que estranho!
Beijinhos,
Rute

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...