Caldo Verde


Oi pessoal, o caldo verde é uma sopa de couve galega, tipicamente do norte de Portugal, mas muito divulgada por todo o país, é provavelmente a mais famosa sopa portuguesa. E com esse friozinho que anda fazendo atualmente, nada como uma sopinha, ou um caldinho para esquentar essas noites frias. Nós aqui em casa, gostamos muito e existem várias receitas de caldo verde, a minha é assim

Ingredientes

1 kilo de batatas
1 cebola
2 dentes de alho
1 sachê de caldo de bacon  Sazón 
3 colheres (sopa) de óleo
sal a gosto
1 cebola para refogar
2 dentes de alho amassados para refogar
200 grs de paio cortado em rodelas
couve mineira picada
1 litro de água

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, cozinhe as batatas, o alho, o paio e o sachê Sazón.


 Quando estiverem cozidos, retire do fogo e bata no liquidificador, juntamente com a água do cozimento. Despeje o líquido em uma panela e leve ao fogo baixo, acrescente o sal. Prove. Enquanto isso em uma frigideira, frite o óleo com o bacon, adicione o alho, a cebola e refogue. Acrescente ao caldo da batata. Deixe ferver. Se for necessário acrescente mais água. Desligue o fogo e junte a couve.

Tampe a panela, e a abra depois de uns 10 minutos. Sirva com croutons, e um fio de azeite.

Bom Apetite!!

Bom domingo à todos!

33 comentários:

Beth postou o comentário número:

Josy adoro caldo verde, mes tràz imensas recordaçoes da minha infância, obrigadp.

Beijinhos e bom domingo

♥♥ belinhagulosa ♥♥ postou o comentário número:

É das minhas sopas preferidas amiga a tua ficou bem cremosa linda linda...bjokinhass

Maísa postou o comentário número:

Maravilha Josy!!Essa sopinha é sucesso total,aqui todos também gostam muito...Essa é pra esquentar o final de semana!beijkas

RUTE postou o comentário número:

Como eu adoro caldo verde!!!
Muito tipico aqui por Portugal.
Sabe que eu já fiz caldo verde cozinhado apenas com energia do sol??
Juro que é verdade!!!
Olha aqui:
Caldo Verde Solar
Mil beijinhos.
Desculpe a minha ausência. Muiiito trabalho!!!
Rute

Sil Metelo postou o comentário número:

Oi, Josy
Adoro um bom caldo verde! Um prato típico de cá (Portugal), rápido e muito fácil de fazer. Delícia de receita. Hummm!!!
Paz e Bem
Beijinhos

Josy postou o comentário número:

BETH querida realmente esse caldinho lembra a infância hehe.. ótimo domingo pra vc tbém amiga...beijinhos

BELINHA obrigada, gde beijo ótimo domingo querida

MAÍSA, e como esquenta com esse frionada melhor hehe...bjos amiga ótio domingo

Josy postou o comentário número:

RUTE, caldo verde com a energia do sol?? Essa preciso ver hehe. Já já to indo em seu blog. Bjocas bom domingo prá vc

SIL rápida e delicioso esse caldinho...bjinhos querida ótimo domingo

Elaine Figueira postou o comentário número:

Oi Josy, adorei o caldo verde. Costumo fazer mas não utilizo carne.

Seu prato está irrestível.

Elaine

Lourdes Sabioni postou o comentário número:

Ai, Josy, amiga, eu adoro caldo verde e com este friozinho que tem feito então...hummmmm!!!Só dá pra pensar em sopinhas.
Beijão e ótima semana pra você.

Sandra Reis postou o comentário número:

Josy minha querida

Também faço o caldinho verde sem carne. Quer sopa mais deliciosa e simples? Quem não gosta? A sua está linda, miga.
Sabia que agora estou indo pra cozinha pra uma missão perrengue. O maridones me pediu pra fazer ossobuco!!! Eu, vegetariana, vou passar a mañhã de domingo fazendo algo que nunca cozinhei e sem panela de pressão, que a minha quebrou!! Haja amor, né miga?...rsrs

beijinhos, deixa eu ir senão não dá tempo de amolecer a carne

Andréa postou o comentário número:

JOSY QUERIDA,
AINDA BEM QUE O FRIO DEU UMA MANEIRADA POR AQUI, RSRS.
EU AMO ESSE CALDO,TEM UM BARZINHO BEM LEGAL QUE FREQUENTAMOS QUE VENDE ESSE CALDO EU NÃO DISPENSO MESMO.
ADOREI A RECEITA!

TENHA UM ÓTIMO DOMINGO!
BJS, ANDRÉA....

são33 postou o comentário número:

ESSA É A MINHA SOPA PREFERIDA.
FICOU ÓTIMA.
BOM DOMINGO
BJS

arte da sadhia postou o comentário número:

amiga que delicia de receita adoro caldo verde e com caldo sazon fica muito mais gostoso
bjocas
sadhia corre lá na cozinha que tem cucpake de limão siciliano bjocas

ameixa seca postou o comentário número:

É a única sopa que não consigo comer, e logo aquela que é a mais conhecida sopa portuguesa :) Nem é pelo sabor, que é óptimo mas é pela maneira que a couve é cortada... eu acho que vou morrer engasgada com as couves traçadas he he

pretha postou o comentário número:

Oi,Josy!esse caldo combina bem com esse friozinho que tá fazendo aqui no Rio Grande Sul.
bjussss.

Josy postou o comentário número:

ELAINE , faço sim com paio, fica um sabor mais gostoso, eu acho né....um ótimo final de domingo prá vc

LU, tbém sou fã de sopinhas e caldinhos, tbém desejo uma ótima semana à vc amiga...bjocas

SANDRINHA,ossobuco sem panela de pressão??? Amiga vai demorar hein!! prepare-se e boa sorte hehe..bjocas um lindo final de domingo

Josy postou o comentário número:

ANDRÉA, aqui ainda está muito frio amiga, sorte a sua que o tempinho ai ta melhorando...um lindo finalzinho de domingo amiga...beijinhos

SÃO,obrigada querida um ótimo finalzinho de domingo...bjocas

SADHI querida vou já já no seu cantinho...cupcake de limão e siciliano deve ser delicioso...bjocas lindo finalzinho de domingo

Josy postou o comentário número:

AMEIXA, dei muita risada com vc amiga kkkkk, engasgar com a couve foi ilário ....ai ai essa foi boa ...gostei...bjocas um lindo finalzinho de domingo prá vc

Perfeita Ordem postou o comentário número:

Que delicia Josy!
Com esse friozinho entao...
Muito bom!
Tenha um lindo domingo!
Beijos.
Claudia.

Irene postou o comentário número:

Lindo o seu caldo verde!
De facto é uma delícia...
Aqui em casa todos gostamos!
bjs e um resto de óptimo Domingo!

Sérgio Gomes postou o comentário número:

É realmente uma receita clássica e bem Portuguesa. Este que tu preparaste ficou com um aspecto delicioso.

Beijos.

paty postou o comentário número:

Hummmm josy querida esse caldinho verde é mesmo uma maravilha, por acaso tenho uma receita dele guardada que ainda não coloquei no blogue, prometo que um dia destes ponho para veres como fazemos por aqui, embora haja muitas maneiras.O teu ficou óptimo :))
Beijinho e boa semana

Nice e Ana, temperado com carinho... postou o comentário número:

Lindo Josy, com toda certeza será o mais pedido nesse friozinho quer tá fazendo, pois vamos combinar essa caldo verde aquece até alma, parabéns, bj♥kas e ótima semana p/ vc e família, Ana, ;)...

Josy postou o comentário número:

CLAUDIA querida, obrigada uma linda semana prá vc amiga...beijos

PRETHA imagino o friozaço que está por ai rsrsr brrrrr... ai ai...bjocas ótima semana pra vc amiga....

IRENE, pra vc tbém uma ótima semana à vc e familia..beijinhos

Josy postou o comentário número:

SERGIO. obrigada pelo carinho...ótima semana prá vc e familia querido...bjos

PATY qdo der publique sim sua receita, gosto de ver as variações do caldo verde ainda mais, tipicamente portuguesa..Uma ótima semana amiga....beijinhos

ANA realmente essa é uma sopinha que aquece principalmente a alma amiga rsrs...bjocas uma ótima semana querida..bjos

Regina Fernandes postou o comentário número:

Minha amiga Josy, tô pensando seriamente em passar uns tempos com vc, Pois dessa cozinha só sai coisa boa!!!
Com o friozinho não muito comum aqui no Rio, dá uma vontade te tomar um caldo bem quentinho como esse...rs
Bjinho e linda semaninha.

Ana postou o comentário número:

Olá querida Josy, boa noite.
Caldo verde cai sempre bem.
Beijinho e boa semana.

Ana postou o comentário número:

Olá querida josy, boa noite.
Caldo verde cai sempre bem.
Beijinho e boa semana.

Andreia Braga postou o comentário número:

Josy, aqui em casa todo mundo ama Caldo Verde, eu não sou fã, mas sopas e caldas nesse frio é divino.

Bjs

Andreia Braga

Paula...(Cotidiano de uma Amig@) postou o comentário número:

Amiga! To eu aqui lambendo a tela...rsrsr. AMO caldos e sopas! Não enjoo nunca!!
Eu vi 2 tomates na panela de pressão ou é impressão minha??! Pq?

Beijos amore...tenha uma semana tranquila!

Rita de Cássia postou o comentário número:

Josy esse caldo verde é mto bom
com o friozinho que esta fazendo
aqui em Goiânia a noite, mto bom.
Boa semana......
ritakpessoa@hotmail.com

Papinha Doce postou o comentário número:

Olá Josy,

em vez do paio, exprimenta com rodelas de chouriço de carne, não sei se é assim que chamam no Brasil.

Beijo
Maria José

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

Eu gosto muito, e tenho que fazer logo!!!!

Bjs...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...