Cozido de Carne ao Molho c/ Legumes


Fazia um bom tempinho que essa receita não aparecia aqui em casa. Quando faço meu pessoal, se lambuza. Por mim, colocaria uma infinidade de legumes, como abobrinha, pimentão,  mandioquinha, abóbora, couve flor, etc...Mas os chatinhos só gostam com batata, milho e ervilhas. Então para não haver desperdício e todo mundo comer com satisfação, fiz ao gosto deles. Ficou muito saboroso, acompanhado com um arroz branco e salada verde.

Ingredientes

1 kilo de miolo de alcatra ou coxão mole picado em cubos
1/4 xícara (chá) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
sal, pimenta do reino, orégano e páprica a gosto
2 colheres (sopa) de molho shoio
1 folha de louro
1 sachê de molho de tomate
1 xícara (chá) de vinho tinto seco
1 copo de água fervente
1/2 kilo de batatas cortadas em cubos
1 lata de milho verde
1 lata de ervilhas ou 200 g de ervilhas frescas
(costumo utilizar ervilhas frescas mas não encontrei)

Modo de preparo

Tempere a carne com o alho, a cebola, o sal, orégano, a páprica e o shoio. Deixe descansar por 20 minutos. 
Leve o azeite para aquecer em uma panela de pressão. Acrescente a carne e frite ate dourar. Acrescente o vinho e deixe evaporar, em seguida, adicione o molho e a água fervente até cobrir a carne. Coloque o louro, deixe ferver e feche a panela. Deixe cozinhar na pressão por aproximadamente 20 a 30 minutos. Em seguida, abra a panela e confira se a carne já está macia.
Acrescente depois as batatas, o milho, e as ervilhas (se forem frescas) se for em lata deixe para a finalização.
Feche novamente a panela e cozinhe por mais 5 minutos na pressão. Desligue o fogo. Abra a panela, e deixe o molho apurar. Faltando 5 minutos antes de desligar, acrescente as ervilhas (em lata)


Sirva com arroz e uma salada verde
Bom Apetite!!

22 comentários:

cozinha100segredos postou o comentário número:

Parece uma espécie de jardineira! É um prato que gosto muito!

Andréa postou o comentário número:

Bom dia minha amiga!
Essa é uma receita de se lambuzar mesmo, aqui em casa todos adoram
quando eu faço cozido de carne e legumes.
Seu prato ficou lindo e tem gostinho de quero mais, hummmmmmm...!

Grande bjo, fique com Deus! ♥

Denise postou o comentário número:

Bom diaaaaaaaa! Primeirona da fila!
Ha ha, hoje fiz um cozidinho deste tipo, mas só que com sobrecoxas. Mas, no meu tem cenoura, pimentão + o que tem no seu. Eu amoooooo! Não vejo a hora de chegar o almoço de hoje rs rs rs rs...
Um ótimo final de semana para você, amiga!
Bjs.
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Sara S Ramos R postou o comentário número:

Oi Josy,
Que belo prato. Gosto muito deste tipo de comidas. São tão boas assim com o molhinho. Excelente aspecto. Beijinho

Ana Filipa Costa postou o comentário número:

Olá Josy!
Em Portugal chamamos esse prato de jardineira! :)
Pessoalmente adoro e o teu está de babar!
Beijinhos
Ana Filipa Costa || Petiscana

Cristina postou o comentário número:

Josy, eu adoro carne de panela, minha mãe fazia maravilhosamente e só com batata ou mandioca, pois os chatos não gostavam com mais nada!rs
É com tristeza que confesso que não levo muito jeito, dificilmente acerto o ponto, ou fica aguada ou queima, rs...vc me animou a tentar de novo, pois não tem nada mais gostoso nesse frio do que uma saborosa e suculenta carne de panela!
Bjs querida!!

Sergio Velasco Aranguez postou o comentário número:

la verdad q te ha quedado un plato de lo mas rico. bien conjuntado y delicioso

Minha vida de campo postou o comentário número:

Que delicia, para esses dias mais frios essa comidinha é muito boa. Aqui a chatinha sou eu que não gosto de legumes, mas se tiver eu como. Gulosa como sou não deixo passar nada. ahaha
Bjos tenha um ótimo dia.

Cozinha Caseira postou o comentário número:

Hummmmm que prato delicioso. Uma refeição bem reconfortante. Beijos.

sandra neiva postou o comentário número:

Josy querida amiga,

sugestão tão reconfortante e adoro o arroz branco, é tão bom envolver nesse delicioso molho.
Eu também colocava courgette pois adoro, mas não podemos agradar a todos não é verdade?

beijinhos

Mhilka Diniz postou o comentário número:

Não precisa de mais nada além de um arrozinho fresco. Jesus amado, que delícia!
Beijos
http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

Cozinha de Mulher postou o comentário número:

Mãezinha que delícia!!!
Mas posso te contar um super segredo?
Eu amassaria a batata com o garfo e misturaria no arroz
Adooooro!!!
Estava com saudades desse cantinho..
Beijinho no seu coração..

Cozinha de Mulher postou o comentário número:

Mãezinha que delícia!!!
Mas posso te contar um super segredo?
Eu amassaria a batata com o garfo e misturaria no arroz
Adooooro!!!
Estava com saudades desse cantinho..
Beijinho no seu coração..

Marisa Valadas postou o comentário número:

Eu sou como você, também ia preferir juntar mais legumes, mas mesmo assim tem aquele aspecto que dá vontade de comer mais e mais...

Andréa postou o comentário número:

Bom final de semana minha amiga, junto a sua família!
Bjs ♥

Catarina postou o comentário número:

Uma comida que gosto bastante embora nao faca com frequencia.

Gostei muito da apresentacao.

Bjos : )

Toñi Sánchez R. postou o comentário número:

Un estofado muy apetecible...y muy bien presentado. Me encanta acompañar éste tipo de platos de carne con arroz....es perfecto.
Buen fin de semana.

Simone Felic postou o comentário número:

Boa tarde Josi
Que del´cia, aqui quase sempre tem este ensopado,
10 pra mim, sei fazer alguma coisas que voces são craques.
O e-mail é aquele mesmo será que você não deu espaço na hora de digitar
então não vai , acredita que eu não conseguia acessar ele só por causa de um espaço,até passar a raiva e ver o que eu estava fazendo....

beijinhos e bom fim de semana.

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

piteis da dinha postou o comentário número:

Hummmm, essa é a comidinha que eu gosto!

Já me deu uma sugestão p/amanhã kk
Bjsss amiga e um lindo e abençoado FDS p/vcs

Te passei um e-mail!

Nice e Ana, temperado com carinho... postou o comentário número:

Que delícia amiga, comidinhas suculentas são sempre bem vindas, adorei !!!, bjs e um fds abençoado, Ana ;)...

Clau postou o comentário número:

Ficou um prato colorido e bonito. Também gosto muito , bjus!

Avelã postou o comentário número:

Parece um prato mesmo bom, caseirinho :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...