Pão de Ló com Flan de Laranja


Quando eu morava em São Paulo, minha vizinha Fátima uma amiga muito querida fazia esse pão de ló com flan. Em todos os aniversários dela, ela fazia esse pão de ló, as vezes com manga, com abacaxi, mas o preferido era com laranja. É muito fácil de fazer e fica muito macio e saboroso.
Esse é para o seu dia Fátima querida. Feliz Aniversário. Bjos

Ingredientes Pão de Ló

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2  xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de suco de laranja3 ovos
1 colher (sopa) de margarina
1 colher(sopa) de fermento em pó
1 colher (café) de essência de baunilha


Ingredientes Flan
2 xícaras (chá) de suco de laranja
2 xícaras (chá) de leite condensado
1 xícara (chá) de creme de leite
1 envelope de gelatina sem sabor (12gr)

Calda

2 xícaras (chá) de suco de laranja
1/2 xícara de (chá) de açúcar
1 colher (chá) de amido de milho
1/3 xícara (chá) de água 


Modo de preparo massa

Para  massa, leve em uma batedeira as claras e bata até ficarem bem firmes. Reserve. Bata as gemas com o açúcar e a margarina, até obter um creme clarinho e fofo. Adicione aos poucos a farinha de trigo, intercalada com o suco de laranja, e a essência de baunilha. Desligue a batedeira e adicione o fermento em pó. Despeje delicadamente as claras reservadas e misture bem. Leve ao forno pré aquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos.

Depois de frio, corte o topo do bolo mais ou menos a espessura de 2 dedos, cave por dentro e retire a massa, formando uma cavidade. Reserve. 

 Para o flan, bata no liquidificador o suco da laranja, o leite condensado e o creme de leite. Dissolva a gelatina conforme instruções na embalagem e acrescente no liquidificador, bata por mais 1 minuto. Despeje essa mistura no bolo já cavado  e leve a geladeira por no mínimo 2 horas.
Para a calda, leve ao fogo o suco da laranja com o açúcar e em fogo baixo, mexa até levantar fervura.
Despeje o amido de milho dissolvido na água e mexa bem até engrossar levemente.
Espere esfriar e cubra o bolo delicadamente. Decore com fatias de laranja. Mantenha na geladeira até o momento de servir


 Bom Apetite!!

UM EXCELENTE FINAL DE SEMANA A TODOS!!!


36 comentários:

Andréa postou o comentário número:

Bom dia Josyta querida!
Uau...que lindo!
Que delícia!
Eu adoro pão-de-ló, esse ficou 10 e feito com carinho melhor ainda!
Felicidades pra sua amiga!

Bjs, ótimo fds ♥

Andrea Bitencourt postou o comentário número:

Josy, como ficou linda esta receita!!! Feliz Aniversário para sua amiga Fátima e que bom que ela te passou o segredinho pra você dividir com a gente!!! Beijos e bom final de semana!!! =)

Dilmar Gomes postou o comentário número:

Amiga Josy, dizemos que começamos a comer com os olhos, e esta receita está de encher os olhos. Agradeço aqui tua visita ao meu modesto espaço. Tenhas uma linda sexta-feira.

Léia Silva postou o comentário número:

Querida amiga
Parabéns para a tua amiga pelo aniversário e pela receita fantástica! Vou levá-la comigo:)
Mil bjos
Léia

Cristina postou o comentário número:

Bom dia Josy, esse ficou maravilhoso, com laranja é irresistível!Uma feliz e saborosa homenagem a sua vizinha e amiga!
Bjs e um lindo fds.

marijose postou o comentário número:

Oh JOSY, que delicia amiga¡¡¡me dejas con la boca echa un mar de agua, besitos y buen fin de semana

Marisa Valadas postou o comentário número:

Nunca tinha visto um pão-de-ló assim e adorei a originalidade e aspecto delicioso

Natercia Ramalho postou o comentário número:

Josy minha querida!
Ficou lindíssimo e sabor com certeza irresistível eu adorei só pode ser muito bom assim...um beijinho e um lindo fim de semana. Fique com Deus:))


Rosa Santos postou o comentário número:

Querida Josy!
Que bela sobremesa, e que deve ser deliciosa. É uma criação muito original e o resultado ficou lindo.
Já falei com você e esqueci de lhe contar como fiquei ao ler a mensagem de Poemas Perfumados, mostrei ao meu marido que ficou enternecido e eu senti-me como se pertence-se à sua grande família.
Não vou esquecer nunca, josy.
Um beijinho, minha amiga.

Brie com Goiabada postou o comentário número:

Josynha que bolo flan mais lindo e apetitoso!!! Sobremesa de confeitaria chic! Beijocas... saudades mil!
Fabiola

piteis da dinha postou o comentário número:

Amiga, no meu aniversário vc faz um igualzinho p/mim?
É que fiquei com muita vontade de experimentar kkkk
Delicioso!
Bjsssss miga e um FDS maravilhoso e com muitas delícias como essa p/vcs.

Denise postou o comentário número:

Boa tarde, minha amiga!
Obrigada pela visita carinhosa!
Este bolo deve ter ficado ótimo.
Estou me preparando para fazer o seu docinho de batata doce. Acho que amanhã sai.
Bjs e ótimo final de semana!
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Marlene Ferreira postou o comentário número:

Josyta essa receita é sensacional, amei! Ficou com uma cor linda e o saborzinho é de quero umas três fatias hehe hummm bom demais!
Desejo um fds cheio de encanto e regado com muito amor e paz! Bjo

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

Ficou maravilhoso!!!!
A cor está linda!!!

Bjs...òtimo fds!!!!

Rita Sperchi postou o comentário número:

Meus Deus esse deve ter ficado bem
fofinho e a cor é mesmo linda, com laranja melhor pq da um sabor espetacular...quero provar sim...

•⊰✿❝Abraços de bom final de semana •⊰✿❝
Bjusss

└──●► *Rita!!

Criando Artes Carla postou o comentário número:

Josy querida, depois que passei a visitar as amigas quituteiras eu confesso que fico meio atrasada com meus afazeres rsrsrsrs
Vou para cozinha tentar essas maravilhas. Maridão é que adora!!!
Beijos e bom fds

Cintya Maria Pedroso Ferrari postou o comentário número:

Nossa! Que diferente!!!
Meu marido adora laranja e bolo de laranja!
Vou ter que testar esse bolo. Já salvei na minha pasta! Me aguarde, miga hehehe....
Big bjo e um ótimo fds!

Iguaria Desigual postou o comentário número:

Querida Josy, esta receita reúne duas iguarias que gosto muito, o pão-de-ló e o flan. É maravilhoso :)
Bom fim de semana.
Um beijo grande
Vanda

Aline Laitarte Bomboneca postou o comentário número:

Uau, tem cara de ser maravilhoso!!

Bjaum amore,

Aline Laitarte - www.bomboneca.blogspot.com

Receitas da Belinha Gulosa postou o comentário número:

Minha querida amiga Josy, mas que bem me parece, deve ser tão tentados e tantas versões se podem fazer, bjokitas

Executiva de Panela postou o comentário número:

Josy, que maravilhosa sobremesa. É linda... E tem parte bolo e parte 'creme'. Uma delícia. Gostei demais da receita. Seu PAP está ótimo! Um grande beijo e bom fim de semana! Paula

Marisa Vlasic postou o comentário número:

Primaaaaa que coisa linda, um bolo flan, que original!! Essa receita já vem comigo, pois vou tentar fazer com certeza, fiquei cheia de vontade…hummm…delicioso demais e que cor maravilhosa, amei!!
Beijinhos

Catarina postou o comentário número:

Muito bem apresentado e fotografado.
Deve ser muito bom.
Bjos

pimentinha postou o comentário número:

Ai Josy, eu quero provar! Que linda sobremesa, cheia de requinte, adorei!
Bjs

Prata da casa postou o comentário número:

Querida Josy: pão de ló é uma delícia, fofinho e delicado,mas este seu está divino!! Com o gostinho a laranja, que adoro, e esta cobertura
deve ser um manjar dos deuses!!!
Bjn e BFS
Márcia

Beth postou o comentário número:

Mt bonita amiga, deve ter ficado mt bom, gostei mt!
bjs

Cindy postou o comentário número:

Amiga Josy, adorei este pao de lo,comendo bem fresquinho deve ser uma delicia, ja levo a receitinha comigo..
beijinhos e bom fim de semana....

Simone Felic postou o comentário número:

Que gostosura adorei esta receita , para o sábado , hummmm !!!
beijinhos Bom fim de semana.
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Catarina Collins - ReceitaseSaboresdoMundo postou o comentário número:

Josy querida,
Que delicia de bolinho... Essa cobertura por cima esta uma tentacao.

Beijinhos e saudades <3

Nane Cabral postou o comentário número:

Josy, que delícia apetitosa e linda, amei! Apareça sempre que puder. Um ótimo final de semana! Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Oslaine postou o comentário número:

Oi Josy,
pão de ló de laranja é uma delicia, adoro, este ficou super especial com o flan de laranja, imagino o sabor hummmmmm!
Bjs

patiabeija-flor postou o comentário número:

Oi Josy!!!
Sobremesa cara do Brasil! Adorei!!!

Beijos

A Paixão da Isa postou o comentário número:

minha querida amiga mas que maravilha esta com uma cor tao bonita e essa fatia ela esta uma delicia da agua na boca pode ser para mim adoreiiiiii beijinhos e um feliz domingo

Brisa Maritima postou o comentário número:

Minha linda Josy,

Desconhecia o pão de ló feito dessa forma, ficou com umas cores bem vibrantes e bem a condizer com o nosso Verão que, apesar de envergonhado, já chegou !
Parece-me uma receita bem rica e muito saborosa com o flan e a calda de laranja a enriquecerem a textura do pão-de-ló, adorei a receita !

Beijinhos grandes para si

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...