Dia Um...Na Cozinha...Strudel


E chegamos a última edição de 2013, do "Dia Um...Na Cozinha" Fechando  esse ciclo com o tema Strudel Salgado. Poderia ter feito o Strudel com massa folhada, mas tentei com essa massa que é muito levinha e gostosa. Ficou tão macio, que a cada mordida chegava a desmanchar na boca. Gostei demais desse desafio de hoje, pois nunca havia feito na versão salgada. Como a proposta é usar a criatividade, fiquei bem contente com o resultado. Parece-me que ano que vem continuaremos esse desafio. Espero vocês por lá.



Ingredientes

600 grs de farinha de trigo
30 grs de fermento biológico fresco
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (sopa) rasa de sal
2 colheres (sopa) de óleo
100 grs de manteiga
água suficiente

Recheio

1 maço de espinafre cozido e picado
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
1 cenoura grande crua ralada
300 grs de ricota fresca esfarelada
sal, pimenta do reino, orégano e tomilho a gosto
azeite de oliva a gosto

Modo de preparo


Para o recheio, tempere a cenoura ralada com uma pitada de sal, orégano e azeite. Acrescente a ricota esfarelada e misture bem. Reserve. Leve em uma panela o azeite para aquecer e frite a cebola e o alho até amolecer. Junte o espinafre, sal, pimenta do reino e refogue por 2 minutos. Reserve.
Para a massa, junte os secos em uma bacia, acrescente a manteiga, o óleo e vá adicionando a farinha de trigo até obter uma massa maleável e que não grude nas mãos. Faça uma bola, cubra com um pano e deixe dobrar de volume
Em seguida, abra a massa no formato de um retângulo. Estique a massa até deixa-la fina mas sem rasgar.
Distribua os recheios em 4 carreiras intercaladas com o refogado de espinafre e a cenoura com a ricota.

Enrole como um rocambole, cubra com um pano e deixe dobrar de volume novamente.
Pincele com gema e leve para assar até dourar.



Bom Apetite!!

UM ÓTIMO DOMINGO E EXCELENTE SEMANA A TODOS!



27 comentários:

Comida de conforto postou o comentário número:

Que maravilha Josy! Lindo, colorido e delicioso! Gostei muito.
Beijinhos

Paula Vieira postou o comentário número:

Que delicia querida Josy, vindo de suas mãos só podia, não é.

Gostei muito da massa e do belissimo recheio.
Uma beijoca

Otimo domingo

Paula

Susana Machado postou o comentário número:

Que aspecto maravilhoso!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Sílvia Martins postou o comentário número:

Que lindo strudel, Josy!
Esse interior está fantástico!
Com os ingredientes que escolheste, esse strudel deve ser mesmo bom!
Ainda por cima fizeste a massa...!
Gostei muito.
Beijinhos

Sílvia
http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt
Beijinhos

Célio Cruz postou o comentário número:

Olá Josy!
Adorei a apresentação linda e colorida do teu strudel, ficou fantástico. E depois a escolha do ricotta e dos espinafres foi muito bem sucedida, pois são dois ingredientes que resultam na perfeição, juntos. Adorei a tua sugestãi. ;)
Beijinho e boa semana.

Rosangela Cunha postou o comentário número:

Estou com água na bocaaaaaaaa!!! Que maravilha de receita amiga, você arrasou nas escolhas do ingredientes, essa sua massa, de fato, parece bem macia, levo a receitinha comigo! Beijinhos carinhosos e um excelente come co de semana

Sandra postou o comentário número:

Bem bonito!!!!! ;) Obrigada pelo seu carinho! beijinho

Prata da casa postou o comentário número:

Querida Josy: um dos pontos de interesse desse grupo é precisamente o facto de nos fazer sair da nossa zona de conforto. Também nunca tinha feito strudel salgado e adorei a sua versão. Menina: que trabalho,hem?? Até fez a própria massa e que linda ficou! O recheio também está muito bonito e colorido. Adoro o contraste das cores.
Bjn
Márcia

Paulo Herculano postou o comentário número:

Que lindo strudel, essa massa parece mesmo ser muito fofinha, e o recheio super apetecível e tão bem montado :)

Beijos

Joana postou o comentário número:

Que lindo que ficou querida Josy :)
Cheio de cores maravilhosas!
Eu também nunca tinha feito salgado, mas adorei a experiência!
Um grande beijinho querida

Lola Velasco postou o comentário número:

Mi querida Yosy! Da gusto leerte y venir a disfrutar de tus deliciosas recetas. Este Strudel tan rico y bonito me lo llevaría yo para disfrutarlo.
Besos y feliz tarde-noche.

Andréa postou o comentário número:

Boa tarde amiga!
Uau...que lindo!
Como sempre vc arrasa nas suas receitas, a massa ficou maravilhosa, super fofinha e o recheio tentador, parabéns!

Te enviei um e-mail!
Bjs ♥

Marisa Vlasic postou o comentário número:

Que massa tão fofinha prima e que recheio cheio de cores e sabores maravilhosos!! Mais uma vez arrasou Josynha, seu strudel é de dar água na boca!!

Beijocas e um bom finalzinho de domingo!!

CamomilaRosaeAlecrim postou o comentário número:

Que delícia de receita, adorei! Um lanchinho desses no final do dia é tudo de bom! Adorei Josy!
Beijos e desejos uma ótima semana em sua casa!
CamomilaRosa

Nani postou o comentário número:

Não conheço este desafio, muito bacana. Bem diferente sua massa, ótima pra sair da tradicional massa folhada!
Beijos

Brisa Maritima postou o comentário número:

Mamis tão querida,

Obrigada por uma vez mais estar presente neste desafio de aprendizado e delicias que todos os meses desfilam pela blogosfera !
É um privilégio e uma honra tê-la connosco !
Adorei este seu strudel, que ficou divinal, lindas cores e a forma como distribuiu o recheio deu-lhe um lindo efeito além de delicioso sabor ! :)

Grande, grande beijinho minha querida e até amanhã ! :)

Nota: você deixou o link da sua publicação no facebook ? È que procurei, procurei e não encontro lá. Se puder, chame o meu nome na publicação lá, caso a tenha feito, senão fez então faça que é para todos por lá poderem apreciar e elogiar o seu lindo strudel ! :)

Susana Figueiredo postou o comentário número:

Eu cá adorei as cores! E o sabor deve fazer-lhes justiça ;)

Oslaine postou o comentário número:

Oi Josy, que bela receita, adoro este recheio de espinafre e ricota, a cenoura deu um colorido maravilhoso, parabéns pela participação!
Bjs

Criando Artes Carla postou o comentário número:

Fiquei encantada com a sua receita.
Que talento Josy!
Parabéns por essas mãos abençoadas.
Beijos e uma boa semana

http://criandoartescarla.blogspot.com.br/

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Bom dia Josy,
Espetacular resultado, lindas cores, apetitosa massa, muito fofinha e o recheio é a certeza de ser delicioso.
Beijo, boa semana,
Vânia

Rosa Santos postou o comentário número:

Olá querida Josy!
Como gostava de estar aí para me deliciar com uma fatia desse fofo studel e esse colorido lindo ainda mais atrai o apetite, Adorei miga.
Beijinhos e boa semana.

Tertúlia da Susy postou o comentário número:

Adorei as cores do seu strudle.
Bjs, Susana
Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

D Augusto postou o comentário número:

Olá Josy.
Adorei o strudel. Eu só tinha visto doce, geralmente de maçã neh.
Sua versão salgada ficou muito opetitosa.

Beijo

Sileni Machado postou o comentário número:

Olá querida amiga, até que enfim resolvi os problema do meu blog e td voltou ao normal, foi um sufoco, viu?!
Adorei a sua participação no Dia um... Na Cozinha! O seu strudel ficou mt saudável e apetitoso, sem falar do colorido lindo que ficou, super convidativo! Fechou o ano com chave de ouro!
Bjs miga e uma ótima tarde pra vc! ♥
www.viveraprendendo.com

Vermelho ou Rosa postou o comentário número:

Hummmm nham nham que bom aspecto! Vou experimentar! :)

http://vermelho-ou-rosa-blog.blogspot.pt/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...