Bobó de Camarão


Semana passada vi uns camarões lindos e fresquinhos na feira, não resisti e comprei 1 kilo. Depois de muito pensar em várias receitas que levam camarões, optei pelo bobó. Quando morava em São Paulo, havia um restaurante de comidas típicas baianas e nós frequentávamos muito, gosto da culinária baiana, principalmente por que a maioria delas é apimentada. Dei uma pesquisada na internet, tirando um pouco daqui, um pouco dali, e dando umas adaptadas fiz e foi aprovadíssimo aqui em casa. Gostei muito.

Ingredientes


1 kilo de camarão
1/2 kilo de mandioca
1 cebola picada
1 dente de alho picado
suco de 1 limão
2 tomates picados s/pele
1/2 xícara de leite de coco Ducoco (100ml)
2 colheres (sopa) de azeite de dendê
1 pimenta malagueta ou dedo de moça picada
sal e pimenta a gosto
coentro ou salsinha picada


Modo de preparo

Tire as cascas dos camarões. Reserve as cascas e a cabeça. Lave os camarões já limpos e tempere-os com limão, sal e o alho. Reserve. Em uma panela com água (cerca de 1 litro), ferva as cascas e cabeças dos camarões por 10 minutos. Escorra, despreze as cascas e as cabeças, coe. Corte a mandioca em pedaços e cozinhe-as na água dos camarões reservada, até ficarem macias. Bata no liquidificador a mandioca com a água até obter um creme. Reservei alguns pedaços de mandioca para colocar no bobó. Em uma panela, frite a cebola com óleo, acrescente os tomates e refogue bem, acrescente os camarões, prove o sal, adicione o coentro ou a salsinha. Diminua a chama do fogão, tampe a panela e deixe cozinhar até os camarões atingirem uma cor rosada. Em seguida acrescente, os pedaços de mandioca reservados, o creme de mandioca, o azeite de dendê e o leite de coco. Misture bem , e acrescente a pimenta picada. Deixe cozinhar até começar a ferver. Retire do fogo e sirva quente.



 Bom Apetite!!



39 comentários:

Cozinha de Mulher postou o comentário número:

Nossa senhora que delícia..
Hummmm
São 08h27 da manhã, mas eu já estou desejando almoçar.. mas almoçar essa delícia aí..
Minha linda, o que é isso?
Ficou simplesmente maravilhoso.. e com uma carinha de "Quero mais"..
Adoro bobó de camarão.. amo pimenta.. então a combinação é mais que perfeita..

Ai Deus!! Como eu queria rsr

Um beijo da filhota.. e um dia mega lindo viu?

Andréa postou o comentário número:

Bom dia minha amiga!
Hummmmm.......! Este prato é bom demais...amooooooooo!
Deu vontade de almoçar essa delícia!

Beijos, fica com Deus!

Cuca postou o comentário número:

Gosto muito de bobó de camarão e não como há imenso tempo! Josy, o seu ficou com um aspecto fantástico!! Está de babar, até me deu fome :)

Beijinhos*

Susana Machado postou o comentário número:

Que refeição maravilhosa esta!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt

Malu Silva postou o comentário número:

Aqui em casa gostam e sempre experimento umas receitas diferentes... Um grande abraço!

Léia postou o comentário número:

Bom dia minha flor, ainda bem que eu comi no sabado bobó senão ia ficar aguada, rsrsrs.Ficou lindo seu bobó e de certo delicioso.Arrasou.Beijo minha amada.

Artes da Mel postou o comentário número:

Josy sou fã de bobo de camarão, é bom demais! Otima sua receita!!!
Bjs
Mel

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Bom dia Josy,
Onde eu comi mais bobó de camarão foi em Manaus, é um delicioso prato, faz muito sucesso aqui em casa, este ficou muito apetitoso.
Beijo,
Vânia

Rosangela Cunha postou o comentário número:

Hummm, to sentindo o cheirinho dele daqui e a boca tá enchendo d`água amiga!!! Amo camaroes, eles estao perfeitos nesse bobó, além do mais, eh uma receita prática de resultado fantástico, show de bola!!!
Beijocas e que você tenha um lindo dia!!!

Marisa Vlasic postou o comentário número:

Eu amo bobó de camarão primaaaa !! De vez em quando faço aqui em casa, meu marido adora !! Sempre trago azeite de dendê do Brasil…hehe
O seu está lindo e com essas mãozinhas de fada com toda a certeza ficou mega gostoso!!

Beijocas carinhosas minha linda !!

Ana Paula postou o comentário número:

Josy que vontade desse bobó!!!!!!!!!!
Bjos!

Joana postou o comentário número:

Josy minha querida,
adoro camarão mas não conheço o bobó!
Tem óptimo aspecto! Um molho fantástico! Tenho que experimentar querida!
Um grande beijinho

Maísa postou o comentário número:

Adoooro!!E bem apimentado... delícia!bjs

Margarida Abreu postou o comentário número:

Boa tarde minha amiga linda!!!

Eu adoro bobo de camarao... primeira vez que eu comi foi uma amiga minha daí do Brasil que fez... e nossa adorei...pedi a receita e ela me deu.. pena que lá em casa ninguem mais gosta senao eu... sao muito esquisitinhos os meus homens!! Que aspeto maravilhoso!!!

Beijocas

Margarida

sandra neiva postou o comentário número:

Josy querida,
esta é uma sugestão que adoro mas que já não provo há muito, adoro muito e assim com arroz branco é mesmo delicioso, adoro envolver tudo fica ainda mais apetitoso.
Está com uma cor mesmo tentadora e não tenho duvidas que ficou uma maravilha.


Beijinho

Cindy postou o comentário número:

Que pratinho bom, adoro camarao!
beijinho

luci postou o comentário número:

Que prato lindo e deve ser muito gostoso eu adoro camarào
beijos

SarinhaT - No Conforto da Minha Cozinha postou o comentário número:

Olá Josy, que bom o seu prato.
Comi uma única vez e adorei.
O seu está fantástico. beijinho*

Lylia postou o comentário número:

Òtima ideia para fazer com camarão, Josy! Adoro bobó e sua receita ficou ótima.
Bj,
Lylia

Sileni Machado postou o comentário número:

Amiga Josy, adoro camarão e esse bobó está dos deuses! Olha só esse camarão bonitão, Jesuis apaga a luiz! rs
Bjs linda amiga! =)
www.viveraprendendo.com

Lu postou o comentário número:

huuum.Josy adorei
que maravilha.
imagino a delicia.
O nhoque de maizena fica muito levinho mesmo
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Zilani Célia postou o comentário número:

OI JOSY!
NOOSSSAAA, SÓ EM VER VIRTUALMENTE DÁ ÁGUA NA BOCA.
COISA BOA TERES IDO LÁ NO"SÓ PRA DIZER" É MUITO BOM TE RECEBER E LER OS CARINHOS QUE LÁ DEIXAS.
FICA COM DEUS E FELIZ...
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/

Um Cantinho Especial postou o comentário número:

Que delícia!! Eu amo bobó, e esta receita é maravilhosa! Bjos amiga!

Eu que fiz... ou quase isso postou o comentário número:

Eita Josy que bobo de camarão é pra matar papai, gostei demais, quero muito rsrs da um pouquinho dá?

bjs

Gélia

Paulo Herculano postou o comentário número:

Que bom aspeto, mas dispenso o camarão :D

Beijos

Catarina - A Cozinha da Kinhas postou o comentário número:

Querida Josy,

hoje mesmo fiz uma receita com camarão!! O seu bobo está muito bem apresentado e com um aspecto delicioso!! Receita tradicional é tudo de bom!!

beijos

Vicentina postou o comentário número:

Ficou lindo seu prato, com certeza delicioso.
Bjs e ótima noite

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

JOSY, EU AMOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!
FIQUEI COM ÁGUA NA BOCA!!!!

BJS....

Nina Paim postou o comentário número:

Comidinha da minha região hem amiga? Adorei... enchi a boca d'água e saio daqui satisfeita com seu gostoso bobó....! Beijinhos...

Daniel Moura postou o comentário número:

Com o arroz branquinho deve ser muito bom !!!

abralo
Daniel Deywes

Minha vida de campo postou o comentário número:

Que delicia, adorei sua dica e pretendo fazer, meus filhos gostam muito de camarão, menina esse pirão de farinha de mandioca mexeu comigo. Plantei muita pimenta, quero ver a hora que começar a produzir vou te mandar um pouco.
Bjos e tenha um ótimo dia.

Blog do Chocolate postou o comentário número:

Josy querida,

Nunca provei bóbó, talvez um dia venha a calhar ! :)

Acho o nome bem giro e curioso, o prato tem uma aparência de nos deixar com água na boca, parece uma grande delicia ! :)

Beijocas grandes, minha linda*


Executiva de Panela postou o comentário número:

Josy, que delícia. Nunca fiz bobó de camarão. Gostei muito da sua receita e da forma de preparo. Achei excelente a instrução de cozinhar a mandioca na água das cascas do camarão. Assim o gosto fica muito mais característico. O aspecto do bobó é bem cremoso, cor vibrante. Vou experimentar sua receita e te conto. Ahhh... aproveitando o comentário, o pudim de ricota está um arraso. Beijos, Paula

Kati Monteiro postou o comentário número:

Josy, querida!
Que vontade de comer um bobó de camarão! Ficou excelente!
Por aqui, com o calor que está fazendo, nem me atrevo a fazer este prato.
Mas deixa esfriar um pouquinho que eu volto a fazer!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...