Polenta cremosa com molho de linguiça calabresa

Oi pessoal, não sei vocês mas eu adoro polenta. Uma polenta bem feitinha, caseirinha com um molhinho nestes dias frios que anda fazendo por aqui, é uma delicia. E temos ainda a opção de fazer os molhos a base de frango, carne seca, carne suína, bovina  e outras infinidades que podemos criar conforme a nossa vontade. Dessa vez fiz com calabresa, acho que fica muito bom. Se fizermos uma polenta mais firme ainda temos a opção de reaproveitamento se caso sobrar. Uns palitos de polenta frita também é muito gostoso. Aqui em casa nós temos preferência pela polenta cremosa, nem muito firme, nem mole demais,mas bem cremosinha. E pra falar a verdade, nunca sobra nada.

Ingredientes

3 xícaras (chá) de fubá mimoso
6 xícaras (chá) de água
1 sache de caldo de carne ou frango

Molho

1/2 kilo de linguiça calabresa fininha
1/2 kilo de tomates maduros
água suficiente
1 cebola pequena ralada
1 dente de alho picado
folhinhas frescas de manjericão 

Modo de preparo

Em uma panela leve ao fogo 5 xícaras de água e o sache de caldo de frango ou carne.  Em um refratário coloque o fubá e misture a outra xícara de água, misture bem. Quando a água começar a ferver, coloque um fio de óleo e despeje o fubá. Mexa bem e abaixe o fogo. Vá mexendo de vez em quando por aproximadamente 30 minutos. Desligue o fogo e despeje em uma travessa.
Para o molho, corte a linguiça em rodelas e frite-as. Depois de douradinhas, acrescente a cebola e o alho, refogue bem. Em seguida acrescente os tomates e refogue bem até ficaram macios. Adicione a água e deixe o molho apurar.


Sirva bem quente com queijo parmesão ralado

Bom Apetite!!

22 comentários:

ELIANA-Coisas Boas da Vida postou o comentário número:

uma delicia polenta com esse molhinho suculento!
um lindo e abençoado dia para vc Josy

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Olá Josy,
Tenho de experimentar esta polenta, pouco consumimos, vou testar com receita super aprovada de especialista, se não ficar boa fui eu..., esta ficou apetitosa.
Muito feliz dias das mães, beijos às mães,
Vânia

Catarina postou o comentário número:

Na casa dos meus pais comíamos polenta (xerém como lhe chamamos) com açúcar quando éramos pequenos. Como se fosse uma sobremesa, acho eu. Muitos anos mais tarde viria a saber que é um prato de que os italianos gostam muito. E com uma amiga italiana aprendi a tratar a polenta como um acompanhamento e a misturar molho de tomate. Embora não a prepare muitas vezes, tenho sempre um pacote dela para quando me apetecer comê-la.
Abraço

luci postou o comentário número:

Que polenta linda que ficou,eu gosto de polenta me lembra a casa dos meus avós era polenta todos os dias, Italiano come polenta até no café da manhã é delicioso beijos

Daiane postou o comentário número:

Tá atacando de chef dona Josy ! Que prato mais chique é esse? Tá com uma cara de me come! Aqui em casa eu e o marido adoramos polenta , só o filho enjoado que diz que polenta não tem gosto de nada aí eu falo para ele que o chiclete tira o paladar , ele fica de olho arregalado. Se pudesse comia todo dia , aliás tudo de milho é bom.Para você eu desejo tudo de bom nesse dia das mães , que os sonhos mais profundos e sinceros do seu coração se realizem e te tragam muita felicidade.Beijo Daiane

Ginja postou o comentário número:

Amiga Josy,
nunca comi polenta como já lhe havia dito, mas tenho a certeza que iria adorar. Gosto de milho e de fubá e esse aspecto tão cremoso me dá água na boca :)
Muito bom esse pratinho, bem apetitoso e o molho é sempre bom.
Um beijinho grande com carinho.
E bom fim-de-semana em família.

Sabor no Prato postou o comentário número:

Oi Josy, eu também gosto muito de polenta. Essa sua com molho de calabresa ficou ótima. Vou fazer aqui em casa qualquer dia desses.

Um abraço, Fabiana.
http://www.sabornoprato.blogspot.com.br/

Maria Teresa Fheliz Benedito postou o comentário número:

Bom dia Josy!
Que delícia, lembro bem do gosto da polenta de mamãe, que saudades que deu, senti até o cheirinho que vem das lembranças...foi bom sentir isso...
agradeço sua visita sempre tão suave...beijinhos e lindo dia das Mães

Cris Miyke postou o comentário número:

Ai ai ai... lá vem a Josy com essas delícias de novo!!! hehe... adoooro!!
Beijão, bom fim de semana!

Cris Miyke
http://delicinhasecoisinhas.blogspot.com

Cris Miyke postou o comentário número:

Voltei! Pra dizer que tem um selinho pra você com muito carinho no meu blog: http://delicinhasecoisinhas.blogspot.com.br/2012/05/mais-um-selinho.html
Beijos

Cris Miyke
http://delicinhasecoisinhas.blogspot.com

Margarida postou o comentário número:

Nunca comi polenta, mas confesso que tenho ali os ingredientes para experimentar... mas o povo de minha casa.. afff gentinha esquisita e nada aberta a novos sabores e culturas... mas pelo aspecto minha querida ja sentei no banquinho de sua cozinha e so arredo pé daí quando vc me servir um pratao (pode mesmo ser um desses grandes de bolo vc sabe) eu como... como tudinho... deixo o prato brilhando!!!! :D

Beijocas

Ilaine postou o comentário número:

Adoro polenta também, Josy! E a cremosa! O prato está lindo... e saboroso. Eu sei que está!!

Feliz dia das mães!

Beijo

CRIKA postou o comentário número:

Olá amiga, que delícia de receita geralmente como polenta com frango, deve ficar muito bom com calabresa!!! Ah também passei para te desejar Feliz Dia das Mães!!! Que o seu dia amanhã seja iluminado por Deus!!! Um Super beijo!!!

Lu postou o comentário número:

Huuuuuuuuum Josy q delicia!
Eu adoro polenta. e amo polenta frita é de comer e lamber os dedos.
agora ja sei o q vou fazer no jantar..uma polentinha com molho...
Oh delicia!!
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Carla Colombo postou o comentário número:

que apetitosa que tá sua polenta... e esse molhinho entaooo!!! bjoss Josy, um Feliz Dia das Mães pra ti! Beijão :)

Alice postou o comentário número:

Oi querida Josy:)
Nunca comi polenta, tenho muita vontade, pois já tenho visto receitas bem apetitosas, como a sua que está com um aspeto divinal!
Acho que vou gostar, aliás eu até babei só de olhar para essas fotos!
Beijinhos e tenha um lindo domingo:)

são33 postou o comentário número:

NUNCA COMI POLENTA MAS PELO ASPECTO DESSE PRATO ACHO QUE IA GOSTAR.
BJS

D Augusto postou o comentário número:

Aqui em casa somos poucas pessoas, então sempre sobra um pokinho que minha mãe faz fritinha depois em quadradinhos rsrs
Um delícia não é?

Adri postou o comentário número:

Josy, neste exato momento está friozinho e fiquei desejando essa polenta! E esse molhinho de linguiça...hummm. Por acaso (não costumo comprar) tenho uma calabresa, vou fazer igual essa semana. Para mim, pode fazer a polenta bem molinha, cremosa, em ponto de corte, traço todas! Rs. Beijoca!

Adelaide Araçai postou o comentário número:

Josy querida, aqui marido é filho de italiano com italiano...então pelo menos 1 vez por semana tem que ter polenta....kkk

Adorei essa receita.
Obrigada
Abraços

Léia Silva postou o comentário número:

Amiga, eu também adoro polenta!
Não conhecia polenta feita com fubá mimoso - adorei!
Bjos
Léia

feijaonoprato.com postou o comentário número:

Nesse friozinho a sua polenta é tudo, tudo de bom, quentinho com esse molhinho luxo por cima - ui suspirei. :)

Eli

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...