Enformado de Berinjela e Abóbrinha

Olá pessoal! Como passaram a Páscoa, e o feriadão? Espero que todos tenham passado bem. Queria aqui deixar um pedido de desculpas, pois não consegui passar em todos vossos cantinhos para deixar meus votos de Páscoa, estive com visitas desde sexta feira santa e nos poucos minutos que tinha tempo, entrava em alguns blogs, mas não consegui visitar a todos. Espero à tarde visitar todos vocês.
Bem amigos (as) depois de tanta comilança, minha Segunda Sem Carne só poderia começar com dois dos legumes que aprecio muito. Sei que vocês devem estar cansados de receitas com esses legumes, mas prometo que vou diminuir a frequência deles, pelo menos aqui no blog. Esse enformado, ficou muito gostoso, é uma espécie de berinjela e abóbrinha à parmegianna, só que com uma apresentação diferente, pois é montado na forma e desenformado no prato que se vai servir. Experimentem! E vamos a receita que é super simples

Ingredientes

1 berinjela grande
1 abóbrinha grande
sal e temperos de sua preferência
molho pronto ou caseirinho 
queijo ralado a gosto
azeite a gosto

Modo de preparo

Corte a berinjela em fatias finas no sentido do comprimento, mantendo a casca. Deixe as fatias em água e sal, para extrair o amargo da berinjela. Enquanto isso corte a abóbrinha também no sentindo do comprimento e reserve. Jogue a água da berinjela, esprema com cuidado para não quebrarem, e retire toda a água. Tempere a berinjela e a abóbrinha separadamente com temperos a gosto. Eu temperei  os dois legumes com orégano, sal, alho e manjericão. Em uma frigideira, unte com um fio de azeite e vá grelhando as fatias dos legumes e dispondo-as em uma prato com papel absorvente.
Prepare o molho e reserve. Em uma forma redonda, coloque molho no fundo e vá dispondo fatias de berinjela e abóbrinha intercaladas, molho e queijo ralado, vá fazendo camadas e termine dessa forma como na foto (sem molho)

Leve ao forno préaquecido por aproximadamente 30 minutos.
Espere amornar, e desenforme com cuidado


Sirva com arroz branco ou uma salada verde. Fica deliciosa.

Bom Apetite!!



ÓTIMA SEMANA PARA TODOS!!

29 comentários:

D Augusto postou o comentário número:

Josy, não pode diminuir as receitas com esses legumes maravilhosos não hein. Eu amo abobrinha, e amo berinjela, seria um pecado você não mostrar essas receitas maravilhosas. Um beijo

Santa Gastronomia postou o comentário número:

Querida Josy!
Eu também estive com hóspede aqui em casa o feriado todo, então a vinda ao computador é algo meio que remoto. O que deu para postar foi a foto de minha 'osterbaum', como vc viu. E aí aproveitei para desejar a todos uma feliz Páscoa!
Essa berinjela ficou muito apetitosa, e por favor, não diminua nada!!
Bjus e ótima semana!

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Olá Josy,
Também apreciamos muito a berinjela e a abobrinha, fazem pratos leves, nutritivos e de aparência agradável.
Beijo, boa semana,
Vânia

Lu postou o comentário número:

Oi Josy querida.
q delicia esse enformado.
e nao leva muito tempo para fazer né?
adorei.
desde sexta para mim tbm foi corrido,fui viajar e nao deu tempo de passar ante.
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

luci postou o comentário número:

Josy eu adoro abobrinha e berinjela,vou anotar a receita beijos

Marly postou o comentário número:

Josyta,

Por mim você pode continuar a publicar receitas com berinjelas e abobrinhas toda semana. Como você eu não me canso destes dois vegetais, rsrs.
Este prato, aliás, me deu água na boca, preciso dizer mais? rsrs.

Beijoca, boa tarde e boa semana!

Andréa postou o comentário número:

MINHA QUERIDA,
POIS TODAS AS RECEITAS COM BERINJELAS E ABOBRINHA SÃO BEM VINDAS.
ESTA FICOU BOA DEMAIS, AMEI COM ESTE MOLHO,HUMMMMMM!

TENHA UMA SEMANA ABENÇODA!
BJS ♥

Lylia postou o comentário número:

Josy querida,
Ótima sugetão para essa pós-Páscoa, depois de tantos exageros inevitáveis.
Bj e ótima semana pra vc,
Lylia

Ana Rita postou o comentário número:

Eu gosto de uma boa parmegiana, logo ia adorar esta versão Josy!!!
Por mim esses legumes podem continuar a aparecer ok??

Bjoka
Rita

Iliane postou o comentário número:

que delicia amiga..amo tudo com berinjela e tambem abobrinha..um luxo..obrigado pelo carinho lá no meu blog..bjo

Sofia.Lopez postou o comentário número:

Minha querida amiga, Por mim pode continuar, sem dúvida que esses legumes fazem as minhas delícias, e eu encontro aqui receitas sempre tão deliciosas!! Não só à 2ª feira, mas como todos os outros dias :)
Por mim apoio total para continuar :)
Gostei muito dessa receita, esse molho está com um ar mesmo delicioso, a combinação é perfeita!!
Muito obrigada de coração pelo teu carinho e pelas palavras de amizade...até já, virei sempre que puder.
Beijinho grande

Vivendo e Aprendendo postou o comentário número:

Amiga,
Acho que já te contei porque não sou fã de berinjela, mas este seu prato ficou muito apetitoso.
Bjsss
Si
www.viveraprendendo.com

Maísa postou o comentário número:

Pois vc pode continuar postando essas receitinhas deliciosas com legumes que eu adoooro...E como anda duro engatar uma terceira marcha por aqui, receitinhas assim são sempre muito bem-vindas.Delícia Josy!!beijão

gina postou o comentário número:

Josy. muito gostosa essa receita, eu também comecei a semana com abobrinha. Esse duo é sempre muito bem vindo e delicioso. Adorei, beijos Gina

Duxa postou o comentário número:

Olá Josy, fico feliz por saber que passaste uma páscoa feliz:)
Depois de alguns abusos, esta refeição é muito bem vinda, levezinha e deliciosa, gostei muito.
Beijinhos e uma boa semana.

Daiane postou o comentário número:

Está com uma cara ótima ! Até eu que não sou fã da berinjela salivei agora.Ai que fome!

Kelly postou o comentário número:

Oi Josy,
Adorei este prato, parece ser delicioso...
Já estou levando...
Um bjo
Kelly
kechocolate.blogspot.com.br

Trainee de Cozinheira postou o comentário número:

Oi Josy, combinação imperdível!!! legumes sempre são bem-vindos!!!ainda consigo fazer a sua segunsa sem carne! bjs
Maura

Bel Rech postou o comentário número:

Que tenha passado uma Páscoa maravilhosa com sua família...
Essa delicia parece bem gostosa...
Paz e bem

CamomilaRosaeAlecrim postou o comentário número:

Olá Josy...já vim ver suas novidades...vou começar a aderir a esta segunda sem carne tb...adorei a ideia!
Tb gosto de abobrinha e berinjela e faz tempão que não faço...vou comprar, foi uma ótima dica!
Bjs, uma ótima semana criativa e de paz...
CamomilaRosa

CONSTRUIR E COZINHAR postou o comentário número:

Olá Josy!

Por mim, pode continuar com esses legumes, que são tão versáteis e muito saborosos!! Delicioso!!!
Beijos, Laine.

Daniel Deywes de Moura postou o comentário número:

Parece delicioso, mas eu ainda colocaria uma carninha ai rsrsrsrs Brincadeira !!!


abraço
Daniel
http://feitonahora.blogspot.com

deliciart postou o comentário número:

Por mim pode continuar a fazer a presentear-nos com receitinhas maravilhosas com estes legumes, pelo menos com aboborinha que adoro e os legumes enformados devem ser bem deliciosos..beijinhos e boa semana

Danni e Lype postou o comentário número:

Querida Josy,
Eu passei muito bem o feridão e a páscoa com os familiares... É tão bom para descansar um pouco, né?
Espero que tenha passado bem também...
Nossa!!! Essa berinjela está tudo de bom!!! Hummm!!! Que DELÍCIA!!!
Grande beijo, Irene

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

Hummm, que bela combinação!!!
Deu água na boca!!!

Bjs...

Adelaide Araçai postou o comentário número:

Primeiro quero deixar aqui registrado minha revolta quanto ao fato de vc pensar em diminuir o nr. de receitas com essas maravilhas.

Adorei a receita.

muita Luz e Paz
Abraços

são33 postou o comentário número:

UM PRATO DELICIOSO , ESSE MOLHO DÁ LOGO VONTADE DE COMER.
BJS

Mónica postou o comentário número:

Josy espero que a Páscoa tenha corrido bem junto da sua família.
Ando em atraso com os comentários, nem preciso dizer porque vc já sabe.

Beijinho grande

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...