Bolo Maravilhoso de castanha do Pará e damascos


Gente faz um bom tempinho que vi essa receita no blog da Renata do Eternos Prazeres salvei na minha pastinha, e o tempo foi passando, foi passando, e como eu tinha damascos em casa, pensei, vou fazer aquele bolo!! E para lembrar onde eu tinha visto? Certeza que estava em uma das 26 pastas de receitas das amigas eu tinha, mas qual delas??? Decidi procurar por ordem alfabética!!!! E minhas pastinhas estão por ordem de nome e blog, não blog e nome hehe. Se eu soubesse que tinha pego no blog dela, teria começado o abecedário de trás prá frente (hehe). Resumo da ópera, faz quase 1 mês que estava tentando fazer esse bolo, já comprei damascos mais umas 2 vezes. Finalmente! Essa receita a Rê foi buscar no blog da nossa querida Vice do Alquimia na Cozinha da Vice
Essa duas meninas sabem bem o que é bom! Amei esse bolo, delicioso, realmente maravilhoso, com uma textura super macia e úmida, as castanhas juntamente com o sabor do damasco conferem uma combinação perfeita. Quem ainda não conhece a Renata  recomendo que passem por lá, além de receitas prá lá de deliciosas, ela sempre tem umas novidades bacanas, fotos sensacionais que ela sempre nos trás, pois a Rê ama viajar pelo mundo, e sempre está dividindo conosco suas aventuras. E lá na doce Vice você vai encontrar muitas receitinhas caseirinhas e deliciosas. Passem por lá, elas são duas queridas! A receita à risca está AQUI

Obrigada Rê, obrigada Vice. Esse bolo de fato faz jus ao nome que leva.

Ingredientes

4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de castanhas-do-Pará picadas
1/2 xícara (chá) de damascos picados


Calda

1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de suco de laranja
1/4 xícara (chá) de damascos picados

Modo de preparo

Bata no liquidificador os ovos, o açúcar, o óleo e o leite. Transfira para uma tigela e misture a farinha de trigo peneirada com o fermento. Misture bem. Acrescente a castanha-do-Pará e o damasco. Coloque a massa em uma forma de furo central, untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos.
Retire o bolo do forno e espere esfriar.

Enquanto isso prepare a calda. Leve em uma panela, o açúcar e o suco de laranja. Deixe ferver até formar uma calda rala, junte os damascos e ferva por mais um minuto. Desenforme e cubra o bolo com a calda


Bom Apetite!!

42 comentários:

Formiguinha postou o comentário número:

Oi Josy minha querida:) Bom dia!

Que delícia de bolo! As castanhas do Pará não conheço mas damascos, que aqui são mais conhecidos por alperces, adoro. Esse docinho que fez com eles está com um aspecto delicioso. Acredito que juntamente com o bolo deve ser uma combinação perfeita e muito deliciosa:)

Boa semana!
Beijinhos

Mónica postou o comentário número:

Josy querida mamã do Brasil, seu bolinho esta lindo e com essa castanha do pará que não conheço e damascos deve ser delicioso, hoje vou lanchar com vc kkkkkk

Beijinho grande

Andréa postou o comentário número:

BOM DIA AMIGA!
MINHA QUERIDA ESTE BOLO ESTÁ DE MATAR QUALQUER UM DE VONTADE, FICOU LINDO E COM ESTES INGREDIENTES UMA VERDADEIRA DELÍCIA!

FICA COM DEUS!
BJS ♥

Catarina postou o comentário número:

Também comia uma fatia destas ao pequeno-almoço (café da manhã!!!) juntamente com a taça de iogurte magro com nozes que estou a comer neste momento! Seria uma refeição muito mais interessante.
Abraço

Sandra Batista postou o comentário número:

Nossa...o bolinho ficou soberbo, hummm...que delicia, adoro damascos parece que lhe estou a sentir o gostinho ;)
Beijinho

Daiane postou o comentário número:

Eu adoraria uma pedaço desse bolo , esse dourado do damasco está de matar!

feijaonoprato.com postou o comentário número:

Uau, o bolo ficou D+, super bonito aquele bolo alto do jeito que eu amo. E essa cobertura que tudo. Amei.

Eli

Sonia postou o comentário número:

Josy querida, que bolo mais saboroso.
Castanhas do pará e damascos, já estou anotando.
Que fotos lindas.
Uma ótima sugestão para as tardes frias que logo estarão por aqui.
Um beijo e ótima terça feira.

Akemi postou o comentário número:

Bom dia, Josy! Que visão começar o dia com este bolo alto, fofo e certamente saboroso! Com estes dois ingredientes não tem como ficar ruim! Queria ser tão organizada como vc que coloca as receitas nas pastas! Vou rabiscando as receitas nos caderninhos e quando quero achar tbm é um sufoco! rss
Bjss e um ótimo dia!

Andréa postou o comentário número:

JOSY TE ENVIEI UM E-MAIL.

TENHA UM ÓTIMO DIA,
FICA COM DEUS!
BJS

Margarida postou o comentário número:

Josy entao acabou a limpeza da geladeira??? eheheehehe... esse bolo esta divinal... minha amiga quando passar (se der tempo para passar) pelo meu cantinho me explica o que é castanha do pará... nossa eu ouço falar tanto nela e nao conheço esse bendito ingrediente... damasco sim... tenho um damasqueiro em minha quinta!!!!... e sao bons por demais!!!

Beijocas

luci postou o comentário número:

Que delícia Josy eu adoro damasco,vou anotar a receita beijos

são33 postou o comentário número:

ESSA FATIA ESTA DE DAR ÁGUA NA BOCA,DEVE DE SER SUPER DELICIOSO.
BJS

Dudu & Drika casal abençoado por Deus postou o comentário número:

Oi querida tudo bem, deve ter ficado bom em beijos boa semana.

Érica postou o comentário número:

Josy, que espetáculo de bolo, fiquei até com água na boca, mais uma receitinha que levo.
bjs

Beth postou o comentário número:

Lindo bolinho amiga ficou memso com um aspecto maravilhoso, adorei!

Bjs

Meu Canto Na Cozinha postou o comentário número:

Josy
Que bolo lindo!
Adoooro Damasco, ja fiz uma torta com damasco fresco que ficou maravilhosa. Estou aqui tomando cafe da manha e fiquei morrendo de vontade de uma fatia desse bolinho rssss
Beijos
Paty

Ginja postou o comentário número:

Olá Josy!
Que bolo lindo! E grandão :)
Que delicioso aspecto e essa fatia é para mim, certo?
Ideal para um lanche bem divertido.
Hoje é minha vez de dizer que não conheço uma coisa...ah pois! Não conheço castanha do pará, já vi na internet, e adorava experimentar. A cobertura de damasco ficou linda.
Um sucesso com toda a certeza.
Um beijinho amiga.

Sofia.Lopez postou o comentário número:

Oi querida amiga, tudo bem? Espero que tenhas conseguido fazer tudinho :) Nunca dá para tudo não é verdade ihih eu bem sei... :) mas tem que ser aos poucos, e tudo se faz :)

Eu gostei muito deste bolo Josy, a textura, a cor e a calda de laranja com os damascos está demais!! Também gosto muito de visitar a Renata e sem dúvida que valeu bem a pena procurar por este lindo bolo!! Está mesmo uma delícia! Por aqui nunca vi a castanha do Pará, tenho de procurar melhor...
Um grande beijinho querida e obrigada por todo o teu carinho! :)

D Augusto postou o comentário número:

A foto do bolo na fôrma está fantástica Josy. Ele cresceu muuito neh rsrs Lindo

D Augusto postou o comentário número:

A foto do bolo da forma ficou linda Josy. Ele cresceu muuito neh rsrsr Lindo Lindo

Marly postou o comentário número:

Olá, Josyta,


Nossa que delícia, o bolo é ao mesmo tempo simples e rico e o sabor deve ser maravilhoso!
Gostei muito!

Beijoca e boa tarde, amiga!

Lu postou o comentário número:

Oi Josy.
hehe, sabe q eu as vezes guardo uma receito e gravo na memoria mas qndo vou procurar nao sei mais onde ta.hehe Perco tempo procurando
ficou lindo o bolo.
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Olá Josy,
Aqui em casa tem uns super fãs de damasco, então esse bolo desaparece rapidinho, também vindo de blogs de tão bom gosto de certeza é tão delicioso quanto está lindo.
Beijo,
Vânia

Shapalmas postou o comentário número:

Josy,querida,realmente esse bolo parece estar uma delícia,e com esses ingredientes...de morrer (no bom sentido)comendo rsss
Imagino que no lugar das castanhas ficaria bom também com amêndoas...vou experimentar!!!

Beijinhos

Sharon
http://viramexeefaz.blogspot.com/

Santa Gastronomia postou o comentário número:

Ai, Josy, que vontade que dá...!
huuummm, que delícia!
E com castanha-do-Pará ainda...

Bjinhus... huuuummmm...

Gabriel Alves postou o comentário número:

Josy quando puder me manda um email cintiachagasalves2010@hotmail.com...bj

A Paixão da Isa postou o comentário número:

ai que bolo mais guloso ficou 5* adorei essa fatia que pode ser para mim bjs

Rosa Almeida postou o comentário número:

Querida Josy... o bolo deve ser delicioso!!!
Adorei a combinação de ingredientes :)

Bjokas doces

Duxa postou o comentário número:

Olá querida Josy, o teu bolo está lindo,imagino uma delicia.
Beijinhos grandes:)

gina postou o comentário número:

Josy, que belo bolo e deliciosa cobertura!! Parabéns a todas que contribuiram para essa receita gostosa. Beijos da Gina

Lylia postou o comentário número:

Josy querida,
Tenho andado tão ausente! Minha vida tem sido uma correria, me divindo em mil,mas saiba que você está no meu coração assim como todas as outras queridas blogueiras que sempre estão me visitando.
Bj,
Lylia

Paula...(Cotidiano de uma Amig@) postou o comentário número:

Josy querida...

Mais um bolo delícioso! E por coincidencia vim em busca de um bolinho rápido de fubá...será que eu acho?! Vou procurar!

Beijosss linda!

deliciart postou o comentário número:

que delícia de bolo é esse querida Josy, está bem fofo e com pena minha não poderei fazer pois aqui não temos a castanha do pará pois para acompanhar um chá está perfeito!! beijinhos

Danni e Lype postou o comentário número:

Ai... ai... ai... Esse bolo fica piscando para mim... E eu não consigo RESISTIR!!! Hum!!! Que DELÍCIA, amiga!!! Parabéns!!! Ficou linda a apresentação e o bolo DELICIOSO!!!
Grande beijo, Irene

Viviane Alves postou o comentário número:

Simplesmente maravilhoso e irresistível!
Bjs
Vivi
www.viviass.blogspot.com.br
www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com.br

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

Hummmm, belo bolinho!!!
O damasco deu um charme!!!

bjs...

Léia Silva postou o comentário número:

Hummm, esse bolo ficou mesmo muito especial! Salivei ao ver a foto!
Amo as receitas da Renata, ela é muito talentosa e a adoro!
Bjim
Léia

Renata Boechat postou o comentário número:

Oi minha flor!

Que alegria com as suas palavras!

Você é sim uma amiga muito especial, sabia?

O bolo ficou uma maravilha, aliás, como sempre! A nossa querida Vice mandou bem na receita, pena que ela sumiu né? kkk...curuz!!!

Grande abraço,

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...