Bolo de Batata-Doce e Maple Syrup da Ginja

Esse delicioso bolo tirei da querida Ginja do blog Ananás e Hortelã. Ficamos aqui em casa deslumbrados com o sabor que a batata doce juntamente com o mel provoca. Sempre tive vontade de fazer um bolo com a batata doce, por incrível que possa parecer, nunca havia provado e vi quanto tempo foi perdido. O dia que vi essa receita lá na cozinha da Ginja, perguntei a ela o que era Maple Syrup (vergonhoso não saber isso né),mas a minha curiosidade foi tanta que descobri que era um tipo de melado usado muito pelos americanos em waffles e panquecas, perguntei se poderia substituir pelo mel, logo em seguida ela me explicou que era um melado porém mais líquido que o mel, e me sugeriu que eu usasse  o mel, ou seu eu preferisse que substituísse por metade de mel e metade de suco de laranja. Como eu tinha esses dois tipos de mel em casa.
Pensei comigo, vou usar o mais líquido que poderá ser mais próximo ao Maple Syrup.  E foi o que fiz, certamente não ficou igual, porém, o resultado foi excelente. Como ela disse, é viciante a cada fatia. Falando em fatia, não sei por que o meu ficou com buraquinhos parecendo um queijo hehe.
Pois bem, creio que provavelmente a maioria de vocês conhecem o blog da Ginja, um doce de pessoa, que nos encanta com suas receitas e seus textos carregados de inspirações que nos fazem sentir como se estivéssemos ali, na sua cozinha saboreando um dos seus quitutes, juntamente com um chá reconfortante, em uma gostosa tarde de outono. Se não a conhecem, passem por lá e entenderão do que estou falando. A receita à risca estáAQUI

Ginja querida obrigada por compartilhar essa delicia, adoramos

Ingredientes

1 xícara (chá) de batata doce passada pelo espremedor
2 ovos
1/2 xícara (chá) de mel
1 colher (sopa) de água
1/4 xícara (chá) de azeite
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de açúcar (ela usou açúcar amarelo)
1 colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo

Pré aquecer o forno a 180ºC  e untar uma forma de bolo inglês. Reserve.
Em uma tigela, coloque os ovos, o mel, a água e o azeite. Bata muito bem, até ficar homogêneo. Bati na mão mesmo com a ajuda de um fouet.  Adicione a batata já fria e misture muito bem.
Em outra tigela, coloque a farinha, junte o fermento, o açúcar e a canela. Adicione a mistura da batata, e envolva suavemente sem bater muito. Despeje a massa na forma


Leve para assar, até dourar e faça o teste do palito.

Na receita não pede, mas eu salpiquei açúcar de confeiteiro depois do bolo pronto.


Bom Apetite!!






48 comentários:

Autora do Blog postou o comentário número:

É uma sugestão diferente e interessante.
O bolo ficou com um aspecto delicioso.

http://asvezescozinheira.blogspot.pt

Entre tachos e a bimby postou o comentário número:

Eu conheço a Ginga sim e costumo ser tb visita assidua na sua cozinha eheheheh.... Eu confesso que ainda nao experimentei bolo com batata doce porque eu nao gosto de batata doce... mas um dia desse vou experimentar sim... nao vou morrer "burra"!!

Pelo aspecto deve ser tudo de bom...

Josy tem blogagem das cores lá no meu blog e vc nao se increveu... passa lá está num post de ontem toda a explicaçao... (depois pode fazer publicidade acho que a ideia está interessante)

Beijocas amiga

cintia postou o comentário número:

Que diferente Josy...nossa deve ser muito bom...me parece ter textura de pão...sim ou não? eu amo cozinhar, mas realmente estou sem tempo...quando me mudar vou passar mais receitinhas...beijos e boa quinta procês...vou lá visitar sua amiga, ainda não a conheço, tchau

Unknown postou o comentário número:

Ficou tão lindo e deve ser uma delícia, ficou nota 10.

beijinhos

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Josy,
Minha avó fazia muitas receitas com batata doce, minha mãe já não tinha esse hábito, assim embora goste muito ainda não comecei a utilizá-la em pratos doces.
O Bolo de Batata-Doce e Maple Syrup da Ginla está lindo e deve ser delicioso, parabéns às duas.
Beijos,
Vânia

cucchiaiopieno.com.br postou o comentário número:

Oi querida
Também vi esse delicioso bolo no blog da Ginja e disse que também faria, pois amo batata-doce!
Um grande abraço
Léia

Akemi postou o comentário número:

Bom dia, Josy! Obrigada pelo link dos tais bolinhos ontem! Vim ver correndo este bolinho que pelos ingredientes deve ter ficado mesmo delicioso! Já fiz alguns com batata doce mas geralmente ficam mais densos e pesados, gostei da textura deste, parece tão macio! Queria ser tbm mais regrada como vc e a Ginja que só fazem doces nos finais de semana! Sou uma fraca!!!! rss
Bjss

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

Oba, que delícia!!!
Não conhecia!!!
Fiquei com muito vontade!!!
Acho que vou fazer hj!!!

Bjs...

Ana Rita Marreiros postou o comentário número:

Ohhh bolinho bommmm....Eu adoro tudo o que vai nele! Vou guardar a receita.
A Ginja tem sempre coisinhas boas para nós né???

Bjoka
Rita

luci postou o comentário número:

Deve ser delícioso nunca comi bolo de batata doce, adorei a receita beijos

Rachel postou o comentário número:

Pois olha que também tenho de confessar, não sabia o que era o tal do maple, apesar de desconfiar que se parecesse com o mel, pelo que via servido junto aos waffles americanos...estava certa...e o bolo de batata doce, esse também ainda não fiz, foi para a lista...rs!

Querida, quero agradecer todo carinho e atenção que me deste em um momento muito triste da minha vida, ainda não passou... mas tenho certeza que logo passará, ainda mais retornando ao convívio de vocês.
Um grande beijo no seu coração!

Bjuss!!!♥

Érica postou o comentário número:

Josy, que bolo lindo, deve ser delicioso, já vi uma vez bolo feito com batata doce e achei bem interessante, mas ainda não consegui fazer, agora fiquei com mais vontade de testa ainda.
bjs

Tati postou o comentário número:

Parabéns pelo blog!
Bom fim de semana!
Bjs!

Dudu & Drika postou o comentário número:

Oi querida deve, ter ficado bom beijos. Vou deixar um versiculo
O SENHOR é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras.
Salmos 145:9

Andréa Santana postou o comentário número:

JOSY MINHA QUERIDA,
PELOS INGREDIENTES E PELO ASPECTO FICOU DELICIOSO!
GOSTO MUITO DAS RECEITAS DA GINJA ELA É UMA PESSOA AO QUAL GOSTO MUITO E DE VC TBM.

BEIJINHOS, FICA COM DEUS!

Angela Escritora postou o comentário número:

Josy, aprendi o que era Maple antes de morar nos EUA, aos 9 anos lendo os livros de Laura Ingalls Wilder. Agora a editora Record está relançando. os 3 primeiros Apesar de serem livros para crianças eu recomendo a todos, sei que você vai amar. Logo no primeiro, Uma casa na Floresta,ela fala do xarope de bordo, que é o tal Maple syrup. É uma história baseada na realidade. Quem leu adora, e até mantenho um site sobre ela. Com um grupo de leitores apaixonados!

Daiane postou o comentário número:

Amo batata doce , principalmente a que a minha mãe faz assada no fogão a lenha , que chega a escorrer o meladinho... mas esse amor pela batata não é compartilhado pelos "outros" aqui de casa :( !

Formiguinha postou o comentário número:

Olá Josy:)

Mas que beleza de bolo! Os meus às vezes também ficam com furinhos...

Nunca comi bolo de batata doce e não sei porquê não experimentar porque gosto mais de batata doce que da normal. Sou uma Formiguinha lambareira:):):)
Gosto muito do cantinho da Ginja que tem sempre deliciosas receitas.

Beijinhos

Marly postou o comentário número:

Olá, Josyta,

Huumm, bolo ficou com um aspecto tão leve e aerado! A combinação com o maple syrup deve ficar mesmo muito interessante. Por falar em maple, o usamos muito em panquecas, aqui em casa, rsrs.

Beijoca e boa tarde!

Mónica Silva postou o comentário número:

Minha Josy o seu bolo ficou lindo e original, queria ter tempo para fazer essas receitas todas mas tenho um milhão em lista de espera kkkk

Beijinho

Sofia.Lopez postou o comentário número:

Oi amiga,
Também marquei logo para fazer este bolo quando o vi na nossa querida Ginjinha, é sem duvida especial e deve ser mesmo delicioso...tal como tu não tenho maple syrup mas vou seguir os conselhos que ela te deu e que vejo que dão um óptimo resultado aqui com este bolo tão delicado e guloso...gostei dele assim com buraquinhos :)Tens um jeito bem especial Josy, sem dúvida!
Um grande beijinho querida

Santa Gastronomia postou o comentário número:

Josy, querida, se você aprovou não tenho dúvidas: levo a receita!

Bjinhus,
Sandra Bylaardt

Inês Ginja postou o comentário número:

Querida Josy,
antes de mais fico super feliz por ter gostado desse bolinho. Estava com algum receio com as alterações mas já vi que saiu muito bem! Adorei os buraquinhos, fica com um ar super fofo amiga. E assim você ja provou bolo com batata-doce :) Ainda bem que todos gostaram, fico feliz.
Obrigado por todo seu carinho, não me canso de lhe dizer. Obrigado pelas suas palavras sempre tão generosas amiga.
Um beijinho grande da Ginja.

Beth Martins postou o comentário número:

Josy amiga, este bolinho dicou mt bonito e apetitoso, adorava provar, deve ser uma delicia!

beijinhos

Entre tachos e a bimby postou o comentário número:

Josy, cá estou eu entao para explicar... Agora em Abril a cor escolhida foi o Branco entao vamos usar uma comidinha branca como coisas com côco, com natas, chantilly queijo etc... etc.... Postamos a comidinha e podemos falar por exemplo o que o branco significa para nós... A pureza da alma, as nuvens que parecem algodao... e olha aí aquele dia com que todas nós sonhamos o nosso casamento para usar vestido de princesa... Assim tal como na Blogagem amor aos pedaços eu creio que em cada palavra e em cada cor vamos ficar a saber um pouco mais de cada uma de nós... se calhar ate nós poderemos ficar surpreendidas com nossa propria pessoa... percebeu??? Nao fica com ciumes nao... vc e a Andrea estao as duas muito dentro do meu coraçao, Adoro vcs mto mto mto!!!!

Beijocas

Brechique da Dodoca postou o comentário número:

Oi, linda!
Se eu não sabia o que era alho poró, imagina se eu sabia o que era esse tal de maple syrub (?)! Se vc não explicsse, eu ia repetir o mico!
Adoro bolo e este parece fofinho, gostoso, hummmmmmmmmmmmmm!!!!
Bjsssssssss, quérida!

gina postou o comentário número:

Josy querida, também fiquei de olho nesse bolo quando o vi no blog da Ginja, até falei que ia fazer porque tinha 2 batatas doces...tinha....quando fui ver alguém cá de casa já tinha dado um destino a elas. Ficou lindo e deve estar delicioso. Parabéns às duas. Beijos da Gina
Ah! os furinhos fazem todo um charme...

Unknown postou o comentário número:

Uai!Eu também não sabia o q era esse tal de maple...agora já sei rsrs Bolo lindo! E com batata doce e mel ...nossa deve ser muito bom!Adorei e fiquei curiosa pra experimentar...Será q sobrou um tiquinho? Acredito que não com esse seu povo comilão!!beijão

Entre tachos e a bimby postou o comentário número:

ei amiga faz publicidade... quanto mais melhor :)!!!!

Beijocas

A Paixão da Isa postou o comentário número:

hummm essa fatia pode ser para mim ok? ele esta muito fofinho adorei bjs

Adri postou o comentário número:

Josy, esse bolo me lembrou um doce de batata doce caseiro que comi há muito tempo, se seu bolo ficou com aquele cheirinho, está aprovadíssimo. Sei não, acho que o mel pelo maple foi uma troca boa, viu. Incrível como seu bolo ficou fofo, como você fez essa mágica, se a batata "pesa"? Vou guardar essa receita para fazer na festa junina da minha família, adorei! Beijoca.

Lina postou o comentário número:

Olá, querida Josy! Acabei de vir do blogue da Ginja, daquele bolo de arroz fantástico e deparo-me com esta delícia!Mel com bata doce deve ter ficado super! Adorei as fotos!
Beijocas

Ilaine postou o comentário número:

Josy querida!

Bolo de batata doce com mel... que interessante. Pelo que você conta, acho que não vou resistir.

Obrigada, Flor, pelo carinho.
Beijo no coração

Catarina postou o comentário número:

Nunca comi bolo de batata doce e gosto bastante desta batata.

Sabor em Si postou o comentário número:

Josy,minha muito querida amiga, que delícia,em?
Vou levar a receita,pois nunca fiz bolo com batata doce que gosto tanto. Deve ficar ótimo!
Olha quanto aos caracteres, tbm acho um horror e não sabia q tinha no meu blog,será q sempre teve e eu não sabia?rs
Vc pode tudo, tá? Até dar ordens em minha cozinha. Vc tem todo esse direito, ora veja!!!!KKKk
Acho q tirei amiga, quando vc voltar lá me conta, tá bom?
Bjinho e ótimo fim de semana. Re

Sabor em Si postou o comentário número:

Qdo digo que quem tem amigo tem tudo... esta é a prova.
Obrigada por me avisar.
Sua bobinha não precisava ter sofrido tanto!!!!!KKKk
Não quero minhas amigas caladinhas. Gosto das bocudas!!!RS Bj gde.
RE

Anônimo postou o comentário número:

Batata doce é tudo de bom! Esse bolo devia estar mesmo delicioso!

Anônimo postou o comentário número:

Oi querida Josy! Não como batata doce desde criança. Mas que o bolo ficou muito bonito... Ahhh... ficou sim! Grande beijo! Paula

Danni e Lype postou o comentário número:

Querida Josy,
Eu também não conhecia o "Maple Syrup"... Aprendi com você agorinha mesmo... Você é D+++!!! Sempre pronta para nos ensinar...
ADOREI!!! Parece DELICIOSO!!! Eu também não imagino o sabor da batata doce com esse "Maple Syrup" ou mel...
Hummm!!! Ficou com vontade de experimentar...
Grande beijo, Irene

Meu Canto Na Cozinha postou o comentário número:

Josy
Ficou lindo esse bolo, eu adoro batata doce, deve ser uma delicia um bolinho!!
tenho uma receitinh pra substituir o maple syrup, nunca usei pq sempre compro no mercado... eh automatico, dai acabo nao fazendo, mas se vc quiser tentar, fica a dica.
1/2 xicara de acucar
1 xicara de acucar mascavo (apertado na xicara)
1 xicara de agua fervendo
1 colher (cha) de manteiga (nao pode ser margarina)
1 colher (cha) de extrato de baunillha.
Em uma panela caramelize o acucar. Enquanto carameliza, coloque o acucar mascavo em outra panela e coloque a agua fervendo, leve ao fogo sem deixar ferver.
Adicione o acucar caramelizado no acucar mascavo e mexa ateh ficar grudando um pouquinho.
Retire do fogo, adicione a manteiga e a baunilha. Pode servir morno sobre panquecas, paes, waffles.
Beijos
Paty

Sonia postou o comentário número:

Josy querida, gosto muito de batata doce, mas nunca fiz bolo com ela.
Achei a receita maravilhosa, os furinhos mostram a leveza do bolo.
E que ótimo substituir o "Maple Syrup", por mel, ótima dica.
O bolg da Ginja é cheio de delícias mesmo.
Aliás, o mundo dos blogs está cheio de talentos e a cada dia aprendemos mais coisas boas.
Um grande beijo

Claudia Caprecci postou o comentário número:

Muito diferente a receita Josy, parece ficar gostoso mesmo!
Como sou fascinada por bolos, vou provar e com certeza aprovar!
Beijo no coração minha amiga, lindo final de semana!

Anônimo postou o comentário número:

Josy mas que bolo é esse? Adorei e adoro batata doce então terei de experimentar pois adorei o seu e estando com um pouquinho de fome até faz mal ver uma coisa destas À frente e não poder comer..beijinhos

CamomilaRosaeAlecrim postou o comentário número:

Olá Josy...boa noite! Que delícia que deve ter ficado...bom, as fotos suas são maravilhosas! E tb não sabia que era melado americano...o difícil é encontrar por aqui...o mel foi uma ótima pedida!
Parabéns pela receita e eu já fui no Blog da Ginja...muito bom tudo por lá!
Tenha bons sonhos e bom descanso!
Bjs, uma ótima sexta-feira e muita paz...
CamomilaRosa

Paula...(Cotidiano de uma Amig@) postou o comentário número:

Passando para pegar uma receita de biscoitos prática para minhas meninas.

Beijosss Josy!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...