Divirta-se com Responsabilidade



ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO


Antes: Nunca saia de casa de estômago vazio, mas também evite comidas gordurosas, pesadas e de difícil digestão, como carnes e frituras, já que elas podem provocar mal estar e indigestão com atividades agitadas. Coma alimentos que ofereçam a energia necessária para um dia de atividades intensas, como carboidratos: pães, macarrão e arroz. Para levar à folia, separe alguns alimentos que sejam fáceis de comer e ricos em energia, como as barrinhas de cereais. Leve com você garrafinhas de água.
Durante:  Não passe muitas horas sem comer e reponha as energias e os sais minerais perdidos. Beba sempre muita água (compre apenas garrafas fechadas para evitar contaminação) e sucos: os médicos recomendam pelo menos 3 litros ao dia de líquido. Cuidado com o que come na rua. Alimentos com maionese, saladas e frutos do mar podem causar uma infecção alimentar.
Depois: Para repor as energias, beba muita água e, caso se sinta desidratado, prefira água de coco, isotônicos e frutas com muita água, como melancia e melão.



 BEBIDA ALCOÓLICA                                                      


Antes: Não vá para a folia de estômago vazio sabendo que vai consumir bebida alcoólica: se isso acontecer, seu corpo irá absorver o álcool mais rápido e a intoxicação da bebida será maior. 
Durante: Sim, é difícil, mas procure não exagerar na bebida. Não há uma recomendação exata, mas os médicos indicam no máximo duas doses de álcool. Sempre intercale o álcool com alguma bebida não alcoólica, como água ou suco. Por exemplo, para cada determinada quantidade de cerveja que ingerir, beba o mesmo de água. Se por acaso você se sentir mal, procure ajuda médica.
Depois: Recupere-se da desidratação e da ressaca provocadas pelo álcool tomando muito líquido, principalmente água e suco, e consumindo adequadamente alimentos nutritivos e leves. O café, em quantidade moderada, pode ajudar a melhorar a dor de cabeça. Em caso de mal estar, faça soro caseiro com um copo de água, uma colher de sopa de açúcar e uma colher de sopa de sal. Se isso não ajudar, procure um médico.


 PROTEÇÃO SOLAR

Antes: Passe filtro solar pelo menos 30 minutos antes de se expor ao sol: esse é o tempo necessário para que o corpo absorva o produto. Se estiver calor, prefira protetores solares para crianças, já que eles duram mais tempo e são mais resistentes à água e ao suor. Filtro solar para lábios e cabelos costumam ser esquecidos, mas são extremamente necessários. O fator do produto deve ser no mínimo 30.
Durante: Procure reaplicar o protetor solar nas áreas do corpo expostas ao sol a cada duas horas. Pela praticidade, os filtros em spray aerossol são uma boa opção nessas horas, embora não sejam tão resistentes à água. Use boné ou chapéu para evitar queimaduras no rosto, no cabelo e no couro cabeludo, e óculos de sol para proteger os olhos.
Depois: Caso tenha tido queimaduras leves por conta do sol, passe hidratante no corpo. Se a queimadura estiver um pouco mais forte, vermelha e ardendo, faça compressas com pano embebido em chá de camomila em temperatura ambiente ou um pouco gelado. Na folia do dia seguinte, essas áreas não podem se expor ao sol de jeito nenhum, então procure cobri-las com roupas leves e bonés. Se a queimadura for mais intensa ou vier acompanhada de náusea, tontura, febre e calafrios, procure auxílio médico.


 CUIDADOS COM A BELEZA

Antes: Tenha cautela na hora de se maquiar, já que excesso de maquiagem junto com sol e calor pode desencadear uma alergia grave mesmo em pessoas que nunca tiveram problemas antes. As máscaras para cílios tendem a escorrer com o calor e podem prejudicar os olhos, provocando ardor e coceira. Os batons são as melhores opções para esses momentos, já que, além do colorido, oferecem proteção e hidratação aos lábios. Os perfumes também podem manchar com a exposição ao sol, então tente evitá-los nessas horas.
Depois: Lave bem o rosto e retire todo o excesso de maquiagem após a folia. Caso perceba alguma alergia ou manchas na pele, procure orientação médica.


 PROTEÇÃO SEXUAL

Antes: Providencie preservativos antes de ir para a folia para garantir o sexo seguro. A camisinha é o método mais seguro para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) como aids, hepatites e HPV, além de prevenir uma gravidez indesejada. Métodos contraceptivos femininos, como pílula hormonal e DIU, evitam gravidez, mas não impedem a contaminação por DST. O beijo também pode transmitir doenças como a herpes e a mononucleose. Se você tem algum desses problemas, procure não beijar ninguém para não transmití-los. Como muitas vezes essas doenças não apresentam sintomas aparentes, é indicada certa precaução.
Durante:  Camisinha tanto masculina quanto feminina são eficazes, mas não devem ser utilizadas simultaneamente.
Depois: Sexo desprotegido pode provocar DST e gravidez. Caso isso tenha acontecido, procure imediatamente um médico para ele determinar se você contraiu alguma doença e indicar o tratamento correto. A pílula do dia seguinte pode ser tomada pela mulher até 72 horas depois da relação para evitar uma gravidez. Entretanto, a eficácia da pílula não é de 100% e ela não deve ser utilizada como um método contraceptivo comum.


 NO MEIO DA MULTIDÃO

Antes: Se você tem histórico de problemas com multidão, como mal estar ou síndrome do pânico, ou vai para a folia com crianças pequenas, procure evitar aglomerações. Busque saber como é o lugar para em que você vai passar o carnaval, se há com se divertir fora das multidões ou se há algum tipo de assistência médica.
Durante: Trios elétricos e caixas de som podem trazer danos irreparáveis para a audição, portanto, procure manter uma distância mínima de 10 metros desses aparatos ou utilizar um protetor auricular. Opte por tênis, em vez de chinelos ou sandálias, para evitar pisões e machucados no pé.


 VESTIMENTAS

Durante: Evite ir para a folia descalço para não correr o risco de ter queimaduras na sola do pé — por causa do asfalto ou da areia quentes —, cortes causados por cacos de vidro ou de contrair doenças, principalmente micose. Caso vá para lugares muito cheios, prefira os tênis ao chinelos. Use roupas leves, mas procure proteger áreas que normalmente ficam muito expostas ao sol, como ombros, colo e rosto.
Depois: Sempre lave bem os pés, entre os dedos e na sola, de preferência com sabonetes anti sépticos, facilmente encontrados nas farmácia. Em caso de micose, busque tratamento com um antimicótico indicado por um médico.


 MEDICAMENTOS PARA DOR

Antes: Se você não sofre de dores musculares graves, procure evitar tomar anti-inflamatórios antes de ir para a folia para evitar a dor. Esse tipo de remédio em excesso é agressivo para o rim e para a mucosa gástrica. Faça um bom alongamento antes de pular carnaval para evitar dores e cãibras.
Durante: Para evitar medicamentos para ressaca e dores musculares, beba com moderação e respeite os limites do seu corpo. Use um tênis confortável se for fazer atividades muito intensas e use meias de algodão sem costuras.
Depois: Quando uma pessoa exagera na bebida alcoólica, sua mucosa gástrica fica agredida. Tomar um antiinflamatório para a dor após beber pode piorar dores no estômago, provocar náuseas e até, em casos mais graves, desencadear uma hemorragia. Hidratação, boa alimentação, repouso e pequenas doses de café são uma boa opção para ressaca e recuperação física.


 QUALIDADE DE SONO

Antes: Antes de programar o carnaval, procure saber se, ao voltar, você terá tempo de repor o sono suficientemente para trabalhar, estudar ou realizar alguma atividade que exija concentração após o feriado. Também programe-se para repor o sono caso for dirigir de volta para a sua cidade. A falta de repouso pode favorecer quedas, traumatismos e acidentes no trânsito.
Depois: Após uma noite de folia intensa, os médicos recomendam que as pessoas durmam no mínimo 5 horas. Antes de pegar estrada, trabalhar ou realizar qualquer atividade que exija atenção, porém, deve-se dormir mais, mas a quantidade do sono necessária depende de cada um.

Fontes: Dr. Jacob Faintuch, clínico geral do Hospital das Clínicas e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Dr. Luís Fernando Correia, chefe de emergência do Hospital Samaritano do Rio de Janeiro, Dra. Márcia Purceli, dermatologista do Hospital Albert Einstein e Dr. Vladimir Schraibman, cirurgião geral do Hospital Albert Einstein


Retirado de: veja.abril.com.br

Imagem: www.google.com.br

 ÓTIMO FINAL DE SEMANA - BJOS A TODOS

17 comentários:

Unknown postou o comentário número:

Oi Jô,bom dia!
também acabei de postar uma orientação sobre o carnaval estamos conectadas mentalmente srsrsrrs.
Bom fim de semana pra você e os de sua casa.
Beijoss doce da Pri

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Josy,
Parabéns pelo post, muito completo com ótimas recomendações, indispensáveis para os foliões.
Bom carnaval.
Vânia

Andréa Santana postou o comentário número:

UAU...AMIGA, ARRASOU POST NOTA 10!
NESTE CARNAVAL VOU ESTÁ COM VISITAS É BOM QUE VAMOS APROVEITAR E SAIR UM POUCO.

TENHA UM FELIZ CARNAVAL!
BJS..♥

YES we Cooking postou o comentário número:

Josy, ótimas dicas! Desejo um bom carnaval p/ vc!
Beijos, Cecilia

Meu Canto Na Cozinha postou o comentário número:

Josy
Dicas excelentes! Não sabia nenhuma dessas dos remédios. Nem que não pode usar camisinha masculina e feminina juntas. Interessante
Um excelente carnaval por ai porque por aqui só na tv rssss
Beijos
Paty

Dulce Caldeira postou o comentário número:

Olá Josy, boas dicas para quem se quer divertir pelo Carnaval.
Beijinhos grandes amiga, e bom Carnaval.

Deborah Martin Salaroli postou o comentário número:

Josy
Nunca é demais avisar e orientar. Adorei...

Aproveito pra te avisar que o download gratuito do livro Dona Benta está disponível aqui no http://www.4shared.com/folder/jNGwx2EK/_online.html# OU aqui http://www.delicias1001.com.br/2012/02/download-de-dona-benta-gratis.html.
Aproveite bem e bom carnaval...
Desculpe-me pelo transtorno...
Bjs
Deborah

Anônimo postou o comentário número:

Olá Josy passando para deixar
o meu carinho,desejar bom carnaval!
Parabéns muito legal as dicas para
o carnaval amiga querida!
Beijos e seja bem vinda sempre
que puder Cantinho Forno e Fogão
ARTESANATOS EM TRICO

Aproveitando para descansar rs em
casa e postar mensagens as amigas(os)
Te amodolo amiga linda!

gina postou o comentário número:

Josy, beleza de post!!!!, nunca é demais fazer essas recomendações...brincar, passear, curtir o carnaval é muito bom, mas sempre com responsabilidade.. Bom feriado de carnaval bjinhos Gina

Danni e Lype postou o comentário número:

Querida Josy,
Você é D++++!!! Coração grande e mãezona de todos!!!
Adorei as suas dicas e conselhos!!!
Parabéns, amiga!!!
Adorei também o chinelo todo trabalhado!!!
Grande beijo e ótimo carnaval, Irene

A Paixão da Isa postou o comentário número:

muito bem amiga pois nunca é demais avisar pois nestes dias ha pessoas que nao sabem la muito bem o que fazem adorei o post beijinhos e bom carnaval bom fim de semana bjs

Irene postou o comentário número:

Incrível, A Josy pensa em tudo!!!!
Bjocas e feliz carnaval!

Adelaide Araçai postou o comentário número:

Josy eu sigo a maioria dessas dicas, mas amo carnaval, por mim se fosse 3 vezes no ano, eu seria bem magrinha...rsrs Pois quando começo a pular carnaval não paro, se vou me divertir, não bebo e só como coisas leves, sempre com roupa e calçados confortáveis. O problema reside, que são só 4 dias e o marido não é muito de carnaval. Então fizemos um acordo a cada 3 anos vamos juntos e ele pula a noite inteira comigo...rsrs Sem reclamar, nem antes, durante ou depois...rsrs Infelizmente esse é um ano de ficarmos em casa, só vendo pela tv.

Muita Luz e Paz
Abraços

Sandra Mitsue postou o comentário número:

Oi Josy...
Parabéns pelo post...Se todos seguissem essas recomendacoes com certeza se divertiriam mais... Como aqui não temos esse feriado de carnaval...continuamos na batalha... Ótimo feriado...descansando ou divertindo aproveite bem o carnaval
beijos!
San...

RUTE postou o comentário número:

Que excelentes conselhos minha amiga.
Mas não sabia que as pessoas tomavam anti-inflamatório antes de irem sambar!
Carnaval no Brasil é intenso mesmo!
Por cá, é bem levinho. Quase que nem se dá pelo Carnaval. Só certas zonas é que comemoram mais a rigor.
Beijinhos.
Rute

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...