Enformado de Purê de Batatas c/cebolas carameladas e lentilhas


Olá pessoal, espero que todos estejam bem e tenham passado um maravilhoso final de semana.
Hoje, como toda Segunda Feira Sem Carne, me decidi por fazer esse prato, que a minha mãe fez a vida inteira, ela fazia aqueles tachos enormes de lentilhas sempre acompanhado com batatas cozidas ou um purê de batatas. E era sempre no Reveillon, todos sem exceção tinham que comer um pratinho para seguir a tradição de que comer lentilha na virada do ano trazia prosperidade e dinheiro. Bem, na verdade dinheiro, conseguíamos com muita luta e trabalho, mas a alegria de ver toda a família reunida era o que importava para todos nós.

Curiosidades:

O arroz com feijão é a tradicional combinação de grãos que faz parte do hábito alimentar brasileiro e fornece proteínas e nutrientes importantes. Para “fugir” da rotina, muitos podem optar por uma leguminosa cultivada no Oriente Médio há aproximadamente 8000 a.C. e que foi trazida ao Brasil pelos europeus, a lentilha.
O que pouca gente sabe é que a lentilha também é um tipo de feijão, só que mais fácil de cozinhar, de maior digestibilidade e com mais benefícios, dentre eles a redução de gordura e o controle da diabetes. Há três tipos da semente: vermelha, verde e a marrom (sendo esta última mais conhecida e consumida por nós brasileiros).
Apesar da importância das leguminosas na alimentação,  é preciso levar em consideração os benefícios e desvantagens da lentilha como fonte de proteína: “A desvantagem é que a qualidade das proteínas de origem vegetal é considerada de baixo valor biológico, visto que são incompletas quanto à composição de aminoácidos. Em contra partida, a lentilha também é fonte de vitaminas e minerais fundamentais para a saúde do organismo, carboidratos complexos (amido), além de ser uma fonte rica em fibras solúveis que atenuam a velocidade de absorção de nutrientes e diminuem a absorção do colesterol dos alimentos. Outra vantagem da lentilha é que contém pequenas quantidades de gordura, quase toda insaturada”.
Antes de cozinhar, é recomendável deixar a lentilha durante 2 horas em água quente ou de molho (temperatura ambiente) por 12 horas (isso serve para liberação do enxofre). O legume pode ser empregado no preparado de saladas, sopas, cozidos e pratos recheados, como o risoto. Para aproveitar melhor seus nutrientes, basta aliar à refeição algum alimento rico em vitamina C, proveniente de frutas, legumes e verduras, pois assim aumentará a absorção do ferro.
 Outra dica em relação ao preparo é evitar misturas carnes e embutidos (lingüiça tipo calabresa, salame, salsicha, etc.), pois eleva muito o teor de gordura e sal, o que minimiza o efeito positivo do alimento.
Em muitas residências a lentilha é um prato obrigatório para o dia do Réveillon. Há uma superstição bem conhecida de que consumi-la na virada do ano traz sorte. A crença é de que pelo menos uma colher do alimento oferece fartura e dinheiro para o ano seguinte. Independente da fé de cada um, todos devem aproveitar as propriedades nutricionais da lentilha e incluí-la em sua alimentação com mais frequência.


Ingredientes

1/2 kilo de lentilhas cozidas
1 cebola ralada
1 dente de alho
1/2 kilo de batatas cozidas e passadas pelo espremedor
1 colher (sopa) de margarina
catchup a gosto
2 cebolas cortadas em fatias finas
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 pitada de sal

Modo de fazer

Leve em uma panela as lentilhas cozidas, e esquente até começar a borbulhar, coloque sal a gosto, e em uma frigideira frite a cebola e o alho, quando estiver bem fritinhos, adicione na panela com a lentilha. Deixe refogando bem, até ficar bem apuradinho. Se quiser pode colocar linguiça defumada em fatias, ou paio, eu não coloquei, mesmo por que é meu dia sem carne
Para a batata, leve em uma panela a margarina, adicione a batata e mexa bem, adicione sal suficiente, e 2 gotinhas de catuchup, mexa bem e reserve. Monte em um prato o purê, e em volta dele, distribua a lentilha. Reserve. Derreta a margarina em uma frigideira, e refogue a cebola com o sal, até ela ficar transparente. Adicione o açúcar até que este derreta, e as cebolas fiquem totalmente carameladas. Coloque as cebolas cuidadosamente sobre cada enformado e sirva a seguir. Fica delicioso.

Bom Apetite!!


Ótima Semana à Todos!!


31 comentários:

Akemi postou o comentário número:

Josy, estou com restinho de lentinhas faz um tempão e agora vc me deu uma boa idéia de como utilizá-las, adorei sua sugestão! Bjss

Sara Ramos postou o comentário número:

Eu adoro cebola caramelizada e só por aí sei que ia amar este teu puré! :)
A apresentação está muito bacana Josy!
Beijocas

Miriam Bralli postou o comentário número:

Olá Josy,

Que ideia diferente, adorei as cebolas carameladas....agradeço a dica!!!

Que a nossa semana seja perfeitinha!!!
1000 beijokinhas

Beth Martins postou o comentário número:

Josy nunca provei cebola caramelizada e adorei seu pratinho como é hànito ficou fantàstico, bela apresentação adoreiiiiiiiiii

Beijinhos grandes amiga

paty postou o comentário número:

Josy, faz um tempão que não como lentinhas, o teu pratinho ficou lindo e com certeza uma delícia :))Beijinhos e boa semana!

Marly postou o comentário número:

Oi, Josy,

Este prato deve ter ficado muiiito saboroso! Eu adoro sopa de lentilhas e os acompanhamentos são também deliciosos (e até complementares, como é o caso do purê mais a lentilha).

Um beijo e boa semana, amiga!

Lylia postou o comentário número:

JOsy querida,
Gostei das curiosidades sobre a lentilha.Adoro essas informações.
Boa opção para a nossa segunda sem carne,.
Bj e uma excelente semana pra vc,
Lylia

Adri postou o comentário número:

Josy, fiquei de olho nas lentilhas, porque não sei fazer direito, teve uma vez que fiz e ficou bem ruim, rs. Vou seguir seu passo a passo da próxima vez. A cebola caramelizada deu cara de festa, muito chique a sua segunda! Beijinhos :-)

Inês Ginja postou o comentário número:

Josy, receita aprovadíssima para um dia sem carne! A cebola caramelizada dá um toque muito elegante.
Um beijinho.

Fê Dayrell postou o comentário número:

Josy gosto de lentilhas, mas só como na virada do ano, interessante agora estou aqui pensando o por que?.
O seu prato ficou muito apetitoso, este molho de cebola caramelizada com açucar mascavo me deixou muito curiosa, vou experimentar.
Bjo

Natércia Ramalho postou o comentário número:

Josy, querida com carne ou sem carne tudo fica muito bom nesta cozinha,adorei a receita...um beijinho e uma boa semana:))

Jotta e Rosley postou o comentário número:

Josy, sua receita é ótima, não só para segunda sem carne, nem apenas para a virada do ano, mas sim para todo os dias.
Obrigado por partilhá-la conosco!
Abraços!

A Paixão da Isa postou o comentário número:

humm deve ser muito bom eu nunca comi mas gostei ficou muito bom beijinhos

Catarina Collins postou o comentário número:

Josy querida,
Que delicia de refeição amiga... Gosto muito de cebola caramelizada, e esse pratinho esta de tirar o folgo de tão gostoso que ficou : )

Beijinhos e tenha uma abençoada semana!

Andréa Santana postou o comentário número:

JOSY MINHA QUERIDA,
QUE DIA CORRIDO É ESTE,RSRS.
NUNCA FIZ LENTILHAS ASSIM ADOREI A RECEITA,SOU CONSUMIDORA DE CEBOLA NÃO FICO SEM ELAS.
O SEU PRATO TEM GOSTINHO DE QUERO MAIS,HUMMMMM!!!!

TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
BJS....

Vicentina postou o comentário número:

Muito boa sua receita, aqui em casa faço lentilha pelo menos 1 vez por mês, e gostei de saber mais sobre ela.
Bjs e Boa Semana

Iliane postou o comentário número:

que receita otima com lentilhas..gosto muito de fazer lentilha em casa.amei sua receita..bjus

Entre tachos e a bimby postou o comentário número:

Ja pensava que eu nao vinha hem???? hoje foi um dia complicado... e so agora tive tempo de parar um pouco e dar uma espreitadela nos vossos blogs... mas maos vale tarde que nunca...
oLHA minha amiga tou curiosa com essa cebola caramelada... nunca comi,,, e acho que deve ser bao por demais!!

Beijocas

São Ribeiro postou o comentário número:

NUNCA COMI LENTILHAS MAS COMO NÃO SOU ESQUESITA ACHO QUE IA GOSTAR, AGORA CEBOLA GOSTO DE QUALQUER MANEIRA ADORO CEBOLA.
O SEU PRATO FICOU COM UM ASPECTO DELICIOSO.
TENHA UMA BOA SEMANA.
BJS

Gina acasadagigis postou o comentário número:

Amiga Josy,

Acreditas que aqui há uns tempos atrás comprei lentilhas toda contente , resolvi cozinhá-las mas não correu como o esperado , e não gostei da receita nem das lentilhas :( . Vou fazer novamente seguindo as tuas dicas , e a tua receita obrigada , bjs

Sara A. postou o comentário número:

Primeiro, babei com as tortinhas de maçã...dps adorei ler os ensinamentos das mães de antigamente...e agora, vou te dizer: sou uma alienigena: nunca comi lentilhas! hehehe...tenho q comer neh? favorece a ganhar dinheiro...hehehe.. bjinhos

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS postou o comentário número:

Se voce nao revelasse eu não saberia que é pure...ficou bem legal e parece uma delica
bjs

lívia e lúcia postou o comentário número:

Humm ficou com uma carinha ótima, acredita que lá em casa só comemos no fim de ano sei lá eu por que rsrsrs, adorei a receita vai entrar no meu cardápio com certeza bjs!

angela postou o comentário número:

sua lentilha ficou linda, lentilha faz parte do meu cardapio o ano todo. bjs.

Flora Maria postou o comentário número:

Que forma diferente de comer lentilha!
Parece uma delícia, especialmente com a cebola caramelizada.
Vou experimentar, pois gosto muito de lentilha, batata e cebola !!!
Beijo

Claudia Caprecci postou o comentário número:

Adoro lentilha Josy,só não faço com a frequência que gostaria porque o filhote não gosta,então acabo cozinhando mais feijão.
Adorei a dica minha amiga!
Beijo,fique com Deus!

Sandra Reis postou o comentário número:

Josy, que gostoso compartilhar esse prato com uma bonita memória afetiva. Adoro lentilhas e cebolas caramelizadas e a combinação ficou muito tentadora. Gostei muito!
Estou bem querida, obrigada por perguntar, seguindo a vida...
Tudo bem com vc? Será que sai nosso encontro? O pessoal precisa agitar as coordenadas, não conheço nada aí. Vamos ver se a mulhrrada se anima...rsrs
beijos, trabalhei até agora, vou tomar um banho e cama, amanhã às 5h45 começa tudo de novo...rsrs

Mónica Silva postou o comentário número:

Mamã do coração espero que esteja tudo bem com você, gostei desse seu prato tem uma apresentação linda. Nunca experimentei cebola caramelizada mas acho que ia aprovar.

Beijinho grande

a postou o comentário número:

Josy
Que maravilha de prato, essa cebola caramelizada por cima do puré deu "aquele" toque final que ficou simplesmente perfeito, gostei mesmo muito!!
Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...