Enformado de Purê de Batatas c/cebolas carameladas e lentilhas


Olá pessoal, espero que todos estejam bem e tenham passado um maravilhoso final de semana.
Hoje, como toda Segunda Feira Sem Carne, me decidi por fazer esse prato, que a minha mãe fez a vida inteira, ela fazia aqueles tachos enormes de lentilhas sempre acompanhado com batatas cozidas ou um purê de batatas. E era sempre no Reveillon, todos sem exceção tinham que comer um pratinho para seguir a tradição de que comer lentilha na virada do ano trazia prosperidade e dinheiro. Bem, na verdade dinheiro, conseguíamos com muita luta e trabalho, mas a alegria de ver toda a família reunida era o que importava para todos nós.

Curiosidades:

O arroz com feijão é a tradicional combinação de grãos que faz parte do hábito alimentar brasileiro e fornece proteínas e nutrientes importantes. Para “fugir” da rotina, muitos podem optar por uma leguminosa cultivada no Oriente Médio há aproximadamente 8000 a.C. e que foi trazida ao Brasil pelos europeus, a lentilha.
O que pouca gente sabe é que a lentilha também é um tipo de feijão, só que mais fácil de cozinhar, de maior digestibilidade e com mais benefícios, dentre eles a redução de gordura e o controle da diabetes. Há três tipos da semente: vermelha, verde e a marrom (sendo esta última mais conhecida e consumida por nós brasileiros).
Apesar da importância das leguminosas na alimentação,  é preciso levar em consideração os benefícios e desvantagens da lentilha como fonte de proteína: “A desvantagem é que a qualidade das proteínas de origem vegetal é considerada de baixo valor biológico, visto que são incompletas quanto à composição de aminoácidos. Em contra partida, a lentilha também é fonte de vitaminas e minerais fundamentais para a saúde do organismo, carboidratos complexos (amido), além de ser uma fonte rica em fibras solúveis que atenuam a velocidade de absorção de nutrientes e diminuem a absorção do colesterol dos alimentos. Outra vantagem da lentilha é que contém pequenas quantidades de gordura, quase toda insaturada”.
Antes de cozinhar, é recomendável deixar a lentilha durante 2 horas em água quente ou de molho (temperatura ambiente) por 12 horas (isso serve para liberação do enxofre). O legume pode ser empregado no preparado de saladas, sopas, cozidos e pratos recheados, como o risoto. Para aproveitar melhor seus nutrientes, basta aliar à refeição algum alimento rico em vitamina C, proveniente de frutas, legumes e verduras, pois assim aumentará a absorção do ferro.
 Outra dica em relação ao preparo é evitar misturas carnes e embutidos (lingüiça tipo calabresa, salame, salsicha, etc.), pois eleva muito o teor de gordura e sal, o que minimiza o efeito positivo do alimento.
Em muitas residências a lentilha é um prato obrigatório para o dia do Réveillon. Há uma superstição bem conhecida de que consumi-la na virada do ano traz sorte. A crença é de que pelo menos uma colher do alimento oferece fartura e dinheiro para o ano seguinte. Independente da fé de cada um, todos devem aproveitar as propriedades nutricionais da lentilha e incluí-la em sua alimentação com mais frequência.


Ingredientes

1/2 kilo de lentilhas cozidas
1 cebola ralada
1 dente de alho
1/2 kilo de batatas cozidas e passadas pelo espremedor
1 colher (sopa) de margarina
catchup a gosto
2 cebolas cortadas em fatias finas
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 pitada de sal

Modo de fazer

Leve em uma panela as lentilhas cozidas, e esquente até começar a borbulhar, coloque sal a gosto, e em uma frigideira frite a cebola e o alho, quando estiver bem fritinhos, adicione na panela com a lentilha. Deixe refogando bem, até ficar bem apuradinho. Se quiser pode colocar linguiça defumada em fatias, ou paio, eu não coloquei, mesmo por que é meu dia sem carne
Para a batata, leve em uma panela a margarina, adicione a batata e mexa bem, adicione sal suficiente, e 2 gotinhas de catuchup, mexa bem e reserve. Monte em um prato o purê, e em volta dele, distribua a lentilha. Reserve. Derreta a margarina em uma frigideira, e refogue a cebola com o sal, até ela ficar transparente. Adicione o açúcar até que este derreta, e as cebolas fiquem totalmente carameladas. Coloque as cebolas cuidadosamente sobre cada enformado e sirva a seguir. Fica delicioso.

Bom Apetite!!


Ótima Semana à Todos!!


31 comentários:

Akemi postou o comentário número:

Josy, estou com restinho de lentinhas faz um tempão e agora vc me deu uma boa idéia de como utilizá-las, adorei sua sugestão! Bjss

SarinhaT ♫♭♪ postou o comentário número:

Eu adoro cebola caramelizada e só por aí sei que ia amar este teu puré! :)
A apresentação está muito bacana Josy!
Beijocas

Miriam postou o comentário número:

Olá Josy,

Que ideia diferente, adorei as cebolas carameladas....agradeço a dica!!!

Que a nossa semana seja perfeitinha!!!
1000 beijokinhas

Beth postou o comentário número:

Josy nunca provei cebola caramelizada e adorei seu pratinho como é hànito ficou fantàstico, bela apresentação adoreiiiiiiiiii

Beijinhos grandes amiga

na cozinha da vó cidinha postou o comentário número:

parece maravilhoso
vou experimentar
beijos otima semana

paty postou o comentário número:

Josy, faz um tempão que não como lentinhas, o teu pratinho ficou lindo e com certeza uma delícia :))Beijinhos e boa semana!

Marly postou o comentário número:

Oi, Josy,

Este prato deve ter ficado muiiito saboroso! Eu adoro sopa de lentilhas e os acompanhamentos são também deliciosos (e até complementares, como é o caso do purê mais a lentilha).

Um beijo e boa semana, amiga!

Lylia postou o comentário número:

JOsy querida,
Gostei das curiosidades sobre a lentilha.Adoro essas informações.
Boa opção para a nossa segunda sem carne,.
Bj e uma excelente semana pra vc,
Lylia

Adri postou o comentário número:

Josy, fiquei de olho nas lentilhas, porque não sei fazer direito, teve uma vez que fiz e ficou bem ruim, rs. Vou seguir seu passo a passo da próxima vez. A cebola caramelizada deu cara de festa, muito chique a sua segunda! Beijinhos :-)

Ginja postou o comentário número:

Josy, receita aprovadíssima para um dia sem carne! A cebola caramelizada dá um toque muito elegante.
Um beijinho.

Fê Dayrell postou o comentário número:

Josy gosto de lentilhas, mas só como na virada do ano, interessante agora estou aqui pensando o por que?.
O seu prato ficou muito apetitoso, este molho de cebola caramelizada com açucar mascavo me deixou muito curiosa, vou experimentar.
Bjo

NATÉRCIA postou o comentário número:

Josy, querida com carne ou sem carne tudo fica muito bom nesta cozinha,adorei a receita...um beijinho e uma boa semana:))

Jotta e Rosley postou o comentário número:

Josy, sua receita é ótima, não só para segunda sem carne, nem apenas para a virada do ano, mas sim para todo os dias.
Obrigado por partilhá-la conosco!
Abraços!

A Paixão da Isa postou o comentário número:

humm deve ser muito bom eu nunca comi mas gostei ficou muito bom beijinhos

Catarina - ReceitaseSaboresdoMundo postou o comentário número:

Josy querida,
Que delicia de refeição amiga... Gosto muito de cebola caramelizada, e esse pratinho esta de tirar o folgo de tão gostoso que ficou : )

Beijinhos e tenha uma abençoada semana!

Andréa postou o comentário número:

JOSY MINHA QUERIDA,
QUE DIA CORRIDO É ESTE,RSRS.
NUNCA FIZ LENTILHAS ASSIM ADOREI A RECEITA,SOU CONSUMIDORA DE CEBOLA NÃO FICO SEM ELAS.
O SEU PRATO TEM GOSTINHO DE QUERO MAIS,HUMMMMM!!!!

TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
BJS....

Vicentina postou o comentário número:

Muito boa sua receita, aqui em casa faço lentilha pelo menos 1 vez por mês, e gostei de saber mais sobre ela.
Bjs e Boa Semana

Iliane postou o comentário número:

que receita otima com lentilhas..gosto muito de fazer lentilha em casa.amei sua receita..bjus

Margarida postou o comentário número:

Ja pensava que eu nao vinha hem???? hoje foi um dia complicado... e so agora tive tempo de parar um pouco e dar uma espreitadela nos vossos blogs... mas maos vale tarde que nunca...
oLHA minha amiga tou curiosa com essa cebola caramelada... nunca comi,,, e acho que deve ser bao por demais!!

Beijocas

são33 postou o comentário número:

NUNCA COMI LENTILHAS MAS COMO NÃO SOU ESQUESITA ACHO QUE IA GOSTAR, AGORA CEBOLA GOSTO DE QUALQUER MANEIRA ADORO CEBOLA.
O SEU PRATO FICOU COM UM ASPECTO DELICIOSO.
TENHA UMA BOA SEMANA.
BJS

Gina acasadagigis postou o comentário número:

Amiga Josy,

Acreditas que aqui há uns tempos atrás comprei lentilhas toda contente , resolvi cozinhá-las mas não correu como o esperado , e não gostei da receita nem das lentilhas :( . Vou fazer novamente seguindo as tuas dicas , e a tua receita obrigada , bjs

Sara A. postou o comentário número:

Primeiro, babei com as tortinhas de maçã...dps adorei ler os ensinamentos das mães de antigamente...e agora, vou te dizer: sou uma alienigena: nunca comi lentilhas! hehehe...tenho q comer neh? favorece a ganhar dinheiro...hehehe.. bjinhos

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS postou o comentário número:

Se voce nao revelasse eu não saberia que é pure...ficou bem legal e parece uma delica
bjs

lívia e lucia postou o comentário número:

Humm ficou com uma carinha ótima, acredita que lá em casa só comemos no fim de ano sei lá eu por que rsrsrs, adorei a receita vai entrar no meu cardápio com certeza bjs!

angela postou o comentário número:

sua lentilha ficou linda, lentilha faz parte do meu cardapio o ano todo. bjs.

Flora Maria postou o comentário número:

Que forma diferente de comer lentilha!
Parece uma delícia, especialmente com a cebola caramelizada.
Vou experimentar, pois gosto muito de lentilha, batata e cebola !!!
Beijo

Claudia (Perfeita Ordem) postou o comentário número:

Adoro lentilha Josy,só não faço com a frequência que gostaria porque o filhote não gosta,então acabo cozinhando mais feijão.
Adorei a dica minha amiga!
Beijo,fique com Deus!

Testetestando postou o comentário número:

Josy, que gostoso compartilhar esse prato com uma bonita memória afetiva. Adoro lentilhas e cebolas caramelizadas e a combinação ficou muito tentadora. Gostei muito!
Estou bem querida, obrigada por perguntar, seguindo a vida...
Tudo bem com vc? Será que sai nosso encontro? O pessoal precisa agitar as coordenadas, não conheço nada aí. Vamos ver se a mulhrrada se anima...rsrs
beijos, trabalhei até agora, vou tomar um banho e cama, amanhã às 5h45 começa tudo de novo...rsrs

Mónica postou o comentário número:

Mamã do coração espero que esteja tudo bem com você, gostei desse seu prato tem uma apresentação linda. Nunca experimentei cebola caramelizada mas acho que ia aprovar.

Beijinho grande

Sandra Batista postou o comentário número:

Josy
Que maravilha de prato, essa cebola caramelizada por cima do puré deu "aquele" toque final que ficou simplesmente perfeito, gostei mesmo muito!!
Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...