Nhoque de Abóbora/Salada de Berinjela


Olá pessoas queridas! 

Ontem devido a minha participação da Blogagem Coletiva ao Movimento Plágio Não, não postei minha receita da Segunda Sem Carne, essa foi minha refeição no dia de ontem.

Nhoque ou Gnocchi termo em italiano é uma massa elaborada com batata cozida e espremida, adicionada de farinha de trigo, manteiga e ovos. Esse modo de fazer nhoque sempre soube que foi assim, mas minha mãe nunca usou ovos ao fazer nhoque e foi assim que aprendi, ficava super leve e macio. E  essa versão fiz com abóbora . O resultado é uma preparação colorida, e bem saborosa. A abóbora é rica em betacaroteno,  que depois o organismo converte em vitamina A. Existem em muitas variedades, e desempenham um papel bastante importante para as pessoas que seguem uma dieta vegetariana. O betacaroteno é também um antioxidante que ajuda a evitar os efeitos dos radicais livres, que podem dar origem a certos tipos de cancro. Outro antioxidante  que se encontra em quantidades razoáveis nas abóboras é a vitamina E. Vamos à receita que não tem segredo de tão fácil.

Ingredientes


1 kilo de abóbora tipo Cabotiá
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de amido de milho
1 sachê de caldo de legumes


Modo de preparo


Descasque a abóbora, e leve em uma panela com a água e o caldo de legumes. Quando estiver bem macia, retire do fogo e passe pelo espremedor de batatas. Coloque em uma tigela e acrescente aos poucos a farinha de trigo e o amido, até dar ponto de enrolar. Faça rolinhos.


Em seguida corte em pedaços de mais ou menos 2 cm


Em uma panela com água e sal, despeje os nhoques aos poucos, quando levantar fervura, e retire-os assim que flutuarem. Vá distribuindo em uma travessa e cubra-os com o molho de sua preferência. Eu fiz um molho de tomate básico e salpiquei um pouco de queijo ralado.


Para acompanhar o nhoque, uma salada de berinjela com milho, tomate e cebolas cortadas em pétalas, azeite e sal. Uma delícia


Bom Apetite!!

Essa foi a minha participação da Segunda Sem Carne



45 comentários:

MARIA postou o comentário número:

Olá querida Josy!
Sua receita como sempre maravilhosa amei de coração mãozinhas de fada já tinha saudades de você!!!
Um beijo:))

paty postou o comentário número:

Querida Josy, que bom aspecto e que delicia deve ter ficado :))Beijinho grande

Sandra Reis postou o comentário número:

Oi miga querida, que nhoque lindo, a cor da Cabotiá deixa maravilhoso o aspecto. Essa abóbora é sequinha, ideal mesmo, vou testar. Completou bem com a salada com nossa "amada" berinjela. Adorei tudo!
Beijão, acho que ontem foi um sucesso nossa mobilização

♥♥ belinhagulosa ♥♥ postou o comentário número:

Que coisa boa amiga...uma maravilha esta tua receita e esse molho aveludado maravilhoso....bjokinhass

Margarida postou o comentário número:

Que maldade a sua... eu so leio nhoque, nhoque, nhoque... ando doidiha para comer nhoque... pode mandar um prato dele para mim????

Amei sua receita

Beijocas

* vou ver a que horas sai o proximo voo para SP pode me ir buscar no aeroporto com um prato de nhoque por favor????? kkkkkkkkkkkk

Amehlia Digital ® postou o comentário número:

Josyta,
Acho que terei que fazer uma blogagem com o dia com carne...rs
Tenho que dizer uma coisa, tenho dificuldades (estou vencendo) p comer abóbora...não sei pq. Mas, o seu nhoque ficou com uma carinha de apetitoso com o molho vermelhinho que me abriu o apetite logo cedo =)
Temos que mudar pela saúde, não é mesmo minha amiga?!
A salada é sem comentários, sou como vc q ama berinjela!
Um bejim bem grande!

Sandra Batista postou o comentário número:

Olá querida Josy, adorei ver esta receita de nhoques, tenho de experimentar fazer um dia destes na minha cozinha. Tenho a certeza que vou gostar, pois gosto muito de abóbora. Foi uma excelente escolha para mais uma 2ª feira sem carne ;)
Beijinho

Andréa postou o comentário número:

OLÁ QUERIDA JOSY!
FIQUEI SUPER FELIZ POR VC, PARABÉNS, EU SABIA QUE IA DA TUDO CERTO! SUA RECEITA ESTÁ BOA DEMAIS, AMEI AS FOTOS ESTÃO LINDAS!

UM GRANDE BEIJO, FICA COM DEUS!

lilian vieira postou o comentário número:

adorei a receita, e esta salada parece ótima! bjos.

Duxa postou o comentário número:

Querida Josy, nunca fiz nem comi gnocchi, confesso que sempre me deu alguma curiosidade, mas até agora não calhou. Gostei dos seus com abóbora, e agradeço o seu passo a passo muito bem explicadinho, assim não tem como errar não é?
A sua refeição está muito apetitosa, actualmente já faço 5 ou 6 refeições sem carne durante a semana, e sinto-me muito bem.
Um grande beijinho amiga.

Felismina postou o comentário número:

Uma receita maravilhosa, gostei muito desta sugestão!

Bjs

ameixa seca postou o comentário número:

Que cor maravilhosa, qualquer dia tento fazer em casa :)

RUTE postou o comentário número:

Que Segunda-feira tão requintada amiga! Sensacional :) Dá gosto ver essas fotos do nhoque.
Em tempos, também confeccionei nhoque de batata e espinafre em pó. Fica delicioso. Mas dá trabalho...
Se há tempo até serve de entretém, agora se o tempo anda curto, não dá mesmo...
Beijinhos.
Rute

Lourdes Sabioni postou o comentário número:

Ai Josy, que lindo que ficou este seu nhoque e bem diferente com a abóbora!!! Fiquei babando aqui, imaginando o molho com este manjericão delicia!
Beijos!

Dri Dauzacker postou o comentário número:

Amigaaa,
Que luuuxo esse seu gnocchi, adooooorei! Vou levar a receitinha...
Bom feriado pro cê.
Bjim
PS: Comeria um pratão agora mesmo...rs

Adri postou o comentário número:

Josy, suas segundas sem carne estão rendendo! Confesso que morro de preguiça de fazer nhoque, mas essa sua versão com abóbora me deixou supercuriosa para experimentar (vamos ver se a curiosidade supera a preguiça, hehe).
Sabe o rissole de palmito que você postou outro dia? Usei o recheio dele para uma receita que está lá no blog. Que recheio gostoso, viu! Beijos!

Sonia postou o comentário número:

Olha estou vendo que podemos fazer maravilhas sem carne.
Esta receita está ótima e parece deliciosa.
Gostei mais ainda por se de abóbora.
Estou ansiosa para ver as fotos da queijadinha, que bom que deu certo.
beijos

Simples Assim postou o comentário número:

Querida Josy,
Ontem também não coloquei a postagem do Segunda sem Carne, pois estava viajando.
Gostei da sua receita.
Vim agradecer a sua presença na comemoração do Simples Assim.
Bj,
Lylia

Luciana postou o comentário número:

Oi Josy! Nhoque de abóbora deve ser muito bom, nunca comi, qualquer dia vou experimentar.
Bjos, Lú.

paula MARIANA postou o comentário número:

Acho que também vou com a Margarida e ter com voçê Josy (ía ser uma festa hehehe) e que comidinha mais gostosa...

beijos!

Santa Gastronomia postou o comentário número:

Delícia mesmo, Josy!
Adoro nhoque de abóbora!
E o seu tá lindão!

Bjinhus..

Adelaide Araçai postou o comentário número:

Adorei a receita, embora eu tenha uma dificuldade para fazer essa maravilha, que todos dizem ser tão fácil, o meu fica estranho.... vou ver se consigo fazer esse.

Abraços

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

Josy, que massa linda!!!
E de abóbora, que delícia!!!
Ainda não provei!!!

Bjs....

Gina postou o comentário número:
Este comentário foi removido pelo autor.
Cozinhar é preciso! postou o comentário número:

Oi Josy!

Adorei a receita desse nhoque! Eu simplesmente amo massas! E o seu está muito apetitoso... hummm! Deve ter ficado ótimo! "Fucei" mais um pouco no seu blog e amei as receitas!!! Já estou te seguindo!
Parabéns pelo seu cantinho!!!

Beijocas,
Cintya Maria

Regina Fernandes postou o comentário número:

Amiga eu não digo que vc é o máximo na cozinha!!!
Gostei demais desse nhoque de abóbora!!!!muito diferente!!!!!
Preciso fazer essa maravilha!
Bjkinhas e um feriado muito abençoado.

são33 postou o comentário número:

NUNCA COMI , MAS NÃO ME IMPORTAVA NADA DE PROVAR.
COMO SEMPRE ESTA COM UM EXCELENTE ASPECTO.
JÁ ME SERVIA....
BJS

Teresa Newman postou o comentário número:

Josy essa semana fiz nhoque de forno de abobora, Parabéns pela paciencia de fazer esses nhoques tão apetitosos

Maria Inês Feijó postou o comentário número:

Saudável e delicioso!! Que maravilha!!! Beijos, um excelente feriado!!!

Cozinha da Monica postou o comentário número:

josy, querida! Que maravilha de nhoque. Nunca experimentei com abóbora. Deve ser tudo de bom mesmo.
Essa saladinha de berinjela também está um espetáculo.
Adoro passar aqui na sua cozinha. Sempre tem maravilhas.
bj

Gina postou o comentário número:

Josy,
Com abóbora ainda não fiz, mas tenho certeza que é bom. Você já usou mandioquinha? Fica muito bom também.
Respondendo à sua pergunta, minha foto não aparece na sua blogroll porque uso tecnologia wordpress e não blogger.
Excluí o outro comentário porque lhe dei uma informação equivocada. Consultei meu marido a respeito, ok?
Bjs.

Bruna do Gourmandisme postou o comentário número:

Josy, querida, que sucesso seu nhoque!!! Está lindo e com uma carinha deliciosa, parabéns!!! beijos e bom feriado!

Taís postou o comentário número:

Josy, adorei esse nhoque, ficou com uma cor linda! Farei em breve!! Bjos e ótimo feriado!!

Taís postou o comentário número:

Josy, adorei esse nhoque, ficou com uma cor linda! Farei em breve!! Bjos e ótimo feriado!!

Jotta e Rosley postou o comentário número:

Muito interessante esse prato Josy, deve ser muito bom. Abraços!

CRIKA postou o comentário número:

Que delícia amiga!!! Eu não conhecia essa receita de nhoque, gostei muito, com abóbora fica bem mais nutritivo, e essa berinjela ficou com uma cara ótima!!!

Shapalmas postou o comentário número:

Oi Josy querida...realmente o bolo de limao ficou uma delicia...se fizer deixe saber como ficou!!!
E esse nhoque,que maravilha,eu amoooooo....

Beijinhos

http://viramexeefaz.blogspot.com/
Sharon

Perfeita Ordem postou o comentário número:

Era tudo que eu queria para o meu almoço de amanhã...rsrs
Nhoque e beringela,humm!
Minha amiga,gostaria de anunciar o veredito do Sr. Gema...rsrs
Está mais do que aprovada sua torta de morangos!
Ele veio com uma história de que se tivesse um blend de não sei o que, daria um toque de não sei o que mais...rsrs
Coisa de chef de cuisine...rsrs
Daí ele falou que estava brincando e que a torta é uma delícia!
O Matteus que já era seu fã,ficou mais fã ainda!
Veredito final:Aprovada por unanimidade!
Beijo minha amiga,tenha uma linda noite e um belo feriado!

" ESSÊNCIA ESTELAR MAYA " postou o comentário número:

Josy minha irmã querida,

Que massa mais Linda e Apetitosa!!!
Fiquei com uma vontade, que você nem imagina!!!
E sua salada de berinjela está Divina....olha, suas receitas como sempre eu já começo a comer com os olhos....
Estou salvando para a minha pastinha.

Um enooooorme beijo em seu coração!!!

Silvia Ordonhes postou o comentário número:

Olá !Josy querida,quantas delicias,
adorei,obrigada pelo carinho...
Cantinho Forno e Fogão,fica muito
bom o falso Chantily,querendo
sabor chocolate,é só adicionar
chocolate em pó(a gosto)
Parabéns,bjs e linda noite!

Silmara Freitas postou o comentário número:

Deve ser muito bom nhoque de abóbora.
Abraços pra você.

Silmara
www.casaefogao.blogspot.com

Maricleide postou o comentário número:

Oh! Josy, com abóbora vou experimentar, para mim é novidade, vindo de voce deve ter ficado maravilhoso, vou experimentar, voce e suas maravilhas, de mão de fada.


Bjs cristalinos

Lina postou o comentário número:

Oi, Josy!Andei sumida, mas não me esqueço de ti!Vim espreitar as tuas delícias e este nhoque de abóbora ficou na minha cabeça, vou fazer um dia destes, pois adoro abóbora e nhoque!Nunca fiz, mas vamos ver como correrá!
Muitos beijinhos e um óptimo domingo!

Maria postou o comentário número:

Olá, Josy!! Hoje estou tirando o atraso dos meus feeds e não resisti quando me deparei com esse nhoque de abóbora, tive que vir aqui para vê-lo de perto! rsrs Lendo a receita fiquei super curiosa porque nunca havia visto uma que levasse amido de milho. Muda a textura e/ou o sabor?
Beijo e uma ótima semana! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...