Cuscuz de Tapioca da Marly


Gente! quando fiz meu pudim de mandioca esse AQUI, aquele famoso que fiz a maior confusão, pensando que era Tapioca e na verdade era Mandioca lembram? Pois então, a Marly do Saboreando a Vida um doce de pessoa, me sugeriu que eu fosse dar uma olhada no blog dela que lá ela tinha uma receita de pudim de tapioca. Claro que não tive dúvidas e fui lá correndo, quando eu vi, foi tbém outra paixão a primeira vista, mas não pensem voces que essa receita é a única paixão que vi lá. O que tem de receitas gostosas naquele cantinho, quem não conhece, o que acho difícil, corre lá. Voces vão se apaixonar como eu. Pena que não ficou tão bonito quanto o dela, mas o sabor é maravilhoso.
A receita à risca está AQUI, inclusive essa receita foi desenvolvida pela Marly depois de vários testes eu fiz metade da receita e deu uma assadeira média. Rende muito.

Ingredientes

500 grs de tapioca
800 ml de água
300 ml de leite integral
200 ml de leite de coco
2 xícaras (chá) de açúcar
1 pitada de sal
1 coco médio ralado (200 a 300 grs de coco fresco ralado) ou
2 pacotes de coco ralado de 100 grs cada
1 lata de leite condensado Mococa

Modo de preparo

Coloque a tapioca em uma tigela. Junte o sal e o açúcar, misturando tudo. Ferva juntos: a água, o leite e o leite de coco. Quando a mistura de leites e água levantar fervura despeje-a sobre a tapioca, mexendo bem.
 Cubra tudo, de preferência abafando a tigela (eu tbém não abafei). Minutos depois a mistura começará a ficar na consistência de um mingau, junte então a metade do coco ralado, voltando a misturar bem. Ponha a massa numa travessa (pirex), ou em tigelinhas individuais, nivelando-a com uma colher, espere esfriar mais uns minutos e salpique o restante do coco por cima.
 Leve à geladeira tampada, para que o resfriamento/endurecimento se complete (demora umas três/quatro horas). Na hora de servir, corte os pedaços e derrame um fiozinho de leite condensado sobre cada um. (tá certo que derrubei mais que um fiozinho hehe)

Bom Apetite!!

36 comentários:

paty postou o comentário número:

Ai josy nunca provei tapioca, mas pelo aspecto de tua sobremesa deve ter ficado muito bom, um dia destes vou ter de experimentar :))
Beijocas querida e bom fim de semana!!

Beth postou o comentário número:

Não conheço, porque a mior parte dos ingredientes qui não existem, também numca provei mas pelo aspecto so pode ser delicioso

parabens amiga, beijinhos grandes

Formiguinha postou o comentário número:

Josy, ficou lindo!

Deve ser uma delícia.
Sugestão saborosa para comemorar o dia das Mães aí no Brasil.:)

Bom fim-de-semana!
Beijinhos da Formiguinha

Maísa postou o comentário número:

Até que enfim a tapioca desencantou hahaha E nesse cuscuz maravilhoso...Tá lindo de encher os olhos e a boca!beijkas

Josy postou o comentário número:

PATY, é muito bom, eu adorei...bjos querida bom final de semana

BETH, obrigada pelo carinho...bjocas bom final de semana

FORMIGUINHA, é deliciosa essa sobremesa, eu adoro coco...obrigada...bom final de semana querida bjocas

Josy postou o comentário número:

MAÍSA, pois é amiga demorou mas saiu, e adorei essa delicia, fica muito bom mesmo.bom final de semana...bjocas

Ivani postou o comentário número:

Aiiiii que delicia Josy, eu sempre tive vontade de fazer, mas não sei porque eu achava que era muito complicado, agora vendo a essa receita e a explicação. parece ser fácil.
Já copiei amiga e vou fazer!!!rs
Depois eu te conto!!!
Tenha um ótimo dia querida!
beijinhos
Ivani

Andréa postou o comentário número:

Josy querida,
que coisa linda, parece delicioso eu nunca comi pudim de tapioca, tenho muita vontade de fazer e de comer tbm, rsrs. O seu está maravilhoso!

Tenha um ótimo fim de semana, que Deus te proteja sempre!
bjs,
Andréa...

Josy postou o comentário número:

IVANI, é muito fácil de fazer e fica delicioso, vc vai gostar..bom final de semana querida...bjos

ANDRÉA,amiga fz sim se vc gosta de coco, vc vai adorar... Mais tarde te mando email com calma, tenha tbém um ótimo fnal de semana bjocas

Sandra Reis postou o comentário número:

Josy querida

Você perdoa essa tua miga destrambelhada e avoada? Tinha prometido a receita da minha mãe, peguei com ela e não te passei pq ando atarefada aqui com meus projetos e com uma dor de cabeça que está me enlouquecendo (e trabalho no computador, não dá pra escapar!)
A receita desse seu, lindo e delicioso, por sinal, é bem parecida, o dela não leva água, vai 1 litro de leite, 1 leite condensado, 1 creme de leite e i xicara de tapioca. Dissolve a tapioca em 1/2 litro de leite e qdo inchar, levar ao fogo com os outros ingredientes até ficar no ponto de manjar. Tem que untar a fôrma com óleo,senão gruda. Pronto, dei a receita e me redimi...rsrsrs

beijinhos, um ótimo fim de semana e que vc receba muitos miminhos dos seus filhotes

Marta Benicá postou o comentário número:

Passei para desejar um ótimo fim de semana e um feliz dia das mães. Marta.

♥MARIA♥ postou o comentário número:

Olá querida Josy!
Amei mesmo deve ser uma delicia a ver pela apresentação que é sempre maravilhosa!!!
Um beijo:))Lindo fim de semana para si e toda a familia))

Monica postou o comentário número:

Ai JosY! Que maravilha!! Eu queeeero! Fiquei com vontade viu? Adoro pudim de tapioca, mas nunca fiz.
Tenha um lindo fim de semana.
bjk

Geovana Fontanella postou o comentário número:

Josy, venho agradecer seu carinho, como sempre, atenciosa, e dizer que seu cuscuz esta tentador, nunca fiz, com sua receita, estou pensando em arriscar. bjs

Daniela U. postou o comentário número:

Oi Josy essa tapioca é aquelas que parecem bolinhas? É que aqui no Pará o pessoal come com açaí e fazem tbm um bolo chamado bolo podre, mas que pra mim se parece com pudim rsrs e qd eu faço coloco caramelo igual a gente faz para o pudim, fica uma delicia tbm. Qualquer dia vou fazer pra vc ver.
Mas acho que esse aí é diferente, nossa que delicia humm se parece com um que eu comi uma vez qd viajei pra porto seguro na Bahia o melhor que comi na vida rsrs bjsss

Perfeita Ordem postou o comentário número:

Josy
Isso está com uma cara ótima!
Você e a Andrea vão me fazer engordar.
Ótima tarde pra você.
Claudia.

Josy postou o comentário número:

SANDRINHA, vc não tem nada que pedir descupas menina!!! são tantas coisas que a gente faz a correria é tão grande que é compreensível... manda tua receita de hj que ta perdoada ta kkkk bjos bom final de semana amiga

MARTA querida pra vc tbém, tenha um lindo final de semana...bjocas

MARIA obrigada pelo carinho amiga, tenha um lindo final de semana..bjinhos

Josy postou o comentário número:

MONICA, agora eu me concientizei,,não passo mais vontade, me recuso, deu vontade faço kkkkkk obrigada querida bom final de semana pra vc tbem...beijinhos nas gatinhas

GEOVANA, então faz amiga, é um verdadeiro manjar dos deuses hehehe...bjocas bom fnal de semana pra vc tbém

DANI, é sim a Marly diz na receita dela que tem que ser o de bolinha, dá uma espiada no blog dela, vc vai amar além de tudo...bjocas amiga bom final de semana, estimo suas melhoras e das crianças

Josy postou o comentário número:

CLAUDIA, obrigada seja bem vinda, e volte sempre em breve vou visitar seu cantinho...bom final de semana...bjocas

Barida postou o comentário número:

querida Josy, que MARAVILHA essa sobremesa, e o que eu nao dava por um pedacinho ;) beijos e tenha um optimo fim de semana!

Marly postou o comentário número:

Olá, querida, Josy,

Eu tenho andado numa correria daquelas, nesses últimos dias. Por causa disso, inclusive, estou devendo muitas visitas, rsrs.
Mas entrei no blog agora, para averiguar uma coisinha, e encontrei o seu recado. Ah, fiquei tão feliz que a estória da minha complicação tenha resultado bem, rsrs. Que bom que vocês gostaram deste cuscuz, eu o acho uma delícia! E é tão brasileiro e simples, né? Muito obrigada pelas gentilizas feitas a mim neste post, fiquei com o coração aquecido, rsrs.

Um beijo e bom fim de semana, amiga!

Duxa postou o comentário número:

Oi querida Josy, não vejo a hora de ser sua vizinha, puxa nunca comi tapioca , nem imagino o gostinho que tem, mas o pudim ficou com uma carinha óptima, bem cremosinho aiiiiii amiga que docinho bom!!!
Quero lhe desejar um feliz dia da mãe, com muitos miminhos da sua filhinha, que se puxar á mãe só pode ser uma joia de pessoa.
Beijinhos, bom fim de semana.

Fabiana postou o comentário número:

JOsy,
As receitas da Marly, além de deliciosas, são todas caprichadas....de comer com os olhos.
E os seu ficaram igualzinhos!
Ah, e essas fatias com leite condensado, são uma tortura.
beijos

"Manjares da Manu" postou o comentário número:

Olha vou te dizer uma coisa , quando vc me convidar p/ ir na sua casa pode fazer esta sobremesa p/ mim, pois eu amooooo......
Ficou maravilhosa!!!

Feliz dia das mães!!!

Bjs...

pretha postou o comentário número:

Olá miga!!passei para te desejar um feliz dia das mães e por que não um bom find né?fique com Deus.
bjusss.

VERA MARIA postou o comentário número:

Obrigado pelo comentário sobre o novo visual do meu blog e de teres gostado da receita de salpicão.Eu nunca fiz nenhuma receita com tapioca,aqui no sul não é um ingrediente comum e muito pouco conhecido.Mas me parece que deve ficar muito gostoso.Bom Fim de semana.Beijos.

Andreia Braga postou o comentário número:

Josy, josy, nao faz isso menina, eu de dieta e vendo essa coisa maravilhosa. Amo cuscuz, e de tapioca, que eu tb amo, deve ser maravilhoso.

Parabens amiga!

Bjs

Andreia Braga

Sonia postou o comentário número:

Josy querida, deve ficar muito bom!
Parece uma nuvem e com esta cobertura de leite condensado, quem vai resistir?
Um beijo e um ótimo final de semana

Rachel postou o comentário número:

Achei...esse cuzcuz foi eleito para ser minha sobremesa de dia das mães, todinho para mim...rs!
Agradeço a partilha amigas!!!
Bjuss!!!

Luciana postou o comentário número:

Tenho um saquinho de tapioca me esperando e com certeza vou fazer essa receita.
O cantinho da Marly é maravilhoso, cheio de delícias.
Bjos, Lú.

Amehlia Digital ® postou o comentário número:

Josyta,
Estou namorando seus quitutes e parei aqui. Amo tapioca, mas nunca fiz o cuzcuz.
Não entendi bem, depois que levantar fervura eu devo desligar o fogo para despejar na tapioca. Ou isso deve ser feito na panela no fogo?
Vou procurar a tapioca no mercado para fazer, ficou com uma carinha deliciosa a sua...=D
Responde aqui que eu volto prá ler, tá?!
Um bejim!

Josy postou o comentário número:

Oi Vinni querida, depois que levantar fervura, ai vc despeja na tapioca que já deve estar em um refratário pra ela crescer, estufar, sei la rsrsrs, ai sim deppis vc adiciona o coco e depois vc colaca essa mistura, deppis de mexer bem, no refratario que vai servir ta?? qq duvida pode perguntar...bjocas vou te mandar 1 email...jogo rapido heheh

Josy postou o comentário número:

Nossa como escrevi errado cruzes isso é o que dá querer escrever rapido kkkkkkkk que horror kkkk

Amehlia Digital ® postou o comentário número:

brigadinha amore!
Vou ao mercado essa semana, e vou procurar.
Um bejim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...