Mané Pelado


Esta receita já estava na minha lista de preferidos a muito tempo. Esse doce com nome engraçado é típico nas festas juninas de Minas Gerais e Goiás. Esse nome curioso homenageia um agricultor imaginário que por superstição ou exibicionismo, colhia mandioca pelado. Pelo seus ingredientes, técnica de preparo e modo de servir, virou atração da doçaria nas regiões Sudeste e Centro Oeste. Aqui em casa, foi aprovado por todos, fica muito saboroso. Confiram!
Fonte: http://blogs.estadao.com.br/paladar/de-enrubescer-ate-mane-pelado/

Ingredientes

500 grs de mandioca (aipim, macaxeira)
300 ml de leite
1 xícara (chá) de açúcar
3 ovos
50 grs de coco ralado
100 grs de queijo minas ou coalho ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher  (chá) de sementes de erva doce (opcional)

Modo de preparo

Rale a mandioca no ralador fino. Separe as gemas das claras, misture a manteiga, o açúcar e as gemas, bata bem. Reserve as claras.
Adicione a mandioca ralada, o queijo, o coco ralado, a erva doce e misture bem. Adicione as claras batidas em neve e o fermento em pó, cuidadosamente. Preaqueça o forno a 180°C, despeje a mistura numa assadeira ou forma retangular untada com manteiga e polvilhada com açúcar, por cima ponha um pouco de coco ralado. Leve ao forno e deixe assar até dourar. Aproximadamente 40 minutos. Deixe esfriar e sirva cortado em quadradinhos.







Bom Apetite!!




35 comentários:

Paulo Herculano postou o comentário número:

Olá Josy :)

Antes mais venho também dar noticias do pequeno Tomás :) Já tirou o capacete a cabeça não está totalmente direita, mas o médico diz que o resto com o crescimento vai ao sitio :) está um homenzinho, anda pela casa toda e adora comer o que dá mesmo jeito não é :).

Obrigado pelo carinho :)

Agora esse docinho tem um ar divino, e apetece mesmo comer ;) o nome é super engraçado hehehehe

Beijos

Lia Teixeira postou o comentário número:

Querida Josy,
Com côco e com este aspecto maravilhoso, quem ficou com vontade de fazer fui eu!!!
Beijinhos grandes,
Lia.

Rosangela Cunha postou o comentário número:

Owwwww amiga que mané pelado mais delicioso, hein? Tudo o que leva mandioca, fica bom demais da conta, né?Pena que aqui na Alemanha é difícil de encontrar, snif, snif, vou ficar aqui babando com essas suas fotos gulosas! Espero q sua prima fique logo boa da dengue, viu? Beijinhos carinhosos

Lola Velasco postou o comentário número:

¡Hola mi querida Josy! ¿Que tal estás? Este pastel de coco es tan sabroso que se me hace la boca agua ¡Riquísimo!
Besos.

Marisa Valadas postou o comentário número:

Achei muito engraçado o nome, nunca tinha ouvido falar mas adorei conhecer e tem um aspecto delicioso

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Bom dia Josy,
Com essa combinação de ingredientes e aparência é irresistível e é uma deliciosa homenagem.
Beijo,
Vânia

Andréa postou o comentário número:

Josy minha querida,
esse é um bolo que tbm está na minha lista e vendo aqui no seu cantinho me deixou mais tentada em fazer.
Cada blog que visito fico babando, rsrs.
Bolinho nota 10, amei!

Espero que sua prima esteja melhor!
Bjs no seu ♥

Cristina postou o comentário número:

Josy, adorei a combinação de ingredientes, deve ficar muiiito bom!!Já anotei!!
Bj e boa semana!

Susana Machado postou o comentário número:

que delícia!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Beth postou o comentário número:

Josy, minha querida amiga este seu docinho ficou com um interior maravilhoso, gostei mt!
bjs

São Ribeiro postou o comentário número:

Josy além do nome engraçado tem um aspecto delicioso
Impossivel comer só um pedaço
bj

Marisa Vlasic postou o comentário número:

Ai primaaaaa que esse mané pelado é tudo de bom hein!!! Que delícia tão cremosinha, fiquei doida pra experimentar, vou levando a receita minha linda, mas prometo que vou saborear vestida tá bom...hehehe
Aqui até encontro aipim congelado em lojas de produtos asiáticos, mas queijo minas ou de coalho, não tem jeito, não se encontra de jeito nenhum, será que posso usar queijo de cabra?
Muitas beijocasss minha prima querida!!

Nilda Silva postou o comentário número:

Parabéns por essa delícia de receita!
Bjos!

Prata da casa postou o comentário número:

Olá Josy: gostei da estória do Mané pelado, bem engraçada. Já o bolo tem aquele aspeto húmido que adoro e que apetece logo ir comendo.
Bjn
Márcia

Catarina postou o comentário número:

Uma fatia de mané pelado, se faz favor!!!
Bjos : )

sandra neiva postou o comentário número:

Josy amiga,

espero que já esteja tudo recomposto com a sua prima.
Um docinho com coco é uma sugestão deliciosa e que adoro, e que textura tão boa, húmida tal como adoro.

beijinhos

Brisa Maritima postou o comentário número:

Josy, minha querida,

Parece delicioso este docinho, muito embora tenha ingredientes que desconheço, mas um dia você faz para mim, sim ? ;)
Ficou lindo e muito apetecível, sem dúvida !
Amiguinha, espero que esteja bem e que a sua prima esteja melhor, fico daqui a torcer para que tudo corra bem com ela !
Um grande beijinho e muita força !

CRIKA postou o comentário número:

Hummm que delícia!!! Amiga esse nome realmente é engraçado, mas fiquei aqui com água na boca!!! E logo o mês de junho está por aqui novamente, e essa sua receita é ótima para minha barraca da festa junina da APAE, adorei!!! :)

CRIKA postou o comentário número:

Hummm que delícia!!! Amiga esse nome realmente é engraçado, mas fiquei aqui com água na boca!!! E logo o mês de junho está por aqui novamente, e essa sua receita é ótima para minha barraca da festa junina da APAE, adorei!!! :)

Cozinha Caseira postou o comentário número:

Não conhecia esta sugestão, mas só pela apresentação apetece comer. Ainda por cima tem coco, ingrediente que adoro.
Bjs

piteis da dinha postou o comentário número:

Oi amiga, essas fotos me deixam vesguinha de tanta vontade de experimentar kkkkk
O jeito é fazer né?
Vou levando a receita...
Espero que tua prima esteja bem e que vc volte com notícias bem positvas sobre ela.
Bjssssss querida e muitas bençãos p/vcs

Minha vida de campo postou o comentário número:

Olá minha linda,
amei esse nome,hahaha mas o bolo é tudo de bom, eu adoro esses bolo já fiz mas o de caixinha esse está divino. Menina assim não aguento tantas sugestões maravilhosas, eu vou a 100kg esse ano. hahah
Bjos e fique com Deus

Inês Ginja postou o comentário número:

Olá Josy,
espero que a sua Páscoa tenha sido muito boa em família e cheia de comidinhas gostosas.
Hum, adorei o aspecto deste bolo doce. Bem húmido, quase como uma quijadinha.
E claro, ri-me com o nome, Mané Pelado, imagino um senhor a colher a mandioca pelado, com certeza devido ao calor rsrsrsrs.
Uma combinação deliciosa, com mandioca, coco e queijo, perfeito.
Um beijinho.

Joana postou o comentário número:

Josy minha querida,
é natural que todos aí em casa gostem! Parece uma verdadeira maravilha :) Tem uma textura deliciosa!
Apesar de não conhecer fiquei bem curiosa!
Um beijinho

Lu postou o comentário número:

Josy adorei o nome,, hehe.
Nao conhecia essa receita,achi super apetitos.
parece muito gostoso.
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Sabor no Prato postou o comentário número:

Oi Josy!! Que bolo mais apetitoso :). Eu já vi este bolo em uma parada (Parada do Milho Verde) na Fernão Dias aqui em Minas, mas este seu está com uma aparência bem mais saborosa :)

Olha, o meu blog está completando 2 anos neste mês e, para comemorar, está no ar a brincadeira Comentário Premiado, venha participar :) http://www.sabornoprato.com/2014/04/premiacao-para-comemorar-o-aniversario.html

Conto com você :)

Abraços. Fabiana.

Simplesmente Martha postou o comentário número:

Que deliciaaa eu amooo aimpim! imaginee o sabor dessa maravilha! bjinhoss linda

Adri postou o comentário número:

Josy, adorei a história do Mané Pelado! Hehehe. Adoro bolo com aipim/mandioca e há pouco tempo descobri um santo que vende já ralado na feira, nem tenho mais a desculpa da preguiça. Adorei a receita, miga, brasileiríssima! Beijos.
PS: Espero que esteja tudo mais calmo na sua casa!

Milia postou o comentário número:

Tiene un aspecto delicoso y seguro que un sabor maravilloso. Tengo una amiga blasileira que prepara unos dulces con mandioca que están deliciosos, el tuyo me los recordó.
Un besito amiga

Nice e Ana, temperado com carinho... postou o comentário número:

Josy amiga que bolo é esse, que textura dos deuses, amei, to levando a receita, arrasou como sempre queridona, bjs e bom fds, Ana ♥...

Léia Silva postou o comentário número:

Querida amiga
Sou goiana e amo esse bolo!
Lembra a minha infância e para mim dá muito conforto!
Comeria no mínimo uns três pedaços agora mesmo no meu café-da-manhã:)
Te desejo um ótimo fim de semana.
Bjim
Léia

A Cozinheira postou o comentário número:

Olá, querida Josy!
Muito obrigada pela partilha deste doce de ficar com água na boca - e ainda por cima um doce tradicional! Que maravilha! <3
Um grande beijinho e feliz domingo, em paz e com amor,
Ana

http://danossacozinha.blogspot.pt

Nani postou o comentário número:

Menina morro de preguiça ralar mandioca, mas mané pelado é bom demais né!!!
Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...