Espirais de Coco com Calda

Semana passada recebi alguns produtos da CCA Laticínios para provar. A  linha Caprilat. A primeira em leite de Cabra. Quando era criança, minha avó criava vacas, galinhas e cabras, e na hora de buscar o leite para o café da manhã, lá ia eu com meu avô, tirar leite. Vovô ordenhava as vacas e como eu era pequena, deixava as cabritinhas ao meu cargo. E lembro muito bem que minha avó dava preferência pelo leite de cabra, dizia que nos deixava fortes e que cresceríamos com muita saúde. Muitos anos se passaram e nunca mais tomei leite de cabra e para minha surpresa, recebi os produtos em casa. Hoje, já adulta consigo entender que minha avó sabia o que estava falando. Vejam quantos benefícios:


O leite de cabra  possui muitos nutrientes que o tornam semelhante ao leite humano, oferecendo diversos benefícios à saúde.
O consumo regular de leite de cabra por indivíduos com anemia por deficiência de ferro ajuda na recuperação, uma vez que aumenta o uso nutricional do ferro e a regeneração da hemoglobina, o que significa que este tipo de leite minimiza as interações entre cálcio e ferro. Ele contém menos caseína alfa-1, como o leite humano, que é responsável pela maioria das alergias ao leite de vaca. Portanto, o leite de cabra é hipoalergênico. Por esta razão, em alguns países ele é usado no lugar do leite de vaca como base para o desenvolvimento de leite em pó para crianças.
Além disso, outro aspecto benéfico é que o leite de cabra contém uma proporção menor de lactose que a do leite de vaca, cerca de 1% a menos e, como é mais fácil de digerir, os indivíduos com intolerância a este açúcar do leite podem ser tolerantes ao leite de cabra. Tanto o leite de vaca como o de cabra pertencem à série ômega-6. Porém, o leite de cabra tem 30 a 35% de ácidos graxos de cadeia média (C6-C14) MCT, enquanto o leite de vaca tem apenas 15 a 20%. Estes ácidos são uma fonte rápida de energia não armazenadas como gordura corporal. Além disso, a gordura do leite de cabra, reduz os níveis de colesterol total e mantém níveis adequados de triglicérides . Isto faz dele uma escolha de alimento para a prevenção de doenças cardíacas.
Rico em cálcio e fósforo, sendo altamente biodisponível, além de favorecer a deposição na matriz orgânica do osso, o que gera uma melhora nos parâmetros de formação óssea. Ele também tem mais zinco e selênio, que são micronutrientes essenciais, contribuindo para a defesa antioxidante e a prevenção de doenças neurodegenerativas.
Por todas estas razões, os pesquisadores afirmam que o leite de cabra pode ser considerado um alimento funcional natural, e seu consumo regular deve ser promovido entre a população em geral, especialmente entre aqueles com alergia ou intolerância ao leite de vaca, má absorção, níveis elevados de colesterol, anemia, osteoporose ou tratamentos prolongados com suplementos de ferro.
Fonte: www.isaude.net


Depois de tantas informações saudáveis, resolvi colocar a mão na massa e fazer essas deliciosas espirais. Gosto muito de utilizar o leite em pó nas minhas receitas de pães, bolos e tortas. Ficam bem macios e saborosos. Essas espirais lembram bem aquela receita, fatias húngaras onde usamos a canela e o açúcar. Desta vez quis experimentar com coco, um ingrediente que é preferência número 2 aqui em casa, pois a número 1 é o chocolate hehe. Você tem a opção de fazer somente purinho sem a calda, ou não. Logicamente que fica mais calórico, mas sem dúvida bem mais gostoso.

 Ingredientes

600 g de farinha de trigo

1 tablete de fermento biológico fresco (15 g) 
1 xícara (chá) de leite de cabra integral Caprilat
2 colheres de manteiga amolecida
1 pitada de sal
 

 3/4 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de leite de cabra em pó integral Caprilat
2 ovos


Recheio

1/2 lata de leite condensado
1/2 lata (medida) de leite de coco
100 g de coco ralado
Misture todos os ingredientes até ficar homogêneo

Calda

1/2 vidro de leite de coco
3 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo

Em uma tigela acrescente metade da farinha de trigo, o fermento diluído no leite morno, a manteiga e o sal. Misture muito bem e adicione o  açúcar, os ovos ligeiramente batidos e o leite em pó. Misture muito bem e vá adicionando o restante da farinha de trigo aos poucos até obter uma massa lisa e uniforme. Coloque a massa em um recipiente e deixe crescer por 1 hora. Em seguida abra a massa e espalhe o recheio.


 Enrole como um rocambole e corte em fatias de 2 cm aproximadamente e vá dispondo em uma assadeira untada e enfarinhada.
Leve para assar em forno pré aquecido por aproximadamente 35 minutos, ou até dourarem.
Depois de assados, misture os ingredientes da calda e distribua sobre as espirais ainda quentes. Leve de volta ao forno "desligado" e deixe descansar até esfriar. Sirva com um chá ou café.


 Bom Apetite!!!

47 comentários:

Léia Silva postou o comentário número:

Querida amiga
Assim com a tua avó, e antes mesmo de ler tuas informações, eu já pensava que o leite de cabra é melhor para saúde!
Fiquei te imaginando criança tirando o leite da cabrinha:) Muito fofa!
Adorei a tua receita, por amar pão doce e também por você ter usado o leite de cabra!
Bjim e tenha um lindo dia!
Léia

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Bom dia Josy,
São inúmeros os benefícios do leite de cabra.
Para o café da manhã seriam também muitos os benefícios em saborear este deliciosos espirais de coco, eu adoraria - rsrs, ficaram com linda apresentação e muito apetitosos.
Beijo,
Vânia

Oslaine postou o comentário número:

Bom dia Josy!
Nossa... espirais de coco com leite de cabra hummmm... deve ficar uma delicia, eu também amo tudo o que leva coco e esta receita ficou perfeita!
Bjs e um feliz dia!

Andréa postou o comentário número:

Bom dia minha amiga!
Você usou muito bem seu leite de cabra, seus pães ficaram lindos e criativos com esse recheio!

Beijinhos no seu ♥

Aline - Receitazada postou o comentário número:

Josy e suas delícias!Adorei esses espirais! Essa marca Caprilat é muito boa, já usei aqui tb! =)
Beijãoooo

Aline - Receitazada postou o comentário número:

Josy e suas delícias!Adorei esses espirais! Essa marca Caprilat é muito boa, já usei aqui tb! =)
Beijãoooo

Aline - Receitazada postou o comentário número:

Josy e suas delícias!Adorei esses espirais! Essa marca Caprilat é muito boa, já usei aqui tb! =)
Beijãoooo

Aline - Receitazada postou o comentário número:

O amiga, essa minha internet ta uma porcaria hoje, caindo toda hora..já deixei o recadinho, mas caiu a conexão entonce não sei se foi...rsrs Em todos os casos vou dizer novamente que deliiiiicia esse espiral =) e essa marca é muito boa, eu já usei aqui em casa =)
Beijinhos

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas postou o comentário número:

Lindos estes caracóis... adorei os sabores usados, deve ser delicioso!
Beijinhos

Denise postou o comentário número:

Minha amiga, que delícia! Gostei também das informações sobre o leite de cabra. Não sabia disso!
Deve ter ficado D I V I N O!
Bjs e ótima quinta-feita!
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Nani postou o comentário número:

Lindos estes aspirais, mas confesso eu faria com leite normal, não consigo nem chegar perto do leite de cabra, um amigo produz queijos, iogurtes e até sorvete, mas não dá, acho o sabor muito intenso, meu paladar não aceita!
Agora o leite em pó eu não conhecia, as vezes o sabor é menos intenso né!
Beijos

Mou postou o comentário número:

delicioso a mas no poder. menuda delicia que has preparado. me lo pido!!!!

Marisa Valadas postou o comentário número:

Que aspecto delicioso, eu adoro coco e come esse leite devem ter ficado ainda melhores

sandra neiva postou o comentário número:

Josy querida amiga,

adoro estes bolinhos, aqui chamamos caracóis:)
este recheio parece ser bem guloso e eu adoro tudo que leve coco, ia gostar sim e estão muito bonitos para além de guloso, perfeitos para o lanche.

Beijinhos

Margarida Abreu postou o comentário número:

Boa tarde minha querida amiga alem mar!!!!!

Vc sabe que eu tenho esse previlegio, de ter esse leite em casa quase todo o ano afinal temos cabrinhas na quinta agora com bebebs que sao o maximo!!!!

Essa sua receita me deixou ja cheia de vontade de poder tirar o leitinho delas para experimentar, pois so pode mesmo ser tudo de bom... e depois essse sabor do coco... ohhhh amiga vc quer aca comigo e com a minha dieta??? eheheheh

Beijocas

Margarida Portuleira

Raquel Alabaça postou o comentário número:

Josy, estão maravilhosos!!
O recheio e a calda devem ficar tão bem com a massa, ai dieta!!

Raquel Alabaça postou o comentário número:

Josy, estão maravilhosos!!
O recheio e a calda devem ficar tão bem com a massa, ai dieta!!

Brisa Petala postou o comentário número:

OI FLOR DE AMIGA
NOSSA QUE TENTAÇÃO ESSA DELICIA.OI QUERIDA
Amiga desculpa a demora em te fazer uma visita. Andei viajando. Mais estou passando por um momento triste perdi uma amiga que considerava como mãe. A vida ficou tão sem graça. O mundo ficou sem sentindo para mim.
UM BJ
ANA

Nice e Ana, temperado com carinho... postou o comentário número:

Achei fantástico, além de lindos esses espirais feitos com leite de cabra, magnífico amiga, bjs e boa tarde, Ana ;).

Ana Rita postou o comentário número:

Que deliciosas rosquinhas!!!!Sou apaixonada por tudo o que leve coco...
Bjoka
Rita

Cristina postou o comentário número:

Josy, eu adoro essas espirais, são deliciosas e acabo comendo demais!rsrsr
As suas certamente ficaram especiais com acréscimo de leite de cabra e suas lembranças, adorei!
Bj e uma ótima tarde p vc!

A Paixão da Isa postou o comentário número:

humm coco adoro ficou uma delicia e mt bonito bjs bs

marijose postou o comentário número:

Que cosa mas buena Josy, se ven deliciosos, ummmm besos

Prata da casa postou o comentário número:

Querida Josy: a sua avó sabia o que falava ( aliás as avós são verdadeiros poços de sabedoria). Estes rolos ( caracóis, por cá) têm um aspeto maravilhoso e com o coco , só posso imaginar a delícia!!!
Bjn
Márcia

Receitas da Belinha Gulosa postou o comentário número:

Nossa amiga, ficou mesmo muito bem, deve ser mais uma das tuas delicias, adorei, bjokaas

Marisa Vlasic postou o comentário número:

Prima querida, quantas informações importantes, adorei!! Sabe que adoro queijo de cabra, mas leite de cabra nunca provei, depois de ler o seu post fiquei louca para experimentar. As espirais ficaram divinas prima, tão fofinhas e com essa caldinha deliciosa…hummm.
Estou tão feliz que vamos nos encontrar, não vejo a hora..hehe

Beijocasss

Blog do Chocolate postou o comentário número:

Que quadro tão bonito e ternurento, Mamis, ir com o avôzinho tirar o leite às cabrinhas...
A minha Mãe também fazia isso pois os meus avós também tinham animais ! :)
Adorei as informações acerca do leite de cabra, eu por exemplo adoro queijo de cabra, mas não tenho por hábito consumir o leite ! :)

Adorei a receita, querida, essas espirais estão com um aspecto maravilhoso e bem fofinho !

Beijinhos grandes e obrigada pelo carinho por alturas do aniversário do Blog do Chocolate ! Você éuma querida e eu gosto MUITO de Si !

Cuca postou o comentário número:

Que lindas espirais, minha querida! Têm um aspecto maravilhoso e logo com côco que eu adoro :)
Tenho a certeza que são uma delícia!

Beijinhos*

São Ribeiro postou o comentário número:

Vir aqui é uma perdição pois encontro sempre coisas de dar agua na boca.
Esses espirais ficaram lindos e com coco agradam-me e muito
bj

Danni e Lype postou o comentário número:

Querida Josy,
Parabéns!!! Suas espirais ficaram LINDOS e com certeza DELICIOSOS!!! Hummm...
Grande beijo, Irene

Lu postou o comentário número:

oi Josy querida.
Mto obrigada pela msg d carinho la no blog. to bem feliz.
Tava com saudade do seu cantinho e de vc.
Adorei a delicia. to aqui babando hehehe.
Beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Bombom postou o comentário número:

Josy, que lindas e gulosas essas Espirais de Côco. Gostei muito.Gostei de conhecer melhor as vantagens do leite de cabra. Aqui em Portugal não se encontra à venda e é pena. Não sabia que fazia bem ao colesterol, a minha maleita de "estimação"! Bjs. Bombom

Simplesmente Martha postou o comentário número:

Josy querida que delicia essa receita sou apaixonada por tudo que tem doce de coco!! imagino a delicia que ficou bjinhos tenha um ótimo final de semana

Sileni Machado postou o comentário número:

Olá querida Josy!
Que delícia de pãezinhos, ficaram mt convidativos! E adorei saber mais sobre o leite de cabra. O filho da minha amiga tem intolerância a lactose e o médico recomendou que ela desse pra ela somente leite de cabra, ele já está com 8 anos e só leite de cabra entra na casa dela. Confesso que nunca tomei, mas tenho vontade de experimentar!
Bjs, fique com Deus! ♥
www.viveraprendendo.com

Cozinha de Mulher postou o comentário número:

Bom dia mãezinha..
Tudo bem?
Saudades de você, daquelas de me fazer vir correndo aqui te encher de beijo.. e dizer que você mora aqui no meu coração sempre.. e pra sempre..

Agora quanto a receitinha..
Hummmmmm
Digo apenas que pegaria essas duas que já estão separadinhas e comeria agora mesmo..
Ficaram lindas... e com certeza o sabor está de arrasar né?

Nunca experimentei leite de cabra, mas sempre ouço muito as pessoas dizendo o quanto é mais saudável.

Um beijo minha linda.. e um dia mais que especial..

Andréa postou o comentário número:

Bom dia minha amiga!
Te enviei um e-amil ontem, vc não o recebeu?

Bjs, bom fds ♥

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto postou o comentário número:

oi Josy,ficaram apetitosas essas rosquinhas,adoro leite de cabra quando menina adorava tomar esse leite bjs |Rosinha

Luma Rosa postou o comentário número:

Oi, Josy!
Aqui onde moro é super difícil encontrar leite de cabra e para falar a verdade, eu nunca tomei desse leite. Tenho uma sobrinha que quando era criança, só tomava leite de cabra por causa da intolerância à lactose. Ela ainda faz controle e vou mandar seu link para ela.
Bom fim de semana!!
Beijus,

Rita postou o comentário número:

Bom saber sobre o leite, mas se quiser me mande por Sedex uns pãezinhos desses que adoro de montão
ai que divinossssssss

Bom final de semana!

Abraços de sempre


└──●► *Rita!!

Inês Ginja postou o comentário número:

Que lindo, saber isso de sua avó, és semrpe bom o que aprendemos com eles.
Gosot muito de queijo de cabra, mas leite acho que nunca provei, nem sei se encontro com facilidade aqui.
Mas acredito que deva ser muito rico e perfeito para usar nessa receita.
Adoro enroladinhos doces, e adorei o recheio de coco. Perfeito para um fim de semana com o forno ligado!
Um beijinho.

Jotta e Rosley postou o comentário número:

De vez em quando rolam umas espirais por aqui Josy, essas aí parecem deliciosas... Por isso sua receita vai ficar arquivada.
Abraços!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...