RESSENTIMENTO

Sim, você recebeu um tratamento péssimo daquele cliente, daquele namorado, do professor, do seu marido, dos seus pais, dos seus filhos, dos vizinhos, do seu chefe, dos seus colegas, dos amigos, críticos, do cachorro…
Você tem toda razão em ter sentido mágoa, tristeza e desapontamento quando isso aconteceu.



Mas sentir tais coisas só tem lógica se for naquele momento. Nunca mais. Se você está, ainda hoje, sentindo essa decepção, essa tristeza, essa mágoa com outra pessoa, então você está ressentido, com ela. Veja com atenção o significado da palavra ressentimento: RE-SENTIMENTO. Sentir novamente; Sentir infinitamente, para alguns.


Qual a razão de usar sua mente para sentir novamente coisas ruins, fragilidades e decepções? Sentir coisas ruins novamente não tem absolutamente nenhuma função, exceto prender você ao passado e tornar você uma eterna vítima de alguém que nem mesmo está tentando prejudicar você mais.


Ao guardar qualquer ressentimento você está se acorrentando a alguém que lhe fez mal, mesmo que essa pessoa não queira mais isso. Você está re-sentindo a dor que só existe em sua memória. A outra pessoa, por pior que tenha sido, não será prejudicada por seu ressentimento. Mas você será.


Você desperdiçará momentos únicos das suas vinte e quatro horas para pegar o punhal que alguém usou contra você há semanas, meses, anos ou décadas atrás e, acredite ou não, você mesmo estará se apunhalando dia-após-dia,com seu re-sentimento.
Se o caso for tão grave que tenha que ser resolvido em tribunais, deixe advogados cuidando disso e se concentre em sua vida e sua felicidade. Não caia na armadilha do ressentimento.



Viva o momento que estiver vivendo.
Esqueça as coisas ruins do passado.Ele não existe mais.
E, se mesmo com toda a lógica do mundo, você ainda estiver “sentindo re-sentimento” e mágoa de alguém, lembre-se do que disse William Shakespeare:
“Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra. "



Autor: André Luiz
Imagens: Google

" Quando alguém te magoa, você tem duas opções
   Se vingar e ser feliz por alguns minutos
   Ou perdoar e ser feliz a vida inteira"  


UM EXCELENTE DOMINGO E ÓTIMA SEMANA A TODOS

13 comentários:

Daca postou o comentário número:

Linda mensagem. Adorei e foi de grande utilidade para o meu atual momento. As vezes a gente nao perceber mas esta ajudando alguem a ver ou ouvir o que precisa. Bjs e bom fim de semana. Carinhosamente. Daca

Catarina postou o comentário número:

Gostei da mensagem! Necessito de reler...

Bom domingo e uma excelente semana, Jose.
: )

São Ribeiro postou o comentário número:

Passe para lhe desejar um bom domingo.
Gostei do texto.
bj

Anônimo postou o comentário número:

É muito linda a mensagem, Josy. Errar é humano e perdoar é divino. E com aquelas pessoas com quem perdoamos 1, 2, 3, mil vezes, mas a pessoa não pára de 'cutucar', 'alfinetar', acaba se tornando nociva. Nestes casos, tem de se afastar. Beijos, Paula

Cristina postou o comentário número:

Olá Josy, essa é uma tarefa difícil, principalmente qdo o outro é próximo, mas vale a pena se livrar de um "re-sentimento", afinal Shakespeare era um gênio!
Bj e bom domingo!

Claudia Caprecci postou o comentário número:

O pensamento de Shakespeare é perfeito!
Ressentimento só faz mal a quem o tem.
Beijo minha amiga, tenha uma semana de coisas boas!

Andréa Santana postou o comentário número:

Boa tarde minha amiga, tudo bem?
Ressentimento é muito ruim e faz mal, mas tem gente que nos faz tão mal que além de perdoar e esquecer a gente tem que fazer de conta que a pessoa nunca existiu p/ os sentimentos ruins não voltar se não, o perdão não valeu a pena.

Bjs, bom final de domingo!

Luma Rosa postou o comentário número:

Oi, Josy!

Ressentimento é um veneno contra nós mesmos, pois quem o causou, certamente já esqueceu!
Podemos fazer exercícios para desviar pensamentos opressores ou se ocupar com alguma coisa construtiva.
Dizem que a pior vingança é ser feliz!
:)
Beijus,

patiabeija-flor postou o comentário número:

Olá querida Josy!!
Que lindo texto!
Peço à Deus para perdoar e ser feliz a vida inteira!!!

Beijocas!!!!

CamomilaRosaeAlecrim postou o comentário número:

Josy, que lindo post e o pensamento é perfeito...
Eu esqueço tudo ao virar a esquina, conheço muito pouco a palavra ressentimento...vivo olhando pra frente e busco o coração leve!
Ótimo post, pois é muito bom se falar sobre isso!
Beijos e te desejo uma ótima semana!
CamomilaRosa

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Bom dia Josy,
Infelizmente o nosso grau de adiantamento ainda não conseguimos não sentir o re-sentimento, mas vale a pena esforçar por abandonar esse sentimento que tanto mal nos faz. Adorei o texto.
Beijo, boa semana,
Vânia

Gelia postou o comentário número:

Oi Josy, eu até sou uma pessoa que perdoa fácil, mas tudo depende de uma ação, as vezes o ressentimento demora mais, pq a outra pessoa não faz nada para ele ir embora, mas eu não fico mais que 24 horas triste ou remoendo graças a DEUS

Gélia Carvalho

Gina postou o comentário número:

Josy, mesmo que seja difícil livrar-se dos sentimentos negativos, todo esforço deve ser empreendido nesse sentido. Só assim a gente cresce, desvincula-se e fica livre.
Espero que esteja tudo bem com você.
Beijos!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...