Focaccia de Antepasto de Berinjela




Hoje é dia de aproveitamento. A uns dias atrás fiz um antepasto de berinjelas que ficou delicioso. Vocês sabem que quanto mais tempo fica na geladeira, mais o sabor se intensifica e consequentemente mais saboroso. No entanto, o antepasto é uma receita que rende muito. Por mais que saboreamos, como sobrou pouco, resolvi fazer uma focaccia com cobertura de antepasto. Ficou nota 1000. Adoramos e sempre que sobrar, vou repetir a dose. Experimentem e me contem!

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
1 xícara (chá) de água morna
1 sache de fermento biológico seco (10 g)
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva
sobras de antepasto de berinjela pronto

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque um pouco da farinha de trigo, o açúcar e o fermento. Misture bem e reserve por 10 minutos. Em seguida, acrescente no fermento reservado, o sal, a farinha de trigo restante, o azeite e vá adicionando a água morna até conseguir sovar a massa. Sove bem por cerca de 5 minutos, até conseguir uma massa maleável. Faça uma bola e deixe crescer por cerca de 1 hora.
Unte uma assadeira com um pouco de azeite e estique a massa com as mãos. Faça pequenas pressões com os dedos em toda a massa. Distribua o antepasto



 Deixe dobrar de volume. Leve para assar em forno pré aquecido a 180°C por aproximadamente 20 a 25 minutos ou até dourar



 Bom Apetite!!











34 comentários:

Xana Bértolo postou o comentário número:

Linda e apetitosa :)... Adorei!!
beijinhos querida

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Bom dia Josy,
Que deliciosa combinação, adorei a receita, é difícil fazer essa focaccia aqui em casa pois o antepasto de berinjela desaparece rapidamente, vou ter de fazer e esconder... rsrs
Beijo,
Vânia

Rosangela Cunha postou o comentário número:

Olá amiga!!!!!
PERFEITAAAA a sua focaccia, ahhh e esse antepasto de berinjela, é tudo de bommmmmmm!!! Tenho que colocar na minha lista de compras as berinjelas, porque eu quero muitíssimo fazer a sua receita de antepasto, que eu baboooooo!!!!! Linda massa, antepasto sensacinal, mais uma receita de sucesso da Josy!!!!!!Beijocas doces e um lindo dia para você!!!

Rosana Gomes postou o comentário número:

Josy,

Deve ter ficado muito bom. Eu adoro antepasto. Aquele dia que vc postou a receita eu até fiz em casa, fiquei com tanta vontade. Daqui uns dias aparece lá no meu cantinho.

Tenha uma ótima semana.

Beijinhos!

Andréa postou o comentário número:

Minha queria amiga,
aproveitamento perfeito, arrasou!
Senti o sabor e o aroma aqui, que delícia!
Hummmmm ..... puro piacere!

Beijinhos, ótima terça!

Rosinha Benvenga e Teresinha Putrini Bortolotto postou o comentário número:

hummmmmmmmmm Josy essa vai para o meu caderno de receitas a serem feitas bjs Rosinha

Nina Paim postou o comentário número:

Ai como está apetitosa! Ah... assim é maldade mesmo, nem podemos beliscar... Beijos Josy.

Cuca postou o comentário número:

Que ideia maravilhosa, Josy! Esta focaccia ficou com um aspecto fantástico, adorei!

Beijinhos*

São Ribeiro postou o comentário número:

OLá Josy!
Engraçado que hoje fiz uma focaccia e acabei mesmo agora de comer um pedaço..
Essa ficou com muito bom aspecto e com esse antepasto deve ter ficado uma delicia.
bjs

Portal Teia postou o comentário número:

Adoraria indicar seu site no Portal Teia, vocês me autorizam?
Aguardo a resposta!
Obrigado e até mais

Sabor no Prato postou o comentário número:

Oi Joy! Nota 1000 mesmo esta sua foccacia!! Que delícia!

Abraços. Fabiana.

Um toque de canela postou o comentário número:

Adorei essa cobertura com beringelas!! Até fiquei com água na boca!
Bjs

Um Cantinho Especial postou o comentário número:

Eita delíciaaaaa. Conheço uma casa onde no começo de semana também é lei fazer aproveitamento! rsrsrs Amei a focaccia, e amei a dica! Bjos querida!!

Léia Silva postou o comentário número:

Querida amiga
Que perfeição é essa?!
Amo antepasto de berinjela e só posso dizer que essa focaccia ficou um espetáculo - adorei!
Reaproveitamento sempre:)
Um grande abraço
Léia

Cozinha de Mulher postou o comentário número:

Hummm que delícia..
Mãezinha linda.. arrasou como sempre..
Nossa.. eu sempre vejo essa receitinha de focaccia, porém nunca fiz.. acho que quero experimentar..
E quanto ao antepasto, ainda estou babando desde a primeira vez que postou..
Lá em casa só quem vai comer sou eu, porque as formigas não comem, mas mesmo assim acho que vou me dar o luxo de fazer srsr

Um super beijo e uma tarde linda.. linda..

piteis da dinha postou o comentário número:

Oi Josy, fiquei um pouquinho afastada por um probleminha de saúde, mas cheguei a tempo de pegar essa delícia.

Bjsssssssss

Prata da casa postou o comentário número:

Querida Josy: o aspeto deixa-nos mesmo a salivar. Que grande delícia!!!Aposto que não sobrou nem uma migalhinha! Adorei.
Bjn
Márcia

Cristina postou o comentário número:

Josy, vc é mesmo esperta, tá aí uma combinação maravilhosa, focaccia já é uma delícia, com essa cobertura arrasou de novo!
Bjs e boa semana!

sandra neiva postou o comentário número:

Josy querida,
e que maravilha de aproveitamento, está com um aspecto de babar, gosto tanto, parece uma pizza:)
A massa é que parece ser deliciosa e bem fofa, gostei muito.

Beijinhos

Edimara Iszczuk Almeida Bryk postou o comentário número:

NOssa que saudades que estava das suas receitas, andei um pouco afastada e voltei com essa maravilha, foi para o caderninho.

bjs
Edi

meuladoarteiro.blotspot.com.br

Regina Fernandes postou o comentário número:

Amiga Josynha que guardo do lado esquerdo do peito, eu fiquei em cólicas, rsrs pra ver essa focaccia de antepasto, me encantei logo de cara!!!
Divina a receita menina!!!!
Bjkinhas com a Paz de DEUS. Re

Nice e Ana, temperado com carinho... postou o comentário número:

Focaccia perfeita amiga, antepasto de berinjela é tudo de bom, bjs, Ana ;).

Mary - Strawberrycandy postou o comentário número:

Josy amiga, que focaccia linda e como deve estar deliciosa,...parabéns viu :)
Amiga, sei que a sua encomenda, já chegou aí, está bem perto, para a receber,....hihihihihi :)
Beijinhos,
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

Lina postou o comentário número:

Olá, Josy! Mas o que andarei aqui a perder? Esta foccacia está divina! Nunca fiz este pão, mas com este antepasto que eu adoro, tornou-se irresistível. No entanto não me surpreendo, você cozinha maravilhosamente bem, disso não me esqueço!Espero não passar muito tempo longe!
Beijinhos mil

Susana Machado postou o comentário número:

Parece-me bem tentadora!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Os Babinhos postou o comentário número:

Ficou linda e com um optimo aspecto

Beijocas

Susana
As Papinhas dos Babinhos

Claudia Caprecci postou o comentário número:

Isso é bom demais!
Adorei a ideia Josyta!
Beijo minha querida, tenha uma quarta-feira abençoada!

Orvalho do Céu postou o comentário número:

Olá, querida Joyse
Gosto muito do antepasto de berinjela e vou tentar caprichar no seu prato...
Bjm de paz e bem

Luma Rosa postou o comentário número:

Oi, Josy!
Sempre faço antepasto de berinjela quando um amigo italiano vem em casa. Ele sempre pede pois mora só aqui no Brasil. Na verdade eu aprendi a fazer o antepasto com a esposa dele que teve que voltar para a Itália. Se sobra? Hum... Melhor fazer antes e fazer uma surpresa para ele! :) Boa semana!! Beijus,

Kati Monteiro postou o comentário número:

Josy, querida!
Sei bem o que é fazer este antepasto, comer bastante e ainda ter muito de sobra! Rende demais! Mas é tão gostoso que todo mundo topa comer de novo de uma forma diferente.
Mas a ideia da focaccia foi perfeita!
Beijos

Blog do Chocolate postou o comentário número:

Minha querida Josy,

É uma idéia genial fazer um pãozinho com as sobras do antepasto, ficou com um aspecto para lá de delicioso, imagino que desta vez não tenha sobrado nada ! :) :)

Ficou fantástico, Mãezinha do coração, um grande BEIJO para si !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...